Programação

  • Aula 1 - 21/08 - Apresentação

    Olá pessoal:

    Olha, eu espero sinceramente que tenhamos um excelente semestre guiados por empatia e solidariedade no ambiente acadêmico e em tempos tão difíceis. O uso desta plataforma também é novidade para mim, de tal forma que conto com a compreensão de vocês quanto às minhas limitações. Mas avançaremos juntos!

    Para o encontro de hoje, realizei toda a revisão do Programa da Disciplina e iremos comentar cada tópico, inclusive a bibliografia sugerida. Nossas leituras não devem fugir muito do que está lá colocado, mas teremos exercícios interessantes de busca bibliográfica.

    Antes de comentar o programa, vou pedir que cada um de vocês façam o exercício de "gravar e postar" o vídeo de dois minutos nesta plataforma com sua apresentação pessoal. Será uma forma de potencializarmos as futuras interações entre vocês.

    Hoje vou apenas deixar o "conteúdo da semana", que será sempre permeada de LEITURAS (muitas, óbvio!! rs), filmes e outras atividades pertinentes. Lembro a vocês que teremos no transcorrer do semestre a participação de convidados e em alguns momentos vocês também encontrarão "virtualmente" os estudantes da graduação por aqui. Reforço que com eles mantenho um grupo de compartilhamento de material no "facebook" e aqueles que quiserem basta pedir o acesso pois o grupo é fechado.

    Conteúdo da semana:

    A) Filme: 

    "Daens - um grito de justiça". Acho relativamente fácil encontrarem cópia no youtube ou outra plataforma. 

    B) Livro: 

    ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora em Inglaterra. Porto: Afrontamento, 1975.

    Livro todo, professor?? Sim, de preferência!! rs... 

    C) Artigo:

    VALLE, Lilian. O lazer como resistência. Fórum educacional: Rio de Janeiro, 12 (4), 44-50, Outubro/Dezembro, 1988.

    É possível achar na internet, mesmo sendo "antigo".


    Nos vemos logo menos!!

    Link de nosso encontro de hoje:

    https://meet.google.com/vah-ygsa-eng




  • Aula 2 - 28/08 - A emergência da sociologia

    Olá pessoal:

    Neste nosso segundo encontro, iremos discutir a "emergência da Sociologia" e também já pensarmos um pouco na crítica à sociologia funcionalista do lazer que teve grande influência no Brasil.

    Meu objetivo com isso é que vocês tenham acesso aos fundamentos da sociologia mas ao mesmo tempo iniciem a reflexão sobre os nossos "objetos", o lazer e o turismo.

    Espero de verdade que tenham sentido o "peso" da leitura do Engels! Será interessante discutir isso com vocês hoje, dado a aspecto descritivo deste texto especialmente no que toca às "vidas" dos trabalhadores.

    Sigo com a programação e sugiro a vocês, para o próximo encontro, o seguinte:

    a) FILME: Roger e Eu - Michael Moore - Documentário que trata da "vida cotidiana" na cidade natal do cineasta, Flint, nos EUA, no período de fechamento das grandes fábricas automotivas. É fácil de achar!!

    b) Livro: seguimos na linha do "divirta-se lendo"!! Desta vez gostaria muito que cada um de vocês lesse "O direito à preguiça", do Paul Lafargue, preferencialmente na edição da HUCITEC/UNESP pois o prefácio de Marilena Chauí é uma aula à parte!

    LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. São Paulo: Huictec / Unesp, 1999.

    c) Artigo: FALEIROS, Maria Isabel L. Repensando o lazer. Perspectivas: São Paulo, 3: 55-65, 1980.

    Acho que tá de bom tamanho para uma ótima semana!

    Abraços, nos vemos logo menos!!

    Link para o encontro de hoje: https://meet.google.com/woa-cyyj-wuz

    Reinaldo



    • Considerando as três atividades propostas (filme, livro e artigo), faça um texto pessoal à luz de suas observações, com no máximo 4 parágrafos!

  • Aula 3 - 04/09 - A "invenção" do LAZER

    Olá pessoal:

    Seguindo nossa programação, hoje discutiremos o livro "O direito à preguiça", do Paul Lafargue, bem como o filme "Roger e Eu" e os artigos que já nos introduzem na discussão sobre o LAZER, trazendo também um pouco do contexto brasileiro.

    Na sequência de nossas atividades, minha proposta ainda vai na mesma linha de reflexão sobre a literatura clássica que toca nas questões sobre "lazer e turismo" e que eventualmente tem sido pouco lida no nosso campo.

    Proponho, portanto, para a próxima aula as seguintes atividades:

    1) LIVRO:

    LEFÉBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Documentos, 1969. Se encontrarem outra edição, mais recente, tá valendo! Mais um na linha "muito citado e pouco lido", né não??

    2) Artigo:

    CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Lazer: concepções e significados. Licere, Belo horizonte, v.1, n.1, p.28-36, 1998.

    3) FILME: Estou me guardando para quando o carnaval chegar (documentário, 2019). Direção e roteiro de Marcelo Gomes.

    Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

    Acho que tá de bom tamanho prá mais uma semana animada! Para registro da leitura e discussão vocês terão uma atividade a ser realizada no dia, após nosso encontro! 

    LINK para nossa aula de hoje: 

    https://meet.google.com/bri-ksrx-xjw


    Abraços

    Reinaldo




  • Aula 4 - 11/9 - Lazer e Trabalho

    Neste encontro, iremos discutir um dos filmes que enfoca questões relativas às relações entre Lazer e Trabalho no mundo contemporâneo.

