Programação

  • 20 de fevereiro - Semana de recepção aos calouros

  • 27 de fevereiro - Apresentação da disciplina

    Introdução à disciplina - Programa, bibliografia, avaliação e objetivos. Contexto da Pós-modernidade e as releituras de linguagens. Exemplos. Escolha da época/movimentos: Para evitar um leque muito ampliado da pesquisa e a possível dispersão das análises no conjunto da turma, defina-se uma mesma época ou um recorte de tempo que servirá para todos e sobre o qual sairá as escolhas de temas de projeto e o tema das 2 aulas seguintes.           

    O projeto é constituído por um conjunto de no mínimo quatro peças de design gráfico ou de produto que possuam os preceitos do movimento e as características do objeto de estudo escolhido. Cada conjunto de peças será decidido conforme o objeto de estudo e o tema e área escolhidos. Porém o Cartaz é peça obrigatória em todos os conjuntos de peças.


  • 06 de março - recesso de carnaval

  • 13 de março - fase informativa: aula expositiva

  • 20 de março - Prazo final para escolha dos temas de trabalho.

    Prazo final para escolha dos temas e objetos de estudos: - pode ser a obra de um personagem expoente, recortes em cima de áreas como editorial, ‘escolas’ ou grupos dentro do movimento, regionalismos etc

    Definição do 'evento' contemporâneo  ao qual o trabalho vai se relacionar. 

    Definição das duplas de trabalho ou desenvolvimento individual.

    Exemplos de trabalhos de turmas passadas.


  • 27 de março - Fontes específicas e Acompanhamento da Pesquisa

    Tópicos para a pesquisa e a apresentação oral do dia 24 de abril:

    - Apresentação da pesquisa do contexto histórico de design em que se insere o objeto estudado; e pesquisa sobre o objeto estudado (o que ou quem foi, época, características gerais, lugar, relações com contextos)

    - Análise de peças de design relacionadas ao objeto de estudo para compreensão da linguagem da forma e conteúdo ( cores, tipografia, diagramação, elementos pictóricos, características que insere a peça no objeto de estudo e seu contexto histórico).

    - Análise e descrição do ‘evento’ contemporâneo  ao qual o trabalho vai se relacionar.

    - Definição da abordagem para a releitura da linguagem

    - Sugestões das peças sobre o ‘evento’ a serem projetadas sobre as quais será aplicada a linguagem de design escolhida

    - Ao final da apresentação oral é entregue um relatório com a síntese da pesquisa descrita (contextos, fontes e analises) e os requisitos/referências e características do design pesquisado que nortearão as soluções a serem desenvolvidas no projeto.


  • 03 de abril - Acompanhamento da Pesquisa

    Situação do levantamento de dados:

    - pesquisa do contexto histórico; condicionantes sócio-culturais e sócio-econômicas

    - pesquisa do estilo, grupo ou movimentos de inserção do objeto de estudo: ideias, relações com a sociedade, protagonistas, finalidades, trabalhos expoentes, etc

    - dados sobre o objeto de estudo escolhido, exercício de análise do design ( cor, forma, tipografia, finalidades, aspectos estéticos e simbólicos, elementos básicos de composição, etc)

    - dados sobre o 'evento' escolhido: peças similares, características gerais do evento, imagens, público, locais e espaços de divulgação,  local do evento,

  • 10 de abril - Pesquisa - não haverá aula

    Semana para levantamento de dados e pesquisa de campo

  • 17 de abril - Semana Santa , não haverá aula

  • 24 de abril - Apresentação da pesquisa

    Apresentação da pesquisa: cerca de 10 min cada projeto, seguido de debate. É entregue um relatório com a pesquisa descrita (contextos, fontes e análises) e os requisitos e fundamentos que nortearão as soluções a serem desenvolvidas no projeto.

  • 01 de maio - Feriado

  • 08 de maio - Análise da linguagem visual e desenvolvimento de propostas

    fase analítica – Análise da linguagem visual  do levantamento de peças similares e informações sobre o tema em que será aplicada a linguagem de design escolhida. Acompanhamento do projeto


  • 15 de maio - Acompanhamento do projeto e Desenvolvimento de propostas.

    Acompanhamento do projeto e Desenvolvimento de propostas.

                - Será feito o acompanhamento dos lay-outs em sala de aula.


  • 22 de maio - Acompanhamento do projeto e Desenvolvimento de propostas.

    - Será feito o acompanhamento dos lay-outs em sala de aula.


  • 29 de maio - fase aplicada – Acompanhamento do projeto

    - Seleção das melhores alternativas

    - Desenvolvimento das alternativas escolhidas


  • 05 de junho - Acompanhamento do projeto

    Acompanhamento do projeto

    - Desenvolvimento das alternativas escolhidas/ - definição de ante-projeto


  • 12 de junho - Acompanhamento do projeto - Desenvolvimento técnico e formal do anteprojeto

  • 19 de junho - Acompanhamento do projeto - Desenvolvimento técnico e formal do anteprojeto

    fase aplicada - Acompanhamento do projeto - Desenvolvimento técnico e formal do anteprojeto

    Teste com os cartazes impressos e últimos layouts das peças faltantes.

    Esboços dos relatórios

  • 26 de junho - Apresentação final do projeto

     Forma de apresentação dos projetos para o dia 26/06

    1 -Impressos ou modelos funcionais. 

    2 - Apresentação oral do projeto,  com características do design referenciado,  imagens do percurso de esboçose geração de alternativas, alternativa selecionada e relação com o design referenciado ( pdf ou PPT)

    3 - Relatório final com texto da pesquisa feita no 1o relatório, método do trabalho e conceito para configurara as alternativas, descrição do percurso das alternativas e esboços, descrição da alternativa selecionada e relação com o design referenciado (em pdf). 

    OBS: As apresentações dos trabalhos irão começar as 18h50.

    Cada trabalho deverá ser apresentado em 10 minutos, de modo objetivo para que todos possam ter tempo de apresentar seu projeto na mesma noite.