Programação

  • 1a aula - 27 de março de 2019

    Informações gerais sobre o Mestrado profissional e sobre a USP

    Apresentação do programa da disciplina


    Educação em saúde e educação na saúde

    Leitura e discussão do texto

    Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3):847-852, 2014

    Disponível em https://www.scielosp.org/pdf/csc/2014.v19n3/847-852/pt




  • 2a aula - 3 de abril

    Eixo necessidades e cuidado em saúde

    Necessidades em Saúde

    Leitura obrigatória

    1.AYRES, JR de CM. Cuidado e Humanização das Práticas de Saúde. In: Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Org.: Deslandes, SF. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006.

    Cecílio LCO. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção em Saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO; 2001. p. 117-130

    Leitura complementar

    Mattos, RA. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad. Saúde pública, 20(5): 1411-1416, set-out, 2004.

    Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In Pinheiro R, Mattos RA (org) Os sentidos da integralidade na atenção à saúde. 8 ed. Rio de Janeiro, CEPESC,IMS/UERJ, ABRASCO, 2009. p43-68.

  • 3a aula - 10 de abril

  • 4a aula - 24 de abril

    Eixo da discussão - Trabalho em equipe

    1.      Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0

    Leitura complementar

    Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.

    Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional.

  • 5ª aula - 8 de maio

  • 6ª aula - 15 de maio

    Necessidades de cuidados e humanização

    Dinâmica da Violência contra a Mulher           Profa Convidada – MS Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza

    Para leitura  

    Rozemberg, B; Minayo, MC de S A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001.


  • 7ª aula - 22 de maio

    Eixo da Discussão: Violência, sociedade moderna  e cuidado                                 Prof. Convidado: Marlito de Sousa Lima

  • 8a aula - 29 de maio

    Imigrantes e saúde

    Convidada Nádia Ferreira

    Leitura obrigatória

    Steffens, I; Martins, J. “Falta um Jorge”: A saúde na Política Municipal para Migrantes de São Paulo. Lua Nova, São Paulo, 98: 275-299, 2016.


  • 9ª aula - 5 de junho

    Leitura obrigatória

    Souza MHT, Signorelli MC, Coviello DM, Pereira PPM. Itinerários terapêuticos de travestis da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 19(7):2277-2286, 2014. http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf

    Leitura complementar

    Cecílio LCO et al. O agir leigo e o cuidado em saúde: a produção de mapas de cuidado. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(7):1502-1514, jul, 2014. disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/2014.v30n7/1502-1514

     Braga NA. Redes sociais de suporte e humanização dos cuidados em saúde. In: Deslandes F.(org)  Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006. p 163-184.


  • 10ª aula - 12 de junho

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização      Convidado Dr Jeffer Castelo Branco                             

    Aula aberta: Ambiente, corpo e saúde: poluição e contaminação ambiental - Cubatão e baixada Santista          

    Leituras recomendadas

    1. Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania O “Caso Rhodia/Baixada Santista” – A maior contaminação por POPs no Brasil (Relator: João Carlos Gomes).

    2. Meio Ambiente, classe e trabalho no capitalismo global: uma análise das novas formas de resistência a partir da experiência da ACPO (Autor: Julianna Eluze Carrera Malerba)

    3. Crimes Corporativos Contra a Vida e Necrocorporações (Autoria: Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Rafael Alcadipani)
    outras leituras recomendadas em anexo

  • 19 de junho - reposição da 6a aula

    Necessidades de cuidados e humanização

    Dinâmica da Violência contra a Mulher           Profa Convidada – MS Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza

    Para leitura  




    Avaliação da disciplina