Agenda do Curso
-
Avaliação:
P = Participação nas aulas
Q = Questões elaboradas sobre as leituras indicadas para cada aula. Deverão ser entregues no dia da aula, e servirão para alimentar as discussões feitas em aula. Mínimo de duas perguntas. Não há máximo.
E =Relato por escrito sobre as visitas de estágio (4 visitas)
A = Apresentação de Painel sobre os estágios
Cálculo da nota: (P + 2Q + 2E + 2A)/7
-
Semana de Recepção de Calouros
-
Não haverá aula: Carnaval
-
Apresentação do Curso
Esta primeira aula será no segundo andar da Biblioteca da Faculdade de Educação da USP.
Nós nos encontraremos na porta às 10h00.
-
10h00/10h30: a proposta dos estágios
Definição/caracterização de Brincadeira (10h30 -12h00)
Leituras obrigatórias:*Johan Huizinga (pág 1-16. da página 16 em diante, leitura optativa)
* Bichara, Lordelo, Carvalho (2009). Brincar ou brincar: eis a questão. In Fundamentos da Psicologia Evolucionista, Orgs E. Otta & M. E. Yamamoto. Ed Guanabara. 291p.
Metade da turma lê um texto, metade lê o outro
Atividade avaliativa: elaborar questões sobre o texto lido (disparadoras para discussão em sala de aula) e entregar ao final da aula
-
Reorganização das atividades: suspensão das aulas presenciais
-
Encontro com a turma via Google Meets. Aprendendo a lidar om a situação, aprendendo a usar as ferramentas.
-
Conversa sobre a perspectiva etológica e a brincadeira.
Atividade avaliativa: elaborar questões sobre o texto e entregar nos emails briseida@usp.br E claire@sekkel.com
Leitura: Santos & Bichara (2005). Brincadeiras e Contextos: alguns pressupostos para o estudo desta relação. In F. Pontes, C. Magalhães, R. Brito, & W. Martin (Orgs). Temas Pertinentes à Construção da Psicologia Contemporânea. Belém: Ed. Universitária UFPA
-
Conversa sobre o filme Tarja Branca
-
Não haverá aula: emenda de feriado
-
Assistir "Território do Brincar" (plataforma Video Camp)Discussão sobre o filme
-
Discussão sobre Território do BrincarDiscussão sobre MiradasConversa sobre trabalho: Lúdico no confinamento
-
Discussão de filmes: "Território do Brincar" e "Miradas"
-
Conversa sobre atividade de estágio: observação de brincadeira
Estruturação do curso. Proposta:
* Atividades síncronas e assíncronas. Manter encontros semanais, mas reduzir para 1h (11h-12h). Atividades avaliativas: 1) comentários sobre a atividade da semana (ou dos textos, ou da aula gravada) a ser entregue a cada semana. 2) "estágio" de observação de brincadeira: etapa 1, descrição da atividade; etapa 2: reflexões sobre o que foi observado para compartilhar. Gravar video de no máximo 5min
-
Antecipação de feriado 9 de julho
-
atividade assíncrona: Aula "Brincadeira e Etologia": O video tem 42 min. Os 10min iniciais trazem uma revisão da apresentação que foi feita em 30/03. Se preferirem, podem começar a assistir no minuto 10.
Atividade síncrona: discussão sobre a aula e sobre o texto "Cultura no grupo de brinquedo".
Disponível o pdf da apresentação, e algumas referências que podem interessar.
-
Link para o Livro:
https://drive.google.com/file/d/13Uk8ZkIe9lNKETvErWpT23ZM0V7uARGC/view
Aula Winnicott
Leitura sugerida: Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade.
O brincar: uma exposição teórica.
Objetos transicionais e fenômenos transicionais
A localização da experiência cultural
Link para aula gravada da Claire:
https://drive.google.com/file/d/1wA6CAWN5pJosA2DzL9n99aLznGXjL9wp/view?ts=5edbaa72
Link para a aula síncrona:
https://drive.google.com/file/d/12BUDkwCzt7z7hv2Lt7hWXPzVtjoVbV0O/view
-
Winnicott: O brincar, uma exposição teórica
Texto para discutir e retomar a discussão do dia 8 de junho
-
Winnicott e Benjamin
Ler partir da página 90.
Sekkel, M. C. (2016). O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Psicologia USP, 27(1), 86-95.
-
Entrega dos videos de 5min: trabalho sobre observação da brincadeira
-
Discussão: painéis
Fechamento com as nossas fotos de criança. De preferência, brincando.