Programação

  • PROGRAMA DO CURSO

    1.  Ementa 

    O curso propõe uma dupla abordagem d’O Príncipe (1513), de Nicolau Maquiavel, encarando-o como obra ao mesmo tempo (i) retórica e (ii) ideológica. Quanto ao primeiro aspecto, o curso explorará as estratégias discursivas mobilizadas pelo autor para se dirigir a seu leitor imaginado, bem como seu endosso ou recusa de algumas convenções intelectuais de seu tempo. Em relação ao aspecto ideológico da obra, o curso enfoca sua recepção em quatro vertentes interpretativas d’O Príncipe dos séculos XX e XXI: o “Príncipe moderno” de Antonio Gramsci; o “professor do mal” de Leo Strauss; o Príncipe “neorrepublicano”, de Quentin Skinner e Philip Pettit; e o Príncipe “populista”, de John McCormick.

    A dupla abordagem (retórica e ideológica) de estudo e discussão do pensamento de Maquiavel foi pensada para promover uma experiência intelectual e didática compartilhada pelas duas docentes ao longo de todo o curso, e que possa embasar atividades didáticas de futuras docentes. O curso está publicado no moodle/usp e será atualizado nesta plataforma.

    1. 2.  Objetivos

    O objetivo principal é ampliar o repertório teórico a respeito da obra, abordando-a como tratado político retórico e como campo de disputa ideológica no interior da teoria política contemporânea. Os objetivos secundários são: (i) informar sobre diferentes modos de leitura, interpretação e apropriação de um texto histórico; (ii) permitir às estudantes se familiarizarem com algumas técnicas e métodos de pesquisa.


    3. Justificativa

    Desde que se tornou conhecida, a obra de Maquiavel nunca deixou de ocupar o centro dos debates em teoria política. É parte dos esforços do curso empreender um exame mais detalhado das razões que tornam essa obra tão relevante. Além disso, o curso preocupa-se em fornecer às estudantes instrumentos conceituais para lidarem com diferentes pontos de vista a respeito de uma única obra.

    1. 4. Metodologia  

    O curso será desenvolvido na forma de aulas expositivas, leituras e análise da bibliografia primária e secundária; discussões em sala; instruções para a elaboração de relatórios e textos textos escritos.

    1. 5.  Avaliação

    1. Pesquisa bibliográfica com o tema “Como Maquiavel é ensinado nos cursos de Ciências Sociais e Filosofia nas Universidades públicas  brasileiras?” Entrega de relatório com observações. (3,0 pontos)

    2. Participação ativa nas atividades desenvolvidas em sala (entrega de questões sobre os textos no início da aula) e por meio de leitura/comentário sobre o trabalho. (3,0 pontos)

    3. Prova escrita sobre o conteúdo do curso. (4,0 pontos)


    Módulos do curso

    Retórica

    1. Retórica e história

    2. A classificação dos principados

    3. Virtù, armas e dependência

    4. O principado civil

    5. Religião e armas

    6. A moralidade do príncipe 

    7. Medo, amor, ódio e desprezo

    8. Fortuna e virtù

    9. Maquiavel maquiaveliano ou maquiavélico?

    Ideologia


    1. O Príncipe como metáfora

    2. O Príncipe moderno

    3. O Príncipe “professor do mal”

    4. O Príncipe neorrepublicano 

    5. O Príncipe populista




  • Bibliografia


    Bibliografia obrigatória

    GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999-2002, v. 3 (Caderno 13. Notas sobre Maquiavel, o Estado e a política).

    MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe (várias edições). 1513

    _____. Discursos sobre a década de Tito Lívio (várias edições). 1519.

    MCCORMICK, John. Democracia maquiaveliana: controlando as elites com um populismo feroz. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 12, p. 253-298, set./dez. 2013.

