Zoologia
Propiciar ao aluno conhecimento avançado sobre a diversidade, evolução de caracteres e relações filogenéticas de Metazoa, com ênfase em invertebrados. Promover oportunidades para aprimorar a capacidade de observação, análise crítica e síntese. Discutir as hipóteses filogenéticas atuais para Metazoa, com atenção às suas contradições e aos clados consistentemente recuperados em estudos recentes. Conhecer as inovações macroevolutivas das várias linhagens de metazoários.
Propiciar ao aluno conhecimento avançado sobre a diversidade, evolução de caracteres e relações filogenéticas de Metazoa, com ênfase em invertebrados. Promover oportunidades para aprimorar a capacidade de observação, análise crítica e síntese. Discutir as hipóteses filogenéticas atuais para Metazoa, com atenção às suas contradições e aos clados consistentemente recuperados em estudos recentes. Conhecer as inovações macroevolutivas das várias linhagens de metazoários.
Propiciar ao aluno conhecimento avançado sobre a diversidade, evolução de caracteres e relações filogenéticas de Metazoa, com ênfase em invertebrados. Promover oportunidades para aprimorar a capacidade de observação, análise crítica e síntese. Discutir as hipóteses filogenéticas atuais para Metazoa, com atenção às suas contradições e aos clados consistentemente recuperados em estudos recentes. Conhecer as inovações macroevolutivas das várias linhagens de metazoários.
Familiarizar os estudantes com os vários grupos de Chordata. Discutir a filogenia e classificação dos Chordata, caracterizando os diferentes grupos quanto à morfologia, ecologia e distribuição geográfica. Estudar a anatomia dos vertebrados no contexto evolutivo e funcional.
Adquirir conhecimentos básicos para compreender o desenvolvimento, especialmente em animais utilizando estudos com organismos modelos. Familiarizar-se com técnicas e enfoques experimentais utilizados em estudos de biologia do desenvolvimento. Trabalhar conceitos e conhecimentos gerais da biologia do desenvolvimento de forma a integrar os mecanismos do desenvolvimento em um contexto evolutivo. Discutir temas atuais relacionados à biologia do desenvolvimento.
1. Discutir conceitos gerais e específicos de redação de artigo científico, com o objetivo de comunicar a pesquisa de cada participante na língua inglesa, de maneira clara e lógica. A expectativa é de que cada participante redija uma primeira versão de um artigo científico completo em inglês com os dados de sua própria pesquisa. 2. Prover treinamento em redação de todas as seções de um artigo científico, em inglês, por meio de exercícios e da redação do próprio manuscrito (Abstract, Introduction, Material and Methods, Results, Discussion, Conclusion). 3. Prover treinamento em revisão de manuscritos científicos, uma vez que cada participante terá um parceiro de trabalho
Propiciar aos estudantes: (1) aprofundamento teórico e prático na área de Morfologia Comparada, por meio do estudo da evolução dos principais planos corpóreos encontrados em Metazoa; e (2) aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à capacidade de observação, à descrição morfológica e à produção de textos e atividades didáticas.
Propiciar aos licenciandos em Biologia - a) refletir sobre a presença e uso de conceitos biológicos no cinema. b) analisar criticamente uma amostra de filmes de diferentes gêneros que contemplem questões biológicas. c) analisar o uso atual da mídia cinematográfica na Educação Básica. d) desenvolver sequências didáticas sobre conteúdos biológicos que contemplem o uso de filmes. e) elaborar material de suporte didático para o trabalho com filmes em ensino de biologia. f) reconhecer como a relação entre filmes e educação científica aparece no campo de pesquisa em Ensino de Ciências.
Propiciar aos licenciandos em Biologia: a) reflexões sobre Ensino de Zoologia na escola básica e em outros espaços educativos. b) discussões sobre a seleção de conteúdos, estratégias didáticas e instrumentos de avaliação no Ensino de Zoologia. c) o desenvolvimento de projetos de ensino sobre diversidade e filogenia dos animais. d) a elaboração e a análise de diferentes recursos didáticos, tais como texto, multimídia, modelos, imagens, jogos, filmes, animações. e) o reconhecimento de pesquisas em ensino de Zoologia no campo de pesquisa em Educação em Ciências.
Objetivos: Propiciar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir que possam: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.