Programação
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NATUREZA Disciplina Obrigatória
CRÉDITOS 04 Créditos
CARGA HORÁRIA 60 horas/aula
HORÁRIO Quartas-feiras, das 08h00 às 12h00 (período síncrono entre 8h30 e 10h30)
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Beatriz Piccolotto Siqueira BuenoMONITORES: Álvaro Bretas de Carvalho Lopes Farias (voluntário), Isadora Stefani Pacheco (voluntário).
Objetivos do Curso
Fornecer ao aluno arcabouço conceitual básico para análise do processo de urbanização, através do estudo de suas variáveis e das configurações que vem apresentando ao longo da história. O período a ser estudado é dos primórdios da urbanização desde a Antiguidade até a transição da Idade Média ao Renascimento.Conteúdo Geral
O curso propõe uma discussão sobre as relações entre espaço e sociedade. Neste sentido procura entender a formação da cidade e as várias formas que o processo de urbanização vem apresentando ao longo da história. As questões básicas a serem desenvolvidas dizem respeito ao conceito de urbanização, aos processos desenvolvidos na transição de um tipo de urbanização para outro, às questões de método de análise e à leitura das formações espaciais.
Trata-se de uma disciplina introdutória e metodológica, na qual o recuo às origens da urbanização e aos modos de produção econômicos pré-industriais é uma estratégia pedagógica para apresentar conceitos e categorias de análise do território e do espaço urbano, entendidos como artefatos sociais. Conceitos a serem estudados: História, Tempo Histórico, História Global, Urbanização, Urbanismo, Cidade, Sistema Urbano, Rede Urbana, Escalas, Espaço Intra-urbano, Globalização, Metrópole, Cosmopolitismo, Encontros Culturais, Trocas, Hibridismo, Segregação, Preexistências e Rugosidades.
Link para as aulas (8:30 às 10:30): https://meet.google.com/dsu-
ihec-scp Link para palestras (10:00 às 12:00): https://meet.google.com/hav-hize-ucs
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Aula 1 (28/04) - As origens da urbanização no Crescente Fértil: conceitos, historiografia e desafios.
Apresentação do curso.
Convidado: Mauro Calliari.
Leituras indicadas:
Metropolis: A History of the City. Humankind's Greatest Inventions. Ben Wilson, 2020.
CALLIARI, Mauro. Um novo olhar sobre novas e velhas cidades. Resenhas Online, São Paulo, ano 20, n. 231.03, Vitruvius, mar. 2021. <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/20.231/8042>.
BRAUDEL, Fernand. "História e Ciências Sociais: a longa duração", Revista de História, V. XXX, n. 62, abr-jun, 1965. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422>.
LEPETIT, Bernard. "Arquitetura, geografia, história: usos da escala". In ANGOTTI, H. Por uma nova história urbana. Bernard Lepetit. São Paulo, Edusp, 2016.
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Aula expositiva dialogada e debate dos textos.
Leituras indicadas:
SANTOS, Eduardo Natalino dos Santos. Cidades Pré-Hispânicas do México e da América Central. São Paulo: Atual Editora, 2004. (A vida no tempo: dos deuses).
NEVES, Eduardo Góes. O velho e o novo na arqueologia amazônica. Revista USP, São Paulo, n. 44, p. 86-111, dez.-fev. 1999-2000.
GUIMARÃES, Maria. Povos interligados da Amazônia Antiga: redes de estradas conectavam aldeias distantes até 10 quilômetros e uniam culturas em períodos pré-colombianos. Pesquisa Fapesp, n. 299, p. 60-63, jan. 2021
Leituras complementares:
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os Involuntários da Pátria: elogio do subdesenvolvimento. Caderno de Leituras, n.65, Belo Horizonte, 2017, pp. 1-9.
SANTOS, Antonio Bispo. Somos da terra. PISEAGRAMA, n. 12, Belo Horizonte, 2018, pp.44-51.