    _____. "Machiavelli Greek Tyrant as a Republican Reformer". IN:  LUCCHESE, Filippo Del; FROSINI, Fabio; MORFINO, Vittorio (eds.). The Radical Machiavelli. Politics, Philosophy and Language. Leiden/Boston: Brill, 2015.Leiden/Boston: Brill, 2015 (Será fornecida tradução para o português).

    PETTIT, Philip. "Keeping republican freedom simple - On a Difference with Quentin Skinner". Political Theory, Vol. 30 No. 3, June 2002 339-356 (Será fornecida tradução para o português).

    POCOCK, J. G. A. Quentin Skinner: a história da política e a política da história. Topoi, v. 13, n. 25,  p. 193-206, jul.-dez. 2012.

    SKINNER, Quentin. Liberdade antes do liberalismo. São Paulo: Editora Unesp, 1999 (capítulo 3).

    _____. Hobbes e a liberdade republicana. São Paulo: Editora Unesp, 2010 (introdução).

    STRAUSS, Leo. Reflexões sobre Maquiavel. São Paulo: Editora Realizações, 2017. (Capítulo 1).

    THOMAS, Peter D. "Gramsci’s Machiavellian Metaphor: Restaging The Prince" . IN:  LUCCHESE, Filippo Del; FROSINI, Fabio; MORFINO, Vittorio (eds.). The Radical Machiavelli. Politics, Philosophy and Language. Leiden/Boston: Brill, 2015 (Será fornecida tradução para o português).


    Bibliografia auxiliar

    BARON, Hans. “The Republican Citizen and the Author of 'The Prince’”. IN: English Historical Review, Vol. 76, No. 299, (Apr., 1961), pp. 217-253.

    _____. The Crisis of the Early Italian Renaissance: Civic Humanism and Republican Liberty in an Age of Classicism and Tyranny. New Jersey: Princeton University Press. 1966

    BERLIN, Isaiah. A originalidade de Maquiavel. In: Estudos sobre a humanidade. São Paulo: Cia das Letras, 2001 p. 299-348.

    BOCK, Gisela, and SKINNER, Quentin. Machiavelli and Republicanism. Cambridge University Press. 1993

    GINZBURG, Carlo. “Pontano, Machiavelli and Prudence: Some Further Reflections.” In From Florence to the Mediterranean and Beyond.Essays in Honour of Anthony Molho, Curto, 117–25. Firenze, 2009

    HÖRQVIST, Mikael. Machiavelli and Empire. Cambridge: Cambridge University Press, 2008

    JURDJEVIC, Mark. A Great and Wretched City. Boston: Harvard University Press, 2014

    KAHN, Victoria. Machiavellian Rhetoric –from the Counter-Reformation to Milton. Cambridge: Cambridge University Press, 1994

    LEFFORT, Claude. Le travail de l’oeuvre Machiavel. Paris: Gallimard, 1972.

    _____. "Maquiavel e a veritá effetualle". IN: Desafios da escrita política. São Paulo: Discurso Editorial, 199; pp. 141-178.

    MANSFIELD, Harvey (1996). Machiavelli’s Virtue. Chicago and London: University Press, 1996

    NAJEMY, John. Machiavelli and the Medici: The Lessons of Florentine History. Renaissance Quaterly, v. 35, n. 4, p. 551-576, 1982.

    _____. A History of Florence 1200-1575. Wiley Blackwell: Oxford, 2008

    _____. (ed.). The Cambridge Companion to Machiavelli. Cambridge: University Press, 2010

    PITKIN, Hanna. Fortune Is a Woman: Gender and Politics in the Thought of Niccolo Machiavelli. Chicago: University of Chicago Press. 1984.

