Programação
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Neste vídeo fazemos uma revisão das primeiras semanas de aulas em que foram trabalhados os seguintes conteúdos do cálculo diferencial e integral 1: Limites, Limites laterais, Limites infinitos & Propriedades operatórias.
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Fórum para discutirmos dúvidas referentes aos conteúdos e exercícios da disciplina de Cálculo Diferencial & Integral I presentes no vídeo 1.
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Neste vídeo, estudaremos os efeitos gráficos no comportamento de uma função do ponto de vista de seus limites infinitos e limites no infinito.
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Fórum para discutirmos dúvidas referentes aos conteúdos e exercícios da disciplina de Cálculo Diferencial & Integral I presentes no vídeo 2.
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Neste vídeo, tratamos de limites infinitos no infinito de funções polinomiais e racionais.
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Fórum para discutirmos dúvidas referentes aos conteúdos e exercícios da disciplina de Cálculo Diferencial & Integral I presentes no vídeo 3.
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Neste vídeo, introduziremos o conceito de continuidade para funções reais de uma variável real.
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Fórum para discutirmos dúvidas referentes aos conteúdos e exercícios da disciplina de Cálculo Diferencial & Integral I presentes no vídeo 4.
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Neste vídeo, falaremos de propriedades de funções contínuas bem como o Teorema do Valor Intermediário.
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Fórum para discutirmos dúvidas referentes aos conteúdos e exercícios da disciplina de Cálculo Diferencial & Integral I presentes no vídeo 5.
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Receber uma notaExercícios a serem entregues:- Exercícios 2.1 (p.111): 2, 4, 6 e 8.- Exercícios 2.2 (p.121): 2, 3, 6, 8, 9, 13, 17, 21, 26, 28, 29, 32 e 38.- Exercícios 2.3 (p.131): 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 18, 20, 24, 26, 63-68, 72 e 74.Como proceder:- enviar neste tópico o arquivo escaneado;- podem ser imagens dos vossos manuscritos. (Dica: um bom e grátis app para escanear pelo celular é o CamScanner);- Coloque nome do aluno - diurno ou noturno;- prazo de entrega: 08 de maio (08/05).
Dúvidas quanto a submissão: Instruções em
https://docs.moodle.org/38/en/Using_Assignment#How_do_students_submit_their_assignments.3F
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Neste vídeo, tratamos da continuidade de funções trigonométricas e a continuidade de funções inversas.
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Fórum para discutirmos dúvidas referentes aos conteúdos e exercícios da disciplina de Cálculo Diferencial & Integral I presentes no vídeo 6.
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Neste vídeo, estudamos limites fundamentais como aplicações do Teorema do confronto.
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Fórum para discutirmos dúvidas referentes aos conteúdos e exercícios da disciplina de Cálculo Diferencial & Integral I presentes no vídeo 7.
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Exercícios a serem entregues:Exercícios 2.5 (pag. 152): 5,6, 11-14, 16, 18, 21, 23-25, 33, 38, 41,43Exercícios de compreensão 2.6 (pag 159): 1 e 3Exercícios 2.6 (pag. 160): 1-8, 9-14, 17-34, 39, 40, 46-48, 50,75,76Como proceder:- enviar neste tópico o arquivo escaneado (tente criar um único arquivo pdf já que o sistema aceita no máximo 5 arquivos);- podem ser imagens dos vossos manuscritos. (Dica: um bom e grátis app para escanear pelo celular é o CamScanner);- Coloque nome do aluno - diurno ou noturno;
- prazo de entrega: 23 de maio (23/05).
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Prezados, este questionário corresponde a nossa primeira avaliação virtual.
O conteúdo principal desta avaliação é limites e continuidade.
O Questionário ficará aberto das 18h as 20h e cada aluno terá 1h15 de tempo para finalizar o questionário (portanto você deve entrar até as 18h45 para ter o tempo máximo).
Após responder todas as 10 questões, ao clicar em finalizar tentativa, aparecerá um quadro com as questões salvas para revisão. Ao clicar em enviar tudo e terminar você finalizou sua prova.
Após as 20h você poderá acessar o questionário para revisar sua prova!
Cada aluno terá apenas uma tentativa. Portanto esteja preparado ao continuar!
Boa sorte!!
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Neste vídeo, definimos a derivada de uma função real e estabelecemos uma relação entre continuidade e diferenciabilidade.
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Neste vídeo, estabelecemos algumas propriedades operatórias da derivada de uma função real, bem como calculamos a derivada de uma função constante e também de funções que são potências de x.
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Neste vídeo, tratamos da regra da derivada do produto e do quociente entre duas funções.
