Programação
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DIRETRIZES DE PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA I – 1º semestre de 2021
Profa. CLARICE SUMI KAWASAKI
Prof. RAFAEL ALBERTO MORETTO
Ed. DANIELA CÁSSIA SUDANA disciplina de PEBio I será desenvolvida por meio das seguintes abordagens:
1) O Ensino de Biologia, a partir do tema central “EDUCAÇÃO PLANETÁRIA em tempos de sindemia, aquecimento global e anti-conhecimento”.
Considerando esse momento de pandemia global e de toda a crise social e civilizatória decorrente disso, escolhemos os temas de ensino de Biologia em sintonia com esse contexto atual e, por isso, a escolha desse tema central, tão importante para as nossas vidas e para a educação científica (biológica). Assim, esse tema que será o “pano de fundo” das duas disciplinas de Prática de Ensino de Biologia de 2021, será desenvolvido a partir dos seguintes subtemas:
A) O planeta Terra na era do Antropoceno: realidade socioambiental e enfrentamentos
B) Imaginando e criando mundos novos: cenários alternativos aos modelos sociais atuais
C) Educação Planetária e o ensino de Biologia
*O termo sindemia, cunhado por Singer (1990), combina duas palavras: sinergia e pandemia. O conceito é usado para explicar uma situação em que um vírus não atua sozinho, mas age sinergicamente com outras doenças e que possui origem bio-política, pois está associado a problemas sociais e políticos dos grandes centros urbanos, como a pobreza, a violência urbana, as grandes aglomerações e os problemas sanitários e de saúde da população mais pobre.
2) O Ensino de Biologia, por meio de metodologias colaborativas e dialógicas.
Em uma perspectiva curricular sociocultural, abordaremos os métodos e estratégias de ensino e aprendizagem variados, que privilegiem aqueles que envolvam a comunicação, a interação e a colaboração entre as partes envolvidas.
3) Formação de professores de Biologia, por meio de atividades teórico-práticas nos estágios supervisionados nas escolas.
Por meio de interações remotas com as escolas parceiras de Ribeirão Preto - SP, promoveremos trocas e compartilhamentos de experiências, conhecimentos e ações com os professores, a coordenação, a direção dessas escolas e, caso seja possível, com alunos, pais de alunos e servidores dessas escolas.
As aulas e atividades de estágio ocorrerão das seguintes formas:
a) Nos momentos síncronos: as aulas acontecerão em torno das DINÂMICAS (realizadas e planejadas pelo grupo de alunos, em conjunto com os professores da disciplina), envolvendo Conversas com convidados, exposições dialogadas, discussões em PEQUENOS GRUPOS, oficinas, atividades interativas, etc; REUNIÕES de ATIVIDADES de ESTÁGIO, envolvendo elaboração de materiais didáticos e pedagógicos, instrumentos de pesquisa, análises dos dados e apresentações dos resultados e SUPERVISÕES de ESTÁGIO, para troca das experiências de estágio e discussão com a educadora e docentes.
*Haverá uma parceria entre as disciplinas de PEBio I e História do Pensamento Biológico (Profa. LILIAN AL-CHUEYR P. MARTINS) nos dias 18/05, 25/05 e 01/06.
**Caso a situação da pandemia melhore e ofereça condições para tal, organizaremos ATIVIDADES ao AR LIVRE em pequenos grupos de alunos.
b) Nos momentos assíncronos: atividades complementares (tarefas de casa, vídeos, podcasts, pesquisas, etc), conforme GUIA de ESTUDO semanal enviado por e-mail.
c) Nos momentos de Estágio com a Escola: atividades desenvolvidas pelos grupos-escola, participando de reuniões com professores e coordenação nas ATPC, de visita ao Centro de Mídias (SES/SP) e auxílio aos professores nas aulas e atividades pedagógicas, produzindo materiais e recursos de ensino, promovendo encontros e eventos, construindo canais de comunicação e informação para os professores, alunos e coordenadores das escolas, etc.
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CRONOGRAMA 2021
Data
TEMAS
ATIVIDADES SÍNCRONAS
(9 às 12h)
16/03
(9h)
O Ensino de Biologia nas escolas
A Prática de Ensino de Biologia I
Os Estágios Supervisionados nas escolas de Ribeirão Preto
*grupos p/DINÂMICAS
Bate-papo entre os participantes da disciplina
Conversa com DANIELA BERTOLUCCI:
“As aulas de Biologia nas escolas públicas de RP”
Apresentação do Cronograma de PEBio I
Discussão s/a situação dos Estágios nesse momento nas Escolas (grupos) (T1 e T2)
23/03
(9h)
A Biologia que faz falta ao cidadão
O ambiente virtual: comunicação, interação e veiculação de conhecimentos
Dinâmica 1 (T3)(Heloisa, Gabriel e Paulo)
Atividade de Educação Midiática (POD1 e POD2:)
Desafios da Educação Midiática e Comunicacional: “Como melhorar a comunicação e a interação entre as pessoas no ambiente remoto?” e “Como lidar com as FN, a anti-ciência e o anticonhecimento nas redes sociais?”
