Indice degli argomenti

  • Links para o Zoom

    Tabela. Links para todas as atividades baseadas no Zoom, organizadas por horário e dia da semana. Basta clicar no link que ele abre em outra página; as senhas serão enviadas antes do início das aulas pelo email com que você se registrou no e-disciplinas . Monitoria Web  é pensada para os experimentos online, Monitoria teoria, para exercícios, dúvidas sobre as aulas teóricas e complementos de matemática básica.


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  • 17-18 e 20/8 Revisão das leis de Newton

    Recordaremos o conteúdo das leis de Newton e faremos sua aplicação a casos específicos. Selecionamos 6 exercícios exemplares que cobrem *toda* a matéria do semestre passado; eles estão na lista 1 abaixo, que engloba também os exercícios feitos nesta aula: 1; 6 da lista14; 14 da lista 15 e 3 da lista 11.

    O primeiro questionário será sobre essa lista 1, com exercícios que pedem várias respostas numéricas. São questões muito parecidas com as da lista e da aula, mas não idênticas - no mínimo, os valores numéricos das grandezas ou o esboço do sistema serão diferentes, assim, você tem que entender a solução *e* desenvolver fórmulas algébricas para os cálculos. Teremos monitoria desde 2a-feira, não perca tempo, os problemas da lista não são fáceis!

    Vídeo das informações gerais da disciplina (prof. Vito)

    Vídeo da solução do Problema 1 da Lista 1 (prof. Vito)

    Video da solução do problema o bloco sobre a Prancha (prof. Vito)

    Vídeo das soluções dos problemas: chapéu mexicano e movimento do barco na corrente marítima (prof. Vito)

    Aula 1 (18/08/2020) (Prof. Medina)



  • Conceitos de Matemática Básica

    Neste semestre, estão previstos 4 capítulos de Matemática Básica, mais a repetição do capítulo de Trigonometria. Todos os textos disponíveis estão na pasta abaixo.

    O capítulo XI - Geometria Plana já está disponível e o período previsto para sua leitura corresponde a duas semanas a partir de hoje=26/10.

  • 24-25 e 27/8 - Colisões, quantidade de movimento linear e impulso

    Nessas duas aulas, definiremos a grandeza física chamada "quantidade de movimento linear" de um corpo, muitas vezes referida como "momento" ou "momentum".

    Aprenderemos que, em um jogo, o que interessa é o impulso sobre a bola, que pode ser dado com forças diferentes em tempos diferentes, com o mesmo resultado prático. Às vezes, é preciso pensar nos dois: o goleiro dará o mesmo impulso ao rebater a bola com uma batida seca ou movendo mais as mãos, mas vai sofrer menos se amortecer o movimento.

    Leitura: HRK capítulo 6 seções 1 a 5.

    Problemas em classe da lista 2: exercícios 3; 4; 6; 7; 9 e 16.

    Aula 3 (25/08/2020) (Prof. Medina)
    Aula 4 - Parte 1 (27/08/2020) (Prof. Medina)
    Aula 4 - Parte 2 (27/08/2020) (Prof. Medina)

    Links para a aula de 27/8, prof. Vito:
    Ex. 7 - força do goleiro na bola que ele rebate
    Ex. 6 - força do goleiro ao rebater a bola, sabendo quanto a mão recuou
    Ex. 9 - força na bola de tênis que rebate na parede
    Ex. 16 - velocidade de separação dos estágios de um foguete por explosão
    Conservação da Quantidade de Movimento Linear - primeira discussão

    • Questionário sobre o texto do capítulo IX dos conceitos de matemática básica. São 4 questões, todas com jeito diferente uma da outra e pesos diferentes. Os testes conceituais só tem uma resposta, os testes de seleção múltipla tem várias respostas certas e você tem que escolher todas elas para ganhar o ponto integral. Finalmente, em uma das questões, você precisa associar gráfico às funções, cujas fórmulas são muito parecidas. Você tem 40 minutos para responder, e use esse tempo - não se precipite, não subestime a dificuldade - errado, mesmo que parecido com o certo, não vai valer nada.

