Programação

  • Tópico 1

    • Considerando os objetivos da disciplina, expostos nos encontros remotos, tendo como base os teóricos como Bauman, Castells, Harari e outros. E tendo em vista o atual momento pelo qual perpassa a humanidade. O filme, baseado na obra homônima de José Saramago, trará reflexões sobre:

      - a dignidade humana e a vida em sociedade no século XXI;

      - a ciência em prol do bem estar da humanidade;

      - a solidariedade e a vida em comum em situações de risco para a humanidade;

      - A vida como bem absoluto e como valor infinito.

      - A ciência e a tecnologia podem salvaguardar a vida humana.

      Após  assistir ao filme, elaborar um texto, fazendo uma análise crítica, de forma livre, com base no que estamos atravessando, em razão do Covid 19.

      link para filme: 

      https://filmesonlinehd1.org/ensaio-sobre-a-cegueira-dublado/

      Texto em Word, times new roman 12, espaçamento 1,5.(mínimo 1 lauda, máximo 5 laudas)

  • Pensar a Sociedade no estado Atual - A partir dos estudos de Bauman

    Conforme apresentado em aula, Zygmunt Bauman trata de decodificar a sociedade em que vivemos. Denominando como Modernidade Líquida, ele traduz os aspectos que retratam as formas de ser e estar na sociedade globalizada.

    Assim, após assistirem Bauman no link abaixo, disserte sobre o seguinte tema:

    A sociedade em situação de Pandemia: que é líquido, pode tornar-se sólido novamente?

    Será inserido link, a seguir:




  • Sociedade - Humanidade: Viver acelerado e o Isolamento Social

    Yuval Harari, autor de “Sapiens” e “Homo Deus” esteve no Brasil .

    Nos últimos anos, o pensador da atualidade, filósofo e historiador israelense Yuval Harari se tornou um dos maiores vendedores de livros no Brasil. Seus livros – Sapiens (L&PM) e 21 lições para o século 21 (Companhia das Letras) – são figurinhas fáceis na lista de mais vendidos do PublishNews e por dois anos seguidos, ele ganhou o Prêmio PublishNews de livro mais vendido na categoria Não Ficção. 

    Nossa aula hoje, visa refletir sobre o estado atual da humanidade, diante das perspectivas apresentadas por Harari. Assistam, nos links abaixo, o que pensa este importante pensador do século XXI e depois, realize a atividade que será solicitada.

    abraço a todos.

    Daisy



    • Prezados alunos e alunas da EEL USP,

      Esta atividade tem por fim analisar de forma crítica a realidade que estamos vivenciando e pensar no modo de vida humano antes e pós-pandemia.

      Considerando o papel da Ciência (Humanas, Exatas e Biológica), a importância da Tecnologia, pode-se afirmar que de fato, haverá um "novo normal" da humanidade, que vinha num processo de excesso e aceleração?

      A dissertação deve ter no mínimo 1 lauda e no máximo 3 laudas, com análise crítica e fundamentos nos autores que indiquei.



  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9