Programação

    • Equipe, horários, links para as monitorias, nome do livro adotado, critério de aprovação, datas das provas e dos feriados.

    • Estudante, esse fórum é para você encontrar uma dupla, trocar ideias sobre sua análise com outres estudantes, e até mesmo para fazer perguntas para a Greiciane e o Guilherme.

  • Horários das atividades e links para as monitorias

    Tabela. Horários das atividades e links para as salas de monitoria, organizadas por horário e dia da semana. Para as monitorias, basta clicar no link que ele abre em outra página; as senhas serão enviadas antes do início das aulas pelo email com que você se registrou no e-disciplinas . Monitoria Web  é pensada para os experimentos online, Monitoria teoria, para exercícios, dúvidas sobre as aulas teóricas e complementos de matemática básica.

    segunda 13/12terça 7/12quarta 8/12quinta 9/12sexta 10/12
    08-10

    Aula
    10-12

    Aula


    12-13


    Monitoria teoria

    Ex. 2 lista 10

    monitoria teoria 

    Ex. 21 lista 10

    monitoria MEXI

    monitoria teoria

    Ex. 10 lista 10

    Monitoria teoria

    Ex. 18 lista 10

    monitoria MEXI

    monitoria Teoria
    Ex. 20 lista 10
    18-19Monitoria teoria
    Ex. 2 lista 10

    monitoria MEXI

    monitoria teoria

    Ex. 24 lista 9

    monitoria teoria
    Exs. 10 Lista 10

    monitoria MEXI
    monitoria
    Teoria

    Ex. 18 lista 10

    Monitoria teoria
    Ex. 20 lista 10
    19-21
    Aula
    21-23Aula
    Lista 9 ex. 24: Bloco que desliza no plano inclinado e cai sobre uma mola
    Exercícios da lista 10
    10: Colisão bloco-mola em um plano inclinado com atrito 
    18: Movimento de uma partícula no potencial dado pelo gráfico 
    20: Movimento da partícula sob ação de uma força proporcional ao cubo da distância
    2: Energia no movimento de um bloco que sobe e desce um plano inclinado com atrito
    21: O átomo de Bohr

  • Conceitos de Matemática Básica

  • 16-20/8. Revisão das Leis de Newton

    Nesta semana, resolveremos exercícios da lista 1 de mecânica, que corresponde à lista 15 de Fundamentos de Mecânica e encontra-se abaixo.

    Na primeira aula da semana, faremos os exercício 16, 12 e 9 dessa lista. 

    Na aula da quinta-feira, faremos provavelmente o 13 e o 15 (até lá, pode ser que mude), e daremos um seminário curto sobre tratamento dos dados de uma medida de uma única grandeza aleatória - discutiremos os significados de flutuação estatística e das estatísticas média, desvio-padrão e desvio-padrão da média.

    • O guia de laboratório abaixo orienta a tomada de dados do experimento de colisões em uma dimensão, cujas imagens estão no sítio do MEXI, em que você deve selecionar a aba "Experimentos de Translação" e escolher o item "Colisões".

      Use o roteiro em anexo a esta tarefa (basta clicar na tarefa que você poderá ler ou baixar o documento); o que está na página do fisfoto orienta para uma análise um pouco diferente. O vídeo é muito útil na realização do experimento, mas os detalhes do que será pedido neste relatório serão um pouco diferentes, assim siga o roteiro do pdf abaixo.

      O trabalho deve ser realizado preferencialmente por equipes de duas pessoas (1 ponto a mais); equipes de três serão penalizadas (2 ponto a menos) e não aceitaremos equipes maiores. Cada membro da equipe tem um conjunto de imagens designado, procure o seu no arquivo "DistribuicaoConjuntoDeImagens.pdf", cujo link também está abaixo. A equipe escolhe um dos dois, o que quiser - apenas um conjunto de imagens deve ser analisado por equipe.

      O relatório é sintético e deve ser entregue até 31/8. Faça upload de um único arquivo de texto com as tabelas e esboços incluídos no documento, com o nome "nome1_nome2_conjuntoDeImagens.pdf", em que nome1 e nome2 são os nomes dos membros da equipe e conjuntoDeImagens é o número do seu conjunto (3, por exemplo).

      A nota do relatório é a soma das notas ao vários itens pedidos no Roteiro; assim, não deixe de fornecer cada  tabela, esboço e cálculo pedido, nem de responder as questões e fazer os comentários solicitados.


