Indice degli argomenti
-
Apresentação em pdf: Histórico do Método Científico, com ênfase nas suas características fundamentais ao longo do tempo.
O método científico hoje.
-
As questões devem ser respondidas de forma dissertativa. Sugere-se que as respostas sejam enviadas até a próxima semana, embora o prazo esteja sendo estendido, por conta de possíveis limitações de acesso dos estudantes.
-
Três questões para utilizar texto de divulgação científica atual como motivação para debate sobre o método científico e a divulgação científica.
As questões podem ser debatidas durante o horário da aula, mas a entrega da versão final poderá ser feita até a aula seguinte.
-
19:00 h- Contatos iniciais
19:15 h- Leitura do texto sobre testagem de coronavírus
19:30 h- Discussão sobre o questionário referente ao texto sobre testagem de coronavírus
20:00 h- Esclarecimentos sobre o questionário referente a Aplicação do Método Científico
-
A partir das definições de ciência e método científico apreendidas nas aulas anteriores, aula propõe a discussão do caráter das geociências, tendo em vista seu caráter peculiar: ela trata da dimensão temporal. É uma ciência histórica.
-
Slides da aula teórica
-
Dois textos a serem debatidos durante a aula.
Gould trata do conceito de uniformitarismo
Levi-Strauss (em trecho de seu livro clássico "Tristes Trópicos" compara os métodos da geologia com outras ciênicas
-
Link para assistira a aula de 30/3 por streaming.
-
-
Os Seminários da disciplina consistem do estudo e análise, pelo estudante, de um tema específico, de livre escolha dentro da área de Ciências da Terra, comparando a abordagem científica (através da leitura e análise de um artigo publicado em revista científica onde são publicados resultados originais) e a abordagem da divulgação científica do mesmo tema (em seções de ciência de jornais ou revistas, como Pesquisas Fapesp, Superinteressante, e várias outras)
-
A entrega dos temas para o seminários deverá ser encaminhada pelos estudantes através de arquivos em formado word ou pdf. Neste módulo, também há a possibilidade de preenchimento de texto online.
Considerando as limitações conhecidas de todos, o prazo de entrega dos temas, inicialmente previsto para 30/3, fica estendido até 13/04. Os demais prazos (para entrega da lista de referências e da resenha (11/05) e dos relatórios (01/06) ficam mantidos, em princípio. Serão abertas novas tarefas (Seminários Parte 2 e Seminários Final) para a entrega destas tarefas.
-
O texto anexo mostra as diretrizes gerais para desenvolvimento dos seminários.
Já estava disponível nos Avisos da disciplina, e agora está aqui também
-
Nesta tarefa, os alunos poderão fazer a entrega dos textos dos seus seminários.
-
Link para assistir, em streaming, as apresentações de Seminários da Primeira Turma, realizadas em 15/06/2010
-
link para asssitir, por streaming, aos seminários da segunda turma, apresentados em 22/06/2020
-
-
Complementação da apresentação sobre métodos da Geologia.
Discussão do texto de Claude Lévi-Strauss
Apresentação de Questionário sobre o tema
-
Link para assistir a aula de 13/4 por streaming.
A aula vai até 1h35 min
-
Nessa aula iremos discutir o que é ética e o que é plágio. Há alguns videos interessantes de serem assistidos para discutirmos o assunto durante a aula. Assistam pelo menos a entrevista com a Profa. Maria Garcia. Há também um filme chamado Cobaias, que discute o caso verídico ocorrido nos EUA e um documentário brasileiro sobre pesquisa na área de antropologia. Se conseguirem assistir também um desses antes da aula, ajudará na discussão da aula. Não há powerpoint, apenas videos e reportagens. Também há um exercício para fazerem depois da aula.
-
São três textos. Duas reportagens (escolha uma para ler antes da aula) e um artigo científico (de leitura obrigatória para antes da aula).
-
A proposta neste exercício é que você procure na internet reportagens sobre a falta ou quebra de ética na ciência e faça uma resenha sobre a discussão no texto escolhido.
Coloque o link para a reportagem escolhida e o texto feito por você, utilizando corretamente as normas de referências bibliográficas.
-
Link para video da Aula de 27/4- visualização em streaming
-
-
•Observe os materiais fornecidos em formato pdf(Monografia, Artigo Científico, Artigo de Divulgação e Resumo em Congresso).Compare-os quanto aos seguintes aspectos:•Assunto•Autoria•Estrutura: •qual a lógica de organização do texto? •existem figuras e tabelas? São fáceis de compreender? •há citação de referências bibliográficas no texto? Como é feita?•Linguagem (técnica ou informal)•Qual o Público alvo?
-
Apresentação da aula em formato pdf
-
-
Link para o vídeo da aula com participação de Anderson de Santana, Chefe do Serviço de Biblioteca do Instituto de Geociências
-
Arquivo em pdf com slides da aula sobre Pesquisa bibliográfica proferida por Anderson de Santana, Chefe do Serviço de Biblioteca do Instituto de Geociências da USP
-
-
Trecho do item 2.2.1 do livro de A.J. Severino.
-
Trecho do item 2.2.2. do livro de A.J. Severino
-
Apresentação da aula convertida para pdf
-
Exemplos de ficha temática, bibliográfica e biográfica extraídos do livro de Severino
-
Esta tarefa consiste de apresentar, no formato escolhido (doc ou pdf), um fichamento do artigo científico escolhido para o seminário individual.
Modelos para o fichamento bibliográfico encontram-se na apresentação da aula. Descrição sobre leitura e documentação de bibliografia científica é apresentada nos textos de apoio extraídos do livro de Severino.
-
-
Nesta aula, iremos discutir o texto sobre Pesquisa em Educação Ambiental e a atividade de desenho proposta. É importante que leiam o texto e façam o desenho antes da aula.
-
A ideia dessa atividade é que vocês façam um desenho que represente a estrutura social do Instituto de Geociências. Ou seja, nesse desenho, expresse como você (cada um) vê os atores sociais que fazem parte do Instituto de Geociências, como eles estão organizados, se há hierarquia ou não, especialmente neste contexto de COVID que estamos vivendo. Não se esqueça de colocar você nesse desenho. O desenho pode ser um esquema, um fluxograma, uma arte, uma poesia, ou qualquer forma visual em papel, que você se sinta à vontade para usar e expressar sua impressão sobre esta estrutura social, neste momento. Faça o desenho, e se possível, tire uma foto para colocar neste espaço.