    Além disso, iremos discutir o "conceito de LAZER" a partir do texto do Prof. Luiz Octávio, que deve estar conosco em breve. Portanto, guardem perguntas para ele também.

    Na continuidade do curso, entraremos já no próximo encontro na "sociologia do LAZER" e para isso vamos LER o primeiro clássico! Este também enormemente CITADO e pouquíssimo LIDO!! 

    1) Leitura obrigatória: 

    DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva/SESC, 1999. Procurem entender o contexto da obra e do autor. Deem uma olhada na biografia do autor e nas suas publicações. Procurem entender a influência dele no Brasil.

    Complementar: 

    PARKER, Stanley. A sociologia do lazer. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

    PRONOVOST, Giles. Introdução à sociologia do lazer. São Paulo: Editora Senac, 2011.

    ROJEK, Chris. Decentring leisure: rethinking leisure theory. London: Sage Publications, 1995.

    2) Filme: 

    A Vida É Bela (em italianoLa vita è bella) é um filme italiano de 1997 do gênero comédia dramática dirigido e estrelado por Roberto Benigni, co-autor do longa juntamente com Vincenzo Cerami.

    O filme se passa na Segunda Guerra Mundial onde Guido Orefice, um judeu dono de uma singela livraria judaica na Itália fascista, é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim, juntamente com seu filho, o pequeno Giosué; usando sua inteligência, espirituosidade e bom humor, Guido faz com que a criança acredite que ambos estão em um jogo, com o objetivo de protegê-lo do horror em que estão inseridos. La vita è bella foi parcialmente inspirado no livro Ho Sconfito Hitler, de Rubino Romeo Salmonì, e por relatos verídicos vivido pelo próprio pai de Benigni, que passou dois anos em um campo de trabalho alemão durante a guerra.

    Lançado em dezembro de 1997 na Itália, o longa se tornou um grande sucesso de crítica e público, apesar das críticas iniciais sobre a utilização da comédia para abordagem do enredo envolvendo os dramas da Segunda Guerra. A Vida É Bela venceu o Grand Prix do Festival de Cannes em 1998, nove Prêmios David di Donatello na Itália, incluindo o de Melhor Filme, e três Oscars nas categorias de melhor filme estrangeiromelhor ator (pela atuação de Roberto Benigni) e melhor trilha sonora para um filme dramático durante a cerimônia de 1999.

    3) Artigo:

    https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/519/352

    Mais um artigo do Prof. Luiz Octávio que trata do legado de Dumazedier.


    Link para o encontro de hoje:

    https://meet.google.com/szg-sdje-czi






  • Aula 5 - 18/9 - Sociologia do Lazer

    Olá pessoal:

    Hoje faremos a discussão do "Sociologia Empírica" com a presença de nosso mestre Prof. Luiz Octávio. Será um honra recebê-lo. Tenho certeza que será um boa discussão.

    Para a próxima semana vocês deverão se organizar da seguinte forma: podem escolher entre fazer individualmente, duplas ou em trios, desde que não sejam formadas duplas ou trios com estudantes regulares. Portanto, a ideia central é que estudantes regulares se juntem aos "especiais". Prefiro que façam assim do que sozinhos. Os que tiverem dificuldade em fazer em duplas ou trios, aceitarei que façam sozinhos, mas reitero que seria mais interessante haver interlocução.

    O exercício é o seguinte: cada estudante, dupla ou trio deve escolher um capítulo. Gostaria que vocês mesmos coordenassem isso para que não houvesse repetições de capítulos. Devem preparar uma apresentação do capítulo por tópicos e destaques de no máximo DEZ MINUTOS. Mas ATENÇÃO: deve-se LER o livro TODO!!

    BRUHNS, Heloisa Turini. Lazer e Ciências sociais: diálogos pertinentes. São Paulo: Chronos, 2002.

    Filme para esta semana:

    Mais um do Michael Moore: "Capitalism: o love story" (2009). "Michael Moore explora o colapso da economia mundial, apresentando uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade".

    Artigo: 

    CARDOSO, Ana Claudia. Direito e dever à desconexão: disputas pelos tempos de trabalho e não trabalho. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 1 e 2, p. 62-85, jan./dez. 2016.

    LINK para o encontro de hoje:

    https://meet.google.com/jpr-ivhv-gtq

    Boa semana!!

    Abraços


  • Aula 6 - 25/09 - SociologiaS do Lazer, no plural.

    Olá pessoal:

    Hoje nós faremos a discussão do filme "Capitalism, a love history" bem como do texto de minha colega Ana Cláudia Cardoso, sobre o "direito à desconexão". 

    Farei alguns comentários de fechamento da discussão sobre o livro "Sociologia empírica do lazer". Isso também levará alguns bons 25 minutos.

    Na sequência, passamos à discussão dos capítulos preparados por vocês do livro "Lazer e Ciências Sociais". Provavelmente não teremos tempo para discutir todos os capítulos hoje, mas isso não acarretará em nenhum problema. Faremos isso até o final da próxima aula. Espero que todos tenham lido o livro na íntegra!!

    Para a semana que vem sugiro o seguinte:

    LIVRO: Teorias do Lazer, organizado pelo Giuliano Pimentel (UEM), mas deixem de lado o último capítulo, completamente incongruente com a proposta do livro. 

