Programação

  • Monitor PAE da disciplina

     

    Bruno de Souza Barreto - barretobrunosb@gmail.com


  • Avaliação Final do Curso (Data de Entrega em 21/11/2019)

    • Data de entrega: 21/11/2019


      Questões:

      1. A partir dos textos de Roca (2015) e Dias (2019) explique a relação entre

      colonialismo, museus e povos indígenas. (3.0)


      2. A partir dos textos de van Velthem (2017), Goldstein (2008) e Lagrou (2009) explique

      a noção antropológica de “artes indígenas”. (3.0)


      3. O que Alfred Gell chama de “tecnologia do encanto” e o que é o “encanto da

      tecnologia”? (1.0)


      4. Por que o texto de Alfred Gell está relacionado com o conteúdo que vimos na

      disciplina Antropologia dos Objetos e da Tecnologia? (3.0)


      Bibliografia (todos os textos estão no moodle/e-disciplinas):

      DIAS, J.B. Histórias contadas: análise de uma experiência entre os Anishinable. Horizontes Antropológicos, 25(53):257-281. 2019.

      GELL, A. A tecnologia do encanto e o encanto da tecnologia. Tradução de Jason Campelo. Concinnitas, 1(8). 2005.

      GOLDSTEIN, I. Reflexões sobre a arte "primitiva": o caso do Musée Branly. Horizontes Antropológicos, 14(29):279-314. 2008.

      LAGROU, E. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. In: Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: Editora C/Arte. pp. 11-37. 2009.  

      LAGROU, E. As artes ligando mundos: alteridade e autenticidade no mundo das artes. In: Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte, Editora C/Arte. pp. 65-75. 2009.

      ROCA, A. Acerca dos processos de indigenização dos museus: uma análise comparativa. Mana, 21(1):123-155. 2015.

      VAN VELTHEM, L.H. Museus, coleções etnográficas e a busca do diálogo intercultural. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (Ciências Humanas), 12:101-114. 2017.


  • Aula 01 (01/08) - Antropologia dos Objetos e da Tecnologia

    01/08 Antropologia dos objetos e da tecnologia

     

    Textos: 

    SILVA, F.A. As tecnologias e seus significados. Revista Canindé, 2:119-138. 2002.

    GONÇALVES, J.R.S. Antropologia dos Objetos: Coleções, Museus e Patrimônios. Ed. Garamont: R. Janeiro. 2007, p. 14-42.


  • Aula 02 (08/08) - Colecionismo, acervos etnográficos e museus

    08/08 – Colecionismo, acervos etnográficos e museus

    Textos:
    VAN VELTHEM, L.H. Museus, coleções etnográficas e a busca do diálogo intercultural. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (Ciências Humanas), 12:101-114. 2017.

    GOLDSTEIN, I. Reflexões sobre a arte "primitiva": o caso do Musée Branly. Horizontes Antropológicos, 14(29):279-314. 2008.


  • Aula 03 (15/08) - Colecionismo, acervos etnográficos e museus

    15/08 – Colecionismo, acervos etnográficos e museus

     

    Textos: 

    ROCA, A. Acerca dos processos de indigenização dos museus: uma análise comparativa. Mana, 21(1):123-155. 2015.

    DIAS, J.B. Histórias contadas: análise de uma experiência entre os Anishinable. Horizontes Antropológicos, 25(53):257-281. 2019.


    Vídeo: Waka: a Waka in Leiden, a Waka for Europe (Museum Volkenkunde Leiden).

  • Aula 04 (22/08) - Objetos indígenas em diferentes contextos

    22/08 – Objetos indígenas em diferentes contextos


     Textos: 

    LAGROU, E. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. In: Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: Editora C/Arte. pp. 11-37. 2009.  

    LAGROU, E. As artes ligando mundos: alteridade e autenticidade no mundo das artes. In: Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte, Editora C/Arte. pp. 65-75. 2009.