  • 31/8 a 3/9. Colisões no sistema de referência de centro de massa

    Nessas duas aulas, vamos examinar a colisão entre dois corpos no referencial do Centro de Massa deles. Veremos que as velocidades depois da colisão podem ter o mesmo módulo de antes da colisão (colisão elástica), mudar (inelástica ou explosiva, conforme sejam menores ou maiores que as iniciais) ou simplesmente anularem-se (totalmente inelásticas).

    Problemas em aula: Lista 3, números exs. 1, 5, 10, 11, 12, 17, 19, 20

    Leitura: HRK capítulo 6 seções 1 a 5

    Aula 5 - parte 1 (01/09/2020) (Prof. Medina)
    Aula 5 - parte 2 (01/09/2020) (Prof. Medina)
    Aula 5 - parte 3 (01/09/2020) (Prof. Medina)
    Aula 5 - parte 4 (01/09/2020) (Prof. Medina)

    Links para aula 5 - 31/8/2020, prof. Vito
    1. Conservação da Quantidade de Movimento
    2. Conservação da Quantidade de Movimento em uma colisão
    3. Como anda o carrinho depois do condutor pular fora (ex. 1 da Lista 3)
    4. Colisão Bidimensional, formal (ex. 5 da Lista 3)

    Links para aula 6 - 4/9/2020, prof. Vito
    1. Incerteza da medida e o uso do desvio-padrão
    2. O sistema de referência de Centro de massa - definição



  • 10/9 - Conservação da quantidade de movimento

    Nesta 5a-feira, vamos lidar com a colisão de duas partículas e descrever o movimento no Centro de Massa para saber se a colisão é elástica ou não. Faremos os exercícios 12, 10, 17, 19 e 20.

    Para a próxima aula, leitura do HRK, seções 7.1 a 7.5.

    Links da gravação da aula do prof. Vito


  • 14 a 17/9. Movimento no sistema de centro de massa

    A aula da 2a terá 3 tempos:

    1. revisão do experimento online, de colisões em uma dimensão. Inspecionaremos os resultados de todos os conjuntos de imagens, que envolvem colisões elásticas, inelásticas e parcialmente inelásticas, com o centro de massa (CM) em movimento. No referencial de CM, é mais fácil entender o que acontece na colisão.
    2. solução de um último exercício a Lista 3, resolvendo o problema 3.5 - uma colisão elástica em duas dimensões. As e os monitores estarão resolvendo outros exercícios nas monitorias, acompanhem.
    3. faremos o exerício 17 ou o 19 da lista 3, conforme o tempo disponível.

    Para a 5a, retomamos o desenvolvimento da Teoria. Vamos apresentar a definição de Centro de massa para um corpo sólido; e faremos o exercicios 1, 2 e 6 da Lista 4. Quando as forças nas partículas de um sistema são todas internas, o movimento do centro de massa é uniforme, o que permite prever a evolução do sistema. O assunto exige prática para entender como se identifica e modela o sistema que de modo a prever os resultados, assim faremos muitos exercícios da Lista 4.  Na próxima aula, começaremos pelos exercícios 8, 10 e 14..

    Leitura do HRK: 7.1 a 7.5.

    Links para os vídeos das aulas do Prof. Vito


  • 21 a 24/9. Movimento de um sistema de partículas na ausência de força externa

  • 27 e 28/9 Primeira Prova

    Conteúdo: 

    • HRK capítulos 6 e 7
    • Listas 1, 2, 3 inteiras e os problemas de 1 a 18 da lista 4.
    • Relatórios 1 e 2.
    • Conceitos de matemática básica: Capítulos IX - Construção de Gráficos e X -  Vetores em 2 e 3 dimensões

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  • 1/10 Recuo explosivo

    Uma explosão que divide um sistema põe todas as partes em movimento. Quando o que é lançado é uma parte pequena que não modifica demais a estrutura interna do que fica, chamamos de recuo o movimento da parte do sistema que lançou esse pedaço. Por exemplo, na emissão de um fóton por um átomo, o átomo emissor adquire um movimento de recuo, uma vez que a quantidade de movimento não muda se só existem forças internas e o fóton levou quantidade de movimento com ele. Na aula de hoje, mostraremos como calcular essa velocidade de recuo. Resolveremos os exercícios 20, 14 e 19.

