Opções de inscrição
Proporcionar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno no que diz respeito à administração de medicamentos.
Referente à ação discente:
1. Identificar os princípios ético-legais que regem a atuação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1)
2. Relacionar os tipos de prescrição com a participação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1)
3. Realizar o aprazamento dos horários em prescrições de diferentes tipos (em oficinas) (1)
4. Relacionar as definições gerais aplicadas a administração de medicamentos (2)
5. Utilizar as fontes de informações sobre medicamentos (2)
6. Aplicar os princípios matemáticos aos cálculos de dosagem de medicamentos (3)
7. Compreender e aplicar os princípios de rediluição de medicamentos, seu preparo e administração a recém-nascidos, crianças e adolescentes. (3)
8. Diferenciar os tipos de preparações farmacêuticas (4)
9. Comentar os sistemas de distribuição de medicamentos (5)
10. Relacionar os fatores que afetam a resposta individual ao uso do medicamento (6).
11. Citar os fatores associados a farmacocinética dos medicamentos nas crianças, adultos e idosos (6)
12. Identificar as características das vias de administração percutânea e enteral de medicamentos (7)
13. Demonstrar os procedimentos usados na administração percutânea e enteral de medicamentos (7)
14. Identificar os princípios que regem o preparo seguro de medicamentos e soluções parenterais, utilizando rediluição quando necessário. (8)
15. Demonstrar os procedimentos usados no preparo de medicamentos e soluções parenterais (8)
16. Identificar as características das vias de administração SC e IM) (9)
17. Demonstrar os procedimentos usados na administração SC e IM (9)
18. Identificar as características da via de administração intravenosa (10)
19. Demonstrar os procedimentos usados na administração intravenosa de medicamentos (10)
20. Listar as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco (11)
21. Abordagem do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) no preparo para o procedimento de administração de medicamentos.
Referente à ação docente:
1. Expor os princípios que norteiam o processo da administração de medicamentos
2. Conceituar os termos usados no âmbito da administração de medicamentos
3. Explicar a utilização do DEF
2. Relacionar as fontes de informação fidedignas sobre medicamentos
3. Explicar os princípios matemáticos aplicados ao calculo de dosagem e rediluição de medicamentos
4. Expor as diferentes preparações farmacêuticas
5. relacionar os sistemas de distribuição de medicamentos
6. Explicar os fatores que afetam a resposta ao medicamento
7. Estabelecer a relação entre idade e farmacocinética dos medicamentos
8. Explicar as características do uso das vias percutânea e enteral
9. Promover oficinas para realização de pratica da técnica
10. Fundamentar os princípios que regem o preparo e administração de injetáveis.
11. Promover oficinas para realização de pratica do preparo e manuseio de materiais estéreis usados na administração de medicamentos
12. Demonstrar o procedimento
13. Explicar as características do uso da via SC e IM
14. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento
15. Demonstrar o procedimento
16. Explicar as características do uso da via IV
17. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento
18. Demonstrar o procedimento
19. Expor as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco)
20. Expor os princípios da abordagem para o preparo do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) para a administração de medicamentos.
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: cassiane de santana lemos
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente: Fernanda Carini da Silva
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Luciana Soares Costa Santos
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
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