Programação

  • AUH 0545 - Aprendendo com os Bens Comuns

    2º Semestre de 2021

    Carga Horária: 60 horas/aula. Créditos: 4 (quatro).

    Horário das aulas:

    As aulas expositivas acontecerão nas quintas feiras no horário das 14h às 16h. No horário das 17h às 18h os professores continuarão disponíveis na sala para os alunos interessados em continuar os debates, discutir os textos recomendados e tirar dúvidas. 

    Antigo link para as aulas: meet.google.com/udk-jxmj-gdv

    NOVO LINK (A partir de 30 de Setembro de 2021): https://meet.google.com/mor-zxde-mxv 

    Palestras/aulas: 

    As palestras/aulas acontecerão nas quartas feiras através do FAU ENCONTROS [Dr. Hans Teerds (ETH Zurich), Prof. Stavros Stavrides (NTUA Athens),Prof. Colin McFarlane (Durham University) , Prof. Tom Avermaete (ETH) Zurich), Prof.ra Sheila Foster (Georgetown University). 

    Calendário de Palestras:

    01/09/2021 : Dr. Hans Teerds (ETH Zurich) 9:30 às 10:30

    22/09/2021 : Prof. Stavros Stavrides (NTUA Athens) 9:30 às 10:30

    24/11/2021:  Prof. Colin McFarlane (Durham University) 10:30 às 11:30

    01/12/2021:  Prof. Tom Avermaete (ETH Zurich) 10:00 às 11:00

    08/12/2021: Profa. Sheila Foster (Georgetown University) 11:30 às 12:30 

    Link para as palestras/aulas (FAUENCONTROS do canal 'Youtube' da FAUUSP: https://www.youtube.com/channel/UCzoZbh43cgIlxQ88VeYHP1w

    Email dos professores:  Prof. Leandro Medrano (medrano@usp.br) & Prof. Ana Rosa Chagas Cavalcanti (a.r.chagascavalcanti@usp.br)


                                   




  • 26/08/2021 - Aula 01 - Bens Comuns: Fundamentos Teóricos e Econômicos no Mundo Ocidental

    Nesta primeira aula nós aprenderemos aprenderemos diversas terminologias e conceitos que são basilares para o aprendizado sobre os bens comuns a partir da economia política e teoria econômica.


    Nós aprenderemos o que é o conceito dos bens comuns, conceito que surgiu economia desde o início do século 19 e que ganhou destaque no estudo das ciências sociais a partir da obra da Elinor Ostrom - a primeira mulher que ganhou o Nobel da Economia, por seus estudos sobre a governança dos bens comuns, em 2009. 


    A partir de discussões nos fundamentos da teoria econômica (aplicadas no campo da arquitetura e urbanismo), nós investigaremos a importância do conceito dos bens comuns em diferentes âmbitos das escolas de pensamento econômico:  neoclássica, keynesiana, marxista (neo institucional e neo marxista) – até os tempos atuais - e sua repercussão para o debate das cidades e da produção espacial.

    Leituras Recomendadas: 

    Giraud, Gael (2021). Gael Giraud aposta numa internacional dos comuns. Outras Palavras (texto em revista online). Disponível em:https://outraspalavras.net/outrasmidias/gael-giraud-e-aposta-numa-internacional-dos-comuns/

    Hardin, G. (1968). The Tragedy of the Commons. Science 162 (3859), (June), 1243–1248. Disponível em:  https://doi.org/10.1126/science.162.3859.1243

    Lloyd, W.F. ( 1794-1852). Two lectures on the checks to population. Oxford : J.H. Parker ; London : J.G. and F. Rivington, 1833.Disponível em:  https://philosophy.lander.edu/intro/articles/lloyd_commons.pdf

    Ostrom, E. (2011). Governing the  Commons: the Evolution of Institutions for Collective Action. Cambridge: Cambridge University Press. Disponível em:  https://www.actu-environnement.com/media/pdf/ostrom_1990.pdf


    *Tragédia dos Bens Comuns (para quem quiser se aprofundar): 

    https://pt.khanacademy.org/economics-finance-domain/microeconomics/consumer-producer-surplus/externalities-topic/v/tragedy-of-the-commons

    *Palestra Inaugural 'Aprendendo com os bens comuns',  FAU EM PROSA, USP. 


