Agenda do Curso
-
-
As leituras dos textos devem ser feitas previamente às aulas e as postagens das resenhas devem ser colocadas no Moodle (E- disciplinas USP)até às 23h59 do dia da aula.
As atividades não serão recebidas por outros meios, email ou impresso.
-
-
Coloque aqui seu Projeto de Estágio.
PRAZO FINAL: 16 de outubro
-
Coloque aqui o Relatório Final do Estágio.
PRAZO FINAL: 11 de dezembro
-
Coloque aqui sua apresentação do estágio.
-
-
Parte 1: Kahoot - Você conhece a disciplina Práticas de Educação Ambiental?
Parte 2: Questionário inicial - concepções prévias
https://docs.google.com/forms/d/1t8cbwUDVYt6K1uDPfirtrh1tfzY9oDSjQFjc53DuWXg/prefill
Levantamento dos conhecimentos prévios sobre estágio supervisionado. Relato de experiências dos alunos sobre estágios anteriores.
Estratégias de ensino: questionário, think-pair-share, discussão em grupo, síntese no quadro das respostas (cada grupo coloca no quadro o que discutiu), destacando as dificuldades e expectativas em relação ao estágio. Uso do padlet.
Parte 3: E-disciplinas: Explicação como será o desenvolvimento da disciplina e dos estágios remotos.
-
- Concepções de estágio
- Planejamento do estágio
- Regulamentação do estágio
Leitura Prévia:
(Leitura Texto 1) - PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S.L. (2010) - Estágio: diferentes concepções. 1ª. Parte, Cap. I do livro Estágio e Docência. Cortez Editora. 5ª edição. p. 33-56.
Atividade E-disciplinas: Resenha 1 e responder o questionário 1.
Dinâmica da aula: cada um dos 4 grupos formados na aula 1 irá identificar e apresentar à classe os principais conceitos relacionados a cada parte do texto. Em seguida faremos uma discussão geral destacando os elementos centrais abordados.
Divisão em 4 grupos: os mesmos grupos da aula 1.
Grupo 1: p 33 a 41 - Itens 1 e 2
Grupo 2: p 41-45 – Itens 3 a 4.1
Grupo 3: p 46- 51 - Item 4.2
Grupo 4: p 52 – 57 - continuação do item 4.2
-
Bases conceituais para elaboração do projeto de estágio.
Etapas de um projeto de estágio.
Leitura Prévia: (Leitura Texto 2) - PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S.L. (2010) -Planejando o Estágio em forma de projetos. 3ª. Parte, Cap. II do livro Estágio e Docência. Cortez Editora. 5ª edição. p. 219-247.
Atividade E-disciplinas: Resenha 2 e preencher a tabela da Atividade 2 (Até dia 04/09).
https://docs.google.com/forms/d/1QqsO4xm3hIqoBbCs_Dp08-A8M8gAlsUgu8hB2uN5-f8/prefill -
Tema: Elaboração de Projetos de EA
Nesta aula continuaremos a discutir a elaboração dos projetos de estágio, por meio de mapas conceituais.
Os alunos irão elaborar o mapa conceitual individual que represente a sua concepção de projeto.
O texto auxiliar: Novak, J.D.; Cañas, A.J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, jan.-jun. 2010. Disponível em <http://www.periodicos.uepg.br, é um bom caminho para compreender a elaboração dos mapas conceituais e sua aplicação no ensino.
Atividade E-disciplinas: postar o mapa conceitual sobre planejamento de projetos (Até 11/09)
Atividade em aula: Revisão do Mapa Conceitual e análise usando uma rubrica.
-
Nesta aula serão apresentados os objetivos de aprendizagem com base na Taxonomia de Bloom. O texto 3 explica de forma clara tais objetivos educacionais.
Durante a aula faremos uma atividade de elencar os objetivos de aprendizagem para uma determinada aula e classificaremos tais objetivos segundo a metodologia proposta no texto.
Leitura Prévia: (Leitura Texto 3) - PELISSONI, AM.S. Objetivos educacionais e Avaliação da Aprendizagem. Anuário da produção Acadêmica Docente. 2009. v.III, n.5
Atividade E-disciplinas: Resenha 3 - data 18 de setembro -
Nesta aula abordaremos as metodologias de pesquisa em EA e analisaremos as diferenças entre pesquisa e relato de experiência.
Objetivos de Aprendizagem:
- Compreender a diferença da prática e da pesquisa em educação ambiental.
- Compreender problemas de pesquisa e metodologias da pesquisa em educação ambiental.
- Analisar artigos científicos e diferenciar pesquisa de relato de experiência
Ao final, iremos socializar o que foi elaborado e realizaremos um diálogo final para sistematizar as reflexões.
Atividade em sala de aula: Divisão em 4 grupos de trabalho que irão analisar um artigo de relato de pesquisa e um artigo de relato de experiência em quatro temáticas: EA + biodiversidade; EA + resíduos; EA + mudanças climáticas; EA + bacias hidrográficas.
Preencher um roteiro de análise dos artigos, procurando destacar as características da pesquisa e da prática em EA.
Ao final, iremos socializar as análises e realizaremos um diálogo final para sistematizar as reflexões.
Sugestões de textos sobre metodologia científica voltada para a área de educação:
SEVERINO, A. J. Metologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MACIEL, L. S. B.; VIEIRA, R. A.; SOUZA, F. C. L. (Orgs.). Pesquisas em Educação: diferentes abordagens teórico-metodológicas. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2014. 179p.
LEITE, F. T. Metodologia Científica: Métodos e Técnicas de Pesquisa (monografia, Dissertações, Teses e Livros). São Paulo: Ideias & Letras, 2008.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 97 p.
-
(Leitura do Texto 4) - Teixeira, P.M.M., Megid-Neto, J. 2017. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. in Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 1055-1076.
Projeto de estágio: escrever a Introdução, os objetivos gerias e os objetivos de aprendizagem.
Atividade E-disciplinas: Resenha 4 - data 02 de outubro
-
Documento da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Ano 2005)
-
Documento da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Ano 2013)
-
(Documento da Prefeitura de São Paulo - Ano 2014)
-
Roteiro simplificado para a elaboração de projetos dos estágios supervisionados da disciplina de Práticas/2020.
-
-
Nesta aula abordaremos:
- A temática ambiental nos projetos escolares
- Projetos de EA escolares e não-escolares
- Panorama dos Projetos de EA no Brasil
Leitura prévia capítulo 2 (Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental” Carlos Frederico B. Loureiro e Mauricio F. Blanco Cossío) do livro Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola (p. 57-64).
Coordenação: Soraia Silva de Mello, Rachel Trajber. – Brasília:Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007.
Este livro traz uma abordagem sobre os projetos de EA nas escolas brasileiras, mostrando um panorama geral. Os capítulos selecionados para leitura prévia oferecem um panorama geral da situação dos projetos de EA no Brasil.
Vamos refletir a partir dos textos lidos:
Quais as dificuldades de realização de projetos de EA nas escolas?
Por que a EA ainda não está totalmente inserida nas escolas?
Pode a EA responder às crises social, econômica e ambiental a partir dos projetos nas escolas?
Em sala faremos análise de projetos de Educação Ambiental em escolas e discutiremos aspectos relativos ao desenvolvimento destes projetos.
Atividade E-disciplinas: Resenha 5 -
Leitura dirigida:
Capítulo do Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico - Isabel Carvalho (2004)
Sustentabilidade e questões de (Geo)ética - Clara Vasconcelos & António Almeida (2014) - Revista de Ciência Elementar
Nós vamos ler e analisar juntos esses dois textos durante a aula, mas quem quiser e puder, pode ler antes.
-
Os alunos devem apresentar a situação do projeto de estágio até o momento (até 10 minutos).
Discutiremos as apresentações, com sugestões de bibliografia complementar para cada projeto.
Atividade E-disciplinas: entregar o projeto de estágio
-
Introdução à Metodologia do Estudo do Meio
Planejamento do Estudo: local a ser estudado, objetivos do estudo do meio, organização da saída de campo.Metodologias de pesquisa e práticas fora da sala de aula em Educação Ambiental
Texto 6 - SULAIMAN, S.N. E TRISTÃO, V.T.V. Estudo do Meio: uma contribuição metodológica à Educação Ambiental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. v. 21, julho a dezembro de 2008.
Questões para discussão:
1)Qual a importância das aulas de campo para o Ensino de Geociências e para a Educação Ambiental?
2)Em que momento do curso/disciplina as aulas de campo podem ser realizadas?
3)Quais as vantagens e desvantagens das metodologias de trabalho de campo?
Atividade E-disciplinas: Resenha 6 - data 30 de outubro
-
-
Anotações da aula da Profa. Nídia Nacib Pontuschka.
-
-
(Leitura do Texto 7) - TOMAZELLO, M. G. C. E FERREIRA, T. R. C. Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, v.7, n.2, p.199-208, 2001.
Atividade em sala: Dimensões e indicadores de EA - preencher tabela com base na tese de Martins (2019)