Programação

  • Links para aulas síncronas:

    • Integral: https://meet.google.com/ncr-etgn-rnt
    • Noturno: https://meet.google.com/crp-tjwg-ptz
    • Link para folha com grupos para atividades [aqui]

    Vídeos de aulas síncronas:

  • 1. Apresentação da disciplina (19 e 20/5)

    1. Objetivo e tema geral

    2. Estratégia de ensino no formato remoto

    3. Avaliação

    4. Questões motivadoras

    Quizz: perguntas para motivar as leituras [integral] [noturno]


  • 2. Revisão: deriva genética e teoria neutra (26 e 27/5)

    Preparação para a aula:

    Assistir os seguintes vídeos:

    Deriva (1) 

    Deriva (2)

    Teoria Neutra (1)

    Teoria Neutra (2)

    Tamanho efetivo populacional

    Trabalhar as questões propostas: [link]

    Dinâmica da aula:

    • Na aula vamos discutir cada uma dessas questões.
    • Vou fazer intervenções a partir das respostas que vocês tenham alcançado.
    • Tragam e apresentem suas anotações, figuras que ajudem na conversa (para colar no jamboard) e dúvidas. Não vou atribuir as respostas a nenhum grupo nesta aula. Conto com a participação de todos, para a aula fluir!

    Gravação da aula

    integral

    noturno


  • 3. Revisão de conceitos de seleção natural (02 e 03/06)

    Preparar para aula

    Videos de seleção natural [1] [2]

    Lista de questões para discussão [aqui]

    Leitura complementar opcional (com material mais avançado mas muito didático sobre seleção natural)  [aqui]

  • 4. Determinantes da variabilidade genética (09 e 10/06)

    Preparar para a aula

    - Leitura detalhada de Romiguier e colaboradores (2014), "Comparative population genomics in animals uncovers the determinants of genetic diversity Comparative population genomics in animals uncovers the determinants of genetic diversity", Nature 515: 261-265  [pdf]

    - Use um roteiro de questões para ajudar a focar em pontos importantes cobertos no paper
  • 5. A seleção natural influencia a diversidade genética? (16 e 17/6)

    Preparar para aula

    - Leitura do artigo de Corbett-Detig e colaboradores [aqui]

    - Usar as questões abaixo para ajudar na leitura (elas identificam temas centrais aos quais vocês devem ficar atentos).

  • 6. O sexo acelera o processo de adaptação? (23 e 24/06)

    Preparar para aula

    - Leitura do artigo de MacDonald et al. (2016) [pdf] 

    - Use o roteiro de questões abaixo para ajudar na leitura.

  • 7. Consequências evolutivas de tamanhos populacionais pequenos 30/6 e 1/7

    Preparar para a aula

    - Leitura de artigo de Leroy e colaboradores [pdf]

  • 8. Uma síntese sobre processos que moldam a diversidade genética 7/7 e 8/7

    Preparar para aula

    - Responder questões que integram diferentes temas

    - Trazer ideias sobre conexões entre os diversos textos

  • Tópico 9

  • Tópico 10