Programação

  • Diretrizes de PEBio I 2021

    DIRETRIZES DE PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA I – 1º semestre de 2021


    Profa. CLARICE SUMI KAWASAKI

    Prof. RAFAEL ALBERTO MORETTO
    Ed. DANIELA CÁSSIA SUDAN

    A disciplina de PEBio I será desenvolvida por meio das seguintes abordagens:

    1)           O Ensino de Biologia, a partir do tema central “EDUCAÇÃO PLANETÁRIA em tempos de sindemia, aquecimento global e anti-conhecimento”.

    Considerando esse momento de pandemia global e de toda a crise social e civilizatória decorrente disso, escolhemos os temas de ensino de Biologia em sintonia com esse contexto atual e, por isso, a escolha desse tema central, tão importante para as nossas vidas e para a educação científica (biológica). Assim, esse tema que será o “pano de fundo” das duas disciplinas de Prática de Ensino de Biologia de 2021, será desenvolvido a partir dos seguintes subtemas:

    A)     O planeta Terra na era do Antropoceno: realidade socioambiental e enfrentamentos

    B)     Imaginando e criando mundos novos: cenários alternativos aos modelos sociais atuais

    C)     Educação Planetária e o ensino de Biologia

    *O termo sindemia, cunhado por Singer (1990), combina duas palavras: sinergia e pandemia. O conceito é usado para explicar uma situação em que um vírus não atua sozinho, mas age sinergicamente com outras doenças e que possui origem bio-política, pois está associado a problemas sociais e políticos dos grandes centros urbanos, como a pobreza, a violência urbana, as grandes aglomerações e os problemas sanitários e de saúde da população mais pobre.

    2)           O Ensino de Biologia, por meio de metodologias colaborativas e dialógicas.

    Em uma perspectiva curricular sociocultural, abordaremos os métodos e estratégias de ensino e aprendizagem variados, que privilegiem aqueles que envolvam a comunicação, a interação e a colaboração entre as partes envolvidas.

    3)           Formação de professores de Biologia, por meio de atividades teórico-práticas nos estágios supervisionados nas escolas.

    Por meio de interações remotas com as escolas parceiras de Ribeirão Preto - SP, promoveremos trocas e compartilhamentos de experiências, conhecimentos e ações com os professores, a coordenação, a direção dessas escolas e, caso seja possível, com alunos, pais de alunos e servidores dessas escolas.

    As aulas e atividades de estágio ocorrerão das seguintes formas:

    a) Nos momentos síncronos: as aulas acontecerão em torno das DINÂMICAS (realizadas e planejadas pelo grupo de alunos, em conjunto com os professores da disciplina), envolvendo Conversas com convidados, exposições dialogadas, discussões em PEQUENOS GRUPOS, oficinas, atividades interativas, etc; REUNIÕES de ATIVIDADES de ESTÁGIO, envolvendo elaboração de materiais didáticos e pedagógicos, instrumentos de pesquisa, análises dos dados e apresentações dos resultados e SUPERVISÕES de ESTÁGIO, para troca das experiências de estágio e discussão com a educadora e docentes.

    *Haverá uma parceria entre as disciplinas de PEBio I e História do Pensamento Biológico (Profa. LILIAN AL-CHUEYR P. MARTINS) nos dias 18/05, 25/05 e 01/06.

    **Caso a situação da pandemia melhore e ofereça condições para tal, organizaremos ATIVIDADES ao AR LIVRE em pequenos grupos de alunos.

    b) Nos momentos assíncronos: atividades complementares (tarefas de casa, vídeos, podcasts, pesquisas, etc), conforme GUIA de ESTUDO semanal enviado por e-mail.

    c) Nos momentos de Estágio com a Escola: atividades desenvolvidas pelos grupos-escola, participando de reuniões com professores e coordenação nas ATPC, de visita ao Centro de Mídias (SES/SP) e auxílio aos professores nas aulas e atividades pedagógicas, produzindo materiais e recursos de ensino, promovendo encontros e eventos, construindo canais de comunicação e informação para os professores, alunos e coordenadores das escolas, etc.



