Agenda do Curso


  • Avaliação:

    P = Participação nas aulas

    Q = Questões elaboradas sobre as leituras indicadas para cada aula. Deverão ser entregues no dia da aula, e servirão para alimentar as discussões feitas em aula. Mínimo de duas perguntas. Não há máximo.

    E =Relato por escrito sobre as visitas de estágio (4 visitas)

    A = Apresentação de Painel sobre os estágios

    Cálculo da nota: (P + 2Q + 2E + 2A)/7


  • 17 fevereiro - 23 fevereiro

    Semana de Recepção de Calouros

  • 24 fevereiro - 1 março

    Não haverá aula: Carnaval

  • 2 março - 8 março

    Apresentação do Curso


    Esta primeira aula será no segundo andar da Biblioteca da Faculdade de Educação da USP.


    Nós nos encontraremos na porta às 10h00.


  • 9 março - 15 março

    10h00/10h30: a proposta dos estágios

    Definição/caracterização de Brincadeira (10h30 -12h00)

    Leituras obrigatórias:

    *Johan Huizinga (pág 1-16. da página 16 em diante, leitura optativa)

    * Bichara, Lordelo, Carvalho (2009). Brincar ou brincar: eis a questão. In Fundamentos da Psicologia Evolucionista, Orgs E. Otta & M. E. Yamamoto. Ed Guanabara. 291p.

    Metade da turma lê um texto, metade lê o outro

    Atividade avaliativa: elaborar questões sobre o texto lido (disparadoras para discussão em sala de aula) e entregar ao final da aula

  • 16 março - 22 março

    Reorganização das atividades: suspensão das aulas presenciais

  • 23 março - 29 março

    Encontro com a turma via Google Meets. Aprendendo a lidar om a situação, aprendendo a usar as ferramentas.

  • 30 março - 5 abril


    Conversa sobre a perspectiva etológica e a brincadeira.

    Atividade avaliativa: elaborar questões sobre o texto e entregar nos emails briseida@usp.br E claire@sekkel.com

    Leitura:  Santos & Bichara (2005).  Brincadeiras e Contextos: alguns pressupostos para o estudo desta relação. In F. Pontes, C. Magalhães, R. Brito, & W. Martin (Orgs). Temas Pertinentes à Construção da Psicologia Contemporânea. Belém: Ed. Universitária UFPA


  • 6 abril - 12 abril

    Conversa sobre o filme Tarja Branca

  • 13 abril - 19 abril

  • 20 abril - 26 abril

    Não haverá aula: emenda de feriado

  • 27 abril - 3 maio

    Assistir "Território do Brincar" (plataforma Video Camp)
    Discussão sobre o filme
  • 4 maio - 10 maio

    Discussão sobre Território do Brincar
    Discussão sobre Miradas
    Conversa sobre trabalho: Lúdico no confinamento
  • 11 maio - 17 maio

    Discussão de filmes:  "Território do Brincar" e "Miradas"


  • 18 maio - 24 maio




    Conversa sobre atividade de estágio: observação de brincadeira

    Estruturação do curso. Proposta:

    * Atividades síncronas e assíncronas. Manter encontros semanais, mas reduzir para 1h (11h-12h). Atividades avaliativas: 1) comentários sobre a atividade da semana (ou dos textos, ou da aula gravada) a ser entregue a cada semana. 2) "estágio" de observação de brincadeira: etapa 1, descrição da atividade; etapa 2: reflexões sobre o que foi observado para compartilhar. Gravar video de no máximo 5min


  • 25 maio - 31 maio

    Antecipação de feriado 9 de julho

  • 1 junho - 7 junho

    atividade assíncrona: Aula "Brincadeira e Etologia": O video tem 42 min. Os 10min iniciais trazem uma revisão da apresentação que foi feita em 30/03. Se preferirem, podem começar a assistir no minuto 10.



    Atividade síncrona: discussão sobre a aula e sobre o texto "Cultura no grupo de brinquedo".


    Disponível o pdf da apresentação, e algumas referências que podem interessar.

  • 8 junho - 14 junho


    Link para o Livro:

    https://drive.google.com/file/d/13Uk8ZkIe9lNKETvErWpT23ZM0V7uARGC/view


    Aula Winnicott

    Leitura sugerida: Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade.

                                                                             O brincar: uma exposição teórica. 

                                                                              Objetos transicionais e fenômenos transicionais

                                                                              A localização da experiência cultural


    Link para aula gravada da Claire:

    https://drive.google.com/file/d/1wA6CAWN5pJosA2DzL9n99aLznGXjL9wp/view?ts=5edbaa72

    Link para a aula síncrona:

    https://drive.google.com/file/d/12BUDkwCzt7z7hv2Lt7hWXPzVtjoVbV0O/view

  • 15 junho - 21 junho


    Winnicott: O brincar, uma exposição teórica

    Texto para discutir e retomar a discussão do dia 8 de junho

  • 22 junho - 28 junho

    Winnicott e Benjamin

    Ler  partir da página 90.

    Sekkel, M. C. (2016). O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Psicologia USP27(1), 86-95.

  • 30 de julho

    Entrega dos videos de 5min: trabalho sobre observação da brincadeira

  • 10 de agosto

    Discussão: painéis

    Fechamento com as nossas fotos de criança. De preferência, brincando.