    POCOCK, J. G. A.  The Machiavellian Moment. Princeton: University Press, 1975

    SILVA, Ricardo. Visões da liberdade: republicanismo e liberalismo no debate teórico contemporâneo. Lua Nova, n. 94, p. 181-215, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64452015000100007&script=sci_abstract&tlng=pt

    _____. Liberdade e lei no neo-republicanismo de Skinner e Pettit. Lua Nova, n. 74, p. 151-194, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n74/07.pdf

    _____. O Contextualismo Linguístico na História do Pensamento Político: Quentin Skinner e o Debate Metodológico Contemporâneo. Dados, v. 53, n. 2, p. 299 a 335,  2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/dados/v53n2/02.pdf  

    _____. Maquiavel e o conceito de liberdade em três vertentes do novo republicanismo. RBCS, v. 25, n, 72, p. 37-58,  fev. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v25n72/v25n72a04.pdf  

    SKINNER, Quentin. As Fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Cia das Letras 1996.

    VATTER, Miguel. Machiavelli’s “The Prince”: A Reader’s Guide. A&C Black, 2013.

    VIROLI, Maurizio. From Politics to Reason of State. Cambridge University

    Press, 1992.

    _____. Machiavelli. Oxford: University Press, 1988.




  • Cronograma das aulas

    Cronograma de aulas

    Agosto




    20 e 21

    27 e 28


             Setembro

                  3 e 4

                10 e 11

                 17 e 18

               24 e 25


         Outubro

               1 e 2

               8 e 9

             15 e 16

            22 e 23

             29 e 30


         Novembro


              5 e 6

          12 e 13

          Consciência Negra 

          26 e 27


         Dezembro


             2 e 3

            9 e 10




  • A república de Florença, o papado e os Medici



    I. Os Medici e o Papado

     

    Família Medici

    ·       Cosimo di Giovanni de' Medici (1389-1464) – Pater Patriae

    ·       Piero de’ Medici  (1416-1469)

    ·       Lorenzo de’ Medici, Il Magnifico (1449-1492)

    ·       Piero de’ Medici, Il Sfortunato (1462-1503)- de 1492 a 1494

    ·       Giovanni de’ Medici (1475-1521) – 1512

    ·       Giuliano de’ Medici (1479-1516) – 1513 a 1516

    ·       Lorenzo II de’ Medici, Duque de Urbino (1492-1519)- 1513 a 1519[1]

    ·       Giulio de’ Medici (1478 – 1534) – 1519-1523[2]

    ·       Ippolito de’ Medici (1511-1535) – 1524 a 1527

    ·       Alessandro de’ Medici, Duque de Florença (1510-1537)- 1531 a 1537

     

    Papas

    *  Alexandre VI: Rodrigo Borgia (1431-1503) -1492 a 1503

    * Júlio II: Giuliano della Rovere (1443-1513)- 1503 a 1513

    * Leo X: Giovanni de’ Medici -1513-1521

    * Adriano VI: Adriaan Florensz (1459 ‒ 1523) -1522-1523

    * Clemente VII (Giulio di Giuliano de’ Medici) – 1523-1534

     



    [1] Filho de Piero de’ Medici e neto de Lorenzo, o Magnífico. O Príncipe é dedicado a ele

    [2] Em 1520, atribuiu a Maquiavel a missão de escrever as Histórias Florentinas.


  • Biblioteca

  • Referências e Imagens

  • Atividades

  • Ideologia: leitura aula 01 e 02 outubro

    THOMAS, Peter D. "Gramsci’s Machiavellian Metaphor: Restaging The Prince" [tradução: A metáfora maquiaveliana: reencenando O príncipe] . IN:  LUCCHESE, Filippo Del; FROSINI, Fabio; MORFINO, Vittorio (eds.). The Radical Machiavelli. Politics, Philosophy and Language. Leiden/Boston: Brill, 2015.

  • Ideologia: leitura 08 e 09 outubro

    Referência de leitura:

    GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999-2002, v. 3 (Caderno 13. Notas sobre Maquiavel, o Estado e a política).


  • Ideologia: aulas 29 e 30 outubro

    STRAUSS, Leo. Reflexões sobre Maquiavel. São Paulo: Editora Realizações, 2017. (Introdução e Capítulo 3 - A intenção de Maquiavel: O Príncipe).

