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Bibliografia geral
- AlternarComo livros básicos para estudo de conceitos e caracterização dos grupos, recomendamos:
* Oliveira, E.C. 2003. Introdução à Biologia Vegetal. EDUSP, São Paulo.
* Paula et al. 2007. Introdução à Biologia das Criptógamas. http://felix.ib.usp.br/apostila_cripto.pdf
* Evert, R.F. & Eichhorn, S.E . 2014. Biologia vegetal. 8a ed. Editora Guanabara Koogan S.A.
Esta bibliografia possibilitará entender diversos conceitos tratados em sala de aula e auxiliará na construção do seu aprendizado.
Bibliografia complementar é também apresentada no cronograma da disciplina, o qual visa contribuir com um aprendizado mais aprofundado.
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Seção 2
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03/março - Apresentação da disciplina / PANORAMA ATUAL DOS FUNGOS
- AlternarPara iniciar o estudo dos fungos, recomendamos como leitura complementar o capítulo " O grande reino dos fungos" (páginas 225-231) do livro Introdução à Biologia Vegetal (Oliveira, E.C. 2003).
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10/março - CARACTERIZAÇÃO DE FUNGOS HETEROCONTES: OOMYCOTA
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17/março - CARACTERIZAÇÃO DE FUNGOS OPISTOCONTES: MUCOROMYCOTA
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Fotos de crescimento de fungos no estrume
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24/março - SEMINÁRIOS 1 e 2 / PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
- AlternarOs seminários serão repostos assim que for retomado o calendário escolar presencial, conforme as determinações da Reitoria da USP.
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31/março - CARACTERIZAÇÃO DE FUNGOS OPISTOCONTES: ASCOMYCOTA
- AlternarObservação: Foram postadas 3 vídeo-aulas sobre Ascomycota, devido ao fato do tamanho de cada um dos arquivos. O primeiro é visualizado diretamente e os outros 2 são para download.
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14/abril - ASCOMYCOTA (prática)
- AlternarPrezados alunos,
Após discussões, consideramos que as atividades planejadas para as aulas práticas e as habilidades que decorrem das mesmas não são passíveis de serem ministradas online. A equipe se prontifica a repor as aulas práticas eventualmente, seguindo normativas que venham a ser colocadas pela Comissão de Graduação, quando o instituto voltar a ter atividades presenciais de ensino.
Ainda, em relação às aulas práticas, para servir como guia vamos disponibilizar na semana que vem todos os roteiros de práticas e um pdf para cada roteiro com os principais materiais que serão estudados conforme mencionado acima.
Em relação ao PCC, também resolvemos aguardar para que essa atividade seja realizada/apresentada junto com as atividades práticas.
O relatório de acompanhamento do cultivo dos fungos perdeu o propósito principal, apesar de estarmos colocando as fotos do cultivo a cada semana no Moodle. Portanto, esse relatório não mais será cobrado de vocês e na reposição das aulas práticas um outro modelo de relatório de atividades práticas será proposto.
Em relação aos seminários vamos fazer uma pesquisa entre vocês das possíveis formas de apresentação dos seminários e só então tomaremos a decisão do formato mais adequado.
Por fim, em anexo está uma reformulação do cronograma adiantando as aulas teóricas. O cronograma será adequado a medida que formos tendo uma melhor previsão de que atividades e quando essas atividades poderão ser realizadas.
Estamos a disposição para quaisquer dúvidas e comentários.
Atenciosamente
A equipe docente
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Roteiros Aulas Práticas
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28/abril - CARACTERIZAÇÃO DE FUNGOS OPISTOCONTES: BASIDIOMYCOTA
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AVISO IMPORTANTE
- AlternarPrezados alunos,
Em função das alterações do cronograma da disciplina BIB0435 – Biologia dos Fungos, apresentamos abaixo uma atualização do cronograma e as atividades que serão avaliadas na disciplina com as respectivas datas para entrega:
Estudos dirigidos referentes às aulas teóricas (20% da nota): entrega final 19/05 de todos os estudos dirigidos referentes às aulas Mucoromycota (17/03); Ascomycota (31/03);
Basidiomycota (20/04); e Líquens (05/05). Obs: quem ainda não entregou algum dos estudos dirigidos, pode entregar por e-mail até a data final de 19/05. Seminários (50% da nota): entrega de gravação no dia 09/06 (fazer o upload no Moodle).
