Topic outline
-
Objetivos
Problematizar as possibilidades do uso da informação pelos profissionais da Informação
Tópicos
1. Uso estratégico da informação na resolução de problemas
2. Informação e Educação
3. Informação e Arte
4. Informação e Empreendedorismo
5. Campos de atuação para profissionais da Informação
As referências bibliográficas serão dadas no início de cada mês.
Convidados irão problematizar aspectos da contemporaneidade envolvendo tópicos fundamentais para profissionais da Informação.
Referências bibliográficas - Agosto:
1. Matheus Silva & Wallace Nogueira. O direito à Informação, à Mídia e à Internet:
http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/o_direito_a_informacao_a_midia_e_a_internet.pdf
2. Francisco Paletta & Priscila Mansoldo. Organização e Gestão da Informação Estratégica:
http://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/article/view/160
3. Direito à Informação:
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO. Acesso à Informação: Introdução à lei 12.527 de 18 de novembro de 2011. (disponível na web)
Tarefas de Agosto:
1. Resenha de um dos três textos acima listados (1 a 2 laudas: Nome, título, texto, espaço 1) - entrega: 03Set)
Estrutura da resenha: 1. exposição dos argumentos centrais do texto; 2. Contextualização a partir de fatos, dados e informações correlatas da contemporaneidade; 3. Prós e contras o argumento central do texto; 4. Síntese
Valor: 1,0
2. Exercício a ser apresentado no dia 20Ago. Será explicado no dia 13Ago.
Valor: 1,0
Calendário de Atividades
Agosto
06 - Segurança de dados na web
13 - Mídias e estratégias para Seminários
20 - Problematização a partir das pesquisas feitas pelos alunos (informação no dia 13)
27 - Copyright & Copyleft (Prós e Contras considerando o Brasil)
-
Web e Informação - perspectiva educacional
I. Exercício partindo de um tema contemporâneo envolvendo diferentes mídias e linguagens
1. livro
2 resumo, palavras-chave
3 música
4 vídeo
5. síntese
6. Outras mídias e estratégias de comunicação
7. O que eu aprendi?
http://www.oecd.org/eco/surveys/economic-survey-brazil.htm
https://www.youtube.com/watch?v=9qojQAk0Rwg
https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=5v4NTtS2f5k
https://www.youtube.com/watch?v=IuQGWs0MOE4
https://www.youtube.com/watch?v=RxU7dnFVkck (arte)
-
1. Formulando perguntas objetivas...
2. Dados & Informação
https://www1.folha.uol.com.br/reef/#/comparar/santa-catarina/sao-paulo
https://temas.folha.uol.com.br/reef/reportagens-e-analises/ranking-folha-mostra-quais-estados-fazem-mais-com-menos.shtml
-
Saúde e envelhecimento & o Programa Acompanhante do Idoso (PAI).
-
Trajetória profissional.
-
O Sistema Municipal de Bibliotecas em São Paulo.
-
Utilizem o tempo dessa aula para se organizar e dar conta da seguinte atividade:
1) Em duplas ou trios, acompanhar um seminário ou palestra sobre assunto de interesse próprio. É desejável que o façam presencialmente. Não sendo possível, de comum acordo, escolham um apresentação na web.
2) A partir dos aspectos discutidos em sala e também com base em estudo posterior, elaborem uma tabela de critérios de mensuração sobre as características e peculiaridades de uma boa apresentação.
Discutiremos os achados de vocês em Outubro.
-
Desafios dos CEU - Centro de Educação Unificado
-
Complementando a discussão sobre parâmetros de avaliação, discutiremos mudanças nas profissões e quais
habilidades tendem a continuar socialmente valorizadas. Sugestão de leitura abaixo, mas podem pesquisar outras fontes:
https://bigthink.com/philip-perry/47-of-jobs-in-the-next-25-years-will-disappear-according-to-oxford-university
-
# Atividade em grupo (3 pessoas)
1. Cada uma pesquisa uma fonte de informação na internet
2. O trio Junta as 3 informações diferentes e posta aqui no Moodle um gráfico/imagem que sintetize os achados (ou manda por email)
# Objetivo: comparar padrões de informações em diferentes canais
1. Tema: oportunidades e desafios para o trabalho no Brasil (2019-2022), considerando os principais desafios do país.
-
Biblioteca e Gamificação
-
-
1. O trabalho final consiste em um texto individual analisando aspectos positivos e negativos da disciplina, com eventuais sugestões de aperfeiçoamento. Discorra sobre os tópicos que considera mais relevantes para refletir sobre os desafios da profissão.
2. Mínimo de 1200 palavras.
3. Máximo de 1500 palavras.
4. Enviar por email.