Aperçu des sections

  • Section 1

    1 de agosto de 2018:

    Apresentação do curso

    Impressões do grupo sobre o que é comparar e expectativas com relação à disciplina

  • Section 2

    8 de agosto de 2018

    As razões da viagem pedagógica: por que comparar?

    Leitura indicada:

    SONTAG, Susan. Questões de viagem. In: Questão de ênfase - ensaios. SP: Companhia das Letras, 2005, p.350-363.

    (O texto está disponibilizado no xerox)

  • Section 3

    15 de agosto

    A busca pelo que há de "melhor" em educação: a construção da excelência

    1) Leitura indicada:

    MARGARIDO, Alfredo. A lusofonia e os lusófonos: novos mitos portugueses. In: A lusofonia e os lusófonos: novos mitos portugueses. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2000, p.5-15.

    (O texto já está disponibilizado no xerox.)

    2) Texto que será trazido pela professora e deverá ser trabalhado coletivamente em grupo na sala de aula:

    FERREIRA, Orbelino. Brasil pedagógico. Lisboa: Edição da Associação Acadêmica da Escola do Magistério Primário de Lisboa, 1953.


  • Section 4

  • Section 5

    Pessoal,

    Em anexo vocês encontram o arquivo da tese de doutorado, da qual o livro indicado para a aula se originou. Na tese, o texto sugerido para a aula vai da página 128 a 162.

    Abraços a todas e a todos! Prof. Vivian

  • Section 6

  • Section 7

    19 de setembro

    O global e o local em educação

    Leitura indicada:

    BEECH, J.O. Quem está passeando pelo jardim global? Agências internacionais e transferência educacional. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A.; UNTERHALTER, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO/CAPES, 2012, p.413-435.

    Clique o link http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002177/217707por.pdf para abrir o recurso

  • Section 8

  • Section 9

  • Section 10

  • Section 11

    Educação Comparada

    Construção de um estudo comparativo - primeiras perguntas


    Grupo

    Perguntas

    Fontes

    Aline Souto Leal

    Fátima Del Negro Blanc

    Denise Batista

    Rafaela Quintanilha

    Derly Vanessa Vasquez


    O que os professores sabem sobre o IDEB? Quais são os efeitos dessa avaliação em seu trabalho?

    Entrevista com professores da Educação Básica de 4 escolas públicas.

    Aline M. e Ferreira

    Giulia Dal Col

    Larissa da Silva Santos

    Naiara Rodrigues


    O homeschooling no mundo


    Busca de informações sobre países que permitam e como justificam.


    Carolina Maciel

    Aline Cristina

    João Inneco

    Pillar Costa

    Ligia Rotter

    Rachel Choi


    Quais as propostas de educação dos planos de governo dos candidatos a presidente no segundo turno de 2018, e como isso implica no futuro da educação do país?

    Amanda Ripley, Celso Beisegel, Paulo freire, Gadott, Susan Sontag, planos de governo, entrevistas e debates.

    Site: indeciso.com.br

    Andreza de Souza Imamura

    Jaqueline Capalbo

    Raquel Branco

    Thamyris Andrade


    Quais as razões pelas quais escolas do Ceará (dos anos iniciais do ensino fundamental) foram reconhecidas entre as melhores do país?

    1. Seleção de artigos sobre o tema

    2. Levantamento do IDEB quanto aos resultados da pesquisa

    Aline Kanay

    Érica Sayuri

    Brendo Silva

    Bruna Ferreira

    Larissa Sá

    Márcia Lopes


    Representações acerca de descendentes nippo-brasileiros e seu rendimento no vestibular

    Artigo da Folha de São Paulo: Sobrenome faz diferença nas notas de matemática


    Tese de mestrado:

    Descendência japonesa e o bom desempenho em matemática: uma reflexão sobre as causas


    Pesquisa pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): Culture, Institutions and School Archivement in Brazil

    Andressa Bennemann

    Daniella Nogueira

    Heloisa Oguisso

    Hellen Tavares

    Victória Zagottis


    Como funciona e quais são as políticas de acesso ao ensino superior em Moçambique no curso de medicina? Quais são os aspectos e recursos passíveis de comparação com o nosso país?

    Entrevista com aluno brasileiro que estuda em Moçambique
    Artigos científicos

    Artigos jornalísticos

    Nicole Garcia




    Valéria Fortini


    Comparar a presença de Linguagens e Ciências Sociais como componentes curriculares numa escola (Escola Santi) para as crianças de 6 anos em dois diferentes momentos.

    Documentos da escola, como PPP, currículo e projetos. Artigos acadêmicos e científicos.

    Documentos legais da área educacional como PCN´s e afins.

    Gabriel Moreira Barros

    Isabella Santana Claro

    Verônica Rodrigues Alves


    Quais são as aproximações e os distanciamentos da disciplina de Didática oferecida nos cursos de Pedagogia das estaduais de São Paulo?

    Artigos acadêmicos e programas das disciplinas.

    Gabriele Candido Barcellos


    Repertório de brincadeiras com músicas, parlendas e rimas nas diferentes gerações

    2 entrevistas: uma com uma pessoa idosa, outra com uma criança.

    Leitura de Ecléa Bosi e artigos acadêmicos.

