Programação

  • Harari e Foer

    • Após leituras das obras de Foer e Harari, respondam as seguintes questões:

      1-Na obra de Foer, o capítulo que trata da Revolta do Papel nos convida a retornar ao “analógico”. De fato, a inteligência artificial, o mundo virtual, trouxe uma falsa compreensão da realidade? Fundamente.

      2-Considerando o Epílogo (p. 426 da versão digital) da obra de Harari, disserte sobre o que quer o Humano, diante da situação do mundo. Quais são de fato os papéis da Ciência e da Tecnologia? Justifique sua resposta.

  • Pensar a Sociedade no estado Atual - A partir dos estudos de Bauman

    Conforme apresentado em aula, Zygmunt Bauman trata de decodificar a sociedade em que vivemos. Denominando como Modernidade Líquida, ele traduz os aspectos que retratam as formas de ser e estar na sociedade globalizada.

    Assim, após assistirem Bauman no link abaixo, disserte sobre o seguinte tema:

    A sociedade em situação de Pandemia: que é líquido, pode tornar-se sólido novamente?

    Será inserido link, a seguir:




  • O caminho para o Futuro da Humanidade - Edgar Morin

  • Vídeos

  • Avaliação P1

    Prezadxs alunxs, 

    Espero que vocês estejam bem!

    Conforme conversamos via watts e também nas aulas remotas, a avaliação P1 será aberta hoje, em razão das demais atividades e avaliações vocês podem entregar aqui no sistema até o dia 12 de junho. Em razão de tratar-se de temas que exigem reflexões e também vocês terão tempo hábil para assistir "Ensaio sobre a Cegueira" e também realizar as leituras.

    A prova tem valor de 7,0 (sete) pontos.Serão três dissertações, duas com valor de 2,5 pontos e uma no valor de 2,00. 

    Boa prova!

    Continuem se cuidando! Abraço virtual a todxs!

    Daisy Rafaela

  • P2 Avaliação

    Prezadxs alunxs da EEL USP,

    Chegamos ao final do semestre! Quero agradecer a cada um de vocês, que se fizeram presentes, mesmo quando a câmera estava desligada, neste período tão difícil da Humanidade.
    Juntos, prosseguimos, com todos os esforços necessários e possíveis, para que a Educação não pare, afinal, tudo é dinâmico e estamos firmes no propósito de formar pessoas com habilidades técnicas e sempre com ética e capacidade crítica. Pautando sempre na dignidade humana, no respeito, na solidariedade e fraternidade. 
    Recebam meu mais sincero agradecimento e meu abraço.
    A atividade avaliativa ficará disponível até o dia  27 de julho. Caso exista qualquer dificuldade em enviar por aqui, envie para meu email pessoal: daisyrafa1@hotmail.com (ASSUNTO: P2 CTS)

    Segue a avaliação:


    • Com base no texto de Boaventura de Sousa Santos, escrito neste período pandêmico, intitulado "A cruel pedagogia do Vírus",no capítulo 5 "O futuro começa hoje" , tratando do "regresso à normalidade",convido, considerando nossos encontros remotos, os autores e obras que tratamos, que vocês escrevam uma dissertação (Mínimo 1 folha, máximo 5 folhas), apresentando suas impressões sobre "Como será a Sociedade, pós pandemia, com base na importância da Ciência, tecnologia e educação".

      Boaventura Sousa Santos é um dos maiores sociólogos vivos da atualidade (Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, a 15 de Novembro de 1940. É Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison.

    • Livro de Boaventura de Sousa Santos

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10