Programação
-
Aula introdutória do curso "Literatura, narrativa e medicina", com apresentação dos docentes e estudantes envolvidos.
-
Nesta seção, discutiremos como a prática médica constituiu-se epistemologicamente ao longo do tempo, como chegou ao que hoje conhecemos pelo nome de Medicina Baseada em Evidências (Evidence-Based Medicine ou EBM) e de que modo a "Medicina Baseada em Narrativa" (Narrative-Based Medicine) e, mais profundamente, uma abordagem eminentemente hermenêutica pode (ou não) constituir-se como crítica ao predomínio da tecnobiomedicina em saúde.
-
-
O campo de estudos da Narrative Medicine, ou da Narrative-Based Medicine, consolidou-se especialmente a partir dos anos 2000 em meios acadêmicos anglossaxões (Inglaterra e Estados Unidos) como reação à onda avassaladora da Medicina Baseada em Evidência, ou Evidence-Based Medicine, que se tornou paradigma das práticas de saúde nos anos 1980 e 90.
Entenda o que é a Narrative Medicine e conheça seus principais teóricos.
-
Apesar da preponderância absoluta, a partir da Idade Moderna, dos modelos científicos empiricistas como modos de conhecimento do mundo, este módulo pretende defender a Literatura como uma forma de acesso às "coisas" da vida e, portanto, de atribuição de sentido à existência, sob um ponto de vista hermenêutico.
Serão discutidos nessa aula textos teóricos e literários sobre doentes e doenças, na tentativa de explanação desse ponto de vista.
-
De modo absolutamente sucinto, esta seção pretende apresentar três visões de análise narrativa: a partir do narrador/ponto de vista; a partir das tipologias de texto e personagem envolvidos nas narrativas; a partir da noção de dialogismo/polifonia narrativa, propondo-os como possíveis modelos metodológicos/técnicas analíticas.
-
Neste tópico, serão elaborados exercícios de análise de textos literários, de acordo com as metodologias estudadas.
-
A partir da compreensão de que o texto "fala", ou seja, expressa um mundo, surge, consequentemente, a pergunta: é possível, pela via textual, além de compreender o mundo, AGIR SOBRE ele?
Na elaboração das possibilidades, a abordagem dos Estudos da Linguagem, pela via da Pragmática, talvez ofereça alguns caminhos. Este é o objeto de discussão desse tópico.
-
Neste tópico, serão abertas possibilidades semióticas de análise de outros tipos de linguagens narrativas relacionadas ao campo da saúde: fotografia, cinema, quadrinhos, música, etc.
-
Nesta seção, será realizada, em aula, uma produção e uma discussão dos textos escritos pelos próprios alunos.
A atividade será conduzida pela Profa. e Contadora de Histórias Fabiana Prando.
-
Esta seção é dedicada a um balanço da disciplina por docentes e discentes participantes.
Serão também discutidos os projetos de monografia de cada aluno.
-
Entregue aqui, enviando o arquivo, sua monografia final de curso.
Data final de entrega: 17 de agosto - 2015
Publicação das notas: até 23 de agosto - 2015
Alunos Ouvintes devem também, na medida do possível, entregar Monografia via Moodle.
Por favor, entreguem os projetos de Monografia, para orientação, via Moodle, até 30 de junho, no tópico 13.
Bom trabalho e muito obrigada!
-