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Neste vídeo, calculamos, via definição, a derivada de algumas funções trigonométricas.
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Neste vídeo, enunciamos uma fórmula, famosa para o cálculo da derivada de uma função obtida pela composição de outras duas, conhecida por "regra da cadeia".
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Neste vídeo, estabalecemos as fórmulas para o cálculo da derivada de funções logarítmicas por meio da definição de derivada, lançando mão do resultado de um limite fundamental.
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Neste vídeo, estabelecemos condições que garantem a diferenciabilidade para a função inversa de uma dada função, bem como uma fórmula que relacione duas derivadas.
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Neste vídeo, estabelecemos fórmulas para o cálculo da derivada de funções exponenciais e trigonométricas inversas, obtidas por derivação implícita.
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Neste vídeo, tratamos da regra de L'Hôpital, importante para o cálculo de limites que apresentam indeterminações do tipo "zero sobre zero", "infinito sobre infinito", "zero vezes infinito", "infinito menos infinito" e outras mais.
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Neste vídeo, tratamos da regra de L'Hôpital, importante para o cálculo de limites que apresentam indeterminações do tipo "zero sobre zero", "infinito sobre infinito", "zero vezes infinito", "infinito menos infinito" e outras mais.
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Neste vídeo, tratamos de introduzir as ferramentas essenciais para resolvermos os problemas de otimização. Em particular, estudamos condições para determinar quando uma função é crescente/descrescente e sobre quais intervalos é côncava para cima e/ou para baixo.
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Neste vídeo, relembramos o conceito de concavidade e definimos o conceito de ponto de inflexão, explicitando, através de exemplos, técnicas para encontrá-lo.
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Neste vídeo, definimos extremos relativos (máximos e mínimos locais) e também pontos críticos de uma função real. Além disso, enunciamos o teste da primeira derivada, método pelo qual utilizamos para localizar extremos relativos.
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Neste vídeo, enunciamos o teste da segunda derivada como ferramenta para localizarmos extremos relativos. Na sequência, aplicamos as técnicas apresentadas nas aulas anteriores para estudarmos o comportamente de funções polinomiais, esboçando seus gráficos.
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Neste vídeo, tratamos de estudar o comportamento de funções racionais, estabelecendo através de uma receita passos para esboçar seus gráficos.
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Neste vídeo, tratamos de estudar o comportamento de funções racionais, estabelecendo através de uma receita passos para esboçar seus gráficos, mas, principalmente, os casos em que as assíntotas são curvilíneas e oblíquas bem como outras funções mais gerais.
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Neste vídeo, utilizamos a derivada como ferramenta para tratar de problemas de otimização.
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Exercícios a serem entregues:
2.2: 7,10,11,22,47,48,50 2.3: 4,13,23,37,39,57,59
2.4: 14,15,27,31 2.5: 13,17,25,31
2.6: 13,15,16,18,21,26,43 3.2: 27,28,35,43,44
3.3: 19,21,25,26,33,69 3.6: 17,22-26
4.1: 21,29 4.2: 3,35,38,40 4.3: 5 4.4: 7,8 4.5: 3,6,9,42
Como proceder:
- enviar neste tópico o arquivo escaneado (tente criar um único arquivo pdf);
- podem ser imagens dos vossos manuscritos.
- Coloque nome do aluno - diurno ou noturno;
- prazo de entrega: 19 de junho (19/06/20).
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Prezados, este questionário corresponde a nossa segunda avaliação.
O conteúdo principal desta avaliação é Derivadas.
O Questionário ficará aberto das 19h as 21h15 e cada aluno terá 2h15 de tempo para finalizar o questionário. Portanto todos devem entrar as 19h para ter o tempo máximo!
Preparem um meio de enviar fotos ou arquivos de seus rascunhos, pois os mesmos são obrigatórios em cada uma das questões!
Após responder todas as questões, ao clicar em finalizar tentativa, aparecerá um quadro com as questões salvas para revisão. Ao clicar em enviar tudo e terminar você finalizou sua prova.
Cada aluno terá apenas uma tentativa. Portanto esteja preparado ao continuar!Apresente todos os cálculos e raciocínios utilizados para a conclusão de cada resposta!
Não aceitaremos respostas sem raciocínio!
A navegação será sequencial!! Não será possível refazer ou retornar à Questão X, se já tiver passado para a Questão X+1. Portanto anexe o que tiver que anexar antes de passar a próxima questão!
Boa sorte!!
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Neste vídeo, tratamos de introduzir a noção de integral indefinida à luz do conceito de primitiva, relacionando o processo de integração ao de antiderivação.
