Programação
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MONOGRAFIA (MG)
Extensão ideal: não superior a 50 páginas. Tabelas de dados, mapas, logs de testemunhos, etc podem ser acrescentados como Anexos. Figuras importantes para a compreensão do trabalho devem ser inseridas no texto. Volumes grandes de dados (tabelas, listas, planilhas) podem ser acrescentados como Material Suplementar.
Entrega: arquivo PDF disponibilizado pelo aluno no ambiente da disciplina no e-Disciplinas.
Roteiro sugerido:
1. Identificação: Instituição, No / Título do Projeto, Nome do Aluno, Nome do Orientador/Departamento de procedência, Nome do(s) coorientador(es) / respectiva(s) procedência(s), local e ano de conclusão;
2. Resumo;
3. Abstract (providenciar revisão do texto em inglês)
4. Introdução (incluindo relevância do trabalho no contexto em que se insere);
5. Metas e Objetivos;
6. Trabalhos Prévios (levantamento bibliográfico);
7. Materiais e Métodos;
8. Resultados Obtidos: apresentação, comentários críticos; eventuais dificuldades surgidas e alterações nos objetivos originais;
9. Interpretação e Discussão dos Resultados;
10. Conclusões;
11. Referências Bibliográficas (consultar o Guia para Elaboração de Teses e Dissertações do IGc-USP)
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Prioridade de Uso de LaboratóriosA planilha compartilhada aqui visa levantar informações para subsidiar o planejamento da retomada gradual das atividades de pesquisa. Na fase atual, o acesso ainda é bastante restritivo e controlado, e nem todos os laboratórios poderão entrar em rotina.Por favor, preencha as informações sobre o seu projeto de TF até 08/Set.Informe também a sua expectativa de entrega da monografia (novembro ou março).Essas informações serão muito importantes para o planejamento final da disciplina.
Link para Acesso à PLANILHA:
https://drive.google.com/file/d/1RiT9dylpR7nsMPNRQhgRItc4JGRkEUFs/view?usp=sharing -
PROJETO INICIAL:
Extensão ideal: 10 páginas (conforme Regulamento do TF).
Entrega: arquivo PDF disponibilizado pelo aluno no ambiente da disciplina no e-Disciplinas.
Prazo de entrega: até 13 de abril.
Roteiro sugerido:
1. Identificação: No / Título do Projeto, Nome do Aluno, Nome do Orientador
2. Introdução
3. Objetivos
4. Justificativa (importância / relevância do tema / projeto)
5. Fundamentação Bibliográfica preliminar (trabalhos prévios, levantamento bibliográfico)
6. Materiais e Métodos
7. Resultados / Desenvolvimento Esperados
8. Cronograma de Atividades (em forma de tabela, mês a mês).
9. Viabilidade de Execução (condições logísticas, analíticas /instrumentais e financeiras).
10. Referências Bibliográficas (Guia para Elaboração de Teses e Dissertações do IGc-USP)
A entrega do Projeto Inicial no e-Disciplinas deve ser acompanhada de carta assinada pelo orientador, em arquivo separado, com sugestão de três nomes para avaliar o projeto, ficando a critério da CTF-2020 a utilização ou não de tais sugestões.
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RELATÓRIO DE PROGRESSO (RP):
Extensão ideal: 20 páginas (conforme Regulamento do TF).
Entrega: arquivo PDF disponibilizado pelo aluno no ambiente da disciplina no e-Disciplinas.
Prazo de entrega: até 03 de setembro de 2020.
Roteiro sugerido:
1. Identificação: No / Título do Projeto, Nome do Aluno, Nome do Orientador
2. Resumo do Projeto (feito a partir do Projeto Inicial)
3. Situação do Projeto:
3.1. Atividades realizadas no período : informar aqui as etapas desenvolvidas.
3.2. Progresso do Projeto (em função do escopo, cronograma e metodologia originalmente propostos) : nessa parte devem ser explicadas as eventuais mudanças e ajustes feitos em relação ao projeto inicial, assim como as dificuldades enfrentadas.
3.3. Atividades a serem realizadas para a finalização do Projeto e cronograma atualizado: explicar o que falta fazer e quanto tempo será necessário. O cronograma atualizado é importante para mostrar as mudanças necessárias em relação ao projeto inicial.
4. Resultados obtidos e interpretações preliminares: esse item pode apresentar a fundamentação teórica (revisão biblioteca) e outros resultados.
5. Referências Bibliográficas (consultar o Guia para Elaboração de Teses e Dissertações do IGc-USP)