Programação

  • Aula 1 será Síncrona, das 8:30 ás 9:30 para apresentação da disciplinas e acordos do semestre

    Aula 1 dia 16 de Abril no link:

    Entrar na reunião Zoom
    https://us02web.zoom.us/j/89977022604?pwd=bUluOTVncGNiZ2kzZWxhRFdRa2JRZz09

    ID da reunião: 899 7702 2604
    Senha de acesso: 951567
    Dispositivo móvel de um toque
    +551146322237,,89977022604#,,,,*951567# Brasil
    +551146806788,,89977022604#,,,,*951567# Brasil


    Podemos nos apresentar aqui:

    https://padlet.com/pmendonca1/puvocde3lpromse4

    É só clicar no + e adicionar, depois não precisa fazer mais nada ele salva sozinho


    Pessoal,

     

    Seguem alguns combinados e resumo da primeira aula- gravação disponível aqui:

    Data: 16 abr. 2021 08:22 São Paulo

    https://us02web.zoom.us/rec/share/GlQvlgkUQ7yZoMNM-btTaPN5ExENp3rglpM9j6N7YpasdCF1vvndEAXmIkSYeK_L.iGzT6qtRZLsuZ9Nt (Senha de acesso: ?9dW3zeL)

     

    Aulas síncronas e assíncronas todas programadas no e-disciplinas- possibilidade de mudanças de termos convidados, tudo que mudar será avisado em mensagem e registrado na plataforma.

     

    Avaliação

    Média das notas das atividades

    Atividade 1 Conceitos e definições sobre Gestão Social: Entrega dia 30 de Abril até as 18h no e-disciplinas

    Atividade 2 Pesquisa do IBGE e IPEA sobre OSCs- Entrega dia 14 de Maio até as 18h no e-disciplinas

    Atividade 3 Discussão do Caso- O Relatório que não chega- responder a pergunta: O que você faria se fosse Orlando? Entrega dia 21 de Maio até as 18h no e-disciplinas

    Atividade 4 Caso em Busca de uma creche: Pensando na sustentabilidade de um sistema de educação infantil adequado para o município em questão, qual das três saídas adotaria (vide Quadro 1) e por quê? Entrega dia 04 de Junho até as 18h no e-disciplinas

    Atividade 5 CANCELADA- AULA SERÁ SÍNCRONA COM CONVIDADA

    Atividade 6  -CANCELADA- AULA SERÁ SÍNCRONA COM CONVIDADO

    Atividade 7 Caso que pescar que nada! O que o Instituto das Boas Intenções poderia ter feito no projeto para garantir a sua sustentabilidade: econômica; ambiental e cultural? Entrega dia 11 de Junho até as 18h no e-disciplinas

     

    As atividades podem ser realizadas em grupos de 2 a 4 estudantes. Não necessariamente precisa ser o mesmo grupo, mas o nome e número USP de todos deve constar no documento postado para entrega.

    Não será cobrada presença.

  • Conceitos Gestão Social - aulas 2 (23 Abr) e 3 (30ABR)

    Aula 2 (23 de Abril)- vamos falar da área de gestão social no Brasil- aula assincrona


    Aula 3 (30 de Abril)- Há diferentes formas de definir o que é gestão social. Nesta aula selecionamos 4 textos. Será alocado 1 para cada grupo. Todos os grupos devem entregar um resumo 1 pagina sobre o texto que leu. Na aula sincrona vou chamar aleatoriamente 1 grupo de cada texto para apresentar o que leu (5 - 10 minutos). O grupo que  não for chamado ou não puder apresentar (pq não vai dar tempo) na aula deve postar um resumo de até 2 paginas do seu texto no e-disciplinas. O Ideal é que se voce estiver querendo apresentar em vez de entregar escrito, entre na aula síncrona com seu grupo completo (vou priorizar chamar estes). Mas se não der, por favor, mande o texto. A discussão na aula visa tirar dúvidas e complementar/ aprofundar alguns entendimentos e comparações das definições.

    Entrega da Atividade 1

    Cada Texto pode ter até 6 grupos inscritos,  escolham aqui colocando o nome de TOD@s do grupo na celula:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vg4d6cNAh3EtpoQTMelpgsnGCoUNumqEkUeAWeqsl90/edit?usp=sharing

    Textos 1 e 2 são dois capitulos diferentes de um livro que está online

    SILVA, J. T.; MAISH, R. T.; CANÇADO, A.; SCHOMMER, P. Gestão Social: práticas em debates, teorias em construção. Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Ceará, 2008. http://gestaosocial.paginas.ufsc.br/files/2011/07/Livro-1-Cole%C3%A7%C3%A3oEnapegsV1_Gest%C3%A3oSocialPraticasDebatesTeoriasConstru%C3%A7%C3%A3o.pdf  (texto 1- Definindo GS de França Filho e texto 2- Redefinido GS de Tenório)

    Texto 3 FISCHER, Tânia. O Futuro da Gestão. HSM Management, nº 64, setembro-outubro, 2007. - está anexado no ambiente virtual

    Texto 4 PAES DE PAULA, Ana Paula. Administração Pública Brasileira: entre o gerencialismo e a Gestão Social. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 45 (1), Jan-Mar, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v45n1/v45n1a05