    Links para os videos, prof. Vito

    1. Sistema de partículas - recuo explosivo. Revisão e Exs. 20 e 22
    2. Recuo explosivo - exercício 14 da lista 4
    3. Exercício 19 da lista 4 - velocidade do garoto e do carrinho durante manobras

    • Esta planilha implementa a fórmula de recorrência do problema 20 da lista 4, tanto a fórmula certa como na aproximação que ignora a velocidade de recuo. Também faz as contas para outro caso, em que o projétil é mais pesado, a fim de verificar a importância de corrigir o recuo quando a massa do projétil é uma fração maior da massa total.

      A 1a planilha, que é a que usa os dados originais do problema, está implementada também na última (CertaNomeandoVariáveis) usando nomes simbólicos para as grandezas físicas que são dados do problema, o que dá fórmulas mais fáceis de ler.

  • 5-6 e 8/10. Cinemática da Rotação

    Assim como existe uma quantidade de movimento linear, existe uma quantidade de movimento angular, normalmente nomeada "momento angular". Entender como é essa grandeza e transformar a 2a lei de Newton da translação para a rotação é nosso objetivos nas próximas aulas.
    Nesta primeira semana,  começamos por definir as grandezas cinemáticas que entrarão nessa equação de movimento transformada para lidar com a rotação.
    Na aula de segunda, faremos os exercícios 1, 2, 5 e 6 da lista 5.
    Na aula de quinta, faremos os exercícios 13, 14, 21, 20 e 8 da lista 5.
    Leitura: HRK  capítulo 8 seções 1 a 5.
    Links para os videos da aula de 5/10 prof. Vito (itens 1-4) e de 8/10 (5-7)
    1. Revisão: exercício 14 da lista 4 (explicação do aumento do ângulo de lançamento com a mudança de referencial)
    2. Cinemática da rotação (geral)
    3. Cinemática da rotação (exercicios 2 e 6; rotação finita não é vetor)
    4. Cinemática da rotação (coordenadas polares e o vetor aceleração - relação com as grandezas da translação)
    5. Cinemática da rotação - revisão
    6. Aplicação da cinemática da rotação, sem vetores
    7. Cinemática da rotação com vetores

    Para a próxima semana letiva (19/10), leia do HRK as seções 9.1 a 9.4 d do capítulo 10 as seções 10.1 a 10.4. Não destrincharemos a fundo a dinâmica da rotação, mas daremos uma visão geral da equação de movimento. Este tema será tratado em detalhe na disciplina de Corpos Rígidos no semestre que vem.



  • 12-16/10 - Encontro da licenciatura

    Nesta semana, a pauta é participar da semana da licenciatura - não teremos aulas nem monitoria regulares. `Precisando de ajuda das monitoras e dos monitores, entre em contato diretamente com eles, a fim de combinar os horários.

    Confira a programação do Encontro.

  • 19-27/10 Dinâmica da rotação

    Definiremos duas grandezas físicas: torque (ou momento de força) e quantidade de movimento angular (ou momento angular) que permitem transformar a 2a lei de Newton para uma forma mais apropriada aos movimentos de rotação. A 2a lei é vetorial por natureza, mas sua decomposição em eixos ortogonais é muito simples do que a equação de movimento da rotação. Nos limitaremos a rotações em torno de um eixo fixo ou com o eixo em movimento, mas apontando sempre na mesma direção, deixando a questão mais complicada da solução do movimento geral de um corpo rígido para o próximo semestre.
    Na aula de 19-20, faremos os exercícios 1, 2, 3 e 6; dia 22/10, os de números 9 e 10 e dia 26-27, os exercícios 12 e 11, todos da lista 6.
    Leitura: capítulo 9 do HRK seções 9.1 a 9.4 e capítulo 10 seções 10.1 a 10.4
    Links para vídeos das aulas de 19/10 (1 a 3), 22/10 (4 a 6) e 16/10 (7), Prof Vito
    1. Dinâmica da rotação - torque ou momento de força
    2. Dinâmica da rotação - torque, um exemplo formal
    3. Dinâmica da rotação - momento de inércia
    4. Momento de inércia para rotação em torno de um eixo fixo
    5. Dinâmica da rotação - momento angular, definição e aplicação
    6. Conservação do momento angular - exemplo de aplicação
    7. Aplicações realistas da dinâmica da rotação
  • 30/10 a 6/11. Trabalho, energia e potência

    Definição de trabalho e o conceito de energia. Energia cinética, a energia do movimento.  O teorema Trabalho – Energia. Potência. Faremos os exercícios 2, 3, 5, 7 e 10 da lista 7.

