Indice degli argomenti

    • Parte (4 min) da palestra "Potencialidades e complexidades do diálogo de sala de aula" ministrado pelo Leonardo Lago no Seminário de Ensino do IFUSP no dia 08/09/2020. Preste atenção no final, quando fala sobre as condições em qual o trabalho em grupo leva a aprendizagem melhor

    • Um post (traduzido) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe na hora de criar espaços de aprendizagem online. Docentes e especialistas de vários tipos devem aprender colaborar.

      Note, porém, que a ênfase neste texto é na importância do trabalho em equipe e a divisão de tarefas ("cada um faz sua parte"). Como foi dito no vídeo do Prof. Leonardo Lago acima, isso é colaboração também, mas um pouco diferente do que um processo dialógico onde conhecimento é construído pelo processo de argumentação e debate.

    • O objetivo desta atividade é tentar imaginar atividades pedagógicas na área de Física menos focadas na  tradicional "entregar conteúdo, seguido por exercícios". É possível desenvolver atividades com nossos alunos que dependem do diálogo e interações entre pares para a construção de algum conceito de Física?

      Após ler os dois textos desta semana, vai desenhar uma atividade colaborativa, a ser feita com alunos do ensino médio, no contexto da disciplina Física. A atividade pode, mas não precisa, ser desenvolvida com tecnologias online.

      Atenção: esta atividade é individual. A parte colaborativa consiste somente na fase de avaliação por pares, quando vai dar um feedback construtivo a seus colegas.

      Atenção: o cumprimento de prazos são super importantes em atividades com avaliação  por pares: trabalhos atrasados não poderão ser avaliados!

      • prazo de envio: sexta-feira 24 setembro 2021, 12:00.
      • prazo da avaliação: segunda-feira 27 setembro 2021, 10:00.

    • Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015).

      Ler seção 4.4  (páginas 163-171). 

    • Uma apresentação que criei e usava 5-10 anos atrás.