    • Você tem 70 minutos para resolver uma questão numérica e dois testes. As questões foram inspirados nos exercícios da Lista 1 de Mecânica e nos exercícios 3, 6, 7, 10, 11 e 12 da Lista 15 de Fundamentos de Mecânica. Se você resolveu os problemas citados, não deverá ter dificuldades em responder ao questionário no tempo disponível, que é bem maior que o necessário, a fim de compensar eventuais problemas de acesso à rede.

      Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.

      Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda e duas horas entre a segunda e a terceira. 

  • 23-26/8. Quantidade de movimento e impulso

    No início da primeira aula da semana, resolveremos o exercício 7 da lista 1 - Revisão das leis de Newton. Faça antes da aula, vai ajudar a compreender melhor a questão do atrito de contato.

    Nessas duas aulas, definiremos a grandeza física chamada "quantidade de movimento linear" de um corpo, muitas vezes referida como "momento" ou "momentum".

    Aprenderemos que, em um jogo, o que interessa é o impulso sobre a bola, que pode ser dado com forças diferentes em tempos diferentes, com o mesmo resultado prático. Às vezes, é preciso pensar nos dois: o goleiro dará o mesmo impulso ao rebater a bola com uma batida seca ou movendo mais as mãos, mas vai sofrer menos se amortecer o movimento.

    Leitura: HRK capítulo 6 seções 1 a 5.

    Problemas em classe da lista 2: exercícios 3; 4; 6; 7; 9 e 16.

  • 30/8 a 2/9. Conservação da quantidade de movimento

    Primeiro, vamos discutir mais a relação entre impulso e quantidade de movimento e calcular a força média em algumas colisões específicas.

    Depois, vamos examinar a colisão entre dois corpos no referencial do Centro de Massa deles. Veremos que as velocidades depois da colisão podem ter o mesmo módulo de antes da colisão (colisão elástica), mudar (inelástica ou explosiva, conforme sejam menores ou maiores que as iniciais) ou simplesmente anularem-se (totalmente inelásticas).

    Problemas em aula: Lista 3, números exs. 1, 5, 10, 11, 12, 17, 19, 20
    Leitura: HRK capítulo 6 seções 1 a 5


  • 9/9. Colisões no referencial do centro de massa

    Examinaremos a colisão entre dois corpos no referencial do Centro de Massa deles. Veremos que as velocidades depois da colisão podem ter o mesmo módulo de antes da colisão (colisão elástica), mudar (inelástica ou explosiva, conforme sejam menores ou maiores que as iniciais) ou simplesmente anularem-se (totalmente inelásticas).

    Depois de resolver os problemas 11 e 12, vamos discutir o experimento online de colisões 1D. Os diferentes conjuntos de imagens correspondem a diferentes tipos de colisão, desde totalmente inelástica a elástica, com ou sem força externa interferindo no movimento. TUma olhada em todos os vídeos antes da aula vai enriquecer a discussão, bem como fazer os exercícios 11 e 12.

    Leitura: HRK capítulo 6 seções 1 a  5


    • A experiência consiste em observar os movimentos de dois discos sobre uma mesa de ar a fim de analisar o seu comportamento antes e depois de uma colisão entre eles. O objetivo é verificar o que ocorre com a grandeza quantidade de movimento do sistema e como se movimenta o centro de massa.

      O roteiro para o trabalho está abaixo, bem como a lista de designação dos conjuntos de imagens. Toda a descrição do experimento, com as imagens e dados necessários, estão na página http://www.fisfoto.if.usp.br/ , procure o menu Experimentos de Translação e selecione Colisões Bidimensionais; o roteiro que está nesse sitio é diferente do que está proposto aqui, que é mais curto - use o roteiro abaixo! O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!

      A tarefa deve ser realizada em duplas, havendo um bônus de 1 ponto para quem efetivamente realizar a tarefa em dupla; trios serão penalizados e não aceitaremos relatórios com equipes de mais de 3 pessoas. Caso as situações destinadas para as duas pessoas sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas uma das duas situações para analisar.

      Você precisa fazer upload no moodle de dois arquivos. Um contendo o relatório, com o nome: 

      R_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2_ConjuntoDeDados.pdf

      e outro a planilha que você criou, com o nome

      P_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2_ConjuntoDeDados.xlsx

      É muito importante seguir essa convenção, uma vez que precisamos reunir todos os relatórios do mesmo conjunto de dados para corrigir em sequencia, o que ajuda nesse trabalho.


