Programação

  • Ementa, objetivos, justificativa, programa de aulas e bibliografia inicial

    LINK PARA AS AULAS, pelo Meet:

    meet.google.com/vgf-wxvx-epi 

    Íntegra do programa: https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTsPLah-pzBu-fscR2---TpRQVwfEx1c8dI06k00DLOxGuDHAErcLSBbFbrk4A_JA/pub 

    A divisão da turma em 13 grupos de trabalho:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vTnj74-Lu3myNMuX4keX4U8G5lkPuAUmWmqn55qjNwFKvb7rI3x7Pi8fBEkpMU9bfFzDT-hA6Lih5X7/pubhtml?gid=686159069&single=true

    Disciplina de Pós-Graduação ECONOMIA, CULTURA E PODER NA INTERNET

    Cátedra Oscar Sala

    Professores responsáveis: Guilherme Ary Plonski e Eugênio Bucci 

    Coordenador adjunto da Cátedra Oscar Sala: Dr. Luiz Fernando Martins Castro.

    Quintas-feiras, das 17h00 às 19h45

    Início: 25/03/2021

    CONTEÚDO (EMENTA)

    A disciplina oferece um painel multidisciplinar para a compreensão da natureza da Internet, seus protocolos e sua governança, bem como de seus efeitos na conformação das redes sociais, nas relações jurídicas entre pessoas e organizações, na economia e no mercado (a partir da economia de dados e de novas formas de geração de valor), nas humanidades, na arte e na cultura. O objetivo é qualificar o conhecimento da matéria e capacitar os alunos a lidar melhor (como pesquisadores e profissionais) com essas novas realidades.

    OBJETIVOS:

    A partir da história da internet, dos seus aspectos técnicos e dos parâmetros de sua governança, a presente disciplina (concebida e implementada no âmbito da Cátedra Oscar Sala, vinculada ao IEA-USP, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br) apresentará um panorama circunstanciado e crítico dos desafios e conflitos da vida digital que hoje afetam todas as dimensões da sociedade, em qualquer lugar do planeta. Com caráter interdisciplinar, a disciplina pretende qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da Internet, com vistas a contribuir, também, para a construção de políticas públicas na área.

    JUSTIFICATIVA:

    O desenvolvimento exponencial da Internet no mundo não apenas revolucionou a comunicação, que se tornou instantânea, ubíqua e global, como redefiniu as relações humanas, econômicas e sociais. O livre e amplo fluxo de conteúdos e links põem frente a frente diversos interesses políticos, econômicos e sociais que precisam ser compatibilizados, tema que embasa a formulação de parâmetros para a “governança da internet”. Mais do que operar as ferramentas do mundo interconectado, conhecer de forma sistemática o novo universo virtual que se abre é prioritário para a agenda acadêmica das universidades e dos estudos contemporâneos, de modo a qualificar a reflexão – com base em marcos científicos, culturais, jurídicos e éticos – sobre os fenômenos sociais gerados na Internet.

    PROGRAMA:

    Ver a descrição aula a aula nos próximos tópcicos.

    BIBLIOGRAFIA

    BELLI, Luca e CAVALLI, Olga. (Org.). Gobernanza y regulaciones de Internet en América Latina. Rio de Janeiro: FGV Direito, 2018.

    BUCCI, Eugênio. Existe democracia sem verdade factual? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

    BUCKINGHAM. David. The Media Education Manifesto. Cambridge, UK : Polity Press, Cambridge, 2019.

    COELHO, Teixeira. E.  Cultura, a utopia final: inteligência artificial e humanidades. São Paulo : Iluminuras, Itaú Cultural, São Paulo, 2019.

    KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

    KURBALIJA, Jovan. Uma Introdução à governança da Internet. Tradução Carolina Carvalho. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2016.

    LEONARDI, Marcel. Fundamentos de Direito Digital. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2019.

    MARCACINI, Augusto T. R.. Aspectos fundamentais do Marco Civil da Internet: Lei nº 12.965/2014. São Paulo: Edição do Autor, 2016.

