Programação

  • Aula 1

    Introdução à Comunicação Museológica _ modelos de comunicação

    Na aula são apresentados modelos de comunicação em museus, desenhados a partir da bibliografia que apresenta, a partir da década de 1960, o aprofundamento sobre o museu como lugar de comunicação. Os modelos revelam possibilidades de teorização de processos, organização profissional e a incorporação da ideia de participação de públicos nos museus. 

    Queremos evidenciar a dialógica no museu, ultrapassando a externalização e difusão do conhecimento.


  • Aula 2

    Reflexividade _ Comunicação Museológica, comunicação museal e pesquisa de recepção

    Faz parte da disciplina evidenciar a ideia de reflexividade entre Comunicação Museologica (sub-área da Museologia) e a comunicação museal (parte da museografia), relação de embates, trocas e ajustes problematizada pelos estudos de recepção. 

    Os exemplos dados em aula tratarão da comunicação da arqueologia e seus públicos.


  • Aula 3

    Museologia Geral, Museologia Aplicada e museus

    Museu tradicional, emergente e  em transição; plano museológico

    Na organização disciplinar da Museologia, trataremos na aula a estrutura tripartite, com atenção à Museologia Geral e Museologia Aplicada, considerando a Comunicação Museológica, Educação Patrimonial, expologia, comunicação museal, expografia e educação museal.

    Para a introdução da estrutura do plano museológico na ótica da comunicação museal da arqueologia, trataremos do museu como instituição em transição entre um modelo em superação e outro inexistente, mas projetado.


  • Aula 4

    Comunicação Museológica, comunicação museal e expografia

    Na aula, entre o que a Comunicação Museológica propõe e discute e a comunicação museal realiza, serão apresentadas diferentes exposições arqueológicas e antropológicas, visando o entendimentos das opções adotadas nos contextos de realização.

    Os exemplos apresentados são registros em diferentes museus de arqueologia e antropologia/etnologia de diversos países.


  • Aula 5

    Exposição, expografia e Museologia crítica

    Roteiro de observação e análise de exposições

    Discutiremos exposição como uma linguagem elaborada, narrativas concretas que podem ser analisada - considerando as escolhas adotadas e as desconsideradas, negadas, ocultadas, como as vozes silenciadas - pela museologia crítica.

    Nessa aula será apresentado e comentado a estratégia de pesquisa Roteiro de observação e análise de exposições.


  • Aula 6

    Públicos, comunicação, participação e musealização

    Os públicos serão tratados como agentes da comunicação e da constituição da ideia de museu. Trataremos da importância da participação (interpretação e ressignificação) dos públicos, como também a importância da diversidade e da diferença presentes no museu, o que a pesquisa em comunicação museológica revela. Descolamos e ampliamos a ideia de musealização, para refletir sobre a presença dos públicos na gestão museal.


  • Aula 7

    Exposição, a (crise da) representação e  autorrepresentação

    No processo de concepção e produção de exposições, as perspectivas disciplinares estruturam a representação, como os processos colaborativos e compartilhados propõem a autorrepresentação. Na aula, apresentaremos e discutiremos exemplos de exposições autonarrativas indígenas, para tratarmos da multivocalidade nos museus de arqueologia e antropologia. 


  • Aula 8

    Política Nacional de Educação Museal (PNEM)

    Educação patrimonial e educação em museus na ótica da comunicação museológica

    A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) será analisada, visando sua repercussão na práxis museal e o avanço do campo educacional na relação dialógica com distintos públicos. O conceito de Educação Patrimonial será discutido na sua introdução e desenvolvimento no Brasil, particularizando sua relação e aplicação na arqueologia na ação com grupos e segmentações sociais e identitárias diversas.


  • Aula 9

    Educação patrimonial e educação em museus na ótica da comunicação museológica

    Competências educacionais e o educador museal

    Roteiro de pesquisa para registro de programas de educação museal

    Nos interessa na aula discutir programa de educação museal, relacionado objetivos, estratégias, métodos e distintas categorias de públicos. Terão destaque as especializações, competências e  os saberes da educação patrimonial e museal, como a centralidade do profissional educador.

    Nessa aula será apresentado e comentado a estratégia de pesquisa Roteiro de pesquisa para registro de programas de educação museal.



  • Aula 10

    Educação patrimonial e educação em museus na ótica da comunicação museológica

    Roteiro de registro de programas de educação museal

    Na continuidade da aula anterior, conheceremos ações de alcances distintos relacionadas à memória social, em ecomuseus e museus.