    • Você tem 70 minutos para resolver duas questões numéricas, uma sobre algum dos exercícios 11, 12 e 13 da lista 2 e outro, sobre o exercício 6 ou 13 da lista 3 ou sobre o experimento online de colisão unidimensional (relatório 1).

      Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal - o moodle considerará errada qualquer resposta com vírgula! Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.

      Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda e duas horas entre a segunda e a terceira.



  • 13 a 17/9. Quantidade de movimento e Centro de Massa

    A primeira aula da semana será dedicada a concluir a discussão sobre colisões. Pretendemos resolver exercícios da lista 3, de números: 10 (colisão elástica com razão das massas 1:3), 17 (colisão de 2 blocos em uma dimensão) e 19 (colisão de partículas em duas dimensões). É essencial fazer os exercícios antes da aula!

    Na aula da 5a-feira, vamos retomar a discussão mais teórica e estabelecer a equação de movimento de um corpo qualquer. Antes de aplicarmos essa equação, vamos nos habituar com a definição de Centro de Massa e determiná-lo em alguns objetos. Faremos os exercícios 1, 2 e 6 da lista 4.

    Leitura antes da aula da 5a-feira: seções 7.1 a 7.5 do HRK.

  • 20 a 23/9 - Movimentos relativos ao Centro de Massa

    Quando as forças nas partículas de um sistema são todas internas, o movimento do centro de massa é uniforme, o que permite prever a evolução do sistema. O assunto exige prática para entender como se identifica e modela o sistema de modo a prever os resultados, assim faremos muitos exercícios da Lista 4. Na primeira aula, faremos os exercícios 8, 10, 13 e 15. Na 5a-feira, faremos 17, 22 e16 da lista 4. É essencial tentar os exercícios antes da aula.

  • 27 a 30/9. Quantidade de Movimento (conclusão). Cinemática da rotação

    Iniciaremos a semana fechando a discussão em torno da conservação da quantidade de movimento e seus reflexos no movimento dos corpos. Depois, iniciaremos o estudo da rotação. 

    Assim como existe uma quantidade de movimento linear, existe uma quantidade de movimento angular, normalmente nomeada “momento angular”. Entender como é essa grandeza e transformar a 2ª lei de Newton da translação para a rotação é nosso objetivo nas próximas aulas. Inicialmente, definiremos as grandezas cinemáticas que entrarão nessa equação de movimento transformada para lidar com a rotação. Provavelmente faremos os exercícios 1, 2, 5 e 6 da lista 5 na 1a aula e, na outra, os exercícios 13, 14, 21 e 8.

    Leitura: HRK capítulo 8 seções 1 a 5.


  • 4 a 7/10. Rotação: cinemática vetorial e dinâmica

    Na primeira aula, terminaremos de definir as grandezas cinemáticas que entrarão na equação de movimento transformada para lidar com a rotação. Faremos os exercícios 13, 14 e 21 da lista 5.

    Neste semestre, não destrincharemos a fundo a dinâmica da rotação, mas daremos uma visão geral da equação de movimento. Este tema será tratado em detalhe na disciplina de Corpos Rígidos no semestre que vem. Assim, na 2a aula da semana, definiremos torque, que é a grandeza responsável por mudar o estado de rotação de um sistema, desempenhando um papel análogo ao da força nos movimentos de translação. Faremos os exercícios 1, 2, 3 e 6 da lista 6.

    Leitura do HRK: seções 9.1 a 9.4 d do capítulo 10 para a primeira aula, seções 10.1 a 10.4 para a segunda.

  • 11-16/10. Encontro da licenciatura

    Nesta semana, a pauta é participar do Encontro da Licenciatura – não teremos aulas. Mais informações neste link.

    Teremos monitorias regulares de 4a a 6a-feira, inclusive do experimento online na 5a-feira.


  • 18-19/10. Primeira Prova

    Conteúdo da prova:

    • HRK capítulos 6, 7 e 8; seções 9.1, 9.2, 9.4, 9.6 e 10.1 a 10.4. Texto e exemplos.
    • Listas de 2 a 5 (note que a lista 1, de revisão, não cai diretamente, mas todo o conteúdo do 1o semestre está sempre na base de qualquer exercício).
    • Relatórios 1 e 2.
    • Conceitos de matemática básica: Capítulos IX - Construção de Gráficos; X -  Vetores em 2 e 3 dimensões e VII - Trigonometria.