    MAGRANI, Eduardo. Entre dados e robôs: ética e privacidade na era da hiperconectividade. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2019.

    QUINTARELLI, Stefano. Instruções para um futuro imaterial. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

    SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

    SOUZA, Carlos A. LEMOS, Ronaldo. Marco Civil da Internet – Construção e Aplicação. Juiz de Fora: Editar Editora Associada, 2016.

    STEYER, James P. Which side of History? How technology is reshaping democracy and our lives. San Francisco : Chronicle Prism, 2020.

    ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism. London : Profile Books. 2019.

    Outros.
    Jaiswal, Arunima & Raj, Gaurav & Singh, Dheerendra. (2014).  Security Testing of Web Applications: Issues and Challenges. 
    International Journal of Computer Applications. 88.3  DOI: 10.5120/15334-3667. https://www.researchgate.net/publication/263005553_Security_Testing_of_Web_Applications_Issues_and_Challenges

  • Biografias dos professores

    MÓDULO 1

    Aula 1

    Dr. Steve Crocker 

    É um pioneiro da Internet e cientista da computação, com experiência em computadores e segurança de rede e métodos formais. Bacharel em matemática, com doutorado em ciência da computação na UCLA. Estudou inteligência artificial no MIT.  Possui doutorado honorário pela Universidade de San Martín des Porres em Lima, Peru. No final da década de 1960 e início da década de 1970, enquanto estudante da UCLA, fez parte da equipe que desenvolveu os protocolos para a Arpanet e lançou as bases para a Internet de hoje.  Organizou o Network Working Group, precursor da moderna Internet Engineering Task Force, iniciou a série de notas Request for Comment (RFC) por meio das quais os projetos de protocolo são documentados e compartilhados, e lançou as bases para a estrutura arquitetônica aberta Protocolos da Internet. Por este trabalho, o Dr. Crocker recebeu o Prêmio IEEE Internet de 2002. Foi selecionado no grupo inicial de membros do Internet Society Hall of Fame Pioneers e recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra da Internet Society. Sua experiência inclui o gerenciamento de pesquisa na DARPA, USC / ISI e The Aerospace Corporation, vice-presidente de Trusted Information Systems e cofundador da CyberCash, Inc. e Longitude Systems, Inc.

    Dr. Demi Getschko

    Engenheiro eletricista formado pela USP, com mestrado e doutorado em Engenharia na mesma instituição, é Conselheiro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), Diretor-Presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br) e Professor Associado da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Foi membro da diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) pela ccNSO (Country Code Names Support Organization). Em abril de 2014 foi eleito para o Hall da Fama da Internet na categoria “Conectores Globais.”, agraciado com o prêmio “Cristina Tavares”, da Sociedade Brasileira de Computação. Recebeu do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo o prêmio “Personalidade da Tecnologia 2014”, na categoria “Internet”. Admitido na Ordem do Mérito das Comunicações no “Grau de Oficial” como forma de reconhecimento aos seus serviços relevantes prestados às Comunicações. Editor chefe da "Revista .br", publicação do Comitê Gestor da Internet no Brasil desde 2009 e desde 2014 escreve quinzenalmente para o Caderno Link, Editoria de tecnologia e cultura digital do jornal O Estado de S. Paulo e do portal Estadao.com.br.

    Aula 2

    Prof. Dr. Leandro Bertholdo

    Com bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1993, e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), doutorando em “Analysis of Computation Systems” na Universidade de Twente – Holanda. É professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador técnico do POP da RNP no Rio Grande do Sul (2000). Co-fundador e Coordenador do CERT-RS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, ipv6, gerência de rede, gerência de segurança e segurança de redes.