     

    Vídeo: Wauja: a dança das grandes máscaras amazônicas (Aristóteles Barcelos Neto)


  • Aula 05 (29/08) - Visita à exposição do MAE/USP

    29/08Visita à exposição do MAE-USP

    Preparação de Seminários



  • Aula 06 (12/09) - Os processos técnicos, os objetos e seus significados: ontologias

    12/09 Os processos técnicos, os objetos e seus significados: ontologias  

     

    Textos: 

    VAN VELTHEM, L.H. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. Mana, 15(1):213-236, 2009. (Responsável pelo Seminário: Maria Júlia Casarini Marchiori)

    MÜLLER, R. P. Tayngava, a noção de representação na arte gráfica. In: VIDAL, L.B. (Org). Grafismo Indígena. São Paulo, Studio Nobel/FAPESP/EDUSP. 1992. pp. 231-248. (Responsável pelo Seminário: Beatriz Barsoumian de Carvalho)

     

    Vídeo: Tavyva (Regina Polo Müller)


  • Aula 07 (19/09) - Os processos técnicos, os objetos e seus significados: ontologias

    19/09 – Os processos técnicos, os objetos e seus significados: ontologias  

     

    Textos: 

    BARCELOS NETO, A. A serpente de corpo repleto de canções: um tema amazônico sobre a arte do trançado. Revista de Antropologia, 54:981-1012. 2011. (Responsável pelo Seminário: Bruna Resende Malta de Sá)

    BARCELOS NETO, A. A cerâmica Wauja: etnoclassificação, matéria-prima e processos técnicos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 15/16: 357-370. 2005/2006. (Responsável pelo Seminário: Thomas Massayoshi Kohatsu)


    Vídeo: Apapaatai (Ritual Wauja)

  • Aula 08 (26/09) - Os processos técnicos, os objetos e seus significados: cosmopolíticas

    26/09 – Os processos técnicos, os objetos e seus significados: cosmopolíticas


    Textos: 

    BARCELOS NETO, A. Objetos de poder, pessoas de prestígio: a temporalidade biográfica dos rituais xinguanos e a cosmopolítica Wauja. Mundo Amazônico, 3:17-42. 2012. (Responsável pelo Seminário: Pedro Henrique Barbosa Borda)

    NOVAES, S. C. Funerais entre os Bororo: imagens de refiguração do mundo. Revista de Antropologia, 49 (1):283-315. 2006. (Responsável pelo Seminário: Maria Luiza L. H. de Almeida Souza e Marina Esteves V. de Almeida)


    Vídeo: Ritual da vida (Edgar Teodoro da Cunha). 

  • Aula 09 (03/10) - Os processos técnicos, os objetos e seus significados: socialidade e corporalidade

    03/10 – Os processos técnicos, os objetos e seus significados: socialidade e corporalidade


    Textos: 

    GORDON, C. Em nome do belo: o valor das coisas xikrin-mebêngôkre. In: F. A. Silva e C. Gordon (Orgs.). Xikrin: uma coleção etnográfica. São Paulo:EDUSP. pp. 207-223. 2011. (Responsável pelo Seminário: Izabela Feffer e Ana Júlia de Souza Santos)

    COHN, C. A criança, a morte e os mortos: o caso Mebengokrê-Xikrin. Horizontes Antropológicos, 16(34):93115. 2010. (Responsável pelo Seminário: Mariana Tezoto de Lima)

  • Aula 10 (17/10) - Os processos técnicos, os objetos e seus significados: socialidade e corporalidade

    17/10 – Os processos técnicos, os objetos e seus significados: socialidade e corporalidade

     

    Textos: 

    LAGROU, E. No caminho da miçanga. Arte e alteridade entre os ameríndios. ENFOQUES12(1):18-49. 2013. (Responsável pelo Seminário: Beatriz Akemi Kotsubo)

    FORTES, P. O nascimento do desenho. Uma teoria Kuna do corpo e da pessoa. ENFOQUES, 12(1):66-93. 2013. (Responsável pelo Seminário: Helena de Madureira Marques)


    Vídeo: O arco e a lira (Priscilla Ermel).