    Filme: vou sugerir que acedam ao canal do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Sugiro especialmente os curtas "Pipa" (Juliana Jesus) e "Quarentena na Laje" (Bruno Rodrigues dos Santos). Mas divirtam-se, há um farto material sensível e inteligente lá.

    Artigo: 

    FREIRE-MEDEIROS, Bianca; NAME, L. Epistemologia da Laje. Tempo Social, v. 31, p. 153-172, 2019.

    Abraços e nos vemos logo menos.

    Link para aula de hoje:

    https://meet.google.com/fcw-tanx-nbw


  • Aula 7 - 2/10 - Sociologia(s) do lazer

    Olá pessoal:

    Chegando ao nosso sétimo encontro, considero que a carga de leitura tem sido bastante expressiva, na medida em que já havia pedido a leitura de "Lazer e Ciências Sociais" na íntegra, bem como preparação de apresentação dos capítulos.

    Devemos fazer este exercício COLETIVO hoje, mas certamente será difícil apresentarmos os nove capítulos. E também não gosto de nada feito na correria. Portanto, fiquem tranquilas e tranquilos que apresentaremos com calma cada um deles com um tempo para discutir. Como havia pedido uma apresentação de no máximo dez minutos, considero ainda mais dez minutos para um breve debate de pontos importantes de cada um dos autores.

    Sendo assim, na dinâmica de hoje gostaria que esgotássemos 4 ou cinco capítulos, e encerraremos esta discussão no próximo encontro. 

    Espero também que tenham lido o "Teoria do Lazer" pois ele pode facilitar a interpretação de alguns dos autores que estamos discutindo. Mas faremos um discussão sobre este livro ao final das apresentações.

    Esta semana também sugeri que vissem alguns "curtas" apoiados pelo Instituto CRIAR. Espero que tenham se divertido com isso. Um deles, que sugeri aqui, e que já havia assistido, me parece que não está mais disponível, o que é uma pena! Trata-se do "Quarentena na Laje", não sei se alguém conseguiu assistir. De qualquer forma, peço que assistam "Preciso te dizer com os olhos", de Gabriela Sallum.

    De qualquer forma, fica como sugestão para esta semana que assistam a outros documentários na mesma plataforma. Anotem impressões para podermos compartilhar no nosso encontro síncrono. Mas sinta-se a vontade para escolher o que assistir. 

    Além disso, havia pedido a leitura do artigo "Epistemologia da Laje", já com o objetivo de preparar uma transição nossa em direção a uma "sociologia do turismo". A discussão deste artigo deverá ficar, dado a dinâmica que estamos adotando aqui, apenas para o dia 16. No dia 23 talvez tenhamos uma convidada, bem como no dia 30, quando já estaremos entrando nas temáticas mais específicas do Turismo.

    Portanto, esta semana NÃO indicarei mais nenhuma leitura, peço apenas que se organizem para fazer adequadamente as que foram indicadas.

    Tenho imaginado como TRABALHO FINAL da disciplina duas possibilidades, a escolher: 

    a) preparação de um vídeo-documentário sobre uma "temática social" do campo do "lazer e turismo", de no máximo CINCO minutos. Pode parecer difícil, no primeiro momento, com a pandemia, realizar tal trabalho. Posso assegurar que é possível, dada inclusive a produção que tenho acompanhado neste período. Depois poderemos discutir um pouco "métodos" para isso, no encontro síncrono. Esta atividade FINAL imagino que possa ser feita em individualmente ou em DUPLAS. Acho que é bem importante ter interlocutor para este tipo de atividade.

    b) elaboração de texto, no formato clássico de "artigo", mas que tenha um tom mais de "revisão" ou "ensaio" do que propriamente "pesquisa de campo". Esse poderá ser feito individualmente. 

    Notem que em ambas as propostas vocês podem ajustar a seus próprios interesses de pesquisa e produção de conhecimento. 

    Nos vemos logo menos em:

    https://meet.google.com/xig-kkvt-fby

    Abraços

    Reinaldo Pacheco



     

  • Aula 8 - 9/10 - Lazer e Ciências Sociais: amplas abordagens

    Olá pessoal:

    Neste nosso encontro de hoje, seguimos com a discussão dos demais capítulos do livro "Lazer e Ciências Sociais". Se houver tempo, discutiremos também a leitura do Teorias do Lazer, especialmente os capítulos 2, 3 e 4.

    Havia indicado também já para esta semana um artigo, que deverá ficar para a próxima semana, preparando-nos para entrarmos com as leituras de "sociologia do turismo". Trata-se do artigo "Epistemologia da Laje":

    FREIRE-MEDEIROS, Bianca; NAME, L. Epistemologia da Laje. Tempo Social, v. 31, p. 153-172, 2019.

    Imagino que encerraremos essa "unidade" de "sociologia do lazer" no dia 23. Para o encerramento, proponho que busquem na "literatura de periódicos internacionais" artigos do interesse de vocês e que tenham como proposta a discussão de "questões sociais" relativas ao lazer privilegiando abordagens sociológicas. Vai aqui uma "pequena" lista, já que invariavelmente o tema é contemplado: 

    Há ainda algumas revistas específicas de "Sociologia e Lazer", mas estas deixo que descubram!! A proposta é que ESCOLHAM apenas UM ARTIGO! Simples! Leiam e tragam para o encontro final: pode ser espanhol, inglês, francês ou até mesmo em português de Portugal. 

