Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Aula 1 - 16 de agosto | ||
Aula 2 | ||
Veja neste diretório três exemplos de arquivos HTML. Baixe eles e edite com um editor de texto como
Wordpad ou Notepad++ (não use Word). Para testar suas modificações, abre o arquivo
com um navegador (se o navegador já está aberto, use Ctrl-O para abrir
um arquivo .html) |
||
Tutorial HTML/CSS do W3schools |
||
In the mid 1990's many people were on line, but the internet and the
world wide web were still a new phenomenon. This program looks at the
new open world of the web. Demonstrations include Eudora, Anarchy, the
WELL, WinCIM, InterACT.net, and HoTMetal Pro HTML Editor. Guests include
New York Times technology writer John Markoff. Also features a profile
of the band Severe Tire Damage, the first band to ever perform live over
the internet. Originally broadcast in 1995. Copyright 1995 Stewart
Cheifet Productions. |
||
Aula 3 | ||
Aula 4 | ||
"[...] a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos." |
||
Um estudo qualitativo ("etnográfico") e longitudinal (ao longo de vários anos) sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas. Não é necessário ler o livro inteiro. Vamos discutir partes no evento síncrono da semana. |
||
Tarefa desta semana: ler o resumo da pesquisa de 2020. Bônus: ler o 3o slide de "TIC Educação 2019 – Apresentação dos principais resultados para a imprensa" e comparar o número de entrevistas com 2020 (página 10 da pesquisa de 2020). |
||
Aula 5 | ||
Um post (traduzido) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe na hora de criar espaços de aprendizagem online. Docentes e especialistas de vários tipos devem aprender colaborar. Note, porém, que a ênfase neste texto é na importância do trabalho em equipe e a divisão de tarefas ("cada um faz sua parte"). Como foi dito no vídeo do Prof. Leonardo Lago acima, isso é colaboração também, mas um pouco diferente do que um processo dialógico onde conhecimento é construído pelo processo de argumentação e debate. |
||
Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015). Ler seção 4.4 (páginas 163-171). |
||
Uma apresentação que criei e usava 5-10 anos atrás. |
||
Aula 6 | ||
Instruções para criar uma conta no Wikipedia |
||
Esta atividade é opcional, mas altamente recomendado para quem pretende participar mais seriamente do Wikipedia. |
||
"Uma breve introdução aos wikis que ilustra como eles podem ser usados para organizar as informações de um grupo [...]" |
||
Aula 7 | ||
|
||
Fazer um videoaula: boas práticas |
||
Capítulo 7 de Educar na era digital |
||
Em particular: Habilidades de produção e Pré-produção |
||
Aula 8 | ||
"Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo" |
||
Este sistema parece ser o sucessor do "Banco Internacional de Objetos Educacionais" URL original vai a um sistema não-funcional, e o antigo que funcionava (implementado usando um repositório DSpace) foi tirado do ar. |
||
Retirado deste curso da Profa. Paola da FFCLH. Para testar, baixe o pacote SCORM (um .zip, se quiser abre para ver o que tem lá dentro) e sobe no seu ambiente para experimentação no Moodle da USP, usando uma atividade do tipo "SCORM" ou um recurso do tipo "pacote IMS". Este pacote é um exemplo como um pedaço de material didático pode ser re-usado em vários outros cursos. Repare também como no curso da Profa. Paola os videos estão hospedado num outro servidor (eaulas.usp.br) e também poderiam ser considerados "objetos de aprendizagem". |
||
Plataforma que permite customizar "games". Veja também a documentação |
||
Aula 9 | ||
Espere-se que pelo menos assiste os dois vídeos inteiros e dá uma olha por cima no outro material. |
||
Esta atividade é desenvolvida no seu ambiente de testes no e-Disciplinas e pode entregar junto com a atividade das aulas 10 e 11. |
||
Veja em particular o FAQ |
||
Rocha de Souza, Allan;
Os objetivos deste Guia são elucidar dúvidas sobre o uso no ensino on-line do material protegido por direitos autorais e, ao mesmo tempo, tratar da proteção das gravações das aulas, com foco neste período excepcional e emergencial causado pela pandemia. Versões novas do Guia poderão ser lançadas com novas perguntas e respostas. |
||
Nota Técnica Ensino remoto e o direito autoral e o direito de imagem
do(a)s docentes – Delineamentos iniciais, produzida pela Assessoria
Jurídica Nacional (AJN) do ANDES (SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR) |
||
Aula 10 | ||
Para ter acesso a um Moodle "de verdade", como adminstrador e dono do site, pode criar uma conta no Moodle Cloud. Se
está pensando fazer uso de um Moodle para alguma atividade de verdade,
ou se quiser criar um curso online para o seu projeto final, o Moodle
Cloud é indicado. |
||
Veja em particular o material para docentes. |
||
Aula 11 | Ler as primeiras três seções (Tipos de avaliação, Avaliação durante uma pandemia e Avaliação usando Moodle) |
|
Slides da apresentação para uma oficina avaliação que ministrei recentemente |
||
Apoio | Este PDFs são da tradução em português da 1a edição. Veja a 2a edição de 2019, em inglês e em acesso aberto. |
|