30/03
(9h)
A biopolítica e o racismo ambiental
Os desafios do ambiente virtual e a educação midiática: microeducação (por capilaridade) para uma situação do momento.
Dinâmica 2 (T4 e V1)(Almir, Felipe P. e Fernanda)
Atividade de Educação Midiática (retomada dos desafios)
06/04
(9h)
O tema central “Educação Planetária em tempos de sindemia, aquecimento global e anticonhecimento”
Estágio na escola: visitação do Centro de Mídias da SEE/SP para análise dos materiais e atividades para professores e alunos do EM (Ignacio, Nathalia e Laís)
Dinâmica 3 (V2, V3 e POD3)
Análise da estrutura e funcionamento e dos tópicos de Biologia do Centro de Mídias
Atividade de Educação Midiática (desenvolvimento de materiais explicativos e ilustrativos sobre a Covid-19)
13/04
(9h)
Subtema A - O planeta Terra na era do Antropoceno: realidade socioambiental e enfrentamentos
O cenário dos desastres socioambientais e o papel das florestas nesse contexto
Estágio na escola: IDEM (Bianca, Hugo e Beatriz P.)
Dinâmica 4 (T5 e V4)
Conversa com RICARDO RIBEIRO RODRIGUES:
“O desafio ambiental e socioeconômico da restauração florestal no Brasil”
Atividade de Educação Midiática (IDEM)
20/04
(10h)
PROVA
Atividade de Educação Midiática (finalizar para aplicação)
27/04
(10h)
Subtema A :
O cenário dos desastres socioambientais e a arte de “Gaman Suru”.
Cosmopolítica e Educação Ambiental
Estágio na escola: planejamento do Auxílio à Docência (AD) e da Observação Participante (OP) (Bruna, Izadora e Ana Beatriz)
Dinâmica 5 (V5 e POD4)
Apresentação dos temas/conteúdos do Centro de Mídias
Atividade de Educação Midiática (aplicação)
04/05
(10h)
Subtema B - Imaginando e criando mundos novos: cenários alternativos aos modelos sociais atuais
O “Bem Viver”: uma oportunidade para imaginar outros mundos
Estágio na escola: IDEM
Dinâmica 6 (T6 e T7)(Maria Carolina e David)
Conversa com PERCI GUZZO:
“A metáfora do campo” para imaginar mundos novos
Atividade de Educação Midiática (IDEM)
11/05
(10h)
Subtema C - Educação Planetária e o ensino de Biologia
Cidadania Planetária
Estágio na escola: início das atividades de (AD) e (OP)
Dinâmica 7 (T8a)
Apresentação parcial das atividades de OP e AD (p/replanejamento)(Ana Laura e Lucas Moreira)
Atividade de Educação Midiática (IDEM)
18/05
(9h)
História da Ciência aplicada ao Ensino de Biologia
Estágio na escola: IDEM
Dinâmica 8 (T9 e T10)(Aylla, Felipe e Mayla)
Aula de História do Pensamento Biológico (DB) c/FLÁVIO A. BOCKMAN:
“História da Sistemática filogenética no Brasil”
Atividade de Educação Midiática (IDEM)
25/05
(9h)
IDEM
Estágio na escola: IDEM
Dinâmica 9 (T10)(Dayane, Camila B. e Mateus M.)
Aula de História do Pensamento Biológico (DB) c/EDUARDO A.B. ALMEIDA:
“Sistema natural: desenvolvimento das classificações biológicas”
Atividade de Educação Midiática (IDEM)
01/06
(9h)
Biologia: percepção pública, estrutura e natureza da ciência (síntese)
Estágio na escola: IDEM
Dinâmica 10 (V6)(Marola e Fábio)
CPI das Rapidinhas da Ciência: série COVID-19
08/06
(9h)
Biologia Mundana: a ciência que explica o mundo e a vida
Planejamento do ensino de Biologia
Os Projetos Temáticos de Ensino (PTE)
Estágio na escola: IDEM
Dinâmica 11 (T11)(Geovana e João)
15 e 16/06
(10h)
Biologia, outros saberes e a interaprendizagem
Projetos Temáticos de Ensino (PTE)
Estágio na escola: IDEM
Dinâmica 12 (V7)(Guilherme e Bruno)
Conversa com ISABEL DE MOURA CARVALHO (ATI):
22/06
(8h)
Estágio na escola
Dinâmica 13 (Jeniffer e Flávia)
MOSTRA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
Gravação da mostra pt. 129/06
(8h)
Projetos Temáticos de Ensino (PTE)
Avaliação da disciplina
Dinâmica 14 (Eloá e Matheus)
APRESENTAÇÃO dos PTE
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Responder e discutir aos seguintes questões desafios da Educação Midiática e Comunicacional:
“Como melhorar a comunicação e a interação entre as pessoas no ambiente remoto?”
