Kursthemen
-
Olá novos alunos! É uma satisfação recebê-los!
Iniciamos nossas atividades em 27.02 (noturno) e 28.02 (matutino)
Sejam muito bem-vindos!
- Apresentações
- Uso do Moodle
- Plano de Ensino da disciplina
Informação, Comunicação e Difusão
Representação de Documentos
Informação documentária
-
TEMAS DA AULA:
- Organização da Informação e do Conhecimento
- Elaboração de informações Documentárias
-
TEMA DA AULA:
- Linguagem e Persuasão
-
TEMAS DA AULA:
- Análise Documentária e Terminologia
-
TEMAS DA AULA:
- Modalidades textuais
- Articulação de elementos estruturais do texto
SEMINÁRIOS (observação: todos os seminários devem ser apresentados oralmente por todos os integrantes do grupo)
NOTURNO
Integrantes: Gabriela Ferreira, Juliana da Silva, Mayra Fantin e Renan.
MATUTINO
Integrantes: Henrique Coleone, Damares Teodoro, Rosana Oliveira, Marina Haussauer. -
TEMA DA AULA:- Leitura documentária
Leitura dos Textos:
- CINTRA, A. M. M. Estratégias de leitura em documentação. In: SMIT, J. W. (Org). Análise documentária: a análise da síntese. 2. ed. Brasiília: IBICT,1989. (Livro Biblioteca / ECA ou xérox).
- BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. A leitura: uma prática cultural. In: CHARTIER, Roger (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. 2 ed. p. 231 - 253. (Livro Biblioteca / ECA ou xérox).
SEMINÁRIOS (observação: todos os seminários devem ser apresentados oralmente por todos os integrantes do grupo)
NOTURNO
TEXTOS DO SEMINÁRIO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM DOCUMENTAÇÃO - ANA MARIA CINTRA) E A LEITURA: UMA PRÁTICA CULTURAL - BOUDIEU E CHARTIER).Integrantes: Daniel Zaidan, Ricardo Rodrigues, Edlane Santos.
MATUTINO
TEXTOS DO SEMINÁRIO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM DOCUMENTAÇÃO - ANA MARIA CINTRA) E A LEITURA: UMA PRÁTICA CULTURAL - BOUDIEU E CHARTIER).
Integrantes: Alex Lourenço, Ana Júlia Corrêa, Laura Melo, Felipe Sanches, Leonardo Gilly. -
-
TEMA DA AULA:
- Processo de Leitura
Leitura do texto:
- CORTINA. Capítulo 1 - Determinações sobre o processo de leitura (Até a página 76).
Links para vídeos:
-
EXERCÍCIO RESUMOS MAL ESCRITOS
Grupos Noturno:
G1: http://www.scielo.br/
pdf/bn/v13n2/1676-0603-bn-13- 02-205.pdf Integrantes: Gabriela Ferreira, Juliana da Silva, Mayra Fantin, Renan Carvalho.
G2: http://www.scielo.br/
pdf/rep/v38n4/1809-4538-rep- 38-04-781.pdf Integrantes: Daniel Zaidan, Ricardo Rodrigues, Edlane Santos,
Alex Lourenço.
G3: http://www.scielo.br/
pdf/rbhe/v18/2238-0094-rbhe- 18-e032.pdf Integrantes: Amanda Oliveira, Laiza do Carmo, Lucas Lopes, Silvana Ribeiro.
G4: http://www.scielo.br/
pdf/rbeur/v20n2/2317-1529- rbeur-20-02-287.pdf Integrantes: Adriana Miranda, Fabíola Costa, Eduardo Mendes, Carolina Giorlando, Tatiani Meneghini.
G5: http://www.scielo.mec.
pt/pdf/rpsp/v29n1/v29n1a08.pdf Integrantes: Guilherme Fender, Henrique Fernandes, Lígia da Cruz, Luiz Gustavo e William.
Grupos Matutino
G1: http://www.scielo.br/
pdf/rbem/v42n3/1981-5271-rbem- 42-3-0003.pdf Integrantes: Henrique Coleone, Damares Teodoro, Rosana Oliveira, Marina Hawssauer.
G2: http://www.scielo.br/
pdf/rbef/v41n3/1806-9126-RBEF- 41-3-e20180217.pdf Integrantes: Ana Júlia, Laura Melo, Felipe Sanches.
G3: http://www.scielo.br/pdf/edur/
v33/1982-6621-edur-33-e164947. pdf Integrantes: Daniela Saori, Juliana Mendes, Thalia da SIlva, Amanda da Silva.
G4: http://www.scielo.br/
pdf/mercator/v17/1984-2201- mercator-17-e17026.pdf Integrantes: Larissa Brandão, Laiz Lopes, Breno Bermudez e Jônatas.
-
TEMA DA AULA:
- Leitura Documentária e Análise Documentária
Leitura dos Textos:
- FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto. Datagramazero, v.5, n.4, ago. 2004.