  • Ideologia: aulas 12/13 de nov. e 26/27 nov.

    Leituras referentes ao tópico "O Príncipe neorrepublicano"

    Aula 12/13: Skinner, 1999; Silva, 2010.

    Aula 26/27: Pettit, 2002; Pocock, 2012

    PETTIT, Philip. "Keeping republican freedom simple - On a Difference with Quentin Skinner". Political Theory, Vol. 30 No. 3, June 2002 339-356  Obs: o texto está na versão traduzida para o português para o curso.

    POCOCK, J. G. A. Quentin Skinner: a história da política e a política da história. Topoi, v. 13, n. 25,  p. 193-206, jul.-dez. 2012.

    SILVA, Ricardo. Maquiavel e o conceito de liberdade em três vertentes do novo republicanismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 72, p. 37-58, 2010.

    SKINNER, Quentin. Liberdade antes do liberalismo. São Paulo: Editora Unesp, 1999. (Capítulo 3). Obs: o livro está todo escaneado para quem quiser ler, mas dividido em três arquivos.


  • Ideologia: aula 3 e 4 dezembro

    Leituras para o tópico "O Príncipe populista"

    MCCORMICK, John. Democracia maquiaveliana: controlando as elites com um populismo feroz. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 12, p. 253-298, set./dez. 2013.

    _____. "Machiavelli Greek Tyrant as a Republican Reformer". IN:  LUCCHESE, Filippo Del; FROSINI, Fabio; MORFINO, Vittorio (eds.). The Radical Machiavelli. Politics, Philosophy and Language. Leiden/Boston: Brill, 2015.Leiden/Boston: Brill, 2015. Obs: O texto está em português na tradução feita para o curso.

  • Trabalho final: orientações

    DATA DE ENTREGA: 14 DE DEZEMBRO, POR EMAIL (prorrogado o primeiro prazo)

    Além dos dois trabalhos de pesquisa exploratória e as questões para as aulas, nosso curso terá como avaliação final a entrega de um trabalho de reflexão a partir de um ponto temático sugerido. Foram elaborados quatro pontos dentre os quais vocês podem escolher um para desenvolver. Os trabalhos deverão ter entre 5-7 laudas (nem mais, nem menos) e ser entregue por email no formato pdf. Seguem as orientações:

    Proposta: O trabalho final do curso deve desenvolver um dos temas propostos a partir dos textos discutidos em sala nos dois módulos do curso, retórica e ideologia, sobre o Príncipe de Maquiavel. O formato é deve ser o de um texto analítico,  com começo, meio e fim (ex. Apresentação, Desenvolvimento, Apontamentos). Isso significa que na primeira parte vocês deverão apresentar o tema discutido, no segundo desenvolver uma reflexão sobre ele com base na bibliografia e em suas reflexões e, ao afinal, registrar seus apontamentos e impressões sobre a atividade realizada.

    Temas sugeridos:

    1-) Discuta a relação entre Fortuna e virtù n'O Príncipe;
    2-) Analise o papel do povo n'O Príncipe.
    3-) Discuta a relação entre príncipes e tiranos n'O Príncipe.
    4-) Discuta o republicanismo de Maquiavel.

    Outras orientações técnicas:
    - Fonte: Times New Roman; Tamanho: 12, Espaçamento entrelinhas: 1,5, Alinhamento: Justificado
    - Inserir, no início, título (que pode ser o tema proposto ou título escolhido pelo aluno desde que mencione qual tema proposto vai discutir)
    - Inserir, em seguida ao título, nome do autor/a e número USP
    - Inserir, em seguida, um resumo (máx. 10 linhas) e três palavras-chave para o texto 
    - Não esquecer de inserir paginação no texto
    - As Referências bibliográficas devem vir ao final (não em notas de rodapé) e seguir as normas da ABNT
    - Nas citações no corpo do texto, usar o formato (AUTOR, Ano, p. X)
    - Não esquecer de revisar ortograficamente o texto antes de entregar.