Aperçu des sections
-
-
Programa atualizado em 11 de novembro de 2020.
Mudança na aula do dia 18 de novembro. O professor Alessandro Santos dará aula neste dia sobre
A Psicologia Social na compreensão das relações étnico-raciais no Brasil.
A professora Vera Paiva dará aula nos dias 25 - A construção cultural dos corpos: gêneros, sexualidades, idades, raças/etnias e 2 de Dezembro - Sexualidade
-
Nesta aula serão discutidas as concepções do (1) Campo da Psicologia Social. (2) Depois será discutida os exemplos de interação social a serem descritas na pesquisa proposta como trabalho semestral da disciplina.
A pesquisa tem como objetivo:
"Produzir narrativas densas sobre situações de interação social - cenas de contato social - ocorridas durante o período da pandemia de Covid-19.""
Esclarecemos:
1. O contato social se dá inclusive em situações de afastamento físico e contato remoto por meios eletrônicos.
2. Nenhuma atividade deste trabalho semestral requer exposição a contágio pela Covid-19 podendo ser realizada por meio remoto ou com distanciamento físico em atividades já realizadas por alunxs da disciplina.
3. As atividades requeridas são de narração e elaboração de experiências reais e concretas já desenvolvidas por cada pessoa. Para atingir as finalidades de formação e prevenção não se requer qualquer atividade que não seja cotidiana para alunxs da disciplina.
-
Psicologia Social crítica na periferia do capitalismo: a elaboração do sofrimento social e a luta por reconhecimento recíproco nas periferias. Em: Silva Jr., N. e Zangari, W. (orgs.) A psicologia social e a questão do hífen [livro eletrônico]. SP: Blucher, 2017.
-
Mandelbaum, B. Sobre o Campo da Psicologia Social. Em: Psicologia USP, São Paulo, 2012, 23(1), 15-43.
-
Segunda aula - 16 de Setembro de 20 - 2/2 (debate sobre pesquisa em psicologia social e trabalho semestral).
-
Vídeo da Segunda Aula, Segunda Parte
-
-
-
Berger, P.L. & Luckmann. “A sociedade como realidade objetiva”. In: A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1983, pp. 69-76/101-110/126-141.
-
Video da aula de 23 de Setembro, Segunda Parte
-
-
-
Berger, P.L. & Luckmann. “A sociedade como realidade subjetiva”. In: A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1983, pp. 173-195.
-
Vídeo da Aula de 30 de Setembro - Socialização - Segunda Parte
-
-
-
Goffman, E. Estigma. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988, Cap. 1.
-
Chat da Aula Sobre Estigma 1/2 parte, dia 7 de Outubro de 2020.
-
-
-
Pellegrino, H. Pacto edípico e pacto social. Em: Folha de São Paulo: Folhetim, 11 de setembro de 1983.
-
Édipo Rei – Trilogia Tebana, Jorge Zahar.
-
Vernant, J.P. e Vidal-Naquet P. (1981). Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva. – Cap. 4: Édipo sem Complexo.
-
-
-
Castells, M. O poder da identidade. Em: A era da Informação. Rio: Ed. Paz e Terra, 1999, vol. II. Introdução e Cap.1.
-
Castells, M. O poder da identidade. Em: A era da Informação. Rio: Ed. Paz e Terra, 1999, vol. II. Introdução e Cap.1.
-
Motta, D. (2018). Do universal ao específico: entrelaçando gênero, raça e classe. Cadernos CEMARX, no. 11, pp 70-88.
-
-
-
A entrega do diário de campo será organizada por meio do e-disciplinas. Quem tiver enviado por email para xs docentes reencaminhe o arquivo para esta ferramenta.
Atenciosamente,
Luis Galeão
-
-
Santos, A. O.; Schucman, L. V.; Martins, H. V. Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico-raciais. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 32, p. 166-175, 2012.
-
Ishikawa, T. Y.; Santos, A. O. Psicólogos orientais, estereótipos e relações étnico-raciais no Brasil. Pesquisas e práticas psicossociais, v. 13, p. 1-14, 2018.
-
-
-
O arco e o cesto. Em: Clastres, P. A sociedade contra o estado: pesquisas de Antropologia Política. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
-
-
-
Paiva, V. Cenas sexuais, roteiros de gênero e sujeito sexual. Em: Barbosa & Parker (org) Sexualidades pelo avesso. Direitos, identidades e poder. São Paulo: Editora 34, 1999.
-
Os trabalhos de Família devem ser entregues por meio deste link até o dia 2 de dezembro de 2020.
-
-