    VÍDEOS:

    Para continuar na trilha de discussão sobre vídeo documentários, sugiro que acedam ao portal do Festival "É tudo VERDADE". De lá poderão encontrar referências excelentes de documentários que discutem as mais diversas questões, dentre elas algumas relacionadas ao campo do "lazer e turismo".

    http://etudoverdade.com.br/br/home/

    Link para o encontro de hoje:

    https://meet.google.com/mdw-imfv-cca

    Nos vemos logo menos, feliz dia das crianças e bom feriado! 

    BOA SEMANA!!

  • Aula 9 - 16/10 - Do LAZER ao TURISMO

    Olá pessoal:

    Chegamos ao que estou chamando aqui no curso de "encontro de transição", muito embora este dois fenômenos continuem a estabelecer pontos de contato, obviamente. 

    Pauta de hoje está centrada no fechamento das discussões sobre o LAZER nas CIÊNCIAS SOCIAIS e farei uma breve exposição do texto da Denise Bernuzzi de Sant'Anna "Entre a serpente e a toupeira: transitando pelas ideias de Foucault e Deleuze", o que corresponde ao capítulo 2 deste excelente livro organizado pela Professora Heloisa Bruhns, que também foi professora na UNICAMP nos anos de 1990 e contribui com a formação de uma geração de pesquisadores do lazer.

    Além disso, gostaria de discutir um pouco sobre o livro "Teorias do Lazer" que também indiquei aqui até como leitura complementar de fechamento deste módulo. Este livro tenho usado muito mais na graduação, mas valeria retomar algumas ideias ali presentes no sentido da diversidade de análises possíveis do LAZER a partir de múltiplos referenciais. 

    Ao fim, espero discutir este artigo que estou chamando aqui de "artigo de transição" para pensarmos depois uma "sociologia do turismo". Afinal, se o "turismo" é capaz de ser "desenvolvido" até mesmo em territórios-síntese da desigualdade social, talvez de fato seja um fenômeno que nos interessa examinar, não é mesmo?

    Deixarei as indicações do próximo encontro disponíveis durante a semana mas vocês já tem uma atividade programada comigo que é o levantamento de ARTIGOS. E daí fechamos de fato este módulo.

    Indicarei em breve as primeiras leituras de Sociologia do Turismo, mas já vai separando aí seu volume do "Olhar do Turista", do John Urry...

    Então, nos vemos logo menos em:

    https://meet.google.com/ibq-hsxk-sxe

    Boa semana!!



  • Aula 10 - 23/10 - Lazer - Fechamento: artigos

    Olá pessoal:

    Espero que tenham tido uma boa semana. A pauta de hoje se resume a uma troca entre todos nós do que conseguiram levantar sobre LAZER na literatura internacional, com foco nas questões sociais que sejam mobilizadoras para cada um de vocês.

    Conforme já havia anunciado, gostaria de deixar indicado aqui então o início do módulo "turismo" na próxima semana com a discussão do "Olhar do Turista". Podem usar a versão que julgarem mais conveniente. 

    Além disso, gostaria que dessem atenção aos seguintes artigos, que gostaria de discutir também:

    COHEN E. The Sociology of Tourism: Approaches, Issues and Findings. Annals Revue of Sociology. Vol. 10, 1984, p. 373-392.

    COHEN, E. Authenticity and Commoditization in Tourism. Annals of Tourism Research. Vol.15, 1988, p.371- 386.

    Sendo assim, no dia 30 iniciamos esta discussão mais centrada no fenômeno do "turismo" com um encontro que espero que seja o mais dialógico possível. Mas para isso, ao fazerem as leituras, por favor anotem questionamentos e trechos a destacar que possam enriquecer o debate a a troca.

    Filmografia:

    Desta vez, gostaria que vocês indicassem FILMES e DOCUMENTÁRIOS que possam ser interessantes para todo o grupo. Bons filmes sobre "viagens" é bastante fácil de achar. Bons filmes que PROBLEMATIZEM o turismo já não são assim tão comuns, não é mesmo? Aguardo as contribuições de vocês.

    Gostaria que registrassem o exercício pessoal de levantamento de artigo sobre o lazer no link de "tarefa" abaixo.

    Nos vemos logo menos em: 

    https://meet.google.com/yxy-ehjk-wik

    Abraços e boa semana.

    • Exercício de levantamento de artigos sobre LAZER que problematizem questões sociais na literatura acadêmica internacional. Apresentar aqui a SUA LEITURA, seus destaques e discussão sobre o artigo. Não esqueça de REFERENCIAR de forma completa. Não é necessário anexar o artigo, mas se quiser haverá espaço para isso. 

  • Aula 11 - 30/10 - Sociologia do Turismo

    Olá pessoal:

    O objetivo da aula de hoje é discutir "O olhar do turista" e os artigos de Cohen. Iremos nos concentrar nestes últimos. Além disso, quem não apresentou seu artigo sobre lazer poderá fazê-lo, se assim desejar.

    No próximo encontro teremos a ilustre presença do Prof. Thiago Allis. Abaixo está em anexo a recomendação dele de leitura para este encontro, uma artigo sobre o tema das "mobilidades turísticas", bem como abaixo as sugestões de leitura e filmes. Prof. Thiago Allis fez as seguintes indicações:

    MOBILIDADES TURÍSTICAS PELAS LENTES DAS CIÊNCIAS HUMANAS 

    Thiago Allis (PPGTUR-EACH-USP) 

    Livro: Urry, J. (1996). O olhar do turista. São Paulo: SESC SP, Studio Nobel. 

