Programação
-
Objetivos da Disciplina:
- Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de compreender os Princípios da Teoria da Relatividade Restrita e a mudança paradigmática que eles representam no nosso entendimento sobre a natureza do espaço-tempo, calculando como eventos devem ser descritos em diferentes referenciais inerciais do ponto de vista cinemático e dinâmico.
Avaliação:
- 0,65 Média de duas Provas + 0,35 Tarefas em Sala de Aula>= 5,0
Bibliografia:
- MJMS - Maria José Bechara, José Luciano Miranda Duarte, Manoel Roberto Robilotta, Suzana Salem Vasconcelos, Apostila de Física 4 (IFUSP, 2018)
- HMN - H. M. Nussenzveig, curso de Física Básica, volume 4 (Edgar Blucher, 2002).
- RR - R. Resnick, Introdução à Relatividade Especial (EDUSP, 1971)
- RAM - Roberto de A. Martins, Teoria da Relatividade Especial (GHTC, 2008)
- JP - Jucimar Peruzzo, Teoria da Relatividade Especial (2013)
-
Fórum para dar avisos sobre a disciplina
-
Este fórum tem como objetivo a troca de informações sobre o conteúdo da disciplina, tanto em termos de dúvidas como sugestões de leitura, tópicos para discussão, etc.
-
Uma forma adicional de nos comunicarmos ao longo do semestre
- Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de compreender os Princípios da Teoria da Relatividade Restrita e a mudança paradigmática que eles representam no nosso entendimento sobre a natureza do espaço-tempo, calculando como eventos devem ser descritos em diferentes referenciais inerciais do ponto de vista cinemático e dinâmico.
-
Semanas 15 - 16
Objetivo Geral:
- Introduzir a interpretação geométrica das transformações de Lorentz, mostrando o efeito das mesmas no espaço e no tempo a partir desse ponto de vista, usando o formalismo de espaço-tempo de Minkowski.
Objetivos Específicos:
- Introduzir a interpretação geométrica das Transformações de Lorentz
- Formalizar essa interpretação a partir do espaço-tempo de Minkowski
Referências:
- Apêndice A RR e seção 6.12 HMN
-
Como você discutiria a Teoria da Relatividade com seus alunos do Ensino Médio? Como você introduziria o assunto para eles? A partir de qual motivação? E quais pontos da teoria você discutiria? Como?