  • Aula 4 e 5 As Distintas OSCs (07 e 14/Maio)

    Quem são, quantas são, onde estão as OSCs- Organizações da Sociedade Civil no Brasil

    Aula 4 (07 de Maio) Assíncrona

    Acessar as pesquisas e visualizar os principias resultados:

    Mapa das OSCs IPEA

    Acesse aqui relatório da pesquisa: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33432

     FASFIL- Fundações e Associações Sem Fins Lucrativos- IBGE

    https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24162-fasfil-2016-numero-de-entidades-sem-fins-lucrativos-cai-14-em-relacao-a-2013

    texto complementar com diversas analises baseda nas duas pesquisas:

    https://sbsa.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Boletim-de-An%C3%A1lise-Pol%C3%ADtico-Institucional-Organiza%C3%A7%C3%B5es-da-Sociedade-Civil-no-Brasil.pdf


    Aula 5 (14 de Maio) Entrega Atividade 2- Assícrona

    Quantas OSCs foram mapeadas em cada uma das pesquisas?

    Porque este número é diferente entre elas?

    Escolha um aspecto que lhe chamou atenção em qualquer uma das pesquisas (area de atuação, localização, pessoal empregado, ou qualquer destque, escolha apenas 1 destaque e apresente- por que te chamou atenção?)

    Pode entregar a atividade em texto- até 2 paginas

    Podcast ou video (pode ser um Meet gravado com o grupo apresentando)- Entre 5-10 minutos

  • Aula 6 (21 Maio) Desafios da Sustentabilidade das OSCs- aula Síncrona

    Desafios da Sustentabilidade das OSCs

    Entrega da Atividade 3: Discussão do Caso- O Relatório que não chega

    http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/article/view/3361/2185

    Responder a pergunta:

    O que você faria se fosse Orlando?

    As diferentes dimensões da sustentabilidade Organizaciona das OSCs:

    Magalhães et al.  (2006)

    http://www.scielo.br/pdf/cebape/v4n2/v4n2a07.pdf 


  • Aula 7 (28 de Maio) Síncrona- Filantropia e Doações na Crise da Covid-19

    Aula tem início ás 8:30- convidado Cassio Aoqui- PonteAponte

  • Aula 8 (04 Junho) Parcerias entre o Estado e as OSCs- assincrona

    Como as OSCs e o Estado podem trabalhar juntos para a provisão de Políticas Públicas?

    Discussão de diferente modelos de Parceria

    Apresentaçõ de alguns exemplos em diferentes áreas de atuação

    Texto que embasa a discussão:

    Modelos para parcerias entre governos e organizações da sociedade civil: análise comparativa de políticas de AIDS, assistência social e cultura no Brasil

    http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/80117

    Atividade 4 Caso em Busca de uma creche: Pensando na sustentabilidade de um sistema de educação infantil adequado para o município em questão, qual das três saídas adotaria (vide Quadro 1) e por quê? Entrega dia 04 de Junho até as 18h no e-disciplinas

    https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1740


  • Aula 9 (11 de Junho) O Marco Regulatório das OSCs- MROSC- aula Síncrona

    Aula sincrona com participaçõa de Bruna de Morais Holanda, Bacharel e Mestre em GPP/ USP e doutoranda em Administração Pública e Governo- FGV

    Entrega da Atividade 5- cancelada

    VAMOS ACOMPANHAR A AULA SINCRONA COM A PARTICIPAÇÃO DE CONVIDADA

    Materias complementares sobre parcerias estado-OSCs no canal do Instituto OSC Legal:

    https://www.youtube.com/channel/UCGiS02T_lBX589OHOgTsjrw 

  • Aula 10 (18 Junho) e 11 (25 Junho) RSE e ISP e as Políticas Públicas

    Aula sincrona 10- 18 de Junho

    Convidado Hugo Guornik - Comunitas

    Responsabilidade Social Empresarial- RSE, Advocacy e Direitos Humanos

    Atividade 6:cancelada!!

    aula vai ser síncrona, com presença de convidado externo- participação requerida de tod@s!

    Gravação da Aula com Hugo Guornik

    https://us02web.zoom.us/rec/share/osxMP4Pwe9zX07neKgPjVck1Lw32qvOPAEB1EzL8k4Jzee_2Al-kM46GMYdjjZkf.ONID4aRzdpEqSsoM (Senha de acesso: L+L8PQ=6)

    Aula 11 (25 de Junho)

    Investimento Social Privado- ISP e as Políticas Públicas

    Atividade 7 Caso que pescar que nada!

    O que o Instituto das Boas Intenções poderia ter feito no projeto para garantir a sua sustentabilidade: econômica; ambiental e cultural?

    https://periodicos.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/31333

    Vários textos e materiais de suporte nos links:

    https://gife.org.br/tendencias-do-isp-tema-alinhamento-politicas-publicas/

    e

    https://gife.org.br/agendas-estrategicas/alinhamento-do-investimento-social-as-politicas-publicas/

    Texto produzido por egressa de GPP fruto do seu TCC:

    https://sinapse.gife.org.br/download/percepcoes-e-experiencias-dos-gestores-publicos-sobre-o-alinhamento-do-investimento-social-privado-as-politicas-publicas 

  • Aula 12 (02 de Julho)