    Allis, T. (2016). Em busca das mobilidades turísticas. Plural, 23(2), 94-117. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2016.125112 

    Allis, T., Moraes, C. M. S. & Sheller, M. (2020). Revisitando as mobilidades turísticas. Revista Turismo em Análise [no prelo] 

    Conteúdo complementar:

    Creswell, T. (2010). Towards a politics of mobility. Environment and Planning D: Society and Space 2010, 28 17-31. 

    Apresentando e discutindo o conceito de fricção (Tim Cresswell): https://www.youtube.com/watch?v=CmzO7FeFuRY (legendas automáticas em inglês) 

    Filmes recomendados:

    Os filmes sugeridos acrescentam um olhar diferente a várias dimensões do turismo: de um lado joga luz sobre os embates entre os que chegam e os que estão, pondo em discussão a ideia de comunidade (Pra lá do mundo) e, por outro, aporta, de forma existencial, elementos para pensarmos os significados sociais e íntimos sobre viajar e fazer turismo (Raio Verde). As articulações entre os temas de mobilidades e turismo não estão explícitas nestas obras, de maneira que fica a cargo dos/das estudantes fazer leituras dos filmes a partir daquelas discussões. 

    a) Pra lá do mundo (Brasil, 2013, 75 min) Direção: Roberto Studart. Em uma região próxima da Chapada Diamantina, vive um grupo formado por pessoas de diversas nacionalidades, que têm um objetivo em comum: fugir da vida materialista e capitalista das grandes cidades. Este documentário analisa este lugar deslumbrante, mostrando a rotina destas pessoas e os limites desta prática ideológica. Acesso através da plataforma Belas Artes: https://www.belasartesalacarte.com.br/ 

    b) O raio verde (França, 1986, 94 min) Direção: Éric Rohmer Sinopse: Paris. Delphine é uma secretária que não sabe o que fazer após sua companheira de férias desistir da viagem duas semanas antes da partida. Ela não quer viajar sozinha, mas está sem namorado e não tem facilidade para fazer novas amizades. Uma velha amiga a leva a Cherbourg mas, arrependida, poucos dias depois ela retorna a Paris. Delphine vai aos Alpes, mas logo retorna novamente. Sua última tentativa é para a praia, mas também desanima e resolve tomar o trem para Paris. É quando, já na estação, o olhar de um homem cruza com o seu, o que faz pensar em ficar. Acesso através da plataforma Belas Artes: https://www.belasartesalacarte.com.br/

                                                                 *******

    De minha parte gostaria que lessem também o artigo dele com a Profa. Bianca Freire-Medeiros e com a Profa. Vera Telles e que consta na bibliografia deste curso:

    FREIRE-MEDEIROS, Bianca; TELLES, Vera; ALLIS, Thiago. Por uma teoria social on the move. Tempo Social, v. 30, p. 1-16, 2018.

    E como devemos retomar discussões colocadas pelo "paradigma das novas mobilidades", também recomendo (está em anexo):

    Mimi Sheller, John Urry. The new mobilities paradigm. Environment and Planning, 2006, volume 38, pages 207-226.

    Outras sugestões audiovisuais:

    a) https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/54303/25-festival-internacional-de-documentarios-e-tudo-verdade

    Essa primeira indicação já foi comentada aqui e este espaço do Festival "É tudo Verdade" em parceira com o SESC apresenta um excelente material.

    b) Profa. Rose Satiko, querida colega do Departamento de Antropologia, indica também: https://br.in-edit.tv/ 

    Muitos trabalhos de extrema qualidade. Confiram.

    LINK para o encontro de hoje: https://meet.google.com/qjs-vczy-pvh

    Boa semana!

    Reinaldo Pacheco

  • Aula 12 - 06/11 - Mobilidades Turísticas pelas lentes das Ciências Humanas - Prof. Thiago Allis (EACH)

    Olá pessoal:

    Hoje nossa pauta está centrada na participação nesta disciplina do Prof. Thiago Allis, também docente da EACH e do PPGTur e com o qual tenho discutido bastante sobre os caminhos desta disciplina na formação de pesquisadores em Turismo. 

    Portanto, penso que será uma ótima noite de discussões que partam dos estudos do John Urry e seu grupo, mas obviamente não se esgotem neles.

    Para a sequência de nossos encontros, na próxima sexta, vou pedir a vocês que aguardem um pouco mais as orientações específicas, pois estou "negociando" a participação de mais uma convidada que pode ser de muito interesse para todos vocês. Informo em breve.

    No entanto, já gostaria de deixar aqui duas primeiras LEITURAS OBRIGATÓRIAS para a próxima semana. Trata-se de um artigo que já foi mencionado aqui e que julgo bastante pertinente e um capítulo de livro:

    COHEN, E. Authenticity and Commoditization in Tourism. Annals of Tourism Research. Vol.15, 1988, p.371- 386.

    Além disso, gostaria muito que lessem (espero que não seja assim tão difícil de achar):

    HARVEY, David. A liberdade da cidade. In: Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo/Carta Maior, 2013.

    Mas além destas leituras, possivelmente teremos a indicar mais dois artigos e o farei tão logo tenhamos definido a participação convidada.

