Programação
-
-
Planilha para consulta das Mesorregiões de São Paulo. Cada grupo deve escolher 1 município dentro da mesorregião escolhida. Não podem repetir mesorregiões, deve ser 1 por grupo. Veja na última aba deste arquivo excel, o link para a página da Desefesa civil, e verifique se o muncípioe scolhido tem mapas de risco de escorregamento e enchente. Se não tiver, escolham outro município.
-
Clique em "mostrar membros do grupo", se seu nome já estiver em algum grupo, não é preciso fazer nada.
Caso o seu nome não apareça em nenhum grupo, selecione um novo grupo vazio e salve sua escolha OU entre em um grupo que tenha menos de 3 pessoas.
-
Aqui informe o município e respectiva mesorregião a que ele pertence, escolhido pelo seu grupo de trabalho.
Ex.: Grupo (nº do grupo) - Mesorregião: Litoral Sul Paulista / Município: Mongaguá -
Os conteúdos que foram abordados na disciplina procuram oferecer uma visão integrada dos processos terrestres, tanto internos, quanto externos, para uma melhor compreensão da dinâmica do nosso planeta. A dinâmica terrestre se reflete na constituição da paisagem, no relevo, nos recursos naturais disponíveis, na interação com a ocupação humana do território, nos riscos geológicos, entre outros.
O objetivo do trabalho é integrar estes aspectos e discuti-los para uma determinada região ou município escolhido, com base em informações e mapas (geológico, topográfico, etc.) pesquisados em sites oficiais (prefeitura, defesa civil, DAEE, IBGE, etc.).
Para orientar a discussão e a apresentação, considerem os seguintes aspectos:
1) Quais os tipos de rochas que ocorrem na área e idades (apresente o mapa geológico)?
2) Como essas rochas se formaram (História Geológica)?
3) Há recursos minerais presentes na região? Quais?
4) Como essas rochas influenciam no relevo? Há montanhas, vales, qual a inclinação das encostas (apresente o mapa topográfico)? Qual rocha está associada a qual tipo de relevo (geomorfologia)?
5) Como a rede hidrográfica se distribui na área? É homogênea, ou se concentra mais em determinados locais? Esses locais têm a mesma rocha?
6) Quanto chove (mm) na região por mês e por ano? Como essa chuva se distribui?
7) Há áreas de risco mapeadas na região? Qual o tipo de risco? Quantas pessoas vivem nessas áreas?
8) Qual a quantidade de pessoas que residem no município? Quantas escolas existem nele? Como é o uso e ocupação? É mais urbano, ou mais rural? Qual a principal atividade econômica do município?
9) Caso queiram, façam uma sugestão para a Prefeitura do Município escolhido que envolva algum conteúdo de geociências, relacionado com as informações que levantou (opcional). Pode envolver, uma trilha geocientífica, uma atividade nas escolas, uma maquete, um vídeo, um documentário, um jornal (uma reportagem), um curso….
O trabalho em grupo deverá ser apresentado dia 18/12/20 via Google Meet, e o arquivo da apresentação (pdf, powerpoint ou semelhante) entregue na pasta da tarefa do e-disciplinas.
-
-
04/09/2020
Na aula de hoje estudaremos a deformação nas rochas. As atividades consistem em:
a) assistir a mini aula no google Meet com os slides
b) ver o site webgeology sobre "deformação das rochas: geologia estrutural" link: https://webgeology.alfaweb.no
c) ler o capítulo do Para Entender a Terra (p. 175-197 da 6a edição) ou do Decifrando a Terra (p. 420-445 da 2a edição)
d) fazer os exercícios
-
Fazer um envio
-
11/09/2020
Na aula de hoje estudaremos as rochas metamórficas. As atividades consistem em:
a) assistir a mini aula no google Meet com os slides
b) ver o site webgeology sobre "rochas metamórficas" link: https://webgeology.alfaweb.no
c) ler o capítulo do Para Entender a Terra (p. 154-173 da 6a edição) ou do Decifrando a Terra (p. 400-419 da 2a edição)
d) fazer o exercício
-
Aula de 18/09
-
Introdução à aula de hoje
-
Concluir a atividade
Atividade 1 - assista o video e responda as perguntas (faremos juntos na aula e depois cada um faz sozinho)
-
Atividade 2 - Grand Canyon - Tour Virtual: Assista ao video e responda as perguntas.
-
Concluir a atividade
Atividade 3 - Exercício Princípios Estratigráficos
-
Atividade 4 - Princípios baseados em relações
-
Atividade 5 - Relações ligadas a fósseis
-
Atividade 6 - Exercícios Finais
-
-
Aula 23/10/2020
-
Link para blog que contem imagens de rochas e minerais.
-
-
Aula 06/11/2020
-
Aula 13 novembro
Atividades da aula sobre mapas geológicos
1) Assistir ao vídeo
2) Acompanhar a apresentação de ppt
3) fazer os exercícios
3.1 desenhando mapas geológicos
3.2 exercício dirigido de observação de mapas geológicos (veja slides e video aula)
-
Aula 20 novembro
Atividades da aula sobre história geológica
1) Assistir a apresentação de slides2) fazer o exercício sobre a História Geológica do Estado de São Paulo
-
-
No arquivo excel, clique para abrir e escolha a opção habilitar macro ou conteudo. Depois clique em sorteio. Você pode trocar uma palavra apenas, de todo o conjunto. Tire um Print_Screen da tela com as palavras e coloque essa imagem aqui na tarefa.
Elencar toda a informação sobre cada palavra, buscando sua definição em relação a categoria a qual ela pertence e elabore um texto (de um mparágrafo), relacionando as palavras de forma coerente e robusta.
O texto tem que ter todas as palavras sorteadas.
Entregue o texto aqui também.