Programação
-
Universidade de São Paulo
Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem
MP - Formação Interdisciplinar em Saúde
Disciplina ODS5882
-
Apresentação da Disciplina/Objetivos/Seminários
Vídeo – Sociedade dos Poetas Mortos -
- Discutir as categorias de educação com base no filme: Representações de espaço e tempo escolares
- Reflexão do filme/ Educação
tradicional versus educação crítica
-
- Pilares da Educação - Jacques Delors
-
Para atribuir um título a este relatório, a Comissão recorreu a La Fontaine e a uma das suas fábulas “O lavrador e seus filhos”:
“Evitai (disse o lavrador) vender a herança,
Que de nossos pais nos veio
Esconde um tesouro em seu seio.”
Educação, isto é, tudo o que a Humanidade aprendeu acerca de si mesma. Atraiçoando um pouco o poeta, que pretendia fazer o elogio do trabalho, podemos pôr na sua boca estas palavras:
“Mas ao morrer o sábio pai
Fez-lhes esta confissão:
— O tesouro está na educação.”
Jacques Delors
Presidente da Comissão da Unesco
- Pilares da Educação - Jacques Delors
-
- Saberes necessários à educação – Edgard Morin
Os Sete Saberes indispensáveis enunciados por Morin — As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e A ética do gênero humano — constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.
-
Texto integral para leitura
-
Todos os grupos
- Saberes necessários à educação – Edgard Morin
-
Pressupostos do Ensino Superior: um diálogo com paradigmas
História do Ensino Superior no Brasil
Legislação atual do ensino superior brasileiro
Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB - Lei nº 9.394/1996)
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação e o perfil do egresso do curso
-
Favor responder a estas quatro perguntinhas
1. Voce conhece o atual projeto pedagogico do curso de graduação que voce realizou?
2. A Escola disponibiliza no site?
3. Voce ja teve curiosidade de verificar como o curso está sendo apresentado?
4. Será que ele fala de interdisciplinaridade?
-
Desafios do ser professor da saúde nos tempos atuais
-
- Tema: Didática no ensino superior
- Facilitadores: Grupo 1 (Thais, Larissa,Aline, Caroline)
-
- Tema: Metodologias ativas
- Facilitadores: Grupo 2 (Marcello, Natalis, Tatiane, Rubem, Silvia)
-
os mediadores pedem para ler antes a aula
- Tema: Metodologias ativas
-
-
- Tema: O processo de comunicação e educação: pressupostos, fundamentos e elementos constitutivos.
- Facilitadores; Grupo 3 (Gilberto,Monica,Elias, Angela, Jhessica)
- Tema: O processo de comunicação e educação: pressupostos, fundamentos e elementos constitutivos.
-
- Tema; Andragogia e a educação de adultos
- Facilitadores: Grupo 4 (Luciene, Fernando, Grasiele)
-
- Tema; Educação e redes sociais
- Facilitadores : Grupo 5 (Leticia, Leticia, Brinna, Valquria, Thays, Marina, Priscilla)
-
Avaliação
Auto avaliação / síntese / avaliação da disciplina
-
declaração com notas e frequencia de todos os alunos.
essas informações serão inseridas no janus em 25/06,