  • Cronograma de PEBio I

    CRONOGRAMA 2021

    Data

    TEMAS

    ATIVIDADES SÍNCRONAS

    (9 às 12h)


    16/03

    (9h)

    O Ensino de Biologia nas escolas

    A Prática de Ensino de Biologia I

    Os Estágios Supervisionados nas escolas de Ribeirão Preto

    *grupos p/DINÂMICAS

    Bate-papo entre os participantes da disciplina

    Conversa com DANIELA BERTOLUCCI:

    “As aulas de Biologia nas escolas públicas de RP”

    Apresentação do Cronograma de PEBio I

    Discussão s/a situação dos Estágios nesse momento nas Escolas (grupos) (T1 e T2)

    Gravação da aula 1


     

    23/03

    (9h)

    A Biologia que faz falta ao cidadão

    O ambiente virtual: comunicação, interação e veiculação de conhecimentos

     

    Dinâmica 1 (T3)(Heloisa, Gabriel e Paulo)

    Atividade de Educação Midiática (POD1 e POD2:)

    Desafios da Educação Midiática e Comunicacional: “Como melhorar a comunicação e a interação entre as pessoas no ambiente remoto?” e “Como lidar com as FN, a anti-ciência e o anticonhecimento nas redes sociais?”

    Gravação da aula 2

     

    30/03

    (9h)

    A biopolítica e o racismo ambiental

    Os desafios do ambiente virtual e a educação midiática: microeducação (por capilaridade) para uma situação do momento.

    Dinâmica 2 (T4 e V1)(Almir, Felipe P. e Fernanda)

    Atividade de Educação Midiática (retomada dos desafios)

    Gravação da aula 3


    06/04

    (9h)

    O tema central “Educação Planetária em tempos de sindemia, aquecimento global e anticonhecimento”

    Estágio na escola: visitação do Centro de Mídias da SEE/SP para análise dos materiais e atividades para professores e alunos do EM (Ignacio, Nathalia e Laís)

    Dinâmica 3 (V2, V3 e POD3)

    Análise da estrutura e funcionamento e dos tópicos de Biologia do Centro de Mídias

    Atividade de Educação Midiática (desenvolvimento de materiais explicativos e ilustrativos sobre a Covid-19)

    Gravação da aula 4


    13/04

    (9h)

    Subtema A - O planeta Terra na era do Antropoceno: realidade socioambiental e enfrentamentos

    O cenário dos desastres socioambientais e o papel das florestas nesse contexto

    Estágio na escola: IDEM (Bianca, Hugo e Beatriz P.)

    Dinâmica 4 (T5 e V4)

    Conversa com RICARDO RIBEIRO RODRIGUES:

    “O desafio ambiental e socioeconômico da restauração florestal no Brasil”

    Atividade de Educação Midiática (IDEM)

    Gravação da aula 5


    20/04

    (10h)

    PROVA

    Atividade de Educação Midiática (finalizar para aplicação)

     

     

    27/04

    (10h)

    Subtema A :

    O cenário dos desastres socioambientais e a arte de “Gaman Suru”.

    Cosmopolítica e Educação Ambiental

    Estágio na escola: planejamento do Auxílio à Docência (AD) e da Observação Participante (OP) (Bruna, Izadora e Ana Beatriz)

    Dinâmica 5 (V5 e POD4)

    Apresentação dos temas/conteúdos do Centro de Mídias

    Atividade de Educação Midiática (aplicação)

     Gravação da aula 6



     

    04/05

    (10h)

    Subtema B - Imaginando e criando mundos novos: cenários alternativos aos modelos sociais atuais

    O “Bem Viver”: uma oportunidade para imaginar outros mundos

    Estágio na escola: IDEM

    Dinâmica 6 (T6 e T7)(Maria Carolina e David)

    Conversa com PERCI GUZZO:

    “A metáfora do campo” para imaginar mundos novos

    Atividade de Educação Midiática (IDEM)