Os seminários devem ser gravados em apresentações de cerca de 10 a 15 min (contendo slides e voz; incluir o tema e nome completo dos participantes do grupo). Com o e-mail da USP vocês têm acesso ao Google Meet que pode ser usado para gravação (vejam tutorial). Sistemas alternativos para gravação a escolha do grupo também podem ser utilizados. O seminário deve ser preparado pelo grupo, mas pode ser gravado por um único membro.
PCC (30% da nota): entrega em PDF no dia 22/06, 2a-feira anterior a aula final (fazer o upload no Moodle)
Em relação ao PCC (Práticas como Componente Curricular), o plano inicial era a construção de um modelo 3D, mas dada a dificuldade de obtenção de materiais e a impossibilidade de vocês se reunirem para a construção do mesmo, propomos uma alternativa para essa atividade, a elaboração de um jogo didático (maiores detalhes vejam o roteiro, vídeo e artigos complementares para leitura postado na aba ELABORAÇÃO DE PCC no Moodle).
O uso de jogos é uma ferramenta bastante utilizada para ensino de ciências. Então estamos propondo o planejamento de um jogo para apresentar aspectos da biologia dos fungos. Caso algum grupo já tenha iniciado a construção de um modelo, pode continuar com o plano original e entregar o roteiro contendo fotos do modelo 3D construído na data acima. O modelo 3D construído (modelo físico) deverá ser entregue no momento de reposição das aulas práticas em data a ser combinada.
Estamos propondo o dia 23/06 no horário da aula (19:00 – 21:00) um encontro virtual usando o Google Meet, para discutir essa atividade do PCC e outros aspectos do curso, mas gostaríamos de saber se todos têm a possibilidade de participar (por favor confirmem por email para monitora Inara).
Entrem em contato com a equipe para quaisquer dúvidas e comentários.
Atenciosamente,
A equipe docente
E-mail para contato mcdolive@ib.usp.br
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Esta seção13
ORIENTAÇÕES PCC (modelo 3D e Jogo didático)
- AlternarMODELO 3D ou JOGO DIDÁTICO
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05/maio - SIMBIOSE ENTRE ALGAS E FUNGOS: LIQUENS
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12/maio - PALESTRA: FUNGOS ENDOFÍTICOS
- AlternarPalestra (vídeo-aulas) do Prof. Marcelo J. Pena Ferreira. Dúvidas sobre o assunto, contatar o prof. Marcelo (marcelopena@ib.usp.br).
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19/maio - PALESTRA: BIOLUMINISCÊNCIA DE FUNGOS
- AlternarCaros alunos,
No link abaixo está a palestra "Bioluminescência de Fungos: Mecanismos e Função Ecológica" do Prof. Cassius Vinicius Stevani do IQ-USP.
https://www.stevanilab.com/copia-stevani-s-lab
Por conter dados ainda não publicados, o Dr. Stevani nos pediu para que a palestra ficasse disponível apenas para os alunos do curso e a senha de acesso será enviada por email para cada aluno.
Outras informações sobre o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Stevani podem ser encontradas no site: https://www.stevanilab.com
Dúvidas e comentários podem ser enviados para o email Cassius Vinicius Stevani <stevani@iq.usp.br>
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26/maio - TEMPO PARA PREPARAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
- AlternarURGENTE: caros alunos, vejam o informativo em anexo sobre os seminários.
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02/junho - TEMPO PARA PREPARAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
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09/junho - APRESENTAÇÃO/ENTREGA DOS SEMINÁRIOS
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16/junho - TEMPO PARA PREPARAÇÃO DAS PCC
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22/junho - ENTREGA ATIVIDADE PCC (modelo 3D ou jogo didático)
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23/junho - DISCUSSÃO DAS PCC & Fechamento da disciplina
- AlternarEncontro remoto via Google Meet (19:00 - 21:00 h)