    **Acesse o link para da aula do dia 26/08/2021 aqui 👇:
    https://drive.google.com/file/d/1n6i6OTj2YHuLoAWGtu-niFfPNBKfpjXG/view?usp=sharing

    **Revise os tópicos da aula do dia 26/08/2021, através da tarefa de casa (não vale nota e não é uma ferramenta de avaliação) aqui 👇: 
    https://docs.google.com/forms/d/1bM54iER8Ua9DALW5cFfAiaIV8DjSadqOSJeU0T_8hcc/edit

    **Acesse os slides da aula do dia 26/08/2021 (em formato .pdf), aqui 👇: 

  • 01/09/2021 - (Quarta) Aula 02 / Palestra 'A' : Palestra Hans Teerds. Título: "Learning from Hannah Arendt. Public Space, Architecture, and Participatory Practices" (das 9:30 às 10:30)

    As palestras serão ministradas em inglês. Caso necessite de auxílio para o entendimento das palestras, favor entrar em contato com os professores através de email. 

    Resumo da Palestra (EN):

    "Public Space is today a heavily debated topic, not only in the context of the contemporary city, but also in response to contemporary political developments. Scholars from different fields as political theory, philosophy, and social sciences, alongside architectural- and urban theorists, discuss the ‘decline’ of public space, and often ventilate concern about the actual possibilities of public space as a catalyst of political practice and shared citizenship. In this lecture, Hans Teerds draws upon the writings of the German-American philosopher Hannah Arendt, who’s reflections on public space, the world-in-common, and political action are widely discussed but still relatively unknown within the field of architecture, to investigate and explore the political and material dimension of public space as well as the agency of architecture in the realm of politics. "

    Resumo da Palestra (PT): 

    O Espaço Público é hoje um tema fortemente debatido, não apenas no contexto da cidade contemporânea, mas também em resposta aos desenvolvimentos políticos contemporâneos. Estudiosos de diferentes campos como teoria política, filosofia e ciências sociais, ao lado de teóricos arquitetônicos e urbanos, discutem o "declínio" do espaço público e, muitas vezes, expressam preocupação sobre as possibilidades reais do espaço público como um catalisador da prática política e da cidadania compartilhada . Nesta palestra, Hans Teerds baseia-se nos escritos da filósofa germano-americana Hannah Arendt, cujas reflexões sobre o espaço público, o mundo em comum e a ação política são amplamente discutidas, mas ainda relativamente desconhecidas no campo da arquitetura, para investigar e explorar a dimensão política e material do espaço público, bem como a agência da arquitetura no domínio da política.

    Link para a Palestra (FAUENCONTROS) do canal youtube da FAUUSP:  



  • 09/09/2021 - Aula 03 / A Origem dos Bens Comuns: Bases Históricas e Filosóficas dos Bens Comuns no Mundo Ocidental + Discussões Coletivas de Textos e Ideias

    A partir de discussões da filosofia ocidental sobre bens comuns, nós apresentaremos a importância dos bens comuns para discussões relativas à natureza humana e a condição humana (Arendt, 1965) e os desdobramentos deste discurso para a formação e produção de cidades e moradias. 

    Como exemplo, exploraremos como o discurso sobre a origem e a natureza dos espaços públicos e dos espaços privados na cidade (ou mesmo, o discurso sobre a origem da propriedade privada na cidade) se relaciona com o conceito de bens comuns.

    Ainda, exploraremos as diversas interpretações sobre o bem comum, a partir das lentes de correntes filosóficas tão distintas como a filosofia continental, o humanismo secular, o marxismo autônomo, o republicanismo cívico, o neo-spinozismo, o aristotelismo, estruturalismo, pós-materialismo e a escola peripatética e como estas diversas visões sobre os comuns dialogam com racionalidade do arquiteto e do urbanista que planeja as cidades e as moradias.  

    Ainda, exploraremos a evolução de instituições e cidades ocidentais pautadas nos bens comuns ao longo da história da civilização ocidental (desde seu surgimento até a idade contemporânea), relacionando estas discussões com a produção espacial e política de cidades e moradias contemporâneas. 