    Gravação da aula 7


    11/05

    (10h)

    Subtema C - Educação Planetária e o ensino de Biologia

    Cidadania Planetária

    Estágio na escola: início das atividades de (AD) e (OP)

    Dinâmica 7 (T8a)

    Apresentação parcial das atividades de OP e AD (p/replanejamento)(Ana Laura e Lucas Moreira)

    Atividade de Educação Midiática (IDEM)

    Gravação da aula 8


    18/05

    (9h)

    História da Ciência aplicada ao Ensino de Biologia

    Estágio na escola: IDEM

    Dinâmica 8 (T9 e T10)(Aylla, Felipe e Mayla)

    Gravação da aula 9

    Aula de História do Pensamento Biológico (DB) c/FLÁVIO A. BOCKMAN:

    “História da Sistemática filogenética no Brasil”

    Atividade de Educação Midiática (IDEM)


    25/05

    (9h)

    IDEM

    Estágio na escola: IDEM

    Dinâmica 9 (T10)(Dayane, Camila B. e Mateus M.)

    Aula de História do Pensamento Biológico (DB) c/EDUARDO A.B. ALMEIDA:

    “Sistema natural: desenvolvimento das classificações biológicas”

    Atividade de Educação Midiática (IDEM)

    Gravação da aula 10


    01/06

    (9h)

    Biologia: percepção pública, estrutura e natureza da ciência (síntese)

    Estágio na escola: IDEM

    Dinâmica 10 (V6)(Marola e Fábio) 

    CPI das Rapidinhas da Ciência: série COVID-19

    Gravação da aula 11


    08/06

    (9h)

    Biologia Mundana: a ciência que explica o mundo e a vida

    Planejamento do ensino de Biologia

    Os Projetos Temáticos de Ensino (PTE)

    Estágio na escola: IDEM

    Dinâmica 11 (T11)(Geovana e João)


    15 e 16/06

    (10h)

    Biologia, outros saberes e a interaprendizagem

     

    Projetos Temáticos de Ensino (PTE)

     

    Estágio na escola: IDEM

    Dinâmica 12 (V7)(Guilherme e Bruno)

    Conversa com ISABEL DE MOURA CARVALHO (ATI):

     

    22/06

    (8h)

    Estágio na escola

    Dinâmica 13 (Jeniffer e Flávia)

    MOSTRA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
    Gravação da mostra pt. 1

     

    29/06

    (8h)

    Projetos Temáticos de Ensino (PTE)

    Avaliação da disciplina

    Dinâmica 14 (Eloá e Matheus)

    APRESENTAÇÃO dos PTE

    Gravação da mostra pt. 2

     


     

     


     




    • Responder e discutir aos seguintes questões desafios da Educação Midiática e Comunicacional: 

      “Como melhorar a comunicação e a interação entre as pessoas no ambiente remoto?” 

      “Como lidar com as Fake News, a anti-ciência e o anticonhecimento nas redes sociais?”

  • Bibliografia

    BIBLIOGRAFIA

     

    1

    KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 4ª ed, 2008, pp. 167-182.

    2

    BIZZO, N. Metodologia de Ensino de Biologia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Ed. Ática, 2012, pp. 6-20.

    3

    BIZZO, N.M.V. Eugenia: quando a biologia faz falta ao cidadão. Cad. Pesq., (92):38-52, fev. 1995 (a).

    KAWASAKI, C.S. A Ciência faz falta ao cidadão: e a educação com isso? IN: ASSOLINI, F. E. e LASTÓRIA, A.C. Formação Continuada de Professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto: Compacta Editora, 2010, pp. 141-149 (b).

    4

    ABREU, I.S. Biopolítica e racismo ambiental no Brasil: a exclusão ambiental dos cidadãos. Opinión Jurídica, 12 (24): 97-100, julio-deciembre de 2013.

    5

    LATOUR, B. (trad. MARRAS, S.A.). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: UBU Editora, 2020.

    6

    ACOSTA, A. (trad. de Tadeu Breda). O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016, pp. 23041.