    Leitura: HRK capítulo 11 seções 1 a 6.

    Atenção, 2a-feira dia 2/11 não haverá aula nem monitoria. No resto da semana, monitorias regulares e  no horário da aula do dia 6/11, estaremos disponíveis para dúvidas sobre o conteúdo, tanto teoria quanto exercícios.

    Links para o vídeo da aula (prof. Vito)


  • 9-10/11 Segunda Prova

    Conteúdo: 

    • HRK capítulo 8; seções 9.1, 9.2, 9.4, 9.6;10.1 a 10.4 e 11.1 a 11.3
    • Problemas 12 a 26 da lista 4, todos das listas 5 e 6 e problemas de 1 a 10 da lista 7,
    • Relatório 3.
    • Conceitos de matemática básica

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  • 12/11 Trabalho, energia e potência

    Trabalho de força variável. Energia cinética, a energia do movimento.  O teorema Trabalho – Energia. Potência. 

    Leitura: HRK capítulo 11 seções 1 a 6.

    Vídeos da aula de 12/10, Prof. Vito:

    1. O conceito de trabalho
    2. Trabalho de força variável: o importante exemplo da mola
    3. Experimentos online de dissipação e conservação da energia


    • Examinaremos o movimento de uma moeda lançada sobre um plano inclinado, a fim de compreender a evolução temporal da energia dos componentes do sistema e da energia total. 

      O roteiro para o trabalho está abaixo, bem como a lista de distribuição dos conjuntos de imagens. Clique aqui para a descrição do experimento, com as imagens e dados necessários; use o roteiro abaixo, que é diferente do que está nesse sítio! Corrigiremos o relatório pelas suas respostas aos itens – cada gráfico, tabela, resultado e comentário vale uma parte da nota, assim responda a tudo que está solicitado. O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!

      A tarefa deve ser realizada em duplas, havendo um bônus de 1 ponto para quem efetivamente realizar a tarefa em dupla; trios serão penalizados e não aceitaremos relatórios com equipes de mais de 3 pessoas. Caso as situações destinadas para as duas pessoas sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas uma das duas situações para analisar. Se você não está na lista de distribuição do conjunto de imagens, entre em contato conosco.

      Você precisa fazer upload no moodle de um único arquivo contendo o relatório, que neste caso é formado praticamente só por tabelas e gráficos, com o nome: 

      nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.xlsx,

      em que nn é o número de identificação do conjunto de imagens (por exemplo, D4.3), nome1 e nome2, os nomes dos autores. É muito importante seguir essa convenção, uma vez que reunimos todos os relatórios do mesmo conjunto de dados para corrigir em sequência. Solicitamos a gentileza de converter seu relatório ao padrão Excel xlsx – a uniformidade acelera a correção e poderemos liberar as notas mais rapidamente. Se você está usando as Planilhas Google, basta fazer o download nesse formato.

      Cronograma das duas partes do experimento:
      12/11: começo do experimento durante a aula regular
      15/11: data limite para entregar de modo a receber os dados verificados antes da aula de conclusão da análise
      19/11: discussão em aula dos cálculos das energias e seus desvios-padrões
      22/11: data máxima para entrega do relatório da parte 1, requisito para entregar a parte 2.
      23-24/11: discussão final, em classe, sobre o experimento de dissipação de energia
      29/11: entrega do relatório da parte 2

  • 16 a 20/11. Teorema trabalho-energia cinetica

    Segunda-terça feira: Mostraremos como calcular o trabalho de uma força variável resolvendo os exercícios 17 e 20 da lista 7. Demonstraremos o teorema trabalho-energia cinética e faremos o exercício 24 da Lista 7.

    Quinta-feira: faremos algumas aplicações da relação entre trabalho e energia cinética, em particular os exercícios 23, 19 e 25 da Lista 7. Calcularemos a massa efetiva de uma mola que oscila. Relacionaremos a característica da elasticidade nas colisões com o conceito de energia cinética. Faremos alguns dos exercícios  da lista 8, dentre os seguintes: 3, 5, 11 e 12.