    Leituras Recomendadas: 

    Arendt, H. (1958). A Condição Humana. Chicago: The University of Chicago Press. Disponível em:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1130009/mod_resource/content/1/A%20condi%C3%A7%C3%A3o%20humana-%20Hannah%20Arendt.pdf

    Martin, R. (2013). Public and Common ( s ), Places Journal, 1–14. Disponível em: https://placesjournal.org/article/public-and-commons/


    **Acesse o link para da aula do dia 09/09/2021 aqui 👇:
    https://drive.google.com/file/d/1SHT1s4IUcWt4GZjBXd0Zxev7Mwp3vt0y/view?usp=sharing

    **Revise os tópicos da aula do dia 09/09/2021, através da tarefa de casa (não vale nota e não é uma ferramenta de avaliação) aqui 👇: (as explicações das respostas corretas podem ser visualizadas ao clicar em 'ver resultados') 
    https://docs.google.com/forms/d/14rtHWtJDktIEtpTd-hvIdOXLMW1FUg-hal_ILOm0zDY/edit

    **Acesse os slides da aula do dia 09/09/2021 (em formato .pdf), aqui 👇: 

  • 16/09/2021 - Aula 04 /Rupturas e a Produção de Conhecimento sobre os Bens Comuns: Epistemes do Sul Global e dos Saberes e Práticas Brasileiras, a Cidade e a Habitação nos Preceitos de Discussões Pós-Diaspóricas, Pós-Imperiais, Pós-Coloniais e Feministas

    Nesta terceira aula nós apresentaremos o conceito de bens comuns a partir de uma perspectiva epistemológica de ruptura, alinhada com os saberes e práticas sobre os bens comuns que são produzidos no sul global, em oposição aos conhecimentos de eurocêntricos (como a filosofia Ubuntu, o Buen Vivir e conhecimentos da filosofia oriental). 

    Também aprenderemos o que são os bens comuns a partir de discursos pós-imperiais, pós-diaspóricos e pós-coloniais.

    Ademais, apresentaremos a perspectiva e os conhecimentos sobre os bens comuns que estão presentes  das narrativas da literatura feminista, e na literatura de diversos grupos ativistas e militantes, visando a inclusão de saberes e práticas que nem sempre são presentes no currículo tradicional de ensino nas universidades brasileiras. Estes conhecimentos são as produções e saberes de grupos indígenas, de grupos quilombolas, de populações sub representadas e desprivilegiadas, de grupos à militância de diversos movimentos, como o LGBTQ1+. Estes conhecimentos também abarcam as práticas vernaculares dos povos tradicionais e as práticas de mulheres.

    Ademais, com base nos conhecimentos já apresentados, apresentaremos o que seria uma filosofia dos bens comuns típica do pathos das tradições brasileiras e das práticas de seus cidadãos nas cidades tendo como base uma pesquisa de campo e a literatura dos comuns no Brasil.

    Leituras Recomendadas: 

    Frederici, S. (2016). Feminism and the politics of the commons. Em Maria Hlavajova and Simon Sheikh, eds. FORMER WEST: Art and the Contemporary After 1989. pp379-390. Disponível em:

    https://www.bakonline.org/wp-content/uploads/2020/04/FEDERICI_Feminism-and-the-Politics-of-the-Commons_FORMER-WEST-2016.pdf

    Laval, C.; Dardot, P. (2018). O comum é a revolução, dizem Christian Laval e Pierre Dardot (texto em revista online). Outras Palavras.  Disponível em: https://outraspalavras.net/pos-capitalismo/o-comum-e-a-revolucao-dizem-dardot-e-laval/


    Savazoni, Rodrigo (2021). Como o Comum pode reinventar a Democracia (texto em revista online). Outras palavras. Disponível em:
     https://outraspalavras.net/movimentoserebeldias/como-o-comum-pode-reinventar-a-democracia/

    Relembre a aula do dia 16/09/2021, através do link abaixo👇
    https://drive.google.com/file/d/16suC1_MUrF-FEYvWMiFOU8jmClfhPy7j/view?usp=sharing

    **Acesse os slides da aula do dia 16/09/2021 (em formato .pdf), aqui 👇: 

  • 22/09/2021 (Quarta) - Aula 05 / Palestra B: Palestra Stavros Stavrides (das 9:30 às 10:30 ) - Urban Commoning: A Politics of Urban Potentiality

    As palestras serão ministradas em inglês. Caso necessite de auxílio para o entendimento das palestras, favor entrar em contato com os professores através de email. 

