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OBJETIVOS

O objetivo geral é preparar o aluno para a produção e apresentação do conhecimento científico, considerando os aspectos formais dos trabalhos acadêmicos e o refinamento permanente da competência linguística, crítica, analítica e reflexiva. Após compreender o planejamento das pesquisas e a elaboração dos trabalhos acadêmicos, o propósito é orientar a prática de comunicação oral e escrita das pesquisas, com ênfase em i) apresentação de trabalho em evento acadêmico e ii) redação de projeto e monografia. Finalmente, o escopo é capacitar o aluno a organizar ideias de modo a conseguir uma comunicação eficaz por escrito ou oralmente, tendo em conta as especificidades do contexto acadêmico e a adesão às posturas éticas que valorizem a sua área de conhecimento.

 

CONTEÚDO

1. Planejamento da Pesquisa

1.1. A escolha do tema

1.2. Tipos de pesquisa e métodos

1.3. Técnicas e roteiros de leitura

1.4. Entrevista e questionário: tipos e procedimentos

1.5. Plágio e ética na pesquisa

 

2. Comunicação Escrita da Pesquisa

2.1. Projeto de pesquisa

2.2. Monografia

2.3. Resumo

2.4. Resenha

2.5. Redação e apresentação (ABNT BR 14724)

2.6. Citação (ABNT NBR 10520)

2.7. Referência (ABNT BR 6023)

 

3. Comunicação Oral da Pesquisa

3.1. Preparação; abertura; desenvolvimento; fechamento

3.2. Linguagem verbal e linguagem corporal

3.3. Utilização de recursos audiovisuais

 

MÉTODOS UTILIZADOS

Concebendo o aluno como participante ativo no processo de ensino/aprendizagem, evita-se privilegiar os conteúdos teóricos com ênfase instrucional e busca-se a construção conjunta do conhecimento por meio de atividades sociais e coletivas. Trabalha-se com tarefas e problematização de situações reais. Para dar conta da diversidade das práticas acadêmicas, utilizam-se atividades integradoras, entrevistas, vídeos e demais recursos visuais.

ATIVIDADES DISCENTES

Pesquisa bibliográfica. Participação ativa nos debates. Atividades individuais e em grupo. Seminários. Arguições. Atividades extraclasse: pesquisas e entrevistas.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Além de 70% de frequência, a aprovação considera a participação ativa nas propostas. Avaliação do desempenho nas atividades. Apresentações orais. Trabalhos escritos.  Propostas individuais e em grupo.

 

NORMAS DE RECUPERAÇÃO (CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E ÉPOCAS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS OU TRABALHOS)

, sendo: AR = aproveitamento na recuperação; A = aproveitamento obtido no critério anterior; R = nota obtida na prova do período de recuperação.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AQUINO, Italo de S. Como escrever artigos científicos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 

COSTA, Marco A. F. da; COSTA, Maria de F. B. da. Projeto de pesquisa – entenda e faça. Petrópolis: Vozes, 2011.

HENRIQUES, Cláudio C.; SIMÕES, Darcília. A redação de trabalhos acadêmicos. 6. ed. São Paulo: Nacional, 2014.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MACHADO, Anna R. (Coord.). Resenha. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011.

SALOMON, Délcio V. Como fazer uma monografia.  13 ed. rev. e atual. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEUREN, Ilse M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ECO, Umberto.  Como se faz uma tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. 25. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.

ISKANDAR, Jamil I. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 5. ed. rev. e ampl. Curitiba: Juruá, 2012.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz V. Boeira e Nelson Boeira. 10 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MORIN, Edgar. O método – 6. Ética. Tradução de Juremir M. da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny S. da Mota. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 2000.

 

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