    • Questionário ícone
      P1 - primeira prova Questionário
      Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
    • Questionário ícone
      P1 - Primeira Prova Questionário
      Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 21, 25-26 e 28/10 - Dinâmica rotacional

    Definiremos duas grandezas físicas: torque (ou momento de força) e quantidade de movimento angular (ou momento angular) que permitem transformar a 2ª lei de Newton para uma forma mais apropriada aos movimentos de rotação. A 2ª lei é vetorial por natureza, mas sua decomposição em eixos ortogonais é muito mais simples do que a equação de movimento da rotação. Nos limitaremos a rotações em torno de um eixo fixo ou com o eixo em movimento, mas apontando sempre na mesma direção, deixando a questão mais complicada da solução do movimento geral de um corpo rígido para o próximo semestre.

    Na aula de 21/10 faremos os exercícios 3, 6, 13 e 9; na de 25-26, os exercícios 10, 12 e 11, todos da lista 6 (que está no tópico do dia 7/10).

    Na 5a-feira 28/10 vamos revisar todos os exercícios, começando pelos 12 e 12!

    Leitura: capítulo 9 do HRK seções 9.1 a 9.4 e capítulo 10 seções 10.1 a 10.4

    • Examinaremos o sistema massa-mola oscilando em um trilho de ar, a fim de compreender a evolução temporal da energia dos componentes do sistema e da energia total. 

      O roteiro para o trabalho está abaixo, bem como a lista de distribuição dos conjuntos de imagens. O experimento, com as imagens e dados necessários, está neste link; use o roteiro abaixo, que é diferente do que está nesse sítio! É importante usar o roteiro abaixo, uma vez que corrigiremos o relatório pelas suas respostas aos itens – cada gráfico, tabela, resultado e comentário vale uma parte da nota, assim responda a tudo que está solicitado. O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!

      A tarefa deve ser realizada em duplas, havendo um bônus de 1 ponto para quem efetivamente realizar a tarefa em dupla; trios serão penalizados e não aceitaremos relatórios com equipes de mais de 3 pessoas. Caso as situações destinadas para as duas pessoas sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas uma das duas situações para analisar. Se você não está na lista de distribuição dos conjuntos de imagens, entre em contato conosco.

      Você precisa fazer upload no moodle de um único arquivo contendo o relatório, com o nome: 

      nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.pdf,

      em que nn é o número de identificação do conjunto de imagens, nome1 e nome2, os nomes dos autores. É muito importante seguir essa convenção, uma vez que reunimos todos os relatórios do mesmo conjunto de dados para corrigir em sequência. Solicitamos a gentileza de converter seu relatório ao padrão pdf – a uniformidade acelera a correção e poderemos liberar as notas mais rapidamente.

  • 4/11 - Trabalho e energia

    Problematizaremos o conceito da energia discutindo a mecânica do salto em altura com vara em comparação com o salto em distância: por que a atleta corre na horizontal no salto com vara se ela só precisa chegar o mais alto possível? Mostraremos a definição de trabalho e da energia cinética - a energia do movimento, e demonstraremos o teorema Trabalho – Energia Cinética. Faremos os exercícios 2, 3, 5 e 7 da lista 7.

    Leitura: HRK capítulo 11 seções 1 a 6.

    • Você tem 80 minutos para resolver três questões, com pesos diferentes. As questões foram inspirados nos exercícios da Lista 6. Se você resolveu os problemas, não deverá ter dificuldades em responder ao questionário no tempo disponível, que é maior que o necessário, a fim de compensar eventuais problemas de acesso à rede.

      Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.

      Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda e duas horas entre a segunda e a terceira. 


    • O link é para o artigo de J. Frère et al, Sports Biomechanics 9 (2) 2010.

      Veja também no livro "Física e Esportes", Otaviano Helene, Ed. Livraria da Física (2019), páginas 50-52 (inclui explicação quantitativa da razão pela qual os homens saltam mais alto que as mulheres) e páginas 52-55 para a física do salto em distância.

  • 8-11/11. Potência; forças variáveis; teorema trabalho-enegia-cinética

    Começamos definindo potência e aprendendo a lidar com forças variáveis. Seguiremos com a demonstração do teorema Trabalho – Energia Cinética e suas aplicações. Faremos os exercícios da lista 7: 10, 17, 20 e 24.

    Leitura: HRK capítulo 11 seções 1 a 6.