    Resumo da Palestra (EN):

    "In direct contrast to the contemporary logic of “urban enclavism”, urban commoning moves towards new forms of living together based on sharing practices. In the process of challenging established urban worlds through commoning, space may be activated as a source of social potentialities. Using examples from Latin American and European cities this presentation will explore the production of common spaces that emerge in such struggles to reclaim the city."

    Resumo da Palestra (PT): 

    Em contraste direto com a lógica contemporânea do "enclavismo urbano", as práticas relacionadas aos comuns urbanos se movem em direção a novas formas de convivência baseadas em práticas de compartilhamento. Nesse processo, que desafia mundos estabelecidos por meio das práticas de compartilhamento, o espaço pode ser ativado como uma fonte de inúmeras potencialidades sociais. Usando exemplos de cidades latino-americanas e europeias, esta palestra irá explorar a produção de espaços comuns que emergem dessas lutas pela recuperação da cidade.

    Link para a Palestra (FAUENCONTROS) do canal youtube da FAUUSP: 



  • 30/09/2021 - Aula 06 / Os Bens Comuns para Arquitetos e Urbanistas: a Casa, a Moradia Coletiva e os Espaços Públicos

    Nesta aula nós aprenderemos como podemos interpretar o conhecimento sobre os bens comuns sob a perspectiva da arquitetura e do urbanismo.


    Ademais, nós aprenderemos como os bens comuns são interpretados pelos urbanistas a partir de estudos em cidades na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa.Assim, também aprenderemos como o urbanismo, a arquitetura e a teoria urbana incorporam os discursos dos comuns urbanos em suas reflexões e nas suas práticas a partir de diversos estudos de caso (dados, gráficos, esquemas), assim como quais são as principais linhas de pensamento, correntes de atuação e interpretações dos comuns  dos comuns urbanos, a partir da obra de Avermaete, Sennett, Harvey, Stravides, e Foster & Iaione.

    Leituras Recomendadas e Vídeo (Palestra): 

    Avermaete, T. (2018). Os Commons: outra abordagem sobre a arquitetura da cidade. Disponível em:

    Foster, S. and Iaione, C. (2015). The City as a Commons. 34 Yale L. & Pol'y Rev. 281 (2016), Disponível em: https://digitalcommons.law.yale.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1698&context=ylpr

    Harvey, D. (2012). Cidades Rebeldes do Direito à Cidade à Revolução Urbana. São Paulo: Martins Editora. Disponível em: https://www.procomum.org/wp-content/uploads/2019/04/David-Harvey-Cidades-rebeldes.pdf

    Stavrides, S. (2016). Common Space: The City as Commons. (M. De Angelis, Ed.). London: Zed Books. Disponível em: https://zajednicko.org/mreznabibliografija/wp-content/uploads/sites/2/2018/04/Stavrides-Stavros_Common-Space-The-City-as-Commons.pdf

    **Acesse o link para da aula do dia 30/09/2021 aqui 👇:
    https://drive.google.com/file/d/1bC1yhytcDuAIUmV0lAde6ziRSZZZ1O4X/view?usp=sharing

    **Revise os tópicos da aula do dia 30/09/2021, através da tarefa de casa (não vale nota e não é uma ferramenta de avaliação) aqui 👇: (as explicações das respostas corretas podem ser visualizadas ao clicar em 'ver resultados') 
    https://docs.google.com/forms/d/1DEVnHWr1w4Qg__Acy3xYaqhBXRb61tXlAG5IBYAyUXo/edit

    *Os slides da aula do dia 30 de Setembro de 2021 podem ser acessados aqui👇: 

  • 07/10/2021 - Não Haverá Aula


  • 14/10/2021 - Aula 07 / Governança e os Bens Comuns: Cidades e Espaços Públicos Coletivos, Moradia Social, Laboratórios Urbanos, Instituições, Leis, Cooperativas e Políticas Públicas com os Bens Comuns

    +Assentamentos precários, direito à moradia e comuns urbanos: ocupações e assessorias técnicas

    +Commons: teorias de Henri Lefebvre em relação às cidades, a moradia e os bens comuns


    Essa aula será subdividida em quarto partes:

    Primeira parte:
    Nessa parte da aula nós nos debruçamos sobre o debate dos bens comuns com relação às políticas públicas da cidade. Assim, exploraremos o conceito de bens comuns a partir de uma perspectiva da gestão e do planejamento urbano, a partir de diversos exemplos e estudos de caso nos quais a defesa dos bens comuns foram implementadas para garantir uma melhoria da qualidade de vida da população que vive nas cidades contemporâneas.Ademais, nós exploraremos o conceito de bens comuns sob a perspectiva da gestão e das políticas públicas habitacionais, abordando ambos os aspectos positivos destas políticas públicas e aqueles que podem melhorar a partir de uma reflexão crítica. Por fim, exploraremos os modelos de governança e planejamento com os comuns, assim como os laboratórios urbanos e leis e políticas públicas dos bens comuns

    Segunda parte:

    Complementaremos as discussões apresentadas primeira parte da aula, apresentando as características específicas de gestão urbana brasileira e suas políticas públicas a partir dos desafios relacionados à defesa dos bens comuns no Sul Global. Assim, não somente apresentaremos estudos de caso que permeiam a discussões como apresentaremos o caso das ocupações de São Paulo e a sua relação com a produção e o conceito de bens comuns.


    Terceira parte:
    Diversos autores propõem uma interpretação dos comuns urbanos a partir da obra de Henri Lefebvre, nessa parte da aula nós entenderemos alguns desdobramentos da teoria de Henri Lefebvre com relação aos comuns urbanos, assim como novas abordagens, terminologias e conceitos para o entendimento e atuação na cidade. 

    Quarta parte:

    Discussão coletiva de textos e ideias:

    Leituras Recomendadas: 

    1. Primeira parte da aula:
    Iaione, C (2017).The Right to the Co-City. Italian Journal of Public Law, Volume 9, Issue 1, p. 80- 142.  http://www.ijpl.eu/assets/files/pdf/2017_volume_1/5.Iaione.pdf
    Città di torino. CO CITY - La Città dei Beni Comuni e della Collaborazione (Brochura). Disponível em: http://www.comune.torino.it/benicomuni/bm~doc/brochure_ok_a4_ok.pdf 

    2. Segunda Parte da Aula:
    Prefeitura de São Paulo (2015). Função Social da Propriedade (Cartilha PEUC). Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/desenvolvimento_urbano/arquivos/cartilhaPEUC.pdf

    3. Terceira parte da aula: 

    Tonucci Filho, J. B. M. (2020). Do Direito à Cidade ao Comum Urbano. Revista Direito e Práxis, V. 11, n.1. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/48273

    Lariagon, R. (2020).Los Comunes Urbanos frente a la Teoría del Espacio Social dHenri Lefebvre. ACME -  An International Journal for Critical Geographies. p. 610 -628. Disponível em: https://acme-journal.org/index.php/acme/article/view/2084/1543



    **Acesse o link para da aula do dia 14/10/2021 aqui 👇:
    https://drive.google.com/file/d/19XzkJcT6EmW3GAjNe71wGaufH1NMOQRQ/view?usp=sharing

    **Revise os tópicos da aula do dia 14/10/2021, através da tarefa de casa (não vale nota e não é uma ferramenta de avaliação) aqui 👇: (as explicações das respostas corretas podem ser visualizadas ao clicar em 'ver resultados') 
    https://docs.google.com/forms/d/1HrgT5MGBLLVkI32M3l4CwUO-gFlhggVt9lw9mwI1a0s/edit

    *** Acesse os slides da aula do dia 14/10/2021 (em pdf) aqui👇

  • 21/10/2021 - Não haverá aula.

  • 04/11/2021 - Aula 08 / Perspectivas ecológicas e de transição econômica: gestão sustentável para as cidades através dos bens comuns para enfrentar os principais desafios da cidade contemporânea

     Nosso Morar: Metodologias para ler os Bens Comuns na Cidade +

     Da Teoria à Prática: Cartografias do Comum na Cidade 


    Essa aula será dividida em três partes. 

    Primeira parte da aula:

    Na primeira parte da aula, nós apresentaremos a gestão dos bens comuns urbanos tanto no contexto da gestão de recursos naturais da cidade e das práticas de preservação e conservação destes recursos, bem como o planejamento da cidade e dos bens comuns de modo sustentável na cidades. 