    7

    GUZZO, P. Vá! Jornal Tribuna Ribeirão, 19/02/21.

    8

    LAYRARGUES, P.P. Manifesto por uma Educação Ambiental indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente, número especial, junho de 2020, pp. 44-87.

    LAYRARGUES, P.P. Quando os ecologistas incomodam: a desregulação ambiental pública no Brasil sob o signo do Anti-ecologismo. Revista de Pesquisa em PoLíticas Públicas. ISSN: 2317-921X, pp. 1-30 (b)

    9

    IZIQUE, C. e MOURA,M. Moura. Imagens da Ciência. Pesquisa FAPESP, (95):16-21, Janeiro de 2004.

    10

    BIZZO, N.M.V. A biologia numa perspectiva histórica: o darwinismo em questão. In: SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação. CENP. Ensino de Biologia: dos fundamentos à prática. São Paulo: SE/CENP, 1988, pp. 27-33 (a).

    MARTINS, L.A.C. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino, (5): 18-21, dez. 1998 (b). 

    MARTINS, R.A. A teoria aristotélica da respiração. Caderno de História da Filosofia e Ciência,2(2):165-212,jul-dez.1990 (c).

    MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).

    GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982 (e).

    11

    Projeto Temático de Ensino (PTE)

     


  • Atividades de Estágio

    ATIVIDADES DE ESTÁGIO

    Prática de Ensino de Biologia I - 2021

     

    DOCENTES RESPONSÁVEIS: CLARICE SUMI KAWASAKI e RAFAEL MORETTO

    EDUCADORA / SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: DANIELA CASSIA SUDAN

     

    Observações gerais:

    1.       O estágio de PEBIO I tem carga horária de 60 horas, incluindo ações de (durante a pandemia e em formato remoto):

     

    ·         observação participante em reuniões escolares (ATPCs gerais e de área, com autorização prévia);

    ·         auxílio à docência (produção de materiais didáticos a partir de demandas especificas dos professores da escola envolvida);

    ·         participação em supervisões de estágio; 

    ·         dentre outras ações, acordadas em supervisão.

     

    2.       As atividades de estágio devem ser realizadas por GRUPOS-ESCOLA;

    3.       As supervisões de estágio serão coordenadas pela educadora DANIELA C. SUDAN e ocorrerão no período de abril a junho de 2021, com pelo menos, cinco encontros/grupo escola);

    4.       As supervisões de estágio acontecerão remotamente, preferivelmente às terças-feiras, no intervalo das 8 as 9/10h, de 30 a 60 minutos para cada grupo escola, em horários agendados com antecedência;

    5.       Estes momentos são para: i) planejar parte das ações, ii) discutir dúvidas; iii) refletir sobre as atividades já realizadas e orientar sobre como desenvolver as atividades e apresentações de estágio;

    6.       É fundamental que todos do grupo participem das supervisões de estágio;

    7.       A agenda de supervisões e o revezamento de horários dos grupos serão acordados com a educadora, oportunamente, nas aulas síncronas;

    8.       Supervisões extras poderão ser requisitadas pelos licenciandos, docentes ou pela educadora durante o processo; 

    9.        A mostra das atividades remotas de estágio ocorrerá nas duas últimas aulas da disciplina, com 30 minutos de apresentação / grupo escola. O formato de apresentação será combinado oportunamente.

     

    Atividades de Estágio

    Período

    Horas

    Planejamento das atividades de estágio

    Março e Abril

    05h

    Produção de materiais explicativos e ilustrativos sobre a Covid-19 para aplicação em REDE (“Educação da proximidade”).

    Abril e Maio

    15h

    Observação participante das reuniões de ATPC e outras na escola

    Maio e Junho

    15h

    Auxílio à docência (produção de materiais didáticos, recursos pedagógicos e vídeo-aulas em parceria com os professores)

    Maio e Junho

    15h

    Supervisões de estágio

    Abril, Maio e Junho,

    10h

     

     

    60h