    Boa semana e bom encontro para hoje!

    Nos vemos logo menos em:

    https://meet.google.com/tgc-wowf-otn


  • Aula 13 - 13/11 - Turismo CIDADE - MUNDO

    Olá pessoal:

    Nesta aula, TURISMO CIDADE MUNDO, teremos a ilustre presença de colegas que admiro e acompanho e que nos brindarão com um debate sobre as relações entre TURISMO no âmbito das cidades e também no âmbito das Relações Internacionais. A ideia aqui é verificar as influências recíprocas entre o cotidiano das cidades e o fenômeno do turismo como elemento da política e das relações internacionais.

    Para isso, já havia sugerido a vocês as duas leituras de COHEN e de HARVEY, que espero que tenham conseguido fazer. No entanto, para esta aula em específico, gostaríamos também de indicar, a partir do contato e experiências com os colegas que irão nos visitar, mais duas leituras, em anexo:

    1) VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. O Brasil e o Mundo: política externa e suas fases. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 20, p.134-154, 1999.

    2) PADILHA, Marcela e PACHECO, Reinaldo. Espaço público ou espaço de consumo? O caso da praça Higino da Silveira, um lugar turístico da cidade de Teresópolis/RJ. TURyDES - Revista de Investigación en Turismo y desarrollo local, v. 13, p. 1-21, 2020.


    Teremos portanto a presença da Profa. Dra. Marcela do Nascimento Padilha: Professora Adjunta dos cursos de graduação em Turismo e de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui Bacharelado (2002), Licenciatura Plena(2003) e Mestrado(2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado em Geografia (2011) pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio de Doutorado na Universitat de Barcelona, Espanha. Pós-Doutorado pela EACH-USP (2019). Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana, Patrimônio Histórico, Educação e Turismo e desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: Espaço Público, Cidadania, Turismo, Território e Educação. Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade nos seguintes períodos: agosto de 2012 a maio de 2013, e agosto de 2014 a maio de 2015.

    E contaremos no debate com o Prof. Dr. Vitor Stuart Gabriel de PieriProfessor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua particularmente nas áreas de Turismo e Relações Internacionais (Política Externa Brasileira, Paradiplomacia das Cidades, Segurança Internacional, Macroeconomia e Integração Regional - Europa/América Latina). Possui os seguintes títulos acadêmicos: Bacharelado e Licenciatura em Geografia (UFRJ), Bacharelado em Lazer e Turismo (USP), Mestrado em Relações Internacionais (Universidade de Bolonha - Itália), Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (IBGE), Doutorado em Geografia (UNICAMP) e Livre-Docência em Aspectos Geográficos aplicados ao Turismo (USP). 

    Portanto, penso que teremos uma excelente noite de debates!!

    Deixamos aqui indicadas mais algumas leituras complementares:

    1) FERREIRA, Alvaro. A produção do espaço: entre dominação e apropriação. Um olhar sobre os movimentos sociais. Pode ser acessada em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-24515.htm

    2) PADILHA, Marcela. Turismo, patrimônio histórico e transformações socioespaciais em cidades tombadas. Pode ser acessada em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4446/pdf

    3) PADILHA, Marcela. Medidas internacionais de gestão do espaço do cidadão e do espaço do turista de cidades patrimonializadas: o exemplo de Guimarães (Portugal). Pode ser acessada em: http://www.cenegri.org.br/intellector/ojs-2.4.3/index.php/intellector/article/view/177/126


    LINK pra HOJE: https://meet.google.com/cgj-pcmo-xks


    E PREPAREM-SE: DIA 20 FAREMOS UMA AULA ESPECIAL DEDICADA ÀS DISCUSSÕES SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS com a presença de DUAS ILUSTRES CONVIDADAS! Afroturismo ou Turismo Antiracista? Aguardem maiores informações!!

    Abraços e boa semana!

    Reinaldo Pacheco





  • Aula 14 - 20/11 - Afroturismo e Turismo Antiracista

    Olá pessoal:

    Como já foi divulgado anteriormente, hoje teremos uma AULA ABERTA - Afroturismo e Turismo Antirracista - sobre as questões étnico-raciais que perpassam toda a sociedade brasileira e obviamente também os fenômenos que vimos estudando: o lazer e o turismo.

    Esta aula é também um tributo ao Dia da Consciência Negra. Dia de repensar as relações sociais, políticas, econômicas e culturais estabelecidas neste país entre os diversos grupos étnicos que nos fazem ser o país que somos, mas principalmente refletir sobre as dimensões de opressão exercida sobre a população negra e nosso "racismo estrutural". É um dia para discutir a importância de políticas públicas que considerem esta dimensão de exploração e opressão histórica e construam novas políticas afirmativas e de reparação social e econômica.

    Neste sentido, muito melhor do que ouvir um "professor branco" falar sobre isso será ouvir sobre iniciativas, no campo do Turismo, de trazer ao "olhar do turista" outros símbolos e signos culturais capazes de dar voz aos que tiveram suas vozes abafadas. Narrativas que se reconstroem sobre outras bases e outros olhares e centram o protagonismo da ação sobre o território na população negra de determinados lugares onde o turismo busca por vezes olhar apenas através das lentes dos grupos sociais dominantes.