  • Aula 11 (24/10) - Processos técnicos e objetos indígenas: contatos e transformações culturais

    24/10 Processos técnicos e objetos indígenas: contatos e transformações culturais


    Textos: 

    VELTHEM, L. H. van Os originais e os importados: referências sobre a apreensão Wayana dos bens materiais. Indiana, 27:141-159. 2010. (Responsável pelo Seminário: Juliana Gomes Araujo Silva)

    SILVA, F.A. Tecnologias em transformação: inovação e (re)produção dos objetos entre os Asurini do Xingu. Boletim do Museu Parense Emilio Goeldi (Ciências Humanas), 8 (3): 729-744. 2013. (Responsável pelo Seminário: Manuel Dimitri de Almeida Gomes)

    GORDON, C. Nossas utopias não são as deles: os Mebengokre (Kayapó) e o mundo dos brancos. Revista Sexta-Feira, n.6: 123-136. 2000. (Responsável pelo Seminário: João Vitor Rodrigues Simões)


  • Aula 12 (31/10) - Processos técnicos e objetos indígenas: contatos e transformações culturais

    31/10 – Processos técnicos e objetos indígenas: contatos e transformações culturais

    Além dos seminários programados para esta aula, serão repassadas as questões a serem desenvolvidas no trabalho final, o qual deverá ser entregue em 21 de Novembro. 


    Textos: 

    VEIDEN, F.F.V. As flechas perigosas: notas sobre uma perspectiva indígena da circulação mercantil de artefatos. Revista de Antropologia, 54(1):232-267. 2011. (Responsável pelo Seminário: Leonardo Silva Mariz)

    MARTINI, A. O retorno dos mortos: apontamentos sobre a repatriação de ornamentos de dança (basá busá) do Museu do Índio, em Manaus, para o rio Negro. Revista de Antropologia55(1):331-355. (Responsáveis pelo Seminário: Felipe de Oliveira e Izabela Henriques Feffer)


    Vídeo: Podáali: um documentário da música Baniwa (Moisés Baniwa e Paulinho Baniwa)

  • Aula 13 (14/11) - Processos técnicos e objetos indígenas: contatos e transformações culturais

    14/11 – Processos técnicos e objetos indígenas: contatos e transformações culturais


    Textos:

    LIMA, E.C. de. De documentos etnográficos a documentos históricos: a segunda vida dos registros sobre os Xetá (Paraná, Brasil). Sociologia e Antropologia, 8(2):571-597. 2018. (Responsável pelo Seminário: Lucas Palmieri)


    Vídeo: Os Xetá da Serra de Dourados (Kosák, 1959) e Xetá (Beija Flor Filmes)

  • Aula 14 (21/11) - Os objetos arqueológicos e as populações indígenas

    21/11 – Os objetos arqueológicos e as populações indígenas


    Textos: 

    REIS, J.A. e CABRAL, M.P. Precisamos falar sobre tempo, cosmologias ameríndias, ontologias e outras...mas o que é que a arqueologia tem a ver com isso? VESTÍGIOS. Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, 12:35-50. 2019. (Responsáveis pelo Seminário: Vinícius Pascini Prado Silva e Victor Raphael Persike Silva)

    SILVA, F.A. Mito e arqueologia: a interpretação dos Asurini do Xingu sobre os vestígios arqueológicos encontrados no Parque Indígena Kuatinemu, Pará. Horizontes Antropológicos, 8(18): 175-187. 2002.


    Vídeo: Asurini: expedição etnoarqueológica à Terra Indígena Koatinemo (Fabíola Andréa Silva e Silvio Luiz Cordeiro).


  • Trabalho Final (Prazo de entrega até o dia 21/11)

    21/11 - Data de Entrega do Trabalho Final 


    No dia 31 de Outubro serão repassadas as diretrizes para o trabalho final da disciplina, que deverá ser entregue em 21 de Novembro. 


    Texto: 

    GELL, A. A tecnologia do encanto e o encanto da tecnologia. Tradução de Jason Campelo. Concinnitas, 1(8). 2005.