    Slides da aula de 16/11, prof. Vito:

    1. Revisão: Trabalho de força variável em uma dimensão, com o exemplo da mola
    2. Trabalho de força variável em duas dimensões
    3. O Teorema trabalho-energia cinética
    4. O que é energia - discussão final, com algum devaneio
    5. Exemplos de cálculo de trabalho e de energia cinética
    6. Aplicações diretas da relação trabalho-energia
    7. A energia cinética nas colisões

    • Este é o link do sítio com assuntos de física do cotidiano e do esporte. Para ver a análise da corrida dos 100 m rasos, escolha "Cem metros rasos" no menu da esquerda, mais ou menos no meio dos itens.

    • Concluiremos a análise do movimento de uma moeda lançada sobre um plano inclinado, a fim de determinar quantitativamente a evolução temporal da energia dos componentes do sistema e da energia total. 

      O roteiro para o trabalho está abaixo, - ele é diferente do que está no sítio do MEXI! Use os dados obtidos na parte 1 do experimento e mantenha a equipe que realizou a coleta dos dados - avise-nos de qualquer modificação na equipe. Corrigiremos o relatório pelas suas respostas aos itens – cada gráfico, tabela, resultado e comentário vale uma parte da nota, assim responda a tudo que está solicitado, mas não inclua os gráficos e tabelas já enviados na primeira parte do experimento. O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!.

      Você precisa fazer upload no moodle de um único arquivo contendo o relatório, com o nome:

      nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.pdf

      em que nn é o número de identificação do conjunto de imagens (por exemplo, D4.3), nome1 e nome2, os nomes dos autores. É muito importante seguir essa convenção, uma vez que reunimos todos os relatórios do mesmo conjunto de dados para corrigir em sequência. Solicitamos a gentileza de converter seu relatório ao padrão pdf – a uniformidade acelera a correção. Se você está usando google docs, basta fazer o download nesse formato.

      Cronograma:
      19/11: discussão em aula dos cálculos das energias e seus desvios-padrões
      22/11: data máxima para entrega do relatório da parte 1, requisito para entregar a parte 2.
      23-24/11: discussão final, em classe, sobre o experimento de dissipação de energia
      29/11: entrega do relatório da parte 2

    • Você tem 50 minutos para resolver três questões, cujas respostas são numéricas. Use apenas o ponto como separador decimal - se voce usar virgula, o moodle simplesmente vai considerar a reposta errada, infelizmente; por favor, preste atenção! Os valores das questões são diferentes, mas os vários itens de uma mesma questão têm pesos relativos iguais.

      Os enunciados são diferentes dos exercícios da lista 7, mas parecidos com os exercícios 14; 18; 23 e 28. Resolver esses exercícios antes de tentar o questionário é importante para que o tempo baste. Forneça as respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.

      Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é de uma hora, depois são 2 horas entre tentativas. Atenção para usar o ponto como separador decimal.


  • 23-27/11 Energia nas colisões. Energia potencial

    Na primeira aula da semana, temos duas tarefas:

    1. concluir o experimento online de dissipação de energia 
    2. dar um exemplo do uso da energia no estudo das colisões elásticas

    Assim, revise seu relatório da parte 1 do experimento e corrija os erros! Os mais frequentes foram:

    • nos conjuntos de imagens A, B e C, ler o ângulo do plano com a vertical, marcado no transferidor, como se fosse o ângulo do plano com a horizontal
    • misturar unidades no calculo da energia potencial: usar g em m/s2 e y em cm
    • usar o argumento \(\theta\) em graus na função seno(\(\theta\)), que no entanto estava configurada para argumento \(\theta\) em radianos
    • não usar as fórmulas adequadas de propagação de incerteza na determinação do desvio-padrão da energia cinética e da energia potencial
    • energia é uma grandeza escalar, assim não faz sentido calcular componentes dessa energia. Na energia cinética, entra o quadrado da velocidade total. Já na energia potencial gravitacional, todos os pontos \(\{x,y_0 \}\) com mesmo \(y_0\) têm mesma energia (usando o sistema \(xOy\) sugerido no roteiro).


    Na aula de 5a, definiremos energia potencial e veremos a forma que a lei de conservação da energia tem na Mecânica Clássica. Faremos a maioria dos exercícios dentre: 2, 3, 6, 7, 8, 10, 11 e 12 da lista 9.

