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  • Orientação geral a alunos e docentes

    Projeto de TCC (ACH3537) e TCC (ACH 3538)

    Orientações a alunos e docentes orientadores

    1. Todos os alunos matriculados em TCC e em Projeto devem ter um orientador para seu trabalho. Caso ainda não tenham um acordo de orientação com nenhum docente, é fundamental que se mobilizem imediatamente. A seguinte planilha online contém informações sobre docentes de GPP e de outros cursos que orientam regularmente alunos de GPP - a planilha inclui informações sobre seus temas de pesquisa, o que pode auxiliar na busca de um orientador:


    A formalização da orientação se dá no início do semestre (vejam fluxo completo abaixo). Todos os alunos devem indicar na própria planilha o nome do docente com o qual têm acordo de orientação, ou, no caso de ainda não terem orientação encaminhada, indicar até três possíveis docentes com os quais têm interesse em trabalhar.

    A indicação de docentes de outros cursos é bem-vinda. Para tanto, o aluno deve ter a concordância do docente, que, por sua vez, deve enviar um email para a supervisão de TCC confirmando a orientação.

    Se o orientador for externo à USP será adicionalmente necessário indicar um co-orientador do curso para acompanhamento da orientação e dos procedimentos burocráticos.

    2. Procurem estabelecer contato com o seu orientador o mais cedo possível, é importante que no início do semestre letivo orientador e orientando já estejam acordados. Procurem estabelecer um cronograma de atividades para que o projeto de TCC ou a defesa do TCC estejam concluídos com alguma antecedência em relação ao prazo final da entrega (que coincide com o prazo para lançamento das notas da 1ª avaliação no Sistema Júpiter).

    3. As disciplinas de TCC e Projeto contam com páginas na plataforma eletrônica e-Disciplinas onde estão hospedados todos os documentos sobre orientação e normas das disciplinas. O e-Disciplinas também serve como canal de comunicação entre Supervisão de TCC e alunxs, e, finalmente, será o local onde deverão ser depositados os Trabalhos de Conclusão de Curso, visando cumprimento de normativa sobre arquivamento de TCC’s. O acesso para a plataforma se dá pelo endereço abaixo, e o login é feito com número USP e senha única dos sistemas USP.


    4. O prazo para realização das bancas coincide com o prazo final para inserção de notas de 1ª avaliação no Júpiter (ver Fluxo abaixo).

    O período de recuperação poderá ser usado por alunos que receberam nota entre 3,0 (inclusive) e 5,0 (exclusive) em 1ª avaliação. Alunos que não tiverem notas lançadas até essa data serão considerados reprovados.


    5. Para os alunos que ficam em recuperação, a banca deverá ocorrer até o último dia do prazo para lançamento de notas de 2ª avaliação no Júpiter (ver Fluxo abaixo). No caso da banca não se realizar até esse dia, o aluno fica reprovado e deve requerer nova matrícula em TCC a ser cursada no semestre seguinte.


    6. Lembramos que a divulgação prévia das datas de defesa é fundamental tanto em respeito ao princípio de livre acesso que norteia as bancas de avaliação como para facilitar a organização dos alunos que cursam a disciplina Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, e que devem assistir a pelo menos uma sessão de defesa ao longo do semestre. A Supervisão de TCC tornará pública a agenda de bancas.


    7. Releiam com atenção as  Normas Gerais do TCC; assim como as Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP - Parte I (ABNT), que orienta sobre a estrutura formal do trabalho. Lembramos que é esta a norma adotada pelo Serviço de Biblioteca e Documentação da EACH para Depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

    8. Estão valendo os fluxos abaixo descritos.


    Em caso de dúvidas, não tardem em fazer contato com a Supervisão de disciplinas de TCC.