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Nesta aula, tratamos de introduzir técnicas para o cálculo das integrais indefinidas, entre elas a de substituição. Além disso, propriedades operatórias também foram introduzidas.
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Neste vídeo, introduzimos o conceito de integral definida através da interpretação dela como área da região abaixo do gráfico de uma função dada. Nesse processo, as somas de Riemann são definidas.
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Neste vídeo, relacionamos a integral indefinida com a integral definida por meio do Teorema Fundamental do Cálculo.
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Nesta vídeo, apresentamos duas maneiras de se calcular uma integral definida pelo método de substituição.
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Neste vídeo, apresentamos uma das aplicações geométricas da integral: a área entre duas curvas. O método permite o cálculo de área de regiões muito gerais, indo muito além do cálculo de regiões poligonais, e também do que somente regiôes abaixo de gráfico.
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Neste vídeo, tratamos do cálculo do volume de sólidos especiais como aplicação da integral.
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Neste vídeo, apresentamos o método de integração por partes, importante para o cálculo de integrais no que diz respeito ao produto entre funções.
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Neste vídeo, calculamos algumas fórmulas de redução para integrais de funções trigonométricas.
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Neste vídeo, introduzimos o método de integração de funções racionais por frações parciais.
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Neste vídeo, ampliamos a noção de integral, tratanto dos seguintes casos: integrais impróprias com intervalos de integração infinitos, integrais impróprias com descontinuidades infinitas no intervalo de integração & integrais impróprias com descontinuidades infinitas com intervalos de integração infinitos.
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Exercícios a serem entregues:
5.2: 17,24,26,27,44,54 5.3: 3,16,19,26,34,62,70,75 5.5: 15,18 5.6:20,22,26,31,45 5.9: 10,11,26,27,38
6.1: 5,7,10,11,35 6.2: 4,6,8,11,14,17,33 7.2:3,5,10,13,14,19,25,56 7.3:5,8,11 7.5:11,15,17,29 7.8: 4,6,7,10,16
Como proceder:
- enviar neste tópico o arquivo escaneado (tente criar um único arquivo pdf);
- podem ser imagens dos vossos manuscritos.
- Coloque nome do aluno - diurno ou noturno;
- prazo de entrega: 12 de julho (12/07/20).
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Prezados, este questionário corresponde a nossa terceira avaliação. O conteúdo principal desta avaliação é Integrais! O Questionário ficará aberto das 19h as 21h10 e cada aluno terá 2h10 de tempo para finalizar o questionário. Portanto todos devem entrar as 19h para ter o tempo máximo! Preparem um meio de enviar fotos ou arquivos de seus rascunhos, pois os mesmos são obrigatórios em cada uma das questões! Após responder todas as questões, ao clicar em finalizar tentativa, aparecerá um quadro com as questões salvas para revisão. Ao clicar em enviar tudo e terminar você finalizou sua prova. Cada aluno terá apenas uma tentativa. Portanto esteja preparado ao continuar! Apresente todos os cálculos e raciocínios utilizados para a conclusão de cada resposta!
Não aceitaremos respostas sem raciocínio!
A navegação não será sequencial!! Você poderá retornar à Questão X, mesmo se já tiver passado para a Questão X+1. Mas terá que anexar a resposta em cada questão! Como iremos tirar a navegação sequencial, seremos mais rígidos quanto ao tempo, não aceitando questões enviadas por e-mail exceto por algum problema que tenha justificativa plausível!
Boa sorte!!
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Prezados, este questionário corresponde a nossa terceira avaliação. O conteúdo principal desta avaliação é todo o curso! O Questionário ficará aberto das 19h40 as 21h40 e cada aluno terá 2h de tempo para finalizar o questionário. Portanto todos devem entrar as 19h40 para ter o tempo máximo! Preparem um meio de enviar fotos ou arquivos de seus rascunhos, pois os mesmos são obrigatórios em cada uma das questões! Após responder todas as questões, ao clicar em finalizar tentativa, aparecerá um quadro com as questões salvas para revisão. Ao clicar em enviar tudo e terminar você finalizou sua prova. Cada aluno terá apenas uma tentativa. Portanto esteja preparado ao continuar! Apresente todos os cálculos e raciocínios utilizados para a conclusão de cada resposta!
Não aceitaremos respostas sem raciocínio!
A navegação não será sequencial!! Você poderá retornar à Questão X, mesmo se já tiver passado para a Questão X+1. Mas terá que anexar a resposta em cada questão! Como iremos tirar a navegação sequencial, seremos mais rígidos quanto ao tempo, não aceitando questões enviadas por e-mail exceto por algum problema que tenha justificativa plausível!
Boa sorte!!
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