    • Você tem 60 minutos para resolver três questões, inspirados nas questões e exercícios do capítulo XI dos conceitos de matemática básica.

      Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.

      Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda e duas horas entre a segunda e a terceira.


    • Examinaremos o movimento de uma moeda lançada sobre um plano inclinado, a fim de compreender a evolução temporal da energia dos componentes do sistema e da energia total. 

      O roteiro para o trabalho está abaixo, bem como a lista de distribuição dos conjuntos de imagens (distribuicaoConjuntosDeImagens.pdf). Clique aqui para a descrição do experimento, com as imagens e dados necessários; use o roteiro abaixo, que é diferente do que está nesse sítio! Corrigiremos o relatório pelas suas respostas aos itens – cada gráfico, tabela, resultado e comentário vale uma parte da nota, assim responda a tudo que está solicitado. O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!

      A tarefa deve ser realizada em duplas, havendo um bônus de 1 ponto para quem efetivamente realizar a tarefa em dupla; trios serão penalizados e não aceitaremos relatórios com equipes de mais de 3 pessoas. Caso as situações destinadas para as duas pessoas sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas uma das duas situações para analisar. Se você não está na lista de distribuição do conjunto de imagens, entre em contato conosco.

      Você precisa fazer upload no moodle de um único arquivo contendo o relatório, que neste caso é formado praticamente só por tabelas e gráficos, com o nome: 

      nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.xlsx,

      em que nn é o número de identificação do conjunto de imagens (por exemplo, D4.3), nome1 e nome2, os nomes dos autores. É muito importante seguir essa convenção.  Solicitamos a gentileza de converter seu relatório ao padrão Excel xlsx. Se você está usando as Planilhas Google, basta fazer o download nesse formato.

      Cronograma das duas partes do experimento:
      11/11: lançamento do experimento durante a aula regular
      21/11: data limite para entregar de modo a receber os dados verificados antes da aula de conclusão da análise
      29-30/11: discussão final, em classe, sobre o experimento de dissipação de energia
      5/12: prazo máximo para entrega do relatório da parte 2

  • 18/11 - Aplicações do teorema trabalho-energia cinética

    Faremos algumas aplicações da relação entre trabalho e energia cinética, em particular os exercícios 23, 19 e 25 da Lista 7. Calcularemos a massa efetiva de uma mola que oscila.

    Leitura: Todo o capítulo 11 do HRK.

  • 22-25/11. Energia cinética nas colisões

    Em uma colisão, a quantidade de movimento sempre se conserva, mas o mesmo não acontece com a energia cinética, a não ser no (importante) caso especial das colisões elásticas, que será exemplificado por uma colisão átomo-molécula. Analisaremos alguns outros casos também: a transferência de energia em uma explosão; a perda em uma colisão totalmente inelástica. Esses casos correspondem aos execícios 3, 5 e 12 da lista 8.

    • Como as instalações físicas do Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger estão fechadas neste período de pandemia, nossa visita será virtual. O roteiro, com todos os detalhes incluindo a orientação para o relatório, estão no documento em anexo. Adistribuição dos videos também está em um documento e os membros da equipe devem escolher apenas um video numérico e um alfabético daqueles indicados na lista para os dois. O relatorio, no padrão pdf, deve ser upado na tarefa do moodle com o nome

      n\(\alpha\)_autor1_autor2.pdf, em que n é o número e \(\alpha\) a letra correspondentes ao vídeo assistido e autor1 e autor2, a/os autores.  

    • Este é o arquivo dos slides. O link para o vídeo é

      Energia cinética nas colisões

  • 26-30/11 - energia potencial; conservação e dissipação da energia mecânica

    Na aula de 5a 26/11, definiremos energia potencial e veremos a forma que a lei de conservação da energia tem na Mecânica Clássica. Faremos a maioria dos exercícios dentre: 2, 3, 6, 7, 8, 10, 11 e 12 da lista 9,

    Na primeira aula da próxima semana, 29-30/11, temos três tarefas:

    • discutir o experimento de conservação da energia (relatório 4)
    • concluir o experimento online de dissipação de energia, que formará o relatório 7
    • dar sequencia aos exercícios sobre o tema conservação/dissipação da energia

    Assim, até 2a-feira, revise seu relatório da parte 1 do experimento (relatório 5) e corrija os erros!