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Leitura indicada:
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Pedro Hungria Cabral e Marcio Rodrigo Côelho de Carvalho, «Pensar con los ojos: A Amazônia urbana no Século das Luzes, algumas pinceladas», Terra Brasilis (Nova Série) [Online], 14 | 2020, pp. 2-41. Posto online no dia 31 dezembro 2020, consultado o 18 março 2021. URL: https://journals.openedition.org/terrabrasilis/7831; DOI: https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.7831
AMOROSO, Marta, “A descoberta do manhafã: seguindo as trilhas da floresta com os Mura”. In: Oliveira, Amoroso, Lima, Shiratori, Marras & Emperaire. Vozes vegetais. Diversidade, Resistências e Histórias da Floresta. São Paulo: UBU, 2020.
10:00 - Palestrante convidada: Marta Amoroso (FFLCH - USP).
Leitura sugerida:
KOPENAWA, Davi e ALBERT, Bruce. “Palavras dadas” e “Desenhos de escrita”. In: A queda do céu. Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2017, pp.63-79 e 610-12.
Prefácio de Eduardo Viveiros; Prólogo e capítulo 10.
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Aula 4 (19/05) - A cidade Estado: história e espaço. Atenas no séc. V aC: o advento da democracia e dos espaços públicos.
Leituras indicadas:
MALACO, J. O lugar da Assembléia dos Cidadãos de Atenas. São Paulo, Alice Foz, 2002.
FLORENZANO, M. Beatriz, “Pólis e Oîkos, o Público e o Privado na Grécia Antiga”. Anais do I Simpósio Regional de História Antiga, Rondonópolis, M.T, 2001, pp. 113-118. Republicado em Textos LABECA, fev. 2011, disponível on-line.
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Exercício 1: (valor 2,5, individual, entrega em 2 de junho até as 22hs, via STOA)
Diário de leitura do texto com a análise espacial do mapa da cidade de Tenochtitlán.
SOUSTELLE, Jacques. "A cidade". In: SOUTELLE, Jacques. Os astecas na véspera da conquista espanhola. Coleção A vida cotidiana. SP: Cia das Letras/ Circulo do Livro,1990. p. 25-59.
10h00. Palestra: Ana Paula Salvat - "A cidade de Tenochtitlán".
Leitura complementar:
FASH, Barbara W. DAVIS-SALAZAR, Karla. Ideología y Poder en el Arte del Manejo Antiguo del Agua. Ciências Espaciales, Universidad Nacional Autónoma de Honduras, Tegucigalpa, v. 9, n. 2, p. 146-159, outono, 2016.
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Aula 6 (02/06) - Helenismo e romanização na perspectiva do hibridismo cultural (Alexandria, Roma e Constantinopla).
Leitura indicada:
Alexandria: CLÍMACO, Joana. A Alexandria dos antigos: entre a polêmica e o encantamento. Tese (Doutorado), DH- FFLCH-USP, 2013. Capítulo 1, pp. 10-46.
Constantinopla: BASSETT, Sarah. “The shape of the city”/ “Theodosian Constantinople” In: The urban image of late antique Constantinople. Cambridge University Press, 2004, pp. 17-37.
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Aula 7 (09/06) - A Idade Média revisitada à luz do Islão. Escravidão no mundo islâmico: redes do tráfico no Saara.
Leituras indicadas:
Toledo: CARDAILLAC, Louis. Toledo, séculos XII-XIII. Muçulmanos, cristãos e judeus: o saber e a tolerância. Coleção Memória das Cidades. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. "Trinta mil habitantes, uma cidade-fronteira", "Da grande mesquita à catedral gótica", "A arquitetura mudéjar acima das três religiões" e "Um passeio pela Toledo medieval". pp. 122-154.
SILVA, Allan Pedro dos Santos. “Cochim como laboratório do mundo: uma paisagem no Estado da Índia no século XVI”. *Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade*, n. 10, p. 09-25, 2020.
SILVA, Allan Pedro dos Santos. "Ressignificando paisagens: novas discussões sobre a cidade indo-portuguesa de Cochim" 19 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado 4 Jan 2021. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/953303/resignificando-paisagens-novas-discussoes-sobre-a-cidade-indo-portuguesa-de-cochim ISSN 0719-8906
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Aula 8 (16/06) - A Idade Média revisitada à luz do Islão. Escravidão no mundo islâmico: redes do tráfico no Saara.
8h30-10h30 Palestra Lygia Rocco: Arquitetura e Cidade Islâmica.