“Como lidar com as Fake News, a anti-ciência e o anticonhecimento nas redes sociais?”
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BIBLIOGRAFIA
1
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 4ª ed, 2008, pp. 167-182.
2
BIZZO, N. Metodologia de Ensino de Biologia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Ed. Ática, 2012, pp. 6-20.
3
BIZZO, N.M.V. Eugenia: quando a biologia faz falta ao cidadão. Cad. Pesq., (92):38-52, fev. 1995 (a).
KAWASAKI, C.S. A Ciência faz falta ao cidadão: e a educação com isso? IN: ASSOLINI, F. E. e LASTÓRIA, A.C. Formação Continuada de Professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto: Compacta Editora, 2010, pp. 141-149 (b).
4
ABREU, I.S. Biopolítica e racismo ambiental no Brasil: a exclusão ambiental dos cidadãos. Opinión Jurídica, 12 (24): 97-100, julio-deciembre de 2013.
5
LATOUR, B. (trad. MARRAS, S.A.). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: UBU Editora, 2020.
6
ACOSTA, A. (trad. de Tadeu Breda). O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016, pp. 23041.
7
GUZZO, P. Vá! Jornal Tribuna Ribeirão, 19/02/21.
8
LAYRARGUES, P.P. Manifesto por uma Educação Ambiental indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente, número especial, junho de 2020, pp. 44-87.
LAYRARGUES, P.P. Quando os ecologistas incomodam: a desregulação ambiental pública no Brasil sob o signo do Anti-ecologismo. Revista de Pesquisa em PoLíticas Públicas. ISSN: 2317-921X, pp. 1-30 (b)
9
IZIQUE, C. e MOURA,M. Moura. Imagens da Ciência. Pesquisa FAPESP, (95):16-21, Janeiro de 2004.
10
BIZZO, N.M.V. A biologia numa perspectiva histórica: o darwinismo em questão. In: SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação. CENP. Ensino de Biologia: dos fundamentos à prática. São Paulo: SE/CENP, 1988, pp. 27-33 (a).
MARTINS, L.A.C. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino, (5): 18-21, dez. 1998 (b).
MARTINS, R.A. A teoria aristotélica da respiração. Caderno de História da Filosofia e Ciência,2(2):165-212,jul-dez.1990 (c).
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).
GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982 (e).
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Projeto Temático de Ensino (PTE)
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ATIVIDADES DE ESTÁGIO
Prática de Ensino de Biologia I - 2021
DOCENTES RESPONSÁVEIS: CLARICE SUMI KAWASAKI e RAFAEL MORETTO
EDUCADORA / SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: DANIELA CASSIA SUDAN
Observações gerais:
1. O estágio de PEBIO I tem carga horária de 60 horas, incluindo ações de (durante a pandemia e em formato remoto):
· observação participante em reuniões escolares (ATPCs gerais e de área, com autorização prévia);
· auxílio à docência (produção de materiais didáticos a partir de demandas especificas dos professores da escola envolvida);
· participação em supervisões de estágio;
· dentre outras ações, acordadas em supervisão.
2. As atividades de estágio devem ser realizadas por GRUPOS-ESCOLA;
3. As supervisões de estágio serão coordenadas pela educadora DANIELA C. SUDAN e ocorrerão no período de abril a junho de 2021, com pelo menos, cinco encontros/grupo escola);
4. As supervisões de estágio acontecerão remotamente, preferivelmente às terças-feiras, no intervalo das 8 as 9/10h, de 30 a 60 minutos para cada grupo escola, em horários agendados com antecedência;
5. Estes momentos são para: i) planejar parte das ações, ii) discutir dúvidas; iii) refletir sobre as atividades já realizadas e orientar sobre como desenvolver as atividades e apresentações de estágio;
6. É fundamental que todos do grupo participem das supervisões de estágio;
7. A agenda de supervisões e o revezamento de horários dos grupos serão acordados com a educadora, oportunamente, nas aulas síncronas;
8. Supervisões extras poderão ser requisitadas pelos licenciandos, docentes ou pela educadora durante o processo;
9. A mostra das atividades remotas de estágio ocorrerá nas duas últimas aulas da disciplina, com 30 minutos de apresentação / grupo escola. O formato de apresentação será combinado oportunamente.
Atividades de Estágio
Período
Horas
Planejamento das atividades de estágio
Março e Abril
05h
Produção de materiais explicativos e ilustrativos sobre a Covid-19 para aplicação em REDE (“Educação da proximidade”).
Abril e Maio
15h
Observação participante das reuniões de ATPC e outras na escola
Maio e Junho
15h
Auxílio à docência (produção de materiais didáticos, recursos pedagógicos e vídeo-aulas em parceria com os professores)
Maio e Junho
15h
Supervisões de estágio
Abril, Maio e Junho,
10h
60h