Indice degli argomenti
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;- Cibercultura e pensamento crítico sobre e pela mediação tecnológica.
-
Artigo de Raquel Recuero sobre Goffman e a noção de "face". Aula do dia 3/10.
-
Artigo referência para a definição de "Capital Social" e introdução à teoria dos laços fortes e laços fracos.
-
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
-
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
-
O trabalho final da disciplina será a entrega de um paper pelo aluno (individual) que atenda aos critérios que constam das Orientações que estão publicados nesta seção com o título "Orientações para Paper".
Há publicações de roteiros para realização de pesquisa nas plataformas virtual que a USP disponibiliza, e as de universidades e outros bancos de dados de origem internacional.
-
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
- Reconhecimento Internacional da Educomunicação
-
Módulo III – Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação;
- Sobre principais axiomas, conceitos, valores, princípios e justificativas estruturantes na educomunicação;
- Sobre autores e seus contextos que constituíram os principais conceitos caros para a educomunicação;
- PAULO FREIRE e a Educação Libertária
-
Módulo III – Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação;
- Sobre principais axiomas, conceitos, valores, princípios e justificativas estruturantes na educomunicação;
- Sobre autores e seus contextos que constituíram os principais conceitos caros para a educomunicação;
Pensador: Mário Kaplun
-
Exercícios em grupo a partir de situação-problema, com a construção de mural digital com os fluxogramas construídos..
-
OROZCO. Guilhermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI..In:CITELLI, Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas. 2011.( P. 159186);
OROZCO, Guilhermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Paulinas. SP. 2014. -