    Assim, para este encontro foram convidadas duas colegas que irão nos brindar com os elementos necessários para esta reflexão: 

    Milena Manhães, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade de São Paulo (USP). Turismóloga, com mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Atualmente é Mediadora Pedagógica a Distância da disciplina Turismo e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, via Fundação CECIERJ pelo Consórcio CEDERJ/UAB, e atua como pesquisadora do Projeto Condições sanitárias, socioambientais e de saúde - TED entre a Funasa e a Fiocruz. Também compõe a base de avaliadores da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) e Revista Periferia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da FEBF/UERJ.

    Solange Barbosa, licenciada em História pela UNISAL Lorena,  especialista em Turismo Cultural e de Base Comunitária,  consultora da UNESCO para o Programa Rota do Escravo, CEO da Rota da Liberdade - Programa Cultural e Turístico de Mapeamento da Diáspora Africana na Região Metropolitana do Vale do Paraíba-SP. foi Indicada em 2020 pelo Global Shakers como uma das 40 líderes do turismo responsável.

    Portanto, penso que teremos uma grande noite para um debate franco sobre o papel do Turismo e também do Lazer como agentes que podem dar a sua contribuição na  transformação destas questões na direção da justiça social.

    Para isso, as convidadas e eu indicamos algumas leituras e material áudio-visual:

    1) Link para a matéria sobre as lideranças para um turismo responsável. https://globalshakers.com/shaker-list/40-leaders-in-sustainable-tourism/

    2) Podcast de Riq Lima, do Worldpackers, entrevistando Solange Barbosa sobre a "Rota da Liberdade". https://open.spotify.com/episode/16FRj0GeLtYR1Z4QTCwTva

    3) Solange trabalhou como consultora de um material excelente organizado pela UNESCO sobre como trabalhar os legados de memória dos escravizados nos territórios. Este material (versão em inglês, francês e espanhol) pode ser baixado em: 
    https://en.unesco.org/themes/fostering-rights-inclusion/slave-route/legacies-slavery

    4) Vídeo documentário: "Jongos, calangos e folias: música negra, memória e poesia", de Isabel Castro e Guilherme Hoffmann. (48min)

    https://www.youtube.com/watch?v=DB_AHH3xXYQ

    5) RODRIGUES, Milena Manhães; MACIEL, Tania Mara F. B. ; SANTOS, Ana Maria M. Meu nome é favela, meu nome é quilombo: cartografias (in)visíveis do turismo carioca e buziano. In: PORTUGUEZ, Anderson P.; SEABRA, Giovanni; NOGUEIRA, Carmen Regina Dorneles (Orgs.).
    Desafios e dinâmicas espaciais do turismo receptivo. Ituiutaba: Barlavento, 2020, p. 311-331.

    SUGIRO A LEITURA DESTE CAPÍTULO PARA O ENCONTRO, obviamente se tiverem tempo! São apenas 20 páginas! O livro todo está em anexo.

    6) Vídeo-documentário recente feito pelas estudantes de Lazer e Turismo da EACH-USP, Daniele Parlamento Monteiro de Moraes e Livia Menezes dos Santos: "Festejos do Rosário: Reflexões na perspectiva do lazer". (19min)
    https://drive.google.com/file/d/1aowUUiNIH8OlIMY01oLWoLOlHHmCTG5Q/view

    Uma outra importante dimensão deste debate que deve ser considerada é o fato de nos perguntarmos o "quanto a população negra tem viajado". Na medida em que o "turismo" é um fenômeno bastante mercantilizado, o recorte racial e de classe podem ajudar a responder esta pergunta, mas sobretudo deve-se observar os olhares racistas de estranhamento quando se percebe que a população negra passa a ter acesso às viagens. Para isso, sugiro a leitura do seguinte trabalho de conclusão de curso: O VIAJANTE AFRO-BRASILEIRO: ENEGRECENDO O TURISMO de THAINÁ SOUZA SANTOS (Em anexo).

    Sugiro ainda a leitura de:

    1) Artigo de Patricia de Santana Pinho: "Descentrando os Estados Unidos nos estudos sobre negritude no Brasil". https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v20n59/a03v2059.pdf

    2) Artigo de Michel Alves Ferreira e Lindamir Salete Casagrande: "E QUEM DISSE QUE NÃO É SEU LUGAR? POR UM TURISMO DEMOCRÁTICO E INCLUSIVO PARA NEGROS E NEGRAS". 
    file:///Users/administrador/Downloads/665-3357-1-PB.pdf


    Esperamos vocês as 19 horas em: https://meet.google.com/wmj-yrde-new

    Abraços!!

      
  • Aula 15 - 27/10

    Olá pessoal:

    Conforme já devem ter sido avisados, hoje eu não estarei on line com vocês por motivo de saúde. Ainda bem que COVID já foi descartada. 

    Mas, de qualquer forma, gostaria que usassem parte do tempo de hoje para conversarem sobre os Trabalhos Finais. Eu já havia colocado algumas orientação no meio do curso, que reproduzo aqui:

    "Tenho imaginado como TRABALHO FINAL da disciplina duas possibilidades, a escolher: 

    a) preparação de um vídeo-documentário sobre uma "temática social" do campo do "lazer e turismo", de no máximo CINCO minutos. Pode parecer difícil, no primeiro momento, com a pandemia, realizar tal trabalho. Posso assegurar que é possível, dada inclusive a produção que tenho acompanhado neste período. Depois poderemos discutir um pouco "métodos" para isso, no encontro síncrono. Esta atividade FINAL imagino que possa ser feita em individualmente ou em DUPLAS. Acho que é bem importante ter interlocutor para este tipo de atividade.

    b) elaboração de texto, no formato clássico de "artigo", mas que tenha um tom mais de "revisão" ou "ensaio" do que propriamente "pesquisa de campo". Esse poderá ser feito individualmente. 