    Supervisão das disciplinas de TCC

    Prof. Alexandre Ribeiro Leichsenring (alexandre.leichsenring@usp.br)

     


    Fluxo geral do processo de formalização de orientação (TCC e Projeto)


    O processo de formalização da orientação ocorre no início de cada semestre letivo, e os prazos são divulgados no início de cada semestre de acordo com o Calendário Escolar USP vigente (divulgado anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação, disponível no Sistema Júpiter).

     

    Data

    Atividade

    11/09/2020

    Orientando: Prazo final para que o discente indique na planilha editável 3 possíveis orientadores em ordem de preferência

    14/09/2020

    Supervisão de TCC:  Encaminhamento de planilha Excel editável aos orientadores indicados para que manifestem o aceite ou motivem a negativa de orientação. Os docentes também devem indicar os alunos com os quais haja acordo de orientação e que por ventura não tenham preenchido a planilha.

    18/09/2020

    Orientador: Prazo para que o orientador apresente o aceite ou a motivação da negativa na planilha colaborativa do Google drive.

    25/09/2020

    Supervisão de TCC: Convalidação pela Supervisão de TCC dos casos incontestes e encaminhamento à Coordenação do Curso de GPP dos casos concretos que necessitem de indicação de orientação dativa ou resolução de eventual conflito.

     

     Fluxo do processo de avaliação de Projeto de TCC (ACH 3537)

    Data

    Atividade

    Um mês antes da data limite para inserção de notas de 1ª avaliação no Júpiter

    Orientando: Prazo recomendado para entrega do Projeto de TCC ao orientador, no e-Disciplinas

    Data limite para inserção de notas de 1ª avaliação no Júpiter

    Orientador: Prazo final para lançamento da nota de 1ª avaliação e frequência no Sistema Júpiter pelo orientador

    Data limite para inserção de notas de 2ª avaliação no Júpiter

    Orientador: Prazo final para lançamento da nota de 2ª avaliação no Sistema Júpiter pelo orientador.

     

     Fluxo da realização da banca de TCC (ACH 3538)

    Prazo

    Atividade

    Um mês antes da data limite para inserção de notas de 1ª avaliação no Júpiter

    Orientando: Prazo recomendado para entrega do TCC ao orientador

    7 dias antes da defesa

    Orientador:

    Agendamento da banca e confecção da ata de defesa.

    Após confirmação dos membros da banca, o orientador deve comunicar a ocorrência da sessão de defesa, enviando e-mail ao Apoio Docente com cópia para a Supervisão de TCC.

    Nesse ato, deve solicitar ao Apoio Docente a confecção da Ata de Defesa fornecendo as seguintes informações: Nome do aluno e número USP, data da defesa, composição da banca examinadora e título do Trabalho.

    3 dias após o comunicado do agendamento

    Supervisão de TCC: Tornar pública a Sessão de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

    Data limite para inserção de notas de 1ª avaliação no Júpiter

    Orientador: Prazo final para realização da banca e para o lançamento de nota de 1ª avaliação no sistema Júpiter.

    O lançamento de nota e frequência do orientando deve ocorrer no prazo de 24 horas após a realização da Banca, respeitada a data limite.

    Data limite para inserção de notas de 2ª avaliação no Júpiter

    Orientador: Prazo final para lançamento de nota de 2ª avaliação no sistema Júpiter. No caso da banca não se realizar até essa data fica reprovado e deve requerer nova matrícula em TCC a ser cursada no semestre seguinte.

    7 dias após a defesa

    Orientando: Arquivar o arquivo final do trabalho no repositório do e-disciplinas estruturado para este fim, incorporando as correções e melhorias apontadas pela banca.

     

     Observações sobre a banca de defesa

    O orientador deve realizar a banca de TCC presencial, presidindo a sessão. Após a defesa, o orientador deve preencher a ata de defesa, assinar a ata e colher a assinatura dos outros membros da banca. O orientador deve entregar uma cópia da Ata de Defesa ao aluno, uma a cada membro da banca (incluindo a si mesmo) e deixar uma cópia na seção de Apoio ao Docente.