Programação

  • PSI3591- Projeto de Formatura I - 1o. sem. 2019

    Professores: 

    Prof. Dr. Marcelo Knorich Zuffo (mkzuffo@usp.br)

    Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes (roseli.lopes@usp.br)

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra (acseabra@usp.br)


  • 18-19/fevereiro/2019

    18 de fevereiro (MKZ & RDL) - Introdução à Disciplina. O Processo de Engenharia

    19 de fevereiro (RDL) - "T-Model" of Engineering Education. PEP - Planejamento Estratégico Pessoal. 

  • 25/fevereiro/2019 (RDL & MKZ)

    Para inspirar vocês a buscarem problemas relevantes e a desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras, apresentamos um exemplo de empresa brasileira inovadora que surgiu da identificação de um problema real e busca por uma solução tecnológica inovadora:   http://braincare.global/   http://braincare.global/#media

    A ENDEAVOR tem vários outros materiais interessantes para vocês, dentre eles 3 vídeos cursos que vale a pena assistir "Bate papo com Jorge Paulo Lemann" https://www.youtube.com/playlist?list=PLNqvSDwXnyNyzreMbS5WASAJSz6ta5Z7P    Nossa colega de turma Ana recomendou também a leitura do livro "Sonho Grande" de Cristiane Correa.

    Hoje, na aula, também conversarmos rapidamente sobre algumas oportunidades que merecem atenção de vocês (podemos falar mais e dar orientações sobre cada uma, se desejarem):

    - NEU - Núcleo de Empreendedorismo da USP - http://www.uspempreende.org/ - promovem diversas atividades para desenvolvimento de competências e networking

    - FAPESP-PIPEhttp://www.fapesp.br/pipe/ - Financia projetos inovadores de startups e pequenas empresas.

    - AWC - Academic Working Capital do Instituto Tim -- https://institutotim.org.br/tag/empreendedorismo/ - Fornecem financiamento para apoiar TCC's inovadores

    - CAMPUS MOBILE do Instituto Net Claro Embratelhttps://www.institutonetclaroembratel.org.br/campus-mobile/ Fornece mentoria e networking para transformar ideias de soluções mobile em produtos/processos reais para todos os selecionados, bem como missão técnica no Vale do Silício para os que se destacarem.

    Recomendamos também a leitura regular da revista IEEE Spectrum https://spectrum.ieee.org/magazine/archive. Folhear as últimas edições da revista, pode ajudar a inspirar vocês para a escolha temas para projetos. A leitura regular permitirá uma atualização ampla na área de Engenharia Elétrica e de Computação. O IEEE tem vários outros periódicos e recursos especializados que vale a pena conhecer e acessar com frequência.

    Nos próximos dias, considerando a lista de propostas de projetos de empresas e também ideias que vocês pretendam defender, discutam com os colegas da turma possibilidades de temas para projeto de formatura. Para isso, façam o uso das mais diversas estratégias e recursos de comunicação presencial e à distância (WhatsApp, Fórum da disciplina, etc). Compartilhem ao máximo ideias e propostas. Ajudem os colegas a aprimorar ideias e propostas.


  • 11/março/2019 (RDL & MKZ)

    - Reflexão individual e discussão com a turma sobre como cada um irá aproveitar a oportunidade do Projeto de Formatura para ajudar a alcançar os objetivos do respectivo PEP (planejamento estratégico pessoal).


  • 18/março/2019 (MKZ)

    Discussão sobre Problema, Necessidade e Solução.

    • 01/abril/2019 (RDL)

      Profissionais SAMSUNG SDS - TI e Logística apresentaram detalhadamente os desafios propostos pela SAMSUNG (Sistemas de Transporte e Armazéns)

    • 08/abril/2019 (RDL e MKZ) - Entendendo e detalhando o Problema

      Entendendo e detalhando o PROBLEMA, tomando por base os slides da aula anterior.

      Breve apresentação e discussão sobre a área de eletrônica na Ásia (Japão e China) - histórico, evolução e oportunidades para brasileiros.

      • 22/abril/2019 (RDL) - Apresentações das equipes de projeto - Detalhamento do PROBLEMA

        Todas as equipes irão apresentar (vide orientação no último slide da apresentação "User Needs") e também avaliar todas as apresentações no dia 22/abril/2019, inclusive a da sua equipe, por meio do link https://bit.ly/2ULp7fg

        Conforme último slide do conjunto "User Needs", sugestão de itens para apresentação:

        • Equipe (perfil)
        • Problema de projeto – desafio original
        • Contatos com a empresa “cliente” e entendimento do desafio
        • O que aprendemos com os usuários (Quem foi entrevistado, observações, pesquisas, especialistas, vídeos;  Principais conclusões – sempre que possível, mostrar imagens)
        • O que aprendemos com o benchmark (O que foi consultado, referências, exemplos, aplicações, patentes;  Principais conclusões – sempre que possível, mostrar imagens)
        • Problema de projeto redefinido para geração de ideias – o que devemos resolver?

      • 20/maio/2019 (MKZ & RDL)

        Definição de datas e descrição das entregas e conteúdos das apresentações intermediária e final.

      • 03/Junho/2019 - Apresentação Intermediária PF1

        Nesta apresentação intermediárias os alunos deverão entregar:


        a) Um arquivo Power Point visando uma apresentação máxima de 10 minutos, com 5 minutos de perguntas

        b) um arquivo da Monografia inicial.

        A monografia deve seguir as orientações de Teses e dissertações da USP que podem ser encontradas neste link:

        http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=67&lang=pt-br


        A versão e a da ABNT:


        http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1


        Para os alunos que vão editar em LATeX, existe um modelo no endereço:

        https://github.com/lchamon/poliTeX


        Existe uma ferramenta de edição de LATeX chamada OverLeaf:


        https://pt.overleaf.com/


        Nesta fase inicial pede-se os seguintes tópicos na monografia:

        a) Título

        b) Equipe

        c) Orientador

        d) Resumo (Em português)

            O Resumo deve estar organizado em um único parágrafo de no máximo 1 Página seguindo a estrutura 5W2H

        5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

        Ou seja, é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais. Com estas respostas no resumo, você terá um mapa de atividades que vai te ajudar a seguir todos os passos relativos a um projeto, de forma a tornar a execução muito mais clara e efetiva.


        e) Capitulo Introdutório contendo:

            e1) Declaração da Necessidade

            e2) Declaração do Problema

            e3) Árvore de Objetivos do Projeto com objetivo Geral e Objetivos Específicos com porcentagens de dedicação para cada objetivo espeçifico.


        f) Capítulo sobre Estado da Arte

            Neste Capítulo deve ser apresentada uma pesquisa preliminar sobre o tema do projeto


        h) Bibliografia

            Pede-se pelo menos 10 Referências bibliográficas sobre o tema do projeto

           



      • Realimentação dos colegas

        Restrito Disponível se: Você faz parte de T-PSI3591-2019101

        Realimentação dos colegas em relação às apresentações de 22/abril, 03/junho e final em 24/junho/2019

      • 24/junho/2019 - Apresentação Final PF1

        Restrito Disponível se: Você faz parte de T-PSI3591-2019101

        AVALIE TODAS AS APRESENTAÇÕES, inclusive a sua via formulário
        https://forms.gle/3WpW11SCTGu29pDZ6

      e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP