Programação

  • Cronograma Atualizado


  • Monografia

    Destaque

    MONOGRAFIA (MG)

     Extensão ideal: não superior a 50 páginas. Tabelas de dados, mapas, logs de testemunhos, etc podem ser acrescentados como Anexos. Figuras importantes para a compreensão do trabalho devem ser inseridas no texto. Volumes grandes de dados (tabelas, listas, planilhas) podem ser acrescentados como Material Suplementar.

    Entrega: arquivo PDF disponibilizado pelo aluno no ambiente da disciplina no e-Disciplinas.

    Roteiro sugerido:

    1.       Identificação: Instituição, No / Título do Projeto, Nome do Aluno, Nome do Orientador/Departamento de procedência, Nome do(s) coorientador(es) / respectiva(s) procedência(s), local e ano de conclusão;

    2.       Resumo;

    3.       Abstract (providenciar revisão do texto em inglês)

    4.       Introdução (incluindo relevância do trabalho no contexto em que se insere);

    5.       Metas e Objetivos;

    6.       Trabalhos Prévios (levantamento bibliográfico);

    7.       Materiais e Métodos;

    8.       Resultados Obtidos: apresentação, comentários críticos; eventuais dificuldades surgidas e alterações nos objetivos originais;

    9.       Interpretação e Discussão dos Resultados;

    10.    Conclusões;

    11.   Referências Bibliográficas (consultar o Guia para Elaboração de Teses e Dissertações do IGc-USP)


  • Volume Final da Monografia (Biblioteca)

  • Acesso aos laboratórios


    Prioridade de Uso de Laboratórios

    A planilha compartilhada aqui visa levantar informações para subsidiar o planejamento da retomada gradual das atividades de pesquisa. Na fase atual, o acesso ainda é bastante restritivo e controlado, e nem todos os laboratórios poderão entrar em rotina.

    Por favor, preencha as informações sobre o seu projeto de TF até 08/Set.
    Informe também a sua expectativa de entrega da monografia (novembro ou março).

    Essas informações serão muito importantes para o planejamento final da disciplina.

    Link para Acesso à PLANILHA:
    https://drive.google.com/file/d/1RiT9dylpR7nsMPNRQhgRItc4JGRkEUFs/view?usp=sharing

  • Projeto Inicial

    PROJETO INICIAL:

     

    Extensão ideal: 10 páginas (conforme Regulamento do TF).

    Entrega: arquivo PDF disponibilizado pelo aluno no ambiente da disciplina no e-Disciplinas.

    Prazo de entrega: até 13  de abril.

    Roteiro sugerido:

    1.      Identificação: No / Título do Projeto, Nome do Aluno, Nome do Orientador

    2.      Introdução

    3.      Objetivos

    4.      Justificativa (importância / relevância do tema / projeto)

    5.      Fundamentação Bibliográfica preliminar (trabalhos prévios, levantamento bibliográfico)

    6.      Materiais e Métodos

    7.      Resultados / Desenvolvimento Esperados

    8.      Cronograma de Atividades (em forma de tabela, mês a mês).

    9.      Viabilidade de Execução (condições logísticas, analíticas /instrumentais e financeiras).

    10.   Referências Bibliográficas (Guia para Elaboração de Teses e Dissertações do IGc-USP)

     

    A entrega do Projeto Inicial no e-Disciplinas deve ser acompanhada de carta assinada pelo orientador, em arquivo separado, com sugestão de três nomes para avaliar o projeto, ficando a critério da CTF-2020 a utilização ou não de tais sugestões.

     


  • Relatório de Progresso

    RELATÓRIO DE PROGRESSO (RP):

    Extensão ideal: 20 páginas (conforme Regulamento do TF).

    Entrega: arquivo PDF disponibilizado pelo aluno no ambiente da disciplina no e-Disciplinas.

    Prazo de entrega: até 03 de setembro de 2020.

    Roteiro sugerido:

    1.      Identificação: No / Título do Projeto, Nome do Aluno, Nome do Orientador

    2.      Resumo do Projeto (feito a partir do Projeto Inicial)

    3.      Situação do Projeto:

    3.1.   Atividades realizadas no período : informar aqui as etapas desenvolvidas.

    3.2.   Progresso do Projeto (em função do escopo, cronograma e metodologia originalmente propostos) : nessa parte devem ser explicadas as eventuais mudanças e ajustes feitos em relação ao projeto inicial, assim como as dificuldades enfrentadas.

    3.3. Atividades a serem realizadas para a finalização do Projeto e cronograma atualizado: explicar o que falta fazer e quanto tempo será necessário. O cronograma atualizado é importante para mostrar as mudanças necessárias em relação ao projeto inicial.

    4.      Resultados obtidos e interpretações preliminares: esse item pode apresentar a fundamentação teórica (revisão biblioteca) e outros resultados.

    5.      Referências Bibliográficas (consultar o Guia para Elaboração de Teses e Dissertações do IGc-USP)