Indice degli argomenti
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Data: 17/08/2020
Aula em sistema não presencial
Local: sala do Google Meet cujo endereço será comunicado via mensagem por corpo eletrônico 15 minutos antes do início da aula
Horários: 19:00 às 21:25 hs
Tópicos: Programa, atividades, calendário das aulas práticas e sistema de avaliação; introdução conceitual
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Programa da disciplina, turma 2020-2
- Objetivos
- Tópicos abordados
- Recursos didáticos
- Cronograma
- Sistema de avaliação
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Mudanças Ambientais Globais, Análise Ambiental, Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Geoprocessamento: como eles se conectam?
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- Geoprocessamento: definições e ferramentas
- Sistemas de Informações Geográficas: definição e histórico
- Exemplos de aplicações em análise ambiental
- Geoprocessamento: definições e ferramentas
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- Características básicas dos dados espaciais
- Como representar dados espaciais no computador?:
- O que é um modelo e porque o usamos?
- Como os dados são armazenados e processados no computador?
- Modelos e representações digitais de dados geográficos
- O que são vetores? E o que são grades?
- Aplicação prática: aula demostrativa
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- Principais módulos e ferramentas
- Formas de visualização dos dados
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- Replicação do experimento de mapeamento de cólera em 1854
- Reconhecimento e uso de dados vetoriais e em grade
- Consulta simples ao banco de dados
- Características básicas dos dados espaciais
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Com base nas explicações da aula de 14/09/2020 e com auxílio do material apresentado responda às seguintes perguntas:
Questão 1 – Defina escala e esclareça por que o termo é considerado ambíguo e, às vezes, contraditório.
Questão 2 – Por que as escalas espacial e temporal são características dos dados que devemos considerar cuidadosamente em um projeto de SIG?
Questão 3 – Resolução e escala espacial são muitas vezes usados como sinônimos, isto é correto? Por que?
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Neste exercício você irá se familiarizar com as quatro etapas básicas de um projeto de SIG. Em um projeto individual, o usuário de um SIG deverá efetuar uma série de tarefas. Os primeiros passos são definir o problema e identificar os dados necessários, neste caso será: 1) avaliar a intensidade das mudanças no uso do solo ocorridas entre 1940 e 2000 em uma área da micro-bacia do ribeirão dos Marins, município de Piracicaba, e 2) identificar áreas potenciais para mecanização da colheita de cana de açúcar, ou seja, com declividade menor que 12%. Os dados que serão utilizados foram obtidos do banco de dados elaborado por Casagrande, 2005.
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Traçado de Áreas de Preservação Permanente e mapeamento dos passivos ambientais