Programação

  • 13/08 Aula 1: Apresentação do curso

  • 20/08 Aula 2: Os fundamentos da História Antiga e o estudo da História Romana

    GUARINELLO, N. L. Uma morfologia da História: as formas da História Antiga. Politeia: História e Sociedade. Vitória da Conquista, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2003.

    BEARD, M. SPQR, Uma História da Roma Antiga. Trad. Luis Reyes Gil. São Paulo: Planeta, 2017, p. 17-53.

    Apresentação (Rafael Monpean, doutorando/PAE): Uma experiência de escavação em um sítio arqueológico antigo.


  • 27/08 Aula 3: Roma e a Itália na época arcaica

    GRANDAZZI, A. As origens de Roma. Trad. Christiane G. Colas. São Paulo: Unesp, 2010.

    FLEMING, M. I. Roma: da federação de vilas no Lácio ao nascimento da cidade. In: ALDROVANDI, C. E. V.; KORMIKIARI, M. C. N.; HIRATA, E. F. V. (Org.). Estudos sobre o Espaço na Antiguidade. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2011, p. 71-88.

    Seminário 1: Tito Lívio, História de Roma, livro I: A Monarquia.

    FUNARI, P. P. A.; GARRAFFONI, R. S. Tito Lívio. In: _____. Historiografia: Salústio, Tito Lívio e Tácito. Campinas: Editora Unicamp, 2016, p. 67-88.


  • 10/09 Aula 4: Roma e a conquista do Mediterrâneo

    ECKSTEIN, A. M. Conceptualizing Roman Imperial Expansion under the Republic: An Introduction. In: ROSENSTEIN, N.; MORSTEIN-MARX, R. (Eds.).  A Companion to the Roman Republic. Oxford: Blackwell, 2006, p. 567-589.

    GARRAFFONI, R. S. Guerras Púnicas. In: MAGNOLI, D. (ed.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2008, p. 47-76.

    Seminário 2: Salústio, A Guerra de Jugurta.


  • 17/09 Aula 5: Lutas sociais e confronto político na República romana

    FUNARI, P. P. A. A cidadania entre os romanos. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (Org.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003, p. 49-73.

    DUPLÁ, A. Interpretaciones de la crisis tardorrepublicana: del conflicto social a la articulación del consenso. SHHA. Salamanca, v. 25, p. 185-201, 2007.

    Seminário 3: Manual do candidato às eleições.


  • 24/09, AULA 6: Da República ao Império

    FAVERSANI, F. Entre a República e o Império: apontamentos sobre a amplitude desta fronteira. Mare Nostrum. São Paulo, v. 4, n. 4, p. 100-111, 2013.

    VEYNE, P. O que era um Imperador Romano? In: _____. O Império Greco-Romano. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009, p. 1-34.

    Seminário 4: Suetônio, O divino Júlio.

        RAMÓN PALERM, V. M.; RODRIGUEZ HORRILLO, M. A. A ideia de História em Suetônio. In: SILVA, G. J.; SILVA, M. A. O. (eds.). A ideia de História na Antiguidade. São Paulo: Alameda, 2017, p. 577-600.


  • 01/10 Aula 7: Uma sociedade escravista?

    •  ENTREGAR PRIMEIRA AVALIAÇÃO

    FINLEY, M. I. Escravidão antiga e ideologia moderna. Trad. Norberto L. Guarinello. Rio de Janeiro: Graal, 1991, cap. 2.

    JOLY, F. D. Terra e trabalho na Itália no Alto Império. In: SILVA, G. V.; MENDES, N. M. Repensando o Império Romano: Perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro: Mauad; Vitória-ES: EDUFES, 2006, p. 65-83.

    Oficina 1: Análise de documentos selecionados.


  • 08/10 AULA 8: Uma economia “enraizada”?

    FINLEY, M. I. A Economia Antiga. 2ª ed. Porto: Afrontamento, 1986, p. 45-81 e 243-288.

     FUNARI, P. P. A.; GARRAFFONI, R. S. Economia romana no início do Principado. In: SILVA, G. V.; MENDES, N. M. Repensando o Império Romano: Perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro: Mauad; Vitória-ES: EDUFES, 2006, p. 53-63.