    Aula 3

    Prof.  Dr. Adriano Mauro Cansian

    Bacharel em Física, é Doutor em Física Computacional (USP 1997), Livre-Docente em Redes de Computadores (2006), e Professor Associado da UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de São José do Rio Preto, SP, desde 1992. Fundador e coordenador do Laboratório ACME! Cybersecurity Research, desde 1995. Desenvolve pesquisas e tecnologias na área de segurança cibernética e é Coordenador de Programa do GTS - Grupo de Trabalho em Segurança do Comitê Gestor da Internet Brasileira. É revisor das revistas "Computers & Security" e "International Journal of Forensic Computer Science", consultor e membro de vários comitês e organizações técnicas para promover a pesquisa em segurança da informação, além de atuar como voluntário em organizações de governança da Internet. Evangelizador da privacidade e dos direitos individuais para a vida digital. 

    Aula 4

    Prof. Dr. Flávio Rech Wagner

    Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1975), com mestrado em Ciência da Computação (1977) pela mesma universidade, é professor do Instituto de Informática da UFRGS, desde 1977 até 2017, atualmente atuando como docente colaborador.  Obteve doutorado em Engenharia de Computação, Universidade de Kaiserslautern, Alemanha, 1983. Presidente da SBC – Sociedade Brasileira de Computação, por dois mandatos, 1999 – 2003. Conselheiro do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, por três mandatos, 2008 – 2017. Conselheiro do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, por dois mandatos, 2013 – 2017.  Membro do MAG – Multistakeholder Advisory Group, Organização das Nações Unidas, 2015 – 2017. Membro do Comitê Executivo Multissetorial do evento NETmundial, 2014. Presidente da ISOC Brasil, capítulo brasileiro da Internet Society, desde 2018. Agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, 2008.

    Módulo 2 - Economia Política da Internet

    Aula 5

    Prof. Dr. Marcos Dantas

    Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. É membro eleito do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). O tema central das suas disciplinas na Graduação e nas Pós Graduações é a Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Realiza estudos e pesquisas sobre Economia  Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas em tecnologias digitais, internet, propriedade intelectual, regulamentação dos meios de comunicação etc.

    Aula 6

    Prof. Dr. Rodrigo Duarte Guedes

    Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicação/IBICT/UFRJ. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) pelo Instituto de Economia da UFRJ. Desenvolveu sistemas de gestão de produção para o SENAC e tem experiência na área de Sociologia do Conhecimento.

    Aula 7

    Prof. Dr. Tiago Tadeu de Oliveira

    Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/ECO-IBICT/UFRJ, atua profissionalmente em criação de produtos comunicacionais voltados para a Internet: projetos de financiamento coletivo, desenvolvimento de mecanismos de interação nas mídias sociais, projetos colaborativos para dispositivos móveis, realidade aumentada e monetização de produtos voltados para internet, inclusive mídia programática.


    Módulo 3 - Direito na Era Digital

    Aula 8

    Prof. Dr. Marcel Leonardi

    Pós-Doutor em Direito pela University of California at Berkeley (2009). Doutor (2009), Mestre (2004) e Bacharel (1997) em Direito pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP. Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil. Foi advogado sócio de Leonardi Advogados e policy fellow na Electronic Frontier Foundation. Atua principalmente nos seguintes temas: Internet, direito, regulação, privacidade, segurança e proteção de dados, tutela e responsabilidade civil.

    Aula 9 

    Dra. Taís Borja Gasparian

    Graduada pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas e em Direito pela Universidade de São Paulo, é mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela mesma instituição. Advogada sócia do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian – Advogados. Atua nas áreas de advocacia contenciosa e consultiva, na área do direito civil relacionada à mídia, à publicidade e à internet. É colaboradora frequente da Universidade de Columbia/NY, EUA, no Global Freedom of Expression Website. Atualmente é visiting scholar na Faculdade de Direito da Universidade de Yale, nos EUA (Yale Law School). Foi Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça (2002). Foi membro do Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São Paulo.

