Programação
-
A física (do grego Physis, Natureza) é a ciência que estuda o comportamento geral da Natureza (do Universo), procurando entender as leis básicas que regem seu comportamento, sua composição, sua origem e evolução. Ela também estuda e realiza a aplicação destes conhecimentos na nossa vida. Assim, o físico pode se enveredar por diversos caminhos de atuação, desde a ciência básica (experimental ou teórica), que procura entender como o Universo funciona, em diferentes escalas (desde o mais microscópico, \(\sim 10^{-18}\text{ m}\), ao mais macroscópico, \(\sim 10^{26}\text{ m}\) ) e o físico aplicado, que procura promover este conhecimento ao nosso dia a dia, seja na criação de tecnologia ou na aplicação em outras áreas do conhecimento.
Podemos estudar a Natureza em diferentes escalas: de tamanho (figura 1), de tempo (figura 2), de temperatura (figura 3). O interessante é saber que estas escalas estão relacionadas entre si. Estudando o comportamento da Natureza em uma escala qualquer permite você entender o que acontece em outra escala. É uma das belezas da física.
Nesta disciplina vamos olhar algumas destas escalas, discutir alguns fenômenos interessantes, suas aplicações, e como estas coisas são investigadas cientificamente. Não teremos nenhuma sequência preferencial, faremos muitos desvios ao longo das semanas. Divirtam-se.
Figura 1 - Escalas de tamanho no Universo.
Figura 2 - Escalas de tempo no Universo
Figura 3 - Escalas de temperatura no Universo.
Um aluno, o Alexsander Rodrigues, mandou um link legal onde a gente pode navegar pelas várias ordens de grandeza das dimensões espaciais no Universo. O link é http://htwins.net/scale2/lang.html.
Como atividade preliminar da introdução à disciplina, na primeira aula, recomendo a todos assistirem ao primeiro episódio da série Cosmos, com Neil Degrasse Tyson. O vídeo, além de tratar das questões das escalas envolvidas no Universo, faz uma bela introdução do que ele é e de como nós o observamos e aprendemos sobre ele. É inspirador.