    Leitura: HRK capítulo 12 seções 1, 2, 3,5

    Links para os vídeos das aulas do  prof. Vito: 1 e 2 dia 23, 3 a5, dia 26.

    1. Experimento online de dissipação de energia
    2. Aplicações da energia nas colisões
    3. Definição de força conservativa
    4. Definição de energia mecânica e conservação da energia mecânica
    5. O problema do loop

    • Você tem 50 minutos para resolver duas questões, cujas respostas são numéricas. Use apenas o ponto como separador decimal - se voce usar virgula, o moodle simplesmente vai considerar a reposta errada, infelizmente; por favor, preste atenção! Os valores das questões são diferentes, mas os vários itens de uma mesma questão têm pesos relativos iguais.

      Os enunciados são parecidos com os exercícios 1, 5, 8 e 12 da lista 8. Resolver esses exercícios antes de tentar o questionário é importante para que o tempo baste. Forneça as respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. A fim de entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.

      Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é de uma hora, depois são 2 horas entre tentativas. Atenção para usar o ponto como separador decimal.



  • 30/11 a 4/12. Aplicações da conservação da energia. Atrito e o trabalho do atrito.

    Faremos o cálculo da energia mecânica em sistemas específicos e exploraremos problemas que podem ser resolvidos com base na  conservação da energia mecânica. Exercícios da lista 9: 7; 10; 11 e 12; mais um da lista. o 22.  10: 3, 19, 22 e 24

    Leitura: HRK capítulo 13 seções 1, 2, 3, 4, 6

    Completaremos a elaboração do conceito de energia mecânica lidando com as situações em que há dissipação dessa energia por forças de atrito, fazendo o exercício 9 da lista 9 e o 3 da lista 10. Faremos um par de exercícios de gráfico de potencial, o 19 e o 26 da lista 10. o primeiro realista e o outro, formal, que mostra tudo o que se pode prever do movimento a partir da função potencial.

    Links para os videos da aula do prof. Vito: 1, 2 e 3 em 30/11, 5 e 5 em 3/12:

    1. Energia potencial: revisão e aplicação a sistema conservativo unidimensional
    2. Aplicação da conservação da energia a um pêndulo interrompido
    3. Dedução do movimento de uma partícula a partir do gráfico de potencial
    4. Dedução do movimento de uma partícula a partir do potencial; dissipação de energia
    5. Relação entre a energia potencial e o movimento; como a força de atrito pode represar energia no sistema



  • 7-8/12 Terceira prova

    Prova sobre o conteúdo das listas 7 a 10 e dos capítulos 11, 12 e 13 do HRK - energia mecânica.

    Conteúdo: 

    • HRK capítulo 11, seções  11.1 a 11.6, cap. 12 seções 1, 2, 3, e 5, e cap. 13, seções 1, 2, 3, 4 e 6.
    • Problemas das listas 7, 8, 9 (todos) e da lista 10, somente os de números 3, 4, 5, 8, 18, 19, 22, 25 e 26.
    • Relatórios 4 a 6.
    • Conceitos de matemática básica

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      P3 - terceira prova Quiz
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      P3 - terceira prova Quiz
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  • 14-15/12 - Prova substitutiva

    Prova sobre todo o conteúdo da disciplina (teoria, exercícios, textos, conceitos de matemática básica). A nota substitui uma das notas das outras provas, aquela que resultar na maior média, mas será descartada, se piorar a média. Aberta a todas e todos estudantes da disciplina.

    Conteúdo: 

    • HRK capítulo 6, 7, 8; capítulo 9 seções 9.1, 9.2, 9.4, 9.6; capítulo 10, seções 10.1 a 10.4; cap. 11, seções 11.1 a 11.6, cap. 12 seções 1, 2, 3, e 5, e cap. 13, seções 1, 2, 3, 4 e 6.
    • Problemas das listas 2 a 9 (todos) e os da lista 10, com exceção dos problemas: 2; 7; 10; 11; 12; 17; 20; 23; 24 e 28.
    • Relatórios 1 a 6.
    • Conceitos de matemática básica

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      PS - prova substitutiva Quiz
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      P3 - Prova substitutiva (N) Quiz

      Esta prova é formada por cinco questões, todas com mesmo peso. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão. A duração máxima é 3 horas e se inicia às 20:59 hs. 

