Programação
-
-
Concluir a atividade
Parte (4 min) da palestra "Potencialidades e complexidades do diálogo de sala de aula" ministrado pelo Leonardo Lago no Seminário de Ensino do IFUSP no dia 08/09/2020. Preste atenção no final, quando fala sobre as condições em qual o trabalho em grupo leva a aprendizagem melhor
-
Um post (traduzido) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe na hora de criar espaços de aprendizagem online. Docentes e especialistas de vários tipos devem aprender colaborar.
-
Ver Receber uma nota
O objetivo desta atividade é tentar imaginar atividades pedagógicas na área de Física menos focadas na tradicional "entregar conteúdo, seguido por exercícios". É possível desenvolver atividades com nossos alunos que dependem do diálogo e interações entre pares para a construção de algum conceito de Física?
Após ler os dois textos desta semana, vai desenhar uma atividade colaborativa, a ser feita com alunos do ensino médio, no contexto da disciplina Física. A atividade pode, mas não precisa, ser desenvolvida com tecnologias online.
Atenção:
- prazo de envio: sexta-feira 25 setembro 2019, 12:00.
- prazo da avaliação: segunda-feira 28 setembro 2019, 10:00.
-
Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015). Ler seção 4.4 (páginas 163-171).
-
Uma apresentação que criei e usava 5-10 anos atrás.