    Notem que em ambas as propostas vocês podem ajustar a seus próprios interesses de pesquisa e produção de conhecimento".

    De qualquer forma, gostaria de ter uma base de como vocês irão se organizar. Como disse, há as duas possibilidades, texto e vídeo-documentário de no máximo 5 minutos. Gostaria de saber até a próxima semana como estão se organizando para isso. Estou checando com a pós e deixarei a entrega final para o limite de data de lançamento de notas no Janus/USP, que deve ser no início de fevereiro. Minha ideia é que façamos um encontro virtual para esta entrega final.

    Além disso, gostaria de sugerir duas coisas, já que não teremos interação on line hoje. A primeira delas é que assistam no NETFLIX o documentário "O começo da Vida 2: Lá Fora". Trata-se de um documentário com base na experiência da infância e sua interação com o mundo e desta feita alguns aspectos de "meio ambiente" na metrópole são discutidos com maestria. Além disso, aparece um dos Projetos que temos acompanhado, o "Navegando nas Artes", realizado à beira da Billings, no Jardim Gaivotas, extremo sul da cidade.

    https://www.youtube.com/watch?v=9yNv6U02W1M

    É MUITO especial o trabalho que tem sido feito lá, pelas ativistas do próprio bairro. Assistam!

    Também gostaria de sugerir que conheçam a Comunidade Cultural Quilombaque,  Bairro de Perus, São Paulo. Eles realizam um trabalho de Turismo de Base Comunitária em plena região metropolitana, trazendo luz aos esquecidos e invisibilizados daquela região da cidade. Vale muito a pena conhecer o trabalho deles no território, assim que possamos fazer trabalhos de campo.

    Aqui, só uma pequena mostra do trabalho deles:

    https://www.youtube.com/watch?v=c3_4Ut4Bfa4

    Eles estão numa campanha pra não perder o espaço que conquistaram lá. Se puderem, contribuam. Estarão conosco na aula de encerramento da graduação, na terça feira, 19h. Sintam-se convidados e convidadas a participar e conhecer o trabalho deles mais de perto. 

    https://www.agenciamural.org.br/quilombaque-perus-corre-risco-de-perder-sede-e-busca-apoio/

    E aqui mais um texto e vídeo para que possam compreender melhor a importância do trabalho deles naquele território da cidade:

    https://ims.com.br/convida/comunidade-cultural-quilombaque/

                                                                     *******

    No dia 4 de dezembro teremos nosso encerramento oficial com duas colegas admiráveis: Ana Claudia Moreira Cardoso e Angela Teberga. Iremos fazer uma discussão sobre os processos de precarização do trabalho que atingem obviamente também o setor de turismo.

    Ana Claudia Moreira Cardoso: Doutorado em Sociologia (co-tutela) pela Universidade de São Paulo - USP e Universidade de Paris 8, pesquisa de pós doutorado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília – UNB, e pesquisa de pós-doutorado pelo Centre de Recherche Sociologique et Politique de Paris – CRESPPA. Mestrado em Ciência Política pela USP. Integrante do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR).

    Angela Teberga: Doutoranda em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora Assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora da Alba Sud (Barcelona/Espanha). Coordenadora do Grupo de Estudos Labor Movens: Condições de Trabalho no Turismo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas para o Trabalho (GEPT/UnB).

    Para este encontro de encerramento, sugiro as seguintes leituras:

    1) E-ECONOMIA E SUAS EMPRESAS-PLATAFORMA: MODUS OPERANDI E PRECARIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO NO SETOR DE TURISMO. (em anexo). Artigo escrito por Ana Claudia Moreira Cardoso  e Marcela Costa Bifano de Oliveira.

    2) Produtividade para a hospitalidade: as ocupações em atividades características do turismo como laboratório de precariedade (em anexo). Capítulo de livro escrito por Rodrigo Meira Martoni.

    Bem, seguimos em contato e boa semana.


    Reinaldo Pacheco




  • Encontro de encerramento: apresentação de trabalhos finais

    Olá pessoal:

    Como já havia sido anunciado, hoje teremos nosso encontro final da disciplina. Será uma sessão de apresentação dos trabalhos finais. Gostaria que fosse um momento de troca e compartilhamento, sem pressões de avaliação de nenhuma parte. Entenderemos os trabalhos apresentados como parte de uma construção.

    Portanto, espero vocês as 19h. Colocarei o link aqui mais próximo do encontro.

    Além disso, gostaria de pedir a gentileza que postassem aqui os trabalhos finais, tanto em vídeo como em texto, já que este sítio concentrou todo o material do curso e apenas eu tenho acesso a algumas funcionalidades, com as quais ainda estou me habituando. Mas pretendo usar esta plataforma para dar um retorno para cada um dos trabalhos. Fiz isso na disciplina de "métodos" e foi trabalhoso mas muito proveitoso.

    Sei que alguns já me enviaram no email USP, e desde já agradeço. Aqueles que quiserem enviar por lá também, ótimo, teremos mais uma cópia de segurança.

    Espero vocês as 19h.

    LINK do encontro de hoje: https://meet.google.com/umo-meft-rky

    Reinaldo