    Juliana Ricioli


    Qual a influência do SARESP na compração da aprendizagem dos alunos?

    Artigos acadêmicos, teses e dissertações.

    Entrevista com a coordenadora pedagógica de uma escola estadual

    Milena Horta


    Quais são as representações de participação do aluno na vida escolar?

    Documentos oficiais de uma escola que valoriza a gestão democrática : Escola de Aplicação da FEUSP.

    Diário de um professor que tem a autogestão como prática.


    Ana Beatriz Usatai

    Karina Akemi Fujii

    Paula Naomi Ozeki

    Como se estrutura a educação infantil em Cuba? Como está a educação infantil em Cuba? O que já fizeram na área?



    CUBA. Ministério de Educación. Oficina internacional de Educación el desarrollo de la educación - Informe Nacional. Cuba, Julio de 2004. Disponível em: http://www.oei.es/quipu/cuba/ibecuba.pdf>.


    ______. Programa Educa a Tu Hijo, matrícula por modalidades. Grupos Promotores y Ejecutores. Dados estatísticos. Último trimestre de 2008, Referência: Dezembro. Disponível em:http://www.rimed.cu/index.php?option=com_content&view=article&id=1071&Itemid=2


    Cuba Educa, Preescolar. Disponível em: < http://preescolar.cubaeduca.cu/>


    SILVA, E. O Jogo na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil de Cuba. 2010. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/2010/edilson_azevedo_da_silva.pdf>.


    LÓPEZ, M. A Educação em Cuba: seus fundamentos e desafios. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142011000200006>.


    MAGDA, C. Educação Infantil em Cuba: Um Olhar Panorâmico. 2010. Disponível em: <http://www.ilae.com.br/publicacao/artigo/29-educacao-infantil-em-cuba--um-olhar-panoramico.htm>.


    UNICEF. Educa a tu Hijo: La experiencia cubana en la atención integral al desarrollo infantil en edades tempranas. Disponível em: <http://files.sld.cu/prevemi/files/2012/11/experiencia_cubana_atencion_integral.pdf>.


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    Patrícia Pereira Domingos

    Qual a importância da educação alimentar e ambiental nos ambientes escolares?

    Documentário: “Muito Além do Peso – Estela Renner

    Artigo: Escola promovendo hábitos alimentares saudaveis: uma proposta metodologica de capacitação para educadores e donos de cantina.

    Luiza Bergamin Portella

    Comparação entre os resultados no ENEM do Colégio Objetivo


    Último resultado do ENEM

    Documentos/propaganda do Objetivo explorando os resultados do ENEM.

    Bruna Takeda

    Larissa Oliveira

    Marina Leivas

    Mariana Godói

    Mariana Nicolau

    Sarah Schissato


    Quais foram as diretrizes educacionais que o BM estabeleceu aos países emergentes na última década ?


    Portal do Banco Mundial + Documentos oficiais do BM


    Pesquisas acadêmicas sobre o impacto do BM na educação dos países emergentes 

    Allan Cerqueira Calvitti
    Verena Fridegotto Daroque

    Quais as diferenças entre as culturas corporais exploradas na EAFEUSP e no Movimento escoteiro (GESP)?


    Marcelo Valdemir Maia Parra

    O envelhecimento e a aprendizagem: O processo de aprendizagem e socialização dos idosos na Eja e Unati.






  • Construindo estudos comparativos: Quais fontes? Quais métodos?

    Na última aula, cada grupo indicou a questão que quer investigar, assinalando as possíveis fontes a serem estudadas.

    Uma das orientações foi escrever um texto apresentando o tema, sua relevância e pertinência para a educação comparada. Esse texto também deve mostrar como o tema já foi tratado por outros pesquisadores (fazer isso a partir de levantamento de livros, teses ou artigos na Biblioteca da FEUSP). Esse texto deve ter entre 2 ou 3 páginas e corresponderá à Introdução do artigo.

    Como está a elaboração desse texto?


    A aula de hoje atentará com mais cuidado para o trabalho com as fontes.

    1. Quais fontes o grupo indicou?

    2. O que elas permitem notar?

    3. O grupo já as têm em mãos?

    4. Como elas serão analisadas? Quais perguntas? Quais métodos? Por que esses métodos são importantes para o estudo?

    Leitura do texto de Peter Burke (indicado no cronograma da disciplina), especialmente das páginas 53 até a 66, nas quais o autor analisa as potencialidades dos Métodos quantitativos e do Microscópio social. As explicações e os exemplos de Peter Burke deverão embasar as escolhas metodológicas de cada grupo.

    Até o final da aula, cada grupo deverá escrever um texto respondendo as questões 1 a 4. Elas vão compor a parte de Metodologia do artigo (2 a 3 páginas).


    Bom trabalho!

    Vivian



  • Section 13

    Quais fontes estão sendo analisadas?

    Como foram localizadas?

    Como estão organizadas?

    O que permitem visualizar?

  • Section 14

    “A presença de Rousseau nos manuais de História da Educação e na formulação de uma História Comparada da Educação”

     

    Palestrante: Prof. Dr. Décio Gatti Júnior (Universidade Federal de Uberlândia)


    Data e horário: 07 de novembro de 2018 – Quarta-feira – 14h

    Local: Auditório da FEUSP


  • Section 15