Programação
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Malinowski e o “funcionalismo” (1) - Cultura, totalidade, reciprocidade, função
Malinowski, B. “A lei e a ordem primitivas”. (excertos da parte I de “Crime e costume na sociedade selvagem”). In: Malinowski: Antropologia, org. Eunice Durham, São Paulo: Ática. cap. 2., pp. 49-67
Complementar: Malinowski, B. “A teoria funcional”. In: Malinowski: Antropologia, op. cit. cap. 9., pp.169-188
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Malinowski e o “funcionalismo” (2) – As regras e as práticas
Malinowski, B. “O crime primitivo e seu castigo”. In: Crime e costume na sociedade selvagem (parte II). São Paulo/Brasília: Imprensa Oficial/Ed. da UnB., pp.59-96
Complementar: Malinowski, B. “A coleta e a intepretação dos dados empíricos”. In: Malinowski: Antropologia, op. cit., cap. 7., pp.143-168
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Cultura e personalidade – Padrão cultural e relativismo (1)
Mead, Margaret. Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva. “Introdução”, Capítulos 17 e 18 e “Conclusão”., pp. 19-27, pp. 267-301
Filme: Strangers abroad: Margaret Mead
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Cultura e personalidade - Padrão cultural e relativismo (2)
Benedict, Ruth. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. Caps. 1, 5, 9. (6, 7 e 8 também valem a pena)
Complementar: Geertz, C. Nós/não-nós: as viagens de Benedict. In: Obras e vidas, Rio de Janeiro: Ed da UFRJ, cap. 5.
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Impactos do culturalismo na reflexão no Brasil
Freyre, Gilberto. Prefácio à 1ª Edição in: Casa Grande & Senzala (várias edições).
Araújo, Ricardo Benzquem. in: Guerra e Paz: Casa Grande & Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. São Paulo: Editora 34. "Corpo e alma do Brasil" (cap.1) “Agonia e êxtase” (cap.2).
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Ao longo da primeira parte do curso de Antropologia II foram lidos e discutidos, com o apoio de comentaristas e documentários exibidos em aula, textos de B. Malinowski, M. Mead, R. Benedict e G. Freyre.
A partir dessas leituras e discussões, responda a UMA das duas questões que se seguem. Pode fazer referência aos textos complementares ou outros autores, se achar necessário. Responda do modo mais completo possível, dentro do limite de tamanho: no máximo, 14.000 caracteres com espaço (Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5). A prova deve ser elaborada INDIVIDUALMENTE. Cópias e plágios não serão admitidos.
Entregue-a obrigatoriamente em papel até o dia 3 de novembro (turma do vespertino) ou 4 de novembro (turma do noturno), em sala de aula, diretamente à professora ou ao professor responsável por sua turma.
1. Discuta a relação entre “sentimentos”, comportamento e cultura, comparando pelo menos três autores que fazem parte da bibliografia da primeira unidade da disciplina.
2. A cultura consiste em um todo coerente? Discuta essa questão comparando pelo menos três autores que fazem parte da bibliografia da primeira unidade da disciplina.
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Estrutural-funcionalismo: conceitos de estrutura e a comparação
RADCLIFFE-BROWN, A. “Sobre a Estrutura Social” In: Estrutura e Função na Sociedade Primitiva, Petrópolis, Vozes.
RADCLIFFE-BROWN, A. “O método comparativo em Antropologia Social”, In: Radcliffe-Brown - Antropologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais, São Paulo, Ática
Complementar: Adam KUPER: Antropólogos e Antropologia, cap. II “Radcliffe-Brown”, pp. 51-86, RJ, Francisco Alves, 1978
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Estrutural-funcionalismo: estudos de sistemas políticos
Evans-Pritchard, E. E. 1978. Os Nuer. São Paulo, Perspectiva. Introdução. Cap. 3 “Tempo e Espaço”, Cap. 4 “O sistema político”
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Estrutural-funcionalismo: estudos de sistemas de crenças
Evans-Pritchard, E. E. 2005. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande”. Rio de Janeiro, Zahar, Cap. II “A noção de bruxaria como explicação de infortúnios”, Cap. VIII O oráculo de veneno na vida diária e Cap. IX “Problemas suscitados pela consulta ao oráculo de veneno”.
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“Escola de Manchester”: situação social e conflito
Gluckman, Max "Análise de uma Situação Social na Zululândia Moderna, parte I", pp. 237-282. In. BIANCO, Bela Feldman (Org.). Antropologia das Sociedades Complexas. São Paulo, Ed. UNESP, 2010 (ou Ed. Global, 1986)
Gluckman, Max, "Rituais de rebelião" (apostila UnB)
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“Escola de Manchester”: pertencimento étnico na situação urbana
Mitchell, Clyde. “A dança kalela”, In: BIANCO, Bela Feldman (Org.). Antropologia das Sociedades Complexas. São Paulo, Ed. UNESP, 2010, pp. 365-436.
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2ª Avaliação:
Ao longo da segunda parte do curso de Antropologia II foram lidos e discutidos, com o apoio de comentaristas e documentários exibidos em aula, textos de Radcliffe-Brown, Evans-Pritchard, Max Gluckman e Clyde Mitchell.
A partir dessas leituras e discussões, responda à questão abaixo:
Discuta os usos da noção de estrutura social, comparando pelo menos três autores que fazem parte da bibliografia da segunda unidade da disciplina.
Pode fazer referência aos textos complementares ou outros autores, se achar necessário. Responda do modo mais completo possível, dentro do limite de tamanho: no máximo, 14.000 caracteres com espaços. Observe também esta formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. A prova deve ser elaborada INDIVIDUALMENTE. Cópias e plágios não serão admitidos.
Entregue-a obrigatoriamente em papel até o dia 15 de dezembro (turma do vespertino) ou 16 de dezembro (turma do noturno), em sala de aula, diretamente à professora ou ao professor responsável por sua turma.