    Aula 10

    Profa. Dra. Laura Schertel

    Graduada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em "Direito, Estado e Constituição" pela mesma universidade. É professora adjunta de Direito Civil da UnB e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É doutora summa cum laude em direito privado pela Universidade Humboldt de Berlim, tendo publicado sua tese sobre proteção de dados na Alemanha. É diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DLJV-Berlim) e do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon). Tem experiência nas áreas de direito civil, direito do consumidor e direito constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, privacidade e proteção de dados pessoais, direito e internet, interface entre direito constitucional e direito civil, bem como políticas públicas na Sociedade da Informação. É autora dos livros "Privacidade, Proteção de Dados e Defesa do Consumidor" (Saraiva, 2014) e Schutz gegen Informationsrisiken und Gewährleistung einer gehaltvollen Zustimmung: Eine Analyse der Rechtmäigkeit der Datenverarbeitung im Privatrecht (A proteção de dados pessoais no setor privado: riscos do tratamento de dados e a garantia de um consentimento substancial), De Gruyter, 2015. Co-chair da sessão de Inteligência Artificial e Ética do BRAGFOST (2020), realizado por CAPES e Alexander von Humboldt Stiftung.

    Aula 11

    Dr. Luiz Fernando Martins Castro

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1985) e em Direito (1984), ambos pela Universidade de São Paulo, tem especialização em Direito Internacional (1986), mestrado em Direito Civil (1992), pela mesma Universidade, e doutorado em “Droit Privé - Informatique et Droit”, pela Universidade de Montpellier I – França (2000). Atua como advogado com ênfase em Direito Empresarial, de Engenharia e Novas Tecnologias. Foi membro conselheiro do CGI.br - Conselho Gestor da Internet de 2016 a 2020. Membro do Conselho do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, desde 2017.  Possui larga experiência docente e atuação institucional na OAB, onde presidiu a Comissão de Informática Jurídica da OAB/SP, de 2013 a 2018.

    Módulo 4 - Internet e Cultura

    Aula 12

    Prof. Dr. Martin Grossmann

    Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP (2012-2016) e é coordenador Acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do IEA-USP. Idealizou o Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado, do qual é Curador-Coordenador. Foi pesquisador Associado e professor visitante de vários Institutos de Estudos Avançados no mundo. Foi diretor do Centro Cultural São Paulo (2006-2010), vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (1998-2002). É conselheiro do Conselho Científico e Cultural do IdEA-Instituto de Estudos Avançados da UNICAMP (desde 2017) e do Conselho Deliberativo do IEAC Instituto de Estudos Avançados da UNIFESP (desde 2017).

    Juliana Vicente

    Diretora, roteirista, produtora e fundadora da Preta Portê Filmes. Criadora e diretora de Afronta!, série da Netflix disponível no mundo todo, integrou o grupo Berlinale Talents, no Festival de Berlim em 2015. No mesmo ano recebeu o prêmio Camera D’Or no Festival de Cannes com a coprodução A Terra e a Sombra. Dirigiu também o documentário Leva, vencedor do New York Film Festival (2012, Social Issues). Recebeu mais de 100 prêmios dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Realizou o videoclipe Marighella, dos Racionais MCs, o maior e mais expressivo grupo de RAP da América Latina, premiado como Vídeo do Ano no VMB (MTV, 2012). É diretora e roteirista de Diálogos com Ruth de Souza e produtora de Lili e as Libélulas, de René Guerra. Seu curta Cores e Botas foi exibido e premiado em mais de 50 festivais pelo mundo e se tornou referência no Brasil, tendo sido oficialmente incorporado à educação como ferramenta de construção de um Brasil antirracista

    Aula 13

    Patrícia Blanco

    Graduada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, é atualmente Presidente Executiva e Presidente do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, conselheira titular do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e membro colaborador da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP. É organizadora de diversos livros, entre eles Liberdade de Expressão – Questões da Atualidade (2019) e Avanços e Desafios da Liberdade de Expressão – 10 anos de Palavra Aberta, lançado em junho de 2020. Coordena, desde 2019, o EducaMídia, programa de educação midiática do Palavra Aberta criado para capacitar educadores a auxiliar os jovens a desenvolverem seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir de três competências centrais: interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.