ROCCO, Lygia. Nasce uma nova forma de ver. Entre Livros Árabes, p. 88-91.
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Exercício 2: Diário de Leitura dos dois textos (valor 2,5 pontos, individual. Entrega em 23 de junho até as 22hs, via Stoa).
Leituras indicadas:
LE GOFF, Jacques, “Crescimento e tomada de consciência urbana”. In: O apogeu da cidade medieval, São Paulo: Martins Fontes, 1992, pp. 3-54.
SENNETT, Richard, “O medo do contato”. In: SENNETT, R. Carne e pedra. São Paulo: Record, 1997, pp.180-210.
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Exercício 3: Exercício de leitura cartográfica (em conjunto com História da Arquitetura I, em grupo de três alunos, valor 2,5).
Entrega dia 6 de julho até as 22h, via STOA.
Aula dedicada ao exercício.
O trabalho deve ser desenvolvido durante a aula e consiste na análise de uma cidade ( a escolher entre Paris, Roma ou Constantinopla) e um edifício a ser escolhido previamente. Os alunos organizados em grupos de 3 devem ler previamente o texto indicado para a leitura da cidade escolhida. Durante a aula o grupo deve discutir o texto e fazer a análise do mapa da cidade. Ao final, deve ser organizada uma síntese da discussão.
Textos das cidades:
PARIS: SENNET, Richard, “Comunidade: a Paris de Jean de Chelles”. In: Carne e Pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. São Paulo: BestBolso, s/d., pp. 161-192.
ROMA: LOEWEN, Andrea e AZEVEDO, Ricardo. Roma e as capitais: o mito e o plano. Óculum En-saios, n. 5, Campinas, 2006, p. 22-33.
CONSTANTINOPLA: BASSETT, Sarah. “The shape of the city”/ “ Theodosian Constantinople” In: The urban image of late antique Constantinople. Cambridge University Press, 2004, pp. 17-37.
Leituras sugeridas:
BUENO, Beatriz P. S. Do borrão às aguadas. Anais do Museu Paulista, v. 17, n. 2, 2009, p. 111-154. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142009000200008&lng=pt&tlng=pt>.
BUENO, Beatriz P. S. Decifrando mapas: sobre o conceito de "território" e suas vinculações com a cartografia. Anais do Museu Paulista, São Paulo , v. 12, n. 1, p. 193-234, dez. 2004.
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Exercício 4 (1a parte): Cidade Medieval Portuguesa
Registro gráfico da aula e entrega de uma síntese dos desenhos junto com a aula de Ouro Preto. (individual, valor total para a atividade das duas aulas 2,5)
* Recomendação: Separar uma folha A3 e material de desenho para a atividade de registro gráfico.
Leitura indicada:
ANDRADE, A. A. “Um percurso através da paisagem urbana medieval”/ “Conhecer e nomear: a toponímia das cidades medievais portuguesas”. In: Horizontes urbanos medievais. Lisboa: Livros Horizonte, 2003, pp. 43-53 e pp. 83-96.
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Aula 12 (14/07) - “Renascimentos” na perspectiva de uma história global. Conquista e Cidade nas Américas.
Leitura indicada:
Lima: MORGADO, Patricia. Un palimpsesto urbano. Del asiento indígena de Lima a la ciudad espanhola de Los Reys. Tesis doctoral. Escuela Tecnica Superior de Arquitecura. Universidad de Sevilla. pp. 143-199.
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Exercício 4 (2a parte): Ouro Preto
Registro gráfico da aula e entrega de uma síntese dos desenhos elaborados na aula da Cidade Medieval Portuguesa. (individual, valor total para a atividade das duas aulas 2,5). Entrega no dia 28 de julho até as 22horas, via STOA.
Leitura indicada:
BASTOS, Rodrigo. A arte do urbanismo conveniente: o decoro na implantação de novas povoações em Minas Gerais na primeira metade do século XVII. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014. Capítulo 2, pp. 93-130.
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Convidado: Prof. Dr. Euler Sandeville.
Leitura indicada:
Roma: LOEWEN, Andrea; AZEVEDO, Ricardo. Roma e as capitais: o mito e o plano. Óculum Ensaios, n. 5, 2006, p. 22-33.