Programação

  • Movimentos da Terra

    Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação.

    Rotação é o movimento em que a terra faz em torno de si mesma, ou seja, ao redor do seu próprio eixo.  Este movimento é completo dentro de um período de, aproximadamente, 24 horas. 

    Translação é o movimento em que a terra realiza ao redor do sol. Sua duração é de, aproximadamente, 365 dias e 5 horas. Os 5 horas excedentes são "corrigidos" nos anos bissextos (pense se isso faz sentido). Quando a terra dá uma volta completa ao redor do sol, dizemos que se completou mais um ano.


    Movimento de translação terrestre

                                                                             Imagem brasil ESCOLA

    Movimentos da Lua
    A Lua também não está parada no céu e gira ao redor da Terra. A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translaçãorotação e revolução

    O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias. O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo. 

    O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.