Programação
-
1 de agosto de 2018:
Apresentação do curso
Impressões do grupo sobre o que é comparar e expectativas com relação à disciplina
-
8 de agosto de 2018
As razões da viagem pedagógica: por que comparar?
Leitura indicada:
SONTAG, Susan. Questões de viagem. In: Questão de ênfase - ensaios. SP: Companhia das Letras, 2005, p.350-363.
(O texto está disponibilizado no xerox)
-
15 de agosto
A busca pelo que há de "melhor" em educação: a construção da excelência
1) Leitura indicada:
MARGARIDO, Alfredo. A lusofonia e os lusófonos: novos mitos portugueses. In: A lusofonia e os lusófonos: novos mitos portugueses. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2000, p.5-15.
(O texto já está disponibilizado no xerox.)
2) Texto que será trazido pela professora e deverá ser trabalhado coletivamente em grupo na sala de aula:
FERREIRA, Orbelino. Brasil pedagógico. Lisboa: Edição da Associação Acadêmica da Escola do Magistério Primário de Lisboa, 1953. -
Pessoal,
Em anexo vocês encontram o arquivo da tese de doutorado, da qual o livro indicado para a aula se originou. Na tese, o texto sugerido para a aula vai da página 128 a 162.
Abraços a todas e a todos! Prof. Vivian
-
-
19 de setembro
O global e o local em educação
Leitura indicada:
BEECH, J.O. Quem está passeando pelo jardim global? Agências internacionais e transferência educacional. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A.; UNTERHALTER, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO/CAPES, 2012, p.413-435.
Clique o link http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002177/217707por.pdf para abrir o recurso
-
-
Consultar as orientações da análise proposta já disponibilizadas.
-
-
-
Educação Comparada
Construção de um estudo comparativo - primeiras perguntas
Grupo
Perguntas
Fontes
Aline Souto Leal
Fátima Del Negro Blanc
Denise Batista
Rafaela Quintanilha
Derly Vanessa Vasquez
O que os professores sabem sobre o IDEB? Quais são os efeitos dessa avaliação em seu trabalho?
Entrevista com professores da Educação Básica de 4 escolas públicas.
Aline M. e Ferreira
Giulia Dal Col
Larissa da Silva Santos
Naiara Rodrigues
O homeschooling no mundo
Busca de informações sobre países que permitam e como justificam.
Carolina Maciel
Aline Cristina
João Inneco
Pillar Costa
Ligia Rotter
Rachel Choi
Quais as propostas de educação dos planos de governo dos candidatos a presidente no segundo turno de 2018, e como isso implica no futuro da educação do país?
Amanda Ripley, Celso Beisegel, Paulo freire, Gadott, Susan Sontag, planos de governo, entrevistas e debates.
Site: indeciso.com.br
Andreza de Souza Imamura
Jaqueline Capalbo
Raquel Branco
Thamyris Andrade
Quais as razões pelas quais escolas do Ceará (dos anos iniciais do ensino fundamental) foram reconhecidas entre as melhores do país?
Seleção de artigos sobre o tema
Levantamento do IDEB quanto aos resultados da pesquisa
Aline Kanay
Érica Sayuri
Brendo Silva
Bruna Ferreira
Larissa Sá
Márcia Lopes
Representações acerca de descendentes nippo-brasileiros e seu rendimento no vestibular
Artigo da Folha de São Paulo: Sobrenome faz diferença nas notas de matemática
Tese de mestrado:
Descendência japonesa e o bom desempenho em matemática: uma reflexão sobre as causas
Pesquisa pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): Culture, Institutions and School Archivement in Brazil
Andressa Bennemann
Daniella Nogueira
Heloisa Oguisso
Hellen Tavares
Victória Zagottis
Como funciona e quais são as políticas de acesso ao ensino superior em Moçambique no curso de medicina? Quais são os aspectos e recursos passíveis de comparação com o nosso país?
Entrevista com aluno brasileiro que estuda em Moçambique
Artigos científicosArtigos jornalísticos
Nicole Garcia
Valéria Fortini
Comparar a presença de Linguagens e Ciências Sociais como componentes curriculares numa escola (Escola Santi) para as crianças de 6 anos em dois diferentes momentos.
Documentos da escola, como PPP, currículo e projetos. Artigos acadêmicos e científicos.
Documentos legais da área educacional como PCN´s e afins.
Gabriel Moreira Barros
Isabella Santana Claro
Verônica Rodrigues Alves
Quais são as aproximações e os distanciamentos da disciplina de Didática oferecida nos cursos de Pedagogia das estaduais de São Paulo?
Artigos acadêmicos e programas das disciplinas.
Gabriele Candido Barcellos
Repertório de brincadeiras com músicas, parlendas e rimas nas diferentes gerações
2 entrevistas: uma com uma pessoa idosa, outra com uma criança.
Leitura de Ecléa Bosi e artigos acadêmicos.
Juliana Ricioli
Qual a influência do SARESP na compração da aprendizagem dos alunos?
