Programação

  • Apresentação

  • 23/set

    Malinowski e o “funcionalismo” (1)  - Cultura, totalidade, reciprocidade, função

    Malinowski, B. “A lei e a ordem primitivas”. (excertos da parte I de “Crime e costume na sociedade selvagem”). In: Malinowski: Antropologia, org. Eunice Durham, São Paulo: Ática. cap. 2., pp. 49-67 [trata-se de versão resumida da primeira parte. A versão completa pode ser encontrada no anexo.

    Complementar: Malinowski, B. “A teoria funcional”. In: Malinowski: Antropologia, op. cit. cap. 9., pp.169-188

  • 30 set

    Malinowski e o “funcionalismo” (2) – As regras e as práticas

    Malinowski, B. “O crime primitivo e seu castigo”. In: Crime e costume na sociedade selvagem (parte II). São Paulo/Brasília: Imprensa Oficial/Ed. da UnB., pp.59-96

    Complementar: Malinowski, B. “A coleta e a intepretação dos dados empíricos”. In: Malinowski: Antropologia, op. cit., cap. 7., pp.143-168

  • 07 out

    Cultura e personalidade – Padrão cultural e relativismo (1)

    Mead, Margaret. Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva. “Introdução”, Capítulos 17 e 18 e “Conclusão”., pp. 19-27, pp. 267-301

    Filme: Strangers abroad: Margaret Mead

  • 14 out

    Cultura e personalidade - Padrão cultural e relativismo (2)

    Benedict, Ruth. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. Caps. 1, 5, 9. (6, 7 e 8 também valem a pena)

    Complementar: Geertz, C. Nós/não-nós: as viagens de Benedict. In: Obras e vidas, Rio de Janeiro: Ed da UFRJ, cap. 5.

  • 21 out

    Impactos do culturalismo na reflexão no Brasil

    Freyre, Gilberto. Prefácio à 1ª Edição in: Casa Grande & Senzala (várias edições).

    Araújo, Ricardo Benzquem. in: Guerra e Paz: Casa Grande & Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. São Paulo: Editora 34. "Corpo e alma do Brasil" (cap.1) “Agonia e êxtase” (cap.2).

  • PRIMEIRA AVALIAÇÃO

    Ao longo da primeira parte do curso de Antropologia II foram lidos e discutidos, com o apoio de comentaristas e documentários exibidos em aula, textos de B. Malinowski, M. Mead, R. Benedict e G. Freyre.

    A partir dessas leituras e discussões, responda a UMA das duas questões que se seguem. Pode fazer referência aos textos complementares ou outros autores, se achar necessário. Responda do modo mais completo possível, dentro do limite de tamanho: no máximo, 14.000 caracteres com espaço (Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5). A prova deve ser elaborada INDIVIDUALMENTE. Cópias e plágios não serão admitidos.

    Entregue-a obrigatoriamente em papel até o dia 3 de novembro (turma do vespertino) ou 4 de novembro (turma do noturno), em sala de aula, diretamente à professora ou ao professor responsável por sua turma.

     

    1. Discuta a relação entre “sentimentos”, comportamento e cultura, comparando pelo menos três autores que fazem parte da bibliografia da primeira unidade da disciplina.

    2. A cultura consiste em um todo coerente? Discuta essa questão  comparando pelo menos três autores que fazem parte da bibliografia da primeira unidade da disciplina.

  • 11 nov

    Estrutural-funcionalismo: conceitos de estrutura e a comparação

    RADCLIFFE-BROWN, A. “Sobre a Estrutura Social” In: Estrutura e Função na Sociedade Primitiva, Petrópolis, Vozes.

    RADCLIFFE-BROWN, A. “O método comparativo em Antropologia Social”, In: Radcliffe-Brown - Antropologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais, São Paulo, Ática

    Complementar: Adam KUPER: Antropólogos e Antropologia, cap. II “Radcliffe-Brown”, pp. 51-86, RJ, Francisco Alves, 1978

  • 18 nov

    Estrutural-funcionalismo: estudos de sistemas políticos

    Evans-Pritchard, E. E. 1978. Os Nuer. São Paulo, Perspectiva. Introdução. Cap. 3 “Tempo e Espaço”, Cap. 4 “O sistema político”.

  • 25 nov

    Estrutural-funcionalismo: estudos de sistemas de crenças

    Evans-Pritchard, E. E. 2005. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande”. Rio de Janeiro, Zahar,  Cap. II “A noção de bruxaria como explicação de infortúnios”, Cap. VIII O oráculo de veneno na vida diária e Cap. IX “Problemas suscitados pela consulta ao oráculo de veneno”.

  • 2 dez

    “Escola de Manchester”: situação social e conflito

    Gluckman, Max "Análise de uma Situação Social na Zululândia Moderna, parte I", pp. 237-282. In. BIANCO, Bela Feldman (Org.). Antropologia das Sociedades Complexas. São Paulo, Ed. UNESP, 2010 (ou Ed. Global, 1986)"

    Complementar: Gluckman, Max. "Rituais de rebelião" (apostila UnB)

  • 9 dez

    “Escola de Manchester”: pertencimento étnico na situação urbana

    Mitchell, Clyde. “A dança kalela”, In: BIANCO, Bela Feldman (Org.). Antropologia das Sociedades Complexas. São Paulo, Ed. UNESP, 2010, pp. 365-436

  • SEGUNDA AVALIAÇÃO

    2ª Avaliação:

     

     Ao longo da segunda parte do curso de Antropologia II foram lidos e discutidos, com o apoio de comentaristas e documentários exibidos em aula, textos de Radcliffe-Brown, Evans-Pritchard, Max Gluckman e Clyde Mitchell.

    A partir dessas leituras e discussões, responda à questão abaixo:

     

    Discuta os usos da noção de estrutura social, comparando pelo menos três autores que fazem parte da bibliografia da segunda unidade da disciplina.

     

    Pode fazer referência aos textos complementares ou outros autores, se achar necessário. Responda do modo mais completo possível, dentro do limite de tamanho: no máximo, 14.000 caracteres com espaços. Observe também esta formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. A prova deve ser elaborada INDIVIDUALMENTE. Cópias e plágios não serão admitidos.

    Entregue-a obrigatoriamente em papel até o dia 15 de dezembro (turma do vespertino) ou 16 de dezembro (turma do noturno), em sala de aula, diretamente à professora ou ao professor responsável por sua turma.