- FUJITA,
M. S. L.; NARDI, M. I. A.; SANTOS, S. A leitura em análise documentária. Transinformação,
v. 10, n. 3, p. 13 – 31, set./dez. 1998.
* Os textos se encontram disponíveis na internet e na pasta do Xerox da ECA.
SEMINÁRIOS (observação: todos os seminários devem ser apresentados oralmente por todos os integrantes do grupo)
NOTURNO
TEXTOS DO SEMINÁRIO: A LEITURA DOCUMENTÁRIA NA PERSPECTIVA DE SUAS VARIÁVEIS: LEITOR-TEXTO-CONTEXTO - MARIÂNGELA FUJITA E A LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA.
Integrantes: Amanda Oliveira, Laiza do Carmo, Lucas Lopes, Silvana Ribeiro.
MATUTINO
TEXTOS DO SEMINÁRIO: A LEITURA DOCUMENTÁRIA NA PERSPECTIVA DE SUAS VARIÁVEIS: LEITOR-TEXTO-CONTEXTO - MARIÂNGELA FUJITA E A LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA.Integrantes: Daniela Saori, Juliana Mendes, Thalia da Silva, Amanda da Silva e Rafaela. -
TEMA DA AULA:
- Resumo
Leitura do Texto:- GUINCHAT e MENOU (p. 189 - 195)
-
TEMA DA AULA:- Resumos: tipos, funções, redação e aspectos da avaliação.
Leitura do texto:
- LANCASTER (Capítulos 7, 8 e 9)
SEMINÁRIOS (observação: todos os seminários devem ser apresentados oralmente por todos os integrantes do grupo)
NOTURNO
TEXTO DO SEMINÁRIO: LANCASTER - CAPÍTULOS 7,8 E 9.
Integrantes: Adriana Miranda, Fabiola Costa, Eduardo Mendes, Carolina Giorlando, Tatiani Meneghini
MATUTINO
TEXTO DO SEMINÁRIO: LANCASTER - CAPÍTULOS 7,8 E 9.
Integrantes: Larissa Brandão, Laiz Lopes, Breno e Jônatas. -
Leitura obrigatória para debate em sala!
https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47981858
TEMA DA AULA:- Representação Documentária
Leitura do Texto:
- María Pinto Molina
Link para impressão do texto: http://www.revistas.unam.mx/index.php/ibi/article/view/3792
SEMINÁRIOS (observação: todos os seminários devem ser apresentados oralmente por todos os integrantes do grupo)
NOTURNO
TEXTO DO SEMINÁRIO: MOLINA, M. P.
Integrantes: Guillherme Fender, Henrique Fernandes, Lígia da Cruz, Luiz Gustavo e William.
-
TEMA DA AULA:
- NORMALIZAÇÃO
Leitura dos textos:
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, nov. 2003.
- NATIONAL INFORMATION STANDARDS ORGANIZATION. Guidelines for abstracts. Bethesda, MD: NISO, 1997.
- PNE 50-103 – ISO 214-1976 (E). Documentación. Preparación de resumenes. Revista Espanola de Documentacion Cientifica, v.13, n.3-4, p.901-912, 1990.
- PNE 50-121 – ISO 5963-1985. Documentación. Metodos para ele analisis de documentos, determinacion de su contenido y seleccion de los términos de indizacion. Revista Espanola de Documentacion Cientifica, v.14, n.1, p.57-63, 1991. (Norma Cubana atualizada, 2000).
* Estes textos encontram-se no Xerox da ECA
-
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL
+
ENTREGA DOS TRABALHOS ESCRITOS IMPRESSOS
NOTURNO 12/06/2019
- Grupo 1 / TEMA: Análise Documentária: contribuições da Linguística e da Terminologia
- Grupo 2 / TEMA: Análise Documentária e a Inteligência Artificial
MATUTINO 13/06/2019
- Grupo 1 / TEMA: Análise Documentária:CONCEITOS
- Grupo 2 / TEMA: Análise Documentária: fotografia e iconografia
-
-
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL
+
ENTREGA DOS TRABALHOS ESCRITOS impressosNOTURNO 26/06/2019
- Grupo 3 / TEMA: Análise Documentária de recursos sonoros.
Integrantes: Amanda Oliveira, Laiza do Carmo, Lucas Lopes, Silvana Ribeiro.
- Grupo 4 / TEMA: Leitura para Análise Documentária: tipologias de textos (discursos)
- Grupo 5 / TEMA: Análise Documentária de Imagens (fotografias, pinturas, materiais especiais,
MATUTINO 27/06/2019- Grupo 3 / TEMA: Leitura para Análise Documentária: tipologias de textos (discursos)
- Grupo 4 / TEMA: Análise Documentária de recursos sonoros
Integrantes: Alex Lourenço, Larissa Brandão, Laiz Lopes, Breno Bermudez e Jônatas.
-
TÉRMINO OFICIAL DAS AULAS