Programação

    • Você já deve ter notado que em algumas espécies são as fêmeas, sozinhas; em outras, são o casal, ou seja, o cuidado é compartilhado; e, embora nos pareça mais raro, todo mundo aprende que no cavalo-marinho, um peixe muito engraçadinho, é o macho quem gesta e pari os filhotes. Por quê? 



      Quais serão os mecanismos e quais terão sido as histórias evolutivas que trouxeram às espécies atuais os comportamentos mono ou biparentais que vemos? 

      A resposta a isso vem da aula anterior. Vamos tentar formulá-la?

    • Este texto é delicioso e chave para este modulo. Convido vocês a começarmos por ele, para falar de INVESTIMENTO PARENTAL EM HUMANOS. Aqui você vai ver uma discussão evolucionsita sobre estatisticas brasileiras de maus-tratos e abandono de crianças, sobre padrastos  e madrastas. Vamos lá?

      Este pdf é uma versão final do texto que foi depois publicado no livro Psicologia Evolucionsta, organizado plas professoras Emma Otta e Maria Emilia Yamamoto, nomes brasileiros importantes da Etologia. A autora do capítulo é a Suemi Tokumaru, que também foi aluna do professor César Ades.

    • É possivel que há UM MILHÃO DE ANOS os partos humanos tenham precisado da ajuda de PARTEIRAS! Veja aqui de onde saiu essa teoria.

    • Esse vídeo eu vou deixar como atividade optativa, mas é tão importante para a formação de vocês!! Imagine, pensar nas avós sob uma perspectiva evolucionista, não te deixa curiosx? 

      Vc tbm pode selecionar legendas em portugues

    • Me conte, por audio ou video, o que você entendeu por investimento parental e sobre o papel do homem e da mulher na criação de filhos na nossa sociedade: quem é o principal cuidador e por que? E o que é o Efeito Cinderela, que envolve padrastos e madrastas?

      Me mande sua resposta em audio ou video, ok?