Artigos acadêmicos, teses e dissertações.
Entrevista com a coordenadora pedagógica de uma escola estadual
Milena Horta
Quais são as representações de participação do aluno na vida escolar?
Documentos oficiais de uma escola que valoriza a gestão democrática : Escola de Aplicação da FEUSP.
Diário de um professor que tem a autogestão como prática.
Ana Beatriz Usatai
Karina Akemi Fujii
Paula Naomi Ozeki
Como se estrutura a educação infantil em Cuba? Como está a educação infantil em Cuba? O que já fizeram na área?
CUBA. Ministério de Educación. Oficina internacional de Educación el desarrollo de la educación - Informe Nacional. Cuba, Julio de 2004. Disponível em: http://www.oei.es/quipu/cuba/ibecuba.pdf>.______. Programa Educa a Tu Hijo, matrícula por modalidades. Grupos Promotores y Ejecutores. Dados estatísticos. Último trimestre de 2008, Referência: Dezembro. Disponível em:http://www.rimed.cu/index.php?option=com_content&view=article&id=1071&Itemid=2
Cuba Educa, Preescolar. Disponível em: < http://preescolar.cubaeduca.cu/>
SILVA, E. O Jogo na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil de Cuba. 2010. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/2010/edilson_azevedo_da_silva.pdf>.
LÓPEZ, M. A Educação em Cuba: seus fundamentos e desafios. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142011000200006>.
MAGDA, C. Educação Infantil em Cuba: Um Olhar Panorâmico. 2010. Disponível em: <http://www.ilae.com.br/publicacao/artigo/29-educacao-infantil-em-cuba--um-olhar-panoramico.htm>.
UNICEF. Educa a tu Hijo: La experiencia cubana en la atención integral al desarrollo infantil en edades tempranas. Disponível em: <http://files.sld.cu/prevemi/files/2012/11/experiencia_cubana_atencion_integral.pdf>.ReplyReply allForward
Patrícia Pereira Domingos
Qual a importância da educação alimentar e ambiental nos ambientes escolares?
Documentário: “Muito Além do Peso – Estela Renner
Artigo: Escola promovendo hábitos alimentares saudaveis: uma proposta metodologica de capacitação para educadores e donos de cantina.
Luiza Bergamin Portella
Comparação entre os resultados no ENEM do Colégio Objetivo
Último resultado do ENEM
Documentos/propaganda do Objetivo explorando os resultados do ENEM.
Bruna Takeda
Larissa Oliveira
Marina Leivas
Mariana Godói
Mariana Nicolau
Sarah Schissato
Quais foram as diretrizes educacionais que o BM estabeleceu aos países emergentes na última década ?
Portal do Banco Mundial + Documentos oficiais do BM
Pesquisas acadêmicas sobre o impacto do BM na educação dos países emergentes
Allan Cerqueira Calvitti
Verena Fridegotto DaroqueQuais as diferenças entre as culturas corporais exploradas na EAFEUSP e no Movimento escoteiro (GESP)?
Marcelo Valdemir Maia Parra
O envelhecimento e a aprendizagem: O processo de aprendizagem e socialização dos idosos na Eja e Unati.
-
Na última aula, cada grupo indicou a questão que quer investigar, assinalando as possíveis fontes a serem estudadas.
Uma das orientações foi escrever um texto apresentando o tema, sua relevância e pertinência para a educação comparada. Esse texto também deve mostrar como o tema já foi tratado por outros pesquisadores (fazer isso a partir de levantamento de livros, teses ou artigos na Biblioteca da FEUSP). Esse texto deve ter entre 2 ou 3 páginas e corresponderá à Introdução do artigo.
Como está a elaboração desse texto?
A aula de hoje atentará com mais cuidado para o trabalho com as fontes.
1. Quais fontes o grupo indicou?
2. O que elas permitem notar?
3. O grupo já as têm em mãos?
4. Como elas serão analisadas? Quais perguntas? Quais métodos? Por que esses métodos são importantes para o estudo?
Leitura do texto de Peter Burke (indicado no cronograma da disciplina), especialmente das páginas 53 até a 66, nas quais o autor analisa as potencialidades dos Métodos quantitativos e do Microscópio social. As explicações e os exemplos de Peter Burke deverão embasar as escolhas metodológicas de cada grupo.
Até o final da aula, cada grupo deverá escrever um texto respondendo as questões 1 a 4. Elas vão compor a parte de Metodologia do artigo (2 a 3 páginas).
Bom trabalho!
Vivian
-
Quais fontes estão sendo analisadas?
Como foram localizadas?
Como estão organizadas?
O que permitem visualizar?
-
“A presença de Rousseau nos manuais de História da Educação e na formulação de uma História Comparada da Educação”
Palestrante: Prof. Dr. Décio Gatti Júnior (Universidade Federal de Uberlândia)
Data e horário: 07 de novembro de 2018 – Quarta-feira – 14h
Local: Auditório da FEUSP