    Aula 14

    Profa. Dra. Dora Kaufman

    Graduada em Economia pela PUC do Rio de Janeiro (1982), mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC de São Paulo (2010), e doutora em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) em 2015 (com "Bolsa Sanduíche" financiada pela CAPES na Université Paris-Sorbonne IV), é pós-doutora no programa de Engenharia de Produção, Coppe, da UFRJ e também no Programa de Tecnologias de Inteligência e Design Digital PUC/SP. Possui mais de trinta anos de experiência profissional de mercado. Ao longo de doze anos atuou em instituições financeiras nas áreas de corporate finance e investimento. No final dos anos 1990 iniciou uma nova carreira em comunicação e marketing, como sócia-gestora de agências promocionais e posteriormente como diretora de negócios em agência de comunicação digital. Foi Visiting Researcher no Courant Institute of Mathematical Sciences, na New York University (2009-2010) e no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society, em Berlim (2015). Foi professora de Economia na Era Digital do programa de pós-graduação e no curso de extensão da FAAP (2014-2015). Escreveu, entre outros livros, "A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?", publicado pela Editora Estação das Letras e Cores (2019). Área de atuação: impactos sociais da inteligência artificial.

    Aula 15

    Profa. Dra. Lucia Santaella

    Pesquisadora 1 A do CNPq, é professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez repetidos estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 248 mestres e doutores. Publicou 51 livros e organizou 24, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). É atualmente catedrática da cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021-2022).

    Prof. Dr. Eugênio Bucci

    Graduado em Jornalismo (1983) e Direito (1987) pela Universidade de São Paulo, é jornalista e Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade. Foi repórter, editor, diretor de revistas, Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobrás (2003-2007) e Superintendente de Comunicação Social da USP (2015-2018). Há cerca de 30 anos atua como colunista e articulista em veículos como Veja, Época, Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil. Desde 2008, assina artigos quinzenais na página A2, seção “Espaço Aberto”, do jornal O Estado de S. Paulo. Recebeu alguns prêmios acadêmicos e jornalísticos, entre eles o Prêmio Esso em 2013 na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa” pela Revista de Jornalismo ESPM (edição brasileira da Columbia Journalism Review). Escreveu, entre outros livros, “O Estado de Narciso – a comunicação pública a serviço da vaidade particular” (2015), “A Forma Bruta dos Protestos” (2016), ambos pela Companhia das Letras, e “Existe democracia sem verdade factual?”, pela Editora Estação das Letras e Cores). Integra diversos conselhos em instituições públicas e privadas.


  • Dinâmica das aulas

    À exceção da primeira aula e da aula final, que terão o formato de conferências seguidas de perguntas e respostas, as outras treze aulas serão dividas em duas partes. Na primeira, o professor convidado fará uma exposição relativa ao tema específico daquele encontro. Perguntas breves serão admitidas ainda nessa primeira parte. Na segunda parte, haverá o aprofundamento do tema conduzido por um grupo (um grupo por aula). Aí, procuraremos evitar exposições longas e o uso de power point. A ideia é favorecer diálogos com falas curtas entre os membros do grupo encarregado daquela aula, com abertura para a participação de perguntas dos colegas. 

    Os grupos de alunos e alunas (13 no total) serão montados pelos organizadores da disciplina, buscando contemplar a composição de equipes multidisciplinares. A divisão da turma em grupos será informada para toda a turma, por e-mail, poucos dias antes do início das aulas.

  • Avaliação

    A nota final (peso 10) se comporá de duas partes: a participação no trabalho em grupo (peso 4) e a nota conferida ao trabalho individual final, em formato de monografia, com aproximadamente 10 mil palavras, sobre um tema a ser escolhido pela aluna ou pelo aluno, dentro dos tópicos abordados pela disciplina. É imperativo que as monografias aprofundem as bibliografias trabalhadas pelas aulas. 

  • Aula 1

    Módulo 1: Fundamentos técnicos e conceitos da Internet

    ·         Aula 1, 25/03/20: Como funciona a Internet: origem, história e organização inicial

    LINK PARA ESTA AULA:

     https://zoom.us/j/92557373528?pwd=QWR1NjlMdzlMci9ETDhKS3VnMWgxQT09 

    (ID da reunião: 925 5737 3528, Senha de acesso: 563620).

    o   “Comutação de pacotes” e “comutação de circuitos”, o projeto da ARPA (depois DARPA), conceitos iniciais da ARPANET, origem do símbolo “@” e sua função e outros aspectos históricos e técnicos.