    Segunda parte da aula:

    A partir de todas as reflexões e conhecimentos das aulas anteriores, nós apresentaremos as metodologias que podem ser utilizadas por arquitetos e urbanistas para ler os bens comuns nas cidades. Estas metodologias podem ser qualitativas ou quantitativas e vão depender do escopo e da proposta do arquiteto e urbanista. Também apresentaremos metodologias de outras ciências sociais que pdoem ser utilizadas para a discussão dos bens comuns.

    Terceira parte da aula:

    Nesta aula nós exploraremos como os projetos de arquitetura e urbanismo podem abarcar os bens comuns, através de abordagens conceituais, estéticas, artísticas e poéticas.

    Leituras Recomendadas: 

    1. Primeira parte da aula:
    Swilling, Mark; Annecke, Eve(2012). Just Transitions: Explorations of sustainability in an unfair world. South Africa: UTC Press.  Disponível em: https://i.unu.edu/media/unu.edu/publication/16234/just-transitions-sample-chapter.pdf

    2. Segunda parte da aula:
    Manzini, E (2014). 'Design in a changing interconnected world.' Strategic Design Research Journal. 7(2): 95-99.  http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/sdrj.2014.72.06/4624


    3. Terceira parte da aula: 
    Jacques, Paola Berenstein (2003). Apologia da Deriva: Escritos Situacionistas sobre a Cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
    https://teoriadoespacourbano.files.wordpress.com/2013/03/apologia-da-deriva.pdf
    Lafuente, Antonio (2021). Por uma cartografia afetiva dos bens comuns. Texto disponível no site 'Outras palavras. Link: 
    https://outraspalavras.net/descolonizacoes/para-uma-cartografia-afetiva-doscomuns/


    **Acesse o link para da aula do dia 04/11/2021 aqui 👇:
    https://drive.google.com/file/d/13xHDASzWhIFEDCpify47tbBQ7Nsez_o2/view?usp=sharing


    **Revise os tópicos da aula do dia 04/11/2021, através da tarefa de casa (não vale nota e não é uma ferramenta de avaliação) aqui 👇: 
    https://docs.google.com/forms/d/1IcNSl3ccX-usnaAnHZQNWnjkTd7Sd1jIldo6LovLGUc/edit

    *** Acesse os slides da aula do dia 04/11/2021 (em pdf) aqui👇

  • 11/11/2021 - Não haverá aula

  • 18/11/2021 - Não haverá Aula (Entrega dos Resumos/Textos)

    **Atenção as instruções para a entrega dos vídeos serão disponibilizadas no moodle nesta data (18/11/2021). Por exemplo, você poderá entender nessa data como gravar o vídeo a partir do zoom ou google meet.  

    Entretanto, as instruções do resumo e do trabalho final podem ser revisadas abaixo👇

  • 24/11/2021 (Quarta) - Aula 09/ Palestra C: Palestra Colin McFarlane (das 10:30 às 11:30) - Fragments of the City: Making and Remaking Urban Worlds

    • As palestras serão ministradas em inglês. Caso necessite de auxílio para o entendimento das palestras, favor entrar em contato com os professores através de email.

      Resumo da palestra (EN):

      Cities are becoming increasingly fragmented materially, socially, and spatially. From broken toilets and everyday discards, to art and forms of writing, fragments are signatures of urban worlds and provocations for change. In this presentation, I consider how such fragments come to matter in the experience, politics, and expression of cities. Drawing on fieldwork and examples from different contexts, I argue that attending to the role of fragments can help us to understand how urban worlds are made, revealed, written, and changed. 

      Resumo da Palestra (PT):

      As cidades estão se tornando cada vez mais fragmentadas materialmente, socialmente e espacialmente. De banheiros quebrados e descartes diários, até à arte e suas formas de escrita, fragmentos são assinaturas de mundos urbanos e provocações para mudanças. Nesta apresentação, considero como tais fragmentos passam a ter importância na experiência, na política e na expressão das cidades. Baseando-se em trabalho de campo e exemplos de diferentes contextos, argumento que atentar para o papel dos fragmentos pode nos ajudar a entender como os mundos urbanos são feitos, revelados, escritos e alterados.


