Opções de inscrição

A disciplina visa dar continuidade à formação aos pós-graduandos - futuros professores do Ensino Superior - para uma melhor compreensão da prática docente, tendo em vista o seu desenvolvimento profissional e as possibilidades de renovação pedagógica. A partir das transformações pelas quais passou a universidade pública brasileira nas últimas décadas, busca-se discutir as metodologias ativas, considerando a sua complexidade, bem como as suas articulações com a cultura material e a aprendizagem baseada na resolução de problemas. Além disso, detém-se nos processos de ensino-aprendizagem, levando em conta tanto as contribuições e os desafios das mídias digitais enfrentados pela formação superior no mundo pós-pandêmico, explorando questões nucleares da docência, entre as quais se destacam as diversas dimensões da avaliação da aprendizagem e a análise do emprego de ferramentas digitais em processos de ensino-aprendizagem. Por fim, narrativas de professores(as) de diferentes áreas da universidade sobre a sua trajetória no magistério têm por objetivo proporcionar uma reflexão a respeito das mudanças vivenciadas no exercício da docência. Essa reflexão permite aos pós-graduandos entender a maneira pela qual esses profissionais constroem a sua prática, mobilizando estratégias para estabelecer uma relação profícua com os alunos e os processos formativos engendrados em diferentes cursos do Ensino Superior.

Acesso como visitante
Acesso como visitante