    §  Docente: Prof. Steve Crocker

    §  Moderação: Prof. Dr. Demi Getschko

    LEITURA

    Jaiswal, Arunima & Raj, Gaurav & Singh, Dheerendra. (2014). 
    Security Testing of Web Applications: Issues and Challenges. 
    International Journal of Computer Applications. 88.3  DOI: 10.5120/15334-3667


  • Aula 2

    ·         Aula 2, 01/04/20: Roteamento, números IP (Internet Protocol), redes autônomas e DNS (Domain Name System)

    o   Noções técnicas sobre a arquitetura e o funcionamento da rede: gerência do programa Internet e categorias-chave da história e do presente da rede mundial de computadores, tais como DARPA, ICB (International Cooperation Board), ICCB (Internet Configuration Control Board), IAB (Internet Activities Board) e outros.

    §  Docente: Leandro Bertholdo

    §  Moderação: Prof. Dr. Demi Getschko

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 1


  • Aula 3

    ·         Aula 3, 08/04/20: Aplicações (e-mail, web, etc.) e seus impactos em segurança na rede

    o   Protocolos e fragilidades de segurança em correio eletrônico, hipertexto, hiperlinks, phishing, telas de vídeo e em outros ambientes da rede.

    §  Docente: Prof. Dr. Adriano Cansian

    §  Moderação : Prof. Dr. Demi Getschko

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 2


  • Aula 4

    ·         Aula 4, 15/04/20: Governança da Internet e Decálogo do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

    o   O ecossistema que surgiu para lhe garantir perenidade e consistência, sob um sistema particular e multissetorial de governança.

    §  Docente:  Prof. Dr. Flávio Rech Wagner

    §  Moderador: Prof. Dr. Demi Getschko.

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 3



  • Aula 5

    ·         Aula 5, 22/04/20 - Economia da informação nas abordagens clássica e neoclássica

    o   Paradigmas teóricos para o estudo de uma economia baseada em dados e a realização do valor da informação e do conhecimento na rede.

    §  Docente: Prof. Dr. Marcos Dantas.

    §  Moderação: Prof. Dr. Eugênio Bucci.

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 4


  • Aula 6

    ·         Aula 6, 29/04/20 - Gênese e evolução das plataformas

    o   Como e para que funcionam as aplicações conhecidas como “plataformas”, que reúnem distintos atores em meio a transações de toda espécie de bens econômicos.

    §  Docente: Rodrigo Duarte Guedes, M.Sc.

    §  Moderação: Prof. Dr. Marcos Dantas.

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 5


  • Aula 7

    ·         Aula 7. 06/05/20 - Economia de dados: praças de mercado, cadeia de valor, precificação

    o   Como operam as engrenagens da coleta e do processamento de dados pessoais de bilhões de indivíduos e empresas. Aspectos disruptivos do modelo de negócio das plataformas e industrialização da linguagem.

    §  Docente:  Tiago Tadeu de Oliveira, M.Sc.

    §  Moderação: Prof. Dr. Marcos Dantas.

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 6


  • Aula 8

    Módulo 3: Direito na Era Digital

    ·         Aula 8, 13/05/20 - Marco Civil da Internet: Neutralidade e inimputabilidade da rede, remoção de conteúdo e bloqueio de aplicações

    o   Os princípios gerais e o regime jurídico implementado pelo Marco Civil da Internet no Brasil. Condições de guarda de registro de informações por provedores de acesso e de conteúdo. Orientação dos tribunais no tratamento da matéria.

    §  Docente: Dr. Marcel Leonardi

    §  Moderação : Dr. Luiz Fernando Martins Castro

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 7


  • Aula 9

    ·         Aula 9, 20/05/20 - Liberdade de Expressão, desordem informacional e discurso de ódio

    o   O princípio constitucional da liberdade de expressão e os múltiplos atores que se manifestam nas redes. Conteúdos ofensivos e discriminatórios que também princípios constitucionais e os direitos humanos. Recentes decisões e procedimentos do STF para lidar com a desinformação.