    Leitura: HRK capítulo 12 seções 1, 2, 3, 5

  • 2-7/12 - Aplicações do conceito de energia; gráficos de potencial

    Na aula da 5a, faremos o cálculo da energia mecânica em sistemas específicos e exploraremos problemas que podem ser resolvidos com base na conservação da energia mecânica. Exercícios da lista 9: 7; 10; 11 e 12. Mostraremos como o gráfico da energia potencial em função da posição permite prever os movimentos possíveis da partícula, em especial os pontos de equilíbrio, usando o ex. 22 da lista 10 como exemplo.

    Na aula da próxima semana, completaremos a elaboração do conceito de energia mecânica lidando com as situações em que há dissipação dessa energia por forças de atrito, fazendo o exercício 9 da lista 9 e o 3 da lista 10. Faremos um par de exercícios de gráfico de potencial, o 19 e o 26 da lista 10, o primeiro realista e o outro, formal, que mostra tudo o que se pode prever do movimento a partir da função potencial.

    Leitura: HRK capítulo 13 seções 1, 2, 3, 4, 6

  • 9/12. Trabalho, energia, potencial - aplicações

    Nesta aula, veremos exemplos de aplicação dos conceitos de trabalho e energia. Alguns serão realistas, outros destacarão aspectos formais importantes. Planejamos discutir os exercícios 26 e 3 da lista 10, e o exercício 15 da lista 9.

  • 13-14/12. Segunda prova

    Conteúdo: dinâmica da rotação; trabalho, energia, energia nas colisões, energia potencial, conservação da energia, dissipação da energia por atrito.

    Listas de exercícios: 6 a 10.

    HRK: cap. 9, seções 1 a 4; cap. 10, seções 1 a 4; cap. 11, seções 1 a 6; cap. 12, seções 1, 2, 3 e 5; capítulo 13 seções 1, 2, 3, 4, 6

    Conceitos de Matemática Básica: cap. 11.

    • Questionário ícone
      P2 - segunda prova Questionário

      Este questionário é formado por 5 questões numéricas com pesos diferentes. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão. Os vários itens de uma mesma questão podem ter pesos relativos diferentes, como estará indicado. A duração  máxima é 3 horas, e você deve começar a respondê-lo entre 10 e 11 hs para conseguir usar essas 3 horas.

      Quando o número de algarismos significativos da resposta não estiver explícito no enunciado, forneça dois dígitos significativos, considerando 1 e 2 não significativos quando ocuparem a primeira casa (a tolerância nas respostas numéricas é quase sempre 5 %). Você pode responder com potências de 10, usando a notação n.nEm, em que n.n é a mantissa e m a potência de 10, por exemplo, 9500=9.5e3 e 0.000127=1.27e-4 - tanto faz e ou E. Cuidado quando o valor calculado é próximo de zero; somente arredonde para dois significativos ao final de todos os cálculos. 

      Use o ponto como separador decimal e não escreva a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidade deve ser calculada a grandeza. Infelizmente, o sistema não avisa quando você digita vírgula ao invés de ponto e considerará que sua resposta está errada.

      Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente  a resposta da questão exibida na tela foi perdida; neste caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça. Faça os cálculos numéricos com calma, avalie a plausibilidade do resultado e confira novamente os cálculos - não perca o ponto por economizar o tempo de conferir a resposta.

      Você pode consultar seus livros, apontamentos, anotações, materiais da disciplina, etc, mas não outra pessoa.

      Último comentário: posição, velocidade, aceleração, trabalho, etc., são grandezas algébricas com sinal, de modo que é necessário escrever o sinal - (menos) antes do número, a fim de deixar claro que o valor é negativo. Porém, algumas vezes, o sistema de referência não está definido na questão e solicita-se o módulo da grandeza, um número semi-definido positivo. Nesses casos, se você digitar um número negativo, o moodle vai considerar a reposta errada, mesmo que a grandeza seja negativa no sistema de referência que você adotou. Assim, por favor, preste muita atenção à formulação da questão!

      Boa prova!

      Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
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      P2 - segunda prova (Noturno) Questionário

      Este questionário é formado por 5 questões numéricas com pesos diferentes. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão. Os vários itens de uma mesma questão podem ter pesos relativos diferentes, como estará indicado. A duração  máxima é 3 horas, e você deve começar a respondê-lo entre 21 e 22 hs para conseguir usar essas 3 horas.