      Forneça as respostas com dois dígitos significativos, considerando 1 e 2 não significativos quando ocuparem a primeira casa (a tolerância nas respostas numéricas é quase sempre 5 %). Você pode responder com potências de 10, usando a notação n.nEm, em que n.n é a mantissa e m a potência de 10, por exemplo, 9500=9.5e3 e 0.00012=1.2e-4 - tanto faz e ou E.

      Use o ponto como separador decimal e não escreva a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidade deve ser calculada a grandeza. Assim como nas provas presenciais, você não pode repetir o questionário.

      Quando a rede está lenta, as figuras demoram a carregar; nesses casos, o navegador costuma avisar, no canto esquerdo inferior da janela, que está esperando a comunicação. Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente  a resposta da questão exibida na tela foi perdida; neste caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça.

      Você pode consultar seus livros, apontamentos, anotações, materiais da disciplina, etc, mas não outra pessoa. Use calculadora ou um programa para fazer os cálculos no computador, digite e transfira o resultado para o campo de resposta com calma e procure conferir seu resultado.

      Leia as perguntas com muita atenção. O sinal de muitas grandezas físicas depende do sistema de referência. Quando o sistema de referência estiver definido sem nenhuma ambiguidade, normalmente solicita-se a grandeza com sinal - errar o sinal torna a resposta errada. No entanto, quando o enunciado não define completamente o sistema de referência, pedimos o módulo da grandeza, um número semi-definido positivo. Nesse último caso, se você digitar um número negativo, o moodle vai considerar a reposta errada, mesmo que a grandeza seja negativa no sistema de referência que você adotou. Assim, por favor, preste muita atenção à formulação da questão!

      Ao contrário do que acontecia no semestre anterior, o moodle não avisa quando você digita vírgula no lugar do ponto. Por favor, revise bem sua prova antes de enviar! 

      Boa prova!



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  • 8 de março de 2021 - Prova de recuperação

    No dia 8/3/2021, uma segunda-feira, acontecerá a prova de recuperação, na forma de um questionário aqui no moodle, que estará aberto das 18:00 às 23:00, com duração máxima de 3 horas. Assim, você terá que iniciar a prova até às 20:00 para dispor das 3 horas inteiras.


    • Esta prova é formada por cinco questões, todas com mesmo peso. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão. A duração máxima é 3 horas, que precisam estar compreendidas entre as 18:00 e 23:00 hs. 

      Forneça as respostas com dois dígitos significativos, considerando 1 e 2 não significativos quando ocuparem a primeira casa (a tolerância nas respostas numéricas é quase sempre 5 %). Você pode responder com potências de 10, usando a notação n.nEm, em que n.n é a mantissa e m a potência de 10, por exemplo, 9500=9.5e3 e 0.00012=1.2e-4 - tanto faz e ou E.

      Use o ponto como separador decimal e não escreva a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidade deve ser calculada a grandeza. Assim como nas provas presenciais, você não pode repetir o questionário.

      Quando a rede está lenta, as figuras demoram a carregar; nesses casos, o navegador costuma avisar, no canto esquerdo inferior da janela, que está esperando a comunicação. Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente  a resposta da questão exibida na tela foi perdida; neste caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça.

      Você pode consultar seus livros, apontamentos, anotações, materiais da disciplina, etc, mas não outra pessoa. Use calculadora ou um programa para fazer os cálculos no computador, digite e transfira o resultado para o campo de resposta com calma e procure conferir seu resultado.

      Leia as perguntas com muita atenção. O sinal de muitas grandezas físicas depende do sistema de referência. Quando o sistema de referência estiver definido sem nenhuma ambiguidade, normalmente solicita-se a grandeza com sinal - errar o sinal torna a resposta errada. No entanto, quando o enunciado não define completamente o sistema de referência, pedimos o módulo da grandeza, um número semi-definido positivo. Nesse último caso, se você digitar um número negativo, o moodle vai considerar a reposta errada, mesmo que a grandeza seja negativa no sistema de referência que você adotou. Assim, por favor, preste muita atenção à formulação da questão!

      Ao contrário do que acontecia no semestre anterior, o moodle não avisa quando você digita vírgula no lugar do ponto. Por favor, revise bem sua prova antes de enviar! 

      Boa prova!