    Oficina 2: Análise de documentos selecionados.


  • 15/10 Aula 9: Um império “romanizado”?

    FUNARI, P. P. A.; GRILLO, J. G. C. Os conceitos de “helenização” e de “romanização” e a construção de uma Antiguidade Clássica. In: NEMI, A.; ALMEIDA, N. B.; PINHEIRO, R. B. (eds.), A construção da narrativa histórica, séculos XIX e XX. Campinas/São Paulo: Editora da Unicamp/Editora da UNIFESP, 2014, p. 205-214

    HINGLEY, R. O “Legado” de Roma: Ascensão, declínio e queda da teoria da “romanização”. In: _____. O Imperialismo Romano: Novas perspectivas a partir da Bretanha. Trad. Luciano César Garcia Pinto. São Paulo: Annablume, 2010, p. 27-47.

    FENTRESS, E. W. Romanizing the Berbers. Past and Present. Oxford, v. 190, p. 3-33, 2006 (tradução para o português disponível no Xerox).

    Oficina 3: Análise de documentos selecionados.


  • 22/10 Aula 10: A cidade no Império Romano

    FUNARI, P. P. A. A cidade romana. In: _____. A Vida Quotidiana na Roma Antiga. São Paulo: Annablume, 2003, p. 31-48.

  • 29/10 Aula 11: Gênero, corpo e cultura no Império Romano

    FEITOSA, Lourdes Conde. Paixão e desejo na sociedade romana: interpretações historiográficas. In: FUNARI, P. P. A.; SILVA, G. J.; MARTINS, A. L. (orgs.). História Antiga: contribuições brasileiras. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2008, p. 79-92.

    GARRAFFONI, R. S.; SILVA, L. P. O feminino adentra a arena: as mulheres e a relação com as lutas de gladiador na Roma Imperial. Revista Caminhos da História, Montes Claros-MG, v. 15, n. 1, p. 61-83, 2010.

    Seminário 5: Apuleio, O Asno de Ouro.

    MILLAR, F. The world of the Golden Ass. The Journal of Roman Studies, v. 71, p. 63-75, 1981.

     


  • 05/11 Aula 12: Judeus e cristãos no Império Romano

    CROSSAN, J. D.; REED, J. Resistência judaica ao domínio romano. In: _____. Em Busca de Jesus: debaixo das pedras, atrás dos textos. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 171-210.

    CHEVITARESE, A. L. Cristianismo e Império Romano. In: SILVA, G. V.; MENDES, N. M. Repensando o Império Romano: Perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro: Mauad; Vitória-ES: EDUFES, 2006, p. 161-173.

    Seminário 6: A Paixão de Perpétua.

    SHAW, B. D. The Passion of Perpetua. Past and Present, v. 139, p. 3-45, 1993.

  • 12/11 Aula 13: Decadência romana ou Antiguidade Tardia?

    BROWN, P. Antiguidade Tardia. In: VEYNE, P. (ed.). História da Vida Privada, I: Do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Cia. das Letras, 1990, p. 225-299.

    CARRIÉ, J.-M. Elitismo cultural e “democratização da cultura” no Império Romano Tardio. História (São Paulo) [on-line]. Franca, v. 29, n. 1, p. 456-474, 2010.

    Seminário 7: Agostinho, Confissões.

    BROWN, P. Santo Agostinho: uma biografia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 195-224 (“As Confissões”).



  • 19/11 Aula 14: O fim da civilização?

    WARD-PERKINS, B. A Queda de Roma e o Fim da Civilização. Trad. Inês Castro. Lisboa: Alêtheia, 2005, p. 9-22; 121-164; 187-224.

    MACHADO, C. A. R. A Antiguidade Tardia, a queda de Roma e o debate sobre o “fim do mundo antigo”. Revista de História. São Paulo, v. 173, p. 81-114, 2015.

     


  • 03/12 Aula 15: A História Romana na sala de aula

    • ENTREGAR SEGUNDA AVALIAÇÃO

    FUNARI, P. P. A.; GARRAFFONI, R. S. História Antiga na Sala de Aula. Campinas: IFCH/UNICAMP, julho de 2004 (Textos Didáticos n. 51).

    Oficina 4: análise de livro didático e elaboração de plano de aula.