      Quando o número de algarismos significativos da resposta não estiver explícito no enunciado, forneça dois dígitos significativos, considerando 1 e 2 não significativos quando ocuparem a primeira casa (a tolerância nas respostas numéricas é quase sempre 5 %). Você pode responder com potências de 10, usando a notação n.nEm, em que n.n é a mantissa e m a potência de 10, por exemplo, 9500=9.5e3 e 0.000127=1.27e-4 - tanto faz e ou E. Cuidado quando o valor calculado é próximo de zero; somente arredonde para dois significativos ao final de todos os cálculos. 

      Use o ponto como separador decimal e não escreva a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidade deve ser calculada a grandeza. Infelizmente, o sistema não avisa quando você digita vírgula ao invés de ponto e considerará que sua resposta está errada.

      Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente  a resposta da questão exibida na tela foi perdida; neste caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça. Faça os cálculos numéricos com calma, avalie a plausibilidade do resultado e confira novamente os cálculos - não perca o ponto por economizar o tempo de conferir a resposta.

      Você pode consultar seus livros, apontamentos, anotações, materiais da disciplina, etc, mas não outra pessoa.

      Último comentário: posição, velocidade, aceleração, trabalho, etc., são grandezas algébricas com sinal, de modo que é necessário escrever o sinal - (menos) antes do número, a fim de deixar claro que o valor é negativo. Porém, algumas vezes, o sistema de referência não está definido na questão e solicita-se o módulo da grandeza, um número semi-definido positivo. Nesses casos, se você digitar um número negativo, o moodle vai considerar a reposta errada, mesmo que a grandeza seja negativa no sistema de referência que você adotou. Assim, por favor, preste muita atenção à formulação da questão!

      Boa prova!

      Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 20-21/12 Prova substitutiva

    Conteúdo: Soma dos conteúdos das provas P1 e P2.

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      PS - prova substitutiva Questionário

      Este questionário é formado por 5 questões numéricas com pesos diferentes. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão. Os vários itens de uma mesma questão podem ter pesos relativos diferentes, como estará indicado. A duração  máxima é 3 horas, e você deve começar a respondê-lo entre 10 e 11 hs para conseguir usar essas 3 horas.

      Quando o número de algarismos significativos da resposta não estiver explícito no enunciado, forneça dois dígitos significativos, considerando 1 e 2 não significativos quando ocuparem a primeira casa (a tolerância nas respostas numéricas é quase sempre 5 %). Você pode responder com potências de 10, usando a notação n.nEm, em que n.n é a mantissa e m a potência de 10, por exemplo, 9500=9.5e3 e 0.000127=1.27e-4 - tanto faz e ou E. Cuidado quando o valor calculado é próximo de zero; somente arredonde para dois significativos ao final de todos os cálculos. 

      Use o ponto como separador decimal e não escreva a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidade deve ser calculada a grandeza. Infelizmente, o sistema não avisa quando você digita vírgula ao invés de ponto e considerará que sua resposta está errada.

      Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente  a resposta da questão exibida na tela foi perdida; neste caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça. Faça os cálculos numéricos com calma, confira se entrou os dados corretos, avalie a plausibilidade do resultado e confira novamente os cálculos - não perca o ponto por economizar o tempo de conferir a resposta.

      Você pode consultar seus livros, apontamentos, anotações, materiais da disciplina, etc, mas não outra pessoa.

      Faça caso a este comentário: posição, velocidade, aceleração, trabalho, etc., são grandezas algébricas com sinal, de modo que é necessário escrever o sinal - (menos) antes do número, a fim de deixar claro que o valor é negativo. Porém, algumas vezes, o sistema de referência não está definido na questão e solicita-se o módulo da grandeza, um número semi-definido positivo. Nesses casos, se você digitar um número negativo, o moodle vai considerar a reposta errada, mesmo que a grandeza seja negativa no sistema de referência que você adotou. Assim, por favor, preste muita atenção à formulação da questão!


      Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
    • Questionário ícone
      PS - Prova Substitutiva (noturno) Questionário

      Este questionário é formado por 5 questões numéricas com pesos diferentes. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão. Os vários itens de uma mesma questão podem ter pesos relativos diferentes, como estará indicado. A duração  máxima é 3 horas, e você deve começar a respondê-lo entre 21 e 22 hs para conseguir usar essas 3 horas.