    Link para a Palestra (FAUENCONTROS) do canal youtube da FAUUSP:

  • 01/12/2021 (Quarta) - Aula 10 / Palestra D: Tom Avermaete (das 10:00 às 11:00) The City as Commons: Three Perspectives for an Alternative Urban Design(er) / A Cidade como Bem Comum: Três Perspectivas para um Urban Design(er) Alternativo

    • As palestras serão ministradas em inglês. Caso necessite de auxílio para o entendimento das palestras, favor entrar em contato com os professores através de email.

    Resumo da palestra (EN):

    Our conceptions of the commons in the fields of architecture and urban design remain to be dominated by ephemeral perspectives on processes of ‘commoning’. Starting from the three-partite theoretical division between ‘res communis’, ‘praxis communis’ and ‘lex communis,’ this lecture attempts to offer a more complex architectural perspective on the commons and the built environment. It will explore the implications of ‘architectural commons’ for the conception of future urban design and the role of the designer. 

    Resumo da Palestra (PT):

    Nossas concepções de bens comuns nos campos da arquitetura e do urbanismo continuam a ser dominadas por perspectivas efêmeras sobre os processos de 'comunhão' - tradução do termo inglês 'commoning.' Partindo da divisão teórica tripartite entre 'res comunis', 'praxis comunis' e 'lex comunis', esta palestra tenta oferecer uma perspectiva arquitetônica mais complexa sobre os bens comuns e o ambiente construído. A palestra irá explorar as implicações do conceito de 'bens comuns da arquitetura,' de modo a refletir sobre a concepção do futuro desenho urbano e sobre o papel do 'urban designer'.

    Link para a Palestra (FAUENCONTROS) do canal Youtube da FAUUSP: 

  • 08/12/2021 (Quarta) - Aula 11 / Palestra E: Sheila Foster (das 11:30 às 12:30) / Co-Cities: Enabling Sustainable Commons in the City Co-cities: Possibilitando Bens Comuns Sustentáveis na Cidade

    • As palestras serão ministradas em inglês. Caso necessite de auxílio para o entendimento das palestras, favor entrar em contato com os professores através de email. 

    Resumo da palestra (EN)

    Professor Foster will discuss her forthcoming book "Co-Cities," based in part on a survey of public policies and projects in cities around the world as part of a decade-long investigation into the ways that urban commons—community stewarded resources—can be created and sustained in different political, social, and economic environments. The Co-Cities project offers a set of “design principles” that help position cities and city space as a “commons”—a shared infrastructure on which a variety of urban actors can collaborate and where various initiatives of collective action can emerge, flourish and become sustainable. (EN)

    Resumo da Palestra PT:

    A professora Foster discutirá seu próximo livro "Co-Cities", baseado em parte em uma pesquisa de políticas públicas e projetos em cidades ao redor do mundo como parte de uma investigação de uma década sobre as formas como o bem comum urbano - recursos administrados pela comunidade - podem ser criados e sustentados em diferentes ambientes políticos, sociais e econômicos. O projeto Co-Cities oferece um conjunto de "princípios de design" que ajudam a posicionar as cidades e o espaço da cidade como um "bem comum" - uma infraestrutura compartilhada na qual uma variedade de atores urbanos podem colaborar e onde várias iniciativas de ação coletiva podem emergir, florescer e tornar-se sustentável. (PT)


    Link para a Palestra (FAUENCONTROS) do canal youtube da FAUUSP:  

  • 16/12/2021 - Aula 12 / Aprendendo com os Bens Comuns: como Planejar com os Bens Comuns? Debate Final Coletivo e Conclusões). Discussão sobre o vídeo final dos alunos .

    Apresentação dos Projetos sobre os Bens Comuns (à nível conceitual e esquemático, duas páginas)


    Nessa última aula esperamos discutir e resumir todos os tópicos e aprendizados que construímos durante as aulas anteriores, visando debater como podemos planejar com os bens comuns.

    Ainda, durante a aula, nós discutiremos os projetos conceituais da turma (que serão apresentados e entregues), bem como os vídeos.

    Assista às apresentações da nossa última aula aqui 👇:  
    https://drive.google.com/file/d/1YfjXAHD8YC42fnJU3zfGHlrMrJZlmrNv/view