    §  Docente: Dra. Taís Gasparian

    §  Moderação: Dr. Luiz Fernando Martins Castro

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 8


  • Aula 10

    ·         Aula 10, 27/05/20 - Privacidade e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

    o   A privacidade sob o avanço da economia de dados pessoais e os princípios e mecanismos protetivos adotados pela LGPD. Desafios para a sua implementação.

    §  Docente: Prof. Dr. Laura Schertel Mendes

    §  Moderação: Dr. Luiz Fernando Martins Castro

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 9

  • Aula 11

    ·         Aula 11, 10/06/20 - Soberania Nacional e desafios jurisdicionais da Internet

    o   Transações instantâneas transfronteiriças em escala global e os limites da jurisdição nacional. Esforços multissetoriais para a construção de um sistema jurisdicional internacional transparente e estável.

    §  Docente: Dr. Luiz Fernando Martins Castro

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 10

  • Aula 12

    Módulo 4: Internet e cultura

    ·         Aula 12, 17/06/20 - Diversidade cultural

    o   O conceito de Cultura redefinido e renovado no ambiente da Internet. Expressões culturais no campo da comunicação social da rede. Noções de diversidade, pluralidade e identidades culturais em transição.

    §  Docentes: Prof. Dr. Martin Grossmann e Juliana Vicente.

    §  Moderação: Prof. Dr. Eugênio Bucci.

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 11


  • Aula 13

    ·         Aula 13, 24/06/20 - Educação midiática e Inclusão

    o   Formação de crianças e adolescentes para o ambiente digital, publicitário e informativo (Media Literacy ou Educação Midiática). Efeitos na inclusão social, digital e cultural dos setores mais desprotegidos.

    §  Palestrante: Patrícia Blanco.

    Moderação: Prof. Dr. Eugênio Bucci.

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 12

  • Aula 14

    ·         Aula 14, 01/07/20 - Inteligência artificial e ética

    o   Relações entre Ética, Filosofia, programação digital e novas tecnologias. A Inteligência Artificial governará a vida humana?

    §  Docente: Profa. Dra. Dora Kaufman.

    Moderação: Prof. Dr. Eugênio Bucci.

    GRUPO ENCARREGADO DE ANIMAR OS DEBATES NA SEGUNDA PARTE DA AULA: Grupo 13

  • Aula 15

    ·         Aula 15, 08/07/20 - Gestão e valorização do patrimônio informacional

    o   Como lidar com os valores da cultura e com a informação de qualidade a partir das tecnologias digitais. As humanidades digitais, as ações culturais e a defesa dos patrimônios informacionais e artísticos.

    §  Docente: Profa. Dra. Lúcia Santaella

    §  Moderação: Prof. Dr. Eugênio Bucci.


    • CDB 5007

      27 maio 2021

      Tema do trabalho

      Escreva um artigo de aproximadamente 12 mil caracteres relacionando temas de pelo menos duas aulas (de dois módulos diferentes) e comentando um dos problemas tratados pela disciplina. Procure, na sua análise, valorizar os aspectos interdisciplinares vistos nas aulas e o aprendizado que você teve a partir da convivência com os seus colegas. Sinta-se à vontade para sugerir soluções, propor desafios ou novos ângulos críticos.

      O seu texto não precisa seguir formalismos acadêmicos: não deve ser um paper, não precisa vir acompanhado de abstract ou palavras-chave, basta que você registre com precisão as referências bibliográficas das citações. Procure uma linguagem simples, que seja acessível a leitores que não têm familiaridade com a sua área de especialização. Lembre-se de que a nossa disciplina é interdisciplinar. Com isso em mente, construa uma reflexão autônoma sobre esse novo objeto em deslocamento que é a Internet e suas faces múltiplas e mutantes.

      Prazo de entrega: 31 de julho.