Aperçu des semaines
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Candido, Antonio. 2005. Noções de análise histórico-literária. São Paulo: Associação Editorial Humanitas.
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Cambraia, César Nardelli, 2005. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes (Col. Leitura e Crítica)
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Atente para a data de entrega da primeira parte do trabalho em grupo: 14/10/2015
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Atente, no arquivo em anexo, para o comando da 2a. fase do trabalho de filologia, bem como para os comandos específicos para este trabalho. No arquivo encontra-se disponibilizado também:
1. a data de entrega do trabalho;
2. a data da prova final.
Att.
Profa. Márcia Oliveira
P.S. Encontra-se no 'moodle' da disciplina as aulas 10, 11 e 12 e arquivos extras - que devem ser considerados como 'material de apoio' (mas não de referência bibliográfica) para a 2a. etapa do trabalho de filologia.
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Nesta área, encontra-se disponível - para os três alunos em recuperação:
(i) o comando do trabalho de recuperação
(ii) a data de entrega (no comando do trabalho)
(iii) o local a ser entregue o trabalho (no comando do trabalho)
(iv) os dois manuscritos ligados ao trabalho
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Este arquivo relaciona-se principalmente às seções (2) e (3) do trabalho de recuperação.
Documento: Brasiliana USP Digital
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Nesta área encontra-se disponível manuscrito relacionado às seções (2) e (3) do trabalho de recuperação.
Galvão, W. N., & Da Rocha Peres, F. (2002). Breviário de Antonio Conselheiro.
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CASTRO, Ivo (1995) Filologia. Biblos. In.: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua Portuguesa. Lisboa: Verbo.
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Souza, Erica Cristina C.; Megale, Heitor; Toledo Neto, Silvio de Almeida. A escrita no século XVII. In Megale, Heitor; Toledo Neto, Sílvio de Almeida. 2006. (orgs.). Por minha letra e sinal: documentos do ouro do século XVII, p. 113-126. 1. ed. Cotia: Ateliê Editorial.
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Faraco, Carlos Alberto. 2005. Lingüística histórica – uma introdução à história das línguas. Edição revista e ampliada, 2 ed. São Paulo: Parábola. Na ponta da língua, 12.
A Linguística Histórica: a relação mais óbvia com a crítica textual (filologia)
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Zanoli, Maria de Lurdes. 2015. A checagem de 'foco' da categoria 'sujeito' no cabo-verdiano – variedade de São Nicolau. Munchen: Lincom Europa. Lincom Studies in Pidgin & Creole Linguistics, 14.
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Gilbert, Glenn G. 2009. The first systematic survey of the world’s pidgins and creoles: Hugo Schuchardt, 1882-1885. In Holm, John, & Michaelis, Susanne (eds.). Contact languages: critical concepts in language studies, 177-187. New York: Routledge. Vol. 1.
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Paixão de Souza, Maria Clara. (org). 2010. Introdução, p. 5-28. Schuchardt contra os neogramáticos - organização, introdução, tradução e notas. Campinas: RH Editora.
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Paixão de Souza, Maria Clara. (org). 2010b. Tradução. Schuchardt contra os neogramáticos. Organização, introdução, tradução e notas. Campinas: RG Editora.
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Nestas aulas seguem orientações para o trabalho.
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Cambraia, César Nardelli; Oliveira, Gilvan Müller; Megale, Heitor; Modolo, Marcelo; Ferreira, Permínio Souza; Toledo Neto, Sílvio de Almeida; Lobo, Tânia; Klamt, Valdemir. Normas para a transcrição de documentos manuscritos para a história do português do Brasil. 2006. In Megale, Heitor; Toledo Neto, Sílvio de Almeida. 2006. (orgs.). Por minha letra e sinal: documentos do ouro do século XVII, p. 145-148. 1. ed. Cotia: Ateliê Editorial.
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Negro, Helena de Oliveira Belleza. 2014. Emprego de sinais diacríticos em manuscritos dos séculos XVII e XIX; entre os pensares linguísticos e as práticas sociais. Estudos linguísticos 43(2), p. 730-744. Disponível em:
<revistadogel.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/download/477/356>.
Acesso em 29 de agosto de 2015.
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Nos arquivos anexados, seguem informações sobre "fontes" que podem ser usadas para o trabalho de Filologia - Edição Diplomática (a partir de Edição Fac-Similada).
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Os textos anexados - Andrade (2009), Fachin (2009), Monte (2009), Paixão de Souza (2014) - são textos de apoio à aula 7 e ainda ao Trabalho de Filologia - etapa 1 - a ser entregue em outubro. A referência desses textos encontra-se na aula 7 e ainda, on line, em:
Revista de Filologia e Língua Portuguesa (10-11), (16). Edições Especiais.
http://www.revistas.usp.br/flp/issue/view/4917
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No anexo, segue a programação da 23a. edição do SIICUSP a ser realizado na USP - FFLCH - nos dias 08 e 09 de outubro de 2015. Participem!
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Durante a aula 9, os grupos se reuniram para trabalho de paleografia (voltado para a entrega do trabalho de Filologia - edição diplomática)
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Nestas aulas discutiu-se acerca da mudança do português falado no Brasil, com ênfase na pronominalização. A ênfase voltou-se para a Linguística Histórica e, em Linguística atual, chamou-se a atenção para a extrema ligação entre a Filologia e a Linguística com fins de se chegar a uma compreensão da "história" do português do Brasil. Os alunos devem se preparar para responderem - em grupo - a uma questão dissertativa, "olhando" para suas peças do século XVIII e XIX (que têm em mãos). O objetivo é um rápido cotejo acerca da mudança pronominal observada por meio desses documentos e comparada com o século atual.
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Dissertação de Mestrado sobre a 2a. pessoa no Rio de Janeiro
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Dissertação de Mestrado sobre a 2a. pessoa em Tefé/AM
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Estudo - 'paper' - sobre a 2a. pessoa em Brasília-DF
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Aula-Conferência:
Márcia Oliveira e Lucas Rafaldini
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Neste 'paper' as turmas podem encontrar vários exemplos de projetos com 'linguística de corpus', além dos citados em aula.
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Ver, em arquivo anexado, documento que comprova a participação da Profa. Márcia Oliveira como avaliadora de trabalhos na área de Humanidades no 5o. Simpósio 'Aprender com Cultura e Extensão' da Universidade de São Paulo:
Local: campus USP de São Carlos
Data: dia 18 de novembro
Horário: 9h30 às 16h
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Novo Endereço do Tycho Bhahe
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PROVA FINAL
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