      Quando o número de algarismos significativos da resposta não estiver explícito no enunciado, forneça dois dígitos significativos, considerando 1 e 2 não significativos quando ocuparem a primeira casa (a tolerância nas respostas numéricas é quase sempre 5 %). Você pode responder com potências de 10, usando a notação n.nEm, em que n.n é a mantissa e m a potência de 10, por exemplo, 9500=9.5e3 e 0.000127=1.27e-4 - tanto faz e ou E. Cuidado quando o valor calculado é próximo de zero; somente arredonde para dois significativos ao final de todos os cálculos. 

      Use o ponto como separador decimal e não escreva a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidade deve ser calculada a grandeza. Infelizmente, o sistema não avisa quando você digita vírgula ao invés de ponto e considerará que sua resposta está errada.

      Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente  a resposta da questão exibida na tela foi perdida; neste caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça. Faça os cálculos numéricos com calma, confira se entrou os dados corretos, avalie a plausibilidade do resultado e confira novamente os cálculos - não perca o ponto por economizar o tempo de conferir a resposta.

      Você pode consultar seus livros, apontamentos, anotações, materiais da disciplina, etc, mas não outra pessoa.

      Faça caso a este comentário: posição, velocidade, aceleração, trabalho, etc., são grandezas algébricas com sinal, de modo que é necessário escrever o sinal - (menos) antes do número, a fim de deixar claro que o valor é negativo. Porém, algumas vezes, o sistema de referência não está definido na questão e solicita-se o módulo da grandeza, um número semi-definido positivo. Nesses casos, se você digitar um número negativo, o moodle vai considerar a reposta errada, mesmo que a grandeza seja negativa no sistema de referência que você adotou. Assim, por favor, preste muita atenção à formulação da questão!


      Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 17/2/2022 - Prova de recuperação

    Esta prova estará aberta a estudantes que não aprovarem a disciplina no período regular, mas concluírem as avaliações com média igual ou superior a 3. Será um questionário do moodle, com 4 horas de duração máxima, em um mesmo horário para estudantes dos períodos Diurno e Noturno. O questionário deve ser respondido no dia 17/2/2022, a partir das 18:00 hs, e será encerrado às 23:59 do dia 17/2 mesmo. Assim, é necessário iniciar a prova entre 18:00 e 19:59 a fim de aproveitar as 4 hs de tempo na resolução das questões.

    A média final é calculada com \(M=\frac{m+2R}{3}\), em que \(m\) é a média do período regular e \(R\), a nota da prova de recuperação. A nota para aprovação é \(M \ge 5\).

    • Esta prova de recuperação é formada por 5 questões numéricas com pesos iguais. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão. Os vários itens de uma mesma questão podem ter pesos relativos diferentes, como estará indicado. A duração  máxima é 4 horas, e você deve começar a respondê-lo entre 18 e 19:59 hs para conseguir usar essas 4 horas.

      Quando o número de algarismos significativos da resposta não estiver explícito no enunciado, forneça dois dígitos significativos, considerando 1 e 2 não significativos quando ocuparem a primeira casa (a tolerância nas respostas numéricas é quase sempre 5 %). Você pode responder com potências de 10, usando a notação n.nEm, em que n.n é a mantissa e m a potência de 10, por exemplo, 9500=9.5e3 e 0.000127=1.27e-4 - tanto faz e ou E. Cuidado quando o valor calculado é próximo de zero; somente arredonde para dois significativos ao final de todos os cálculos. 

      Use o ponto como separador decimal e não escreva a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidade deve ser calculada a grandeza. Infelizmente, o sistema não avisa quando você digita vírgula ao invés de ponto e considerará que sua resposta está errada.

      Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente  a resposta da questão exibida na tela foi perdida; neste caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça. Faça os cálculos numéricos com calma, confira se entrou os dados corretos, avalie a plausibilidade do resultado e confira novamente os cálculos - não perca o ponto por economizar o tempo de conferir a resposta.

      Você pode consultar seus livros, apontamentos, anotações, materiais da disciplina, etc, mas não outra pessoa. A nota estará disponível somente após o encerramento do questionário, às 24:00.

      Faça caso a este comentário: posição, velocidade, aceleração, trabalho, etc., são grandezas algébricas com sinal, de modo que é necessário escrever o sinal - (menos) antes do número, a fim de deixar claro que o valor é negativo. Porém, algumas vezes, o sistema de referência não está definido na questão e solicita-se o módulo da grandeza, um número semi-definido positivo. Nesses casos, se você digitar um número negativo, o moodle vai considerar a reposta errada, mesmo que a grandeza seja negativa no sistema de referência que você adotou. Assim, por favor, preste muita atenção à formulação da questão!