Programação

  • 1a sessão: 20 e 21/ 08


    Apresentação do programa. Organização do trabalho do semestre.

  • 2a sessão: 27 e 28/08


    Boas e a formação da antropologia nos EUA

    Leituras obrigatórias:

    Boas, F."As limitações do método comparativo" e "Os métodos da etnologia"

    Stocking, "Introdução" In:  A formação da antropologia norte-americana


  • 3a Sessão: 03 e 04/09

    Leituras obrigatórias:

    Benedict, R. Padrões de cultura, os seguintes trechos: 

    Introdução, 1. A ciência do costume 2. A diversidade de culturas 3. A integração de culturas, 7. A natureza da sociedade 8. O indivíduo e o padrão de culturas


    Leituras complementares:
    Geertz, C. In: Vidas e obras
    Benedict, O crisântemo e a espada

  • 4a sessão: 10 e 11/09


    Leituras obrigatórias: 


    Mead. Sexo e temperamento (capítulos indicados no programa)

  • 5a sessão: 17 e 18/09


    Leituras obrigatórias: 
    Landes, R. A cidade das mulheres (capítulos indicados no programa)

    Leitura complementar:
    Corrêa, M. capítulo de Antropólogas e antropologia


    Segunda parte da aula: Atividade "Antropologia em inglês" (1), coordenada pela profa. Taís Tiriba.

  • 6a sessão: 24 e 25/09


    Primeira parte da aula: Avaliação individual a ser feita em sala de aula, sem consulta (não incluídos os textos da R. Landes e da Mariza Corrêa discutidos na última aula)


    2a parte da aula: 

    Leituras obrigatórias - textos do Radcliffe-Brown ("O irmão da mãe..".  sobre o "parentesco por brincadeira")


    Artigo Paulo Gajanigo - leitura complementar

  • 7a sessão: 01 e 02/10


    Radcliffe-Brown, Estrutura e função na sociedade primitiva
    Radcliffe-Brown, O método comparativo

  • 8a sessão: 08 e 09/10


    Escola de Manchester (1)

    Texto Obrigatório: GLUCKMAN, M. "Análise de uma situação social na Zululândia moderna"

    Texto Complementar: Fry, Peter, "NAS REDES ANTROPOLÓGICAS DA ESCOLA DE MANCHESTER: REMINISCÊNCIAS DE UM TRAJETO INTELECTUAL"

  • 9a sessão: 15 e 16/10

    Escola de Manchester (2)

    Texto Obrigatório: MITCHELL, C. "A dança Kalela"....

    Texto complementar: VAN VELSEN sobre a "análise situacional".

    Segunda parte da aula: "Atividade Antropologia em inglês" (2)


  • 10a sessão: 29 e 30/10

     

    Revisão Escola de Manchester. Gluckman (primeira parte do artigo, p. 237-282) e C. Mitchell (bibliografia de apoio)
    Entrega das provas e discussão das questões

  • 11a sessão: 05 e 06/11

    5/11 - à noite

    Radcliffe-Brown, O Método comparativo

    Fortes & EE Pritchard. "Introdução" a Sistemas políticos africanos


    6/11 - vespertino

    Fortes & EE Pritchard. "Introdução" a Sistemas políticos africanos

    EE Pritchard. Os Nuer. 

    Introdução e capítulo Tempo e Espaço (3).


    PS. aula complementar EEP. Dia 7/11, quarta-feira, das 19h30 às 21h.


  • 12a sessão: 12 e 13/11

    Os Nuer

    Capítulo: O sistema político

    2a parte da aula: atividade em inglês sobre os Nuer


    Durante os feriados, exercício escrito a ser feito em casa (R. Brown e Escola de Manchester), individual ou em duplas, a ser entregue nos dias 26 e 27/11, impreterivelmente (não serão entregues trabalhos após essas datas). As questões se encontram no arquivo anexado.

     

  • 13a sessão: 26 e 27/11


    EE Pritchard. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Introdução, capítulo 1 e 2. 

  • 14a sessão: 03 e 04/12


    Primeira Parte da aula: 2a avaliação individual (sala de aula) - sobre Evans- Pritchard

    Segunda Parte da aula: Prova substitutiva (para quem não fez a primeira) e opcional para quem tirou menos que 5,0 na primeira prova (toda a matéria do curso)

  • Tópico 15



  • Tópico 16

  • Tópico 17

  • Tópico 